29 outubro, 2014

Resenha - O Artífice

Título: O Artífice
Autor: Tony Ferraz
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 240
Ano: 2014
Gênero: Suspense policial

Sinopse: Em dias de tempestade, um assassino que mata através de armadilhas extremamente elaboradas, um artista da morte, vem enganando a polícia londrina numa série de crimes únicos. A cada assassinato, o maníaco pinta um quadro de uma de suas vítimas. Deixando propositalmente pistas esotéricas que informam seu paradeiro, ele obriga o policial responsável pelo caso a procurar um monge, mestre em uma corrente esotérica oriental para tentar decifrá-las. Isso o leva a conhecer coisas, não só sobre o assassino, mas sobre si mesmo.

Eu adoro suspense tanto em livros como em filmes, mas esse livro não me pegou de jeito, ele não conseguiu fazer eu me empolgar, não senti nada durante a leitura, senti falta daquele frio na barriga que os suspenses costumam me proporcionar, mas a leitura foi muito válida para conhecer a escrita do autor.

Haryel é detetive e está investigando dois assassinatos parecidos e que ocorreram durante a garoa que cai em Londres. O assassino mata usando armadilhas, a primeira vítima foi morta com flechas envenenadas, ele quer que suas vítimas sofram, a segunda morre em uma armadilha com óleo diesel e um lança chamas e foi encontrado veneno em seu organismo, o que indica que o assassino faz de tudo para que a vítima realmente venha a óbito. Outra vítima é encontrada eletrocutada e no seu corpo havia caracteres marcados. Uma das vítimas usava um colar que Haryel e Paul viram na cena do crime, mas ele não estava na lista dos objetos encontrados e eles não entendem como ele foi sumir, Haryel fez um desenho e o médico legista indicou um ex-monge budista que entende de joias, talvez ele pudesse ajudar. Haryel e Paul precisavam encontrar a ligação entre as vítimas e Paul ficou trabalhando nisso, ele não só descobriu a ligação entre elas, como também descobriu quais seriam as próximas vitimas. Haryel descobre que a última pessoa que seria a vítima já foi dada como morta há muitos anos atrás, ela estava em um avião com seus pais e esse caiu na China, o garoto que na época tinha poucos anos foi dado como morto, mas pelo que tudo indica ele sobreviveu ao acidente e foi treinado pelo monge. Quando Haryel fica sabendo de tudo isso ele então entende que na verdade a última vitima não é uma vítima e sim quem está cometendo os assassinatos.
Era dez da noite quando ele voltou para casa e se deitou no sofá observando a enorme janela, só aí a tempestade começou a cair realmente na cidade. Ele chorou a noite toda, chorou como nunca havia chorado antes, ouvindo o barulho ensurdecedor das gotas. As lágrimas lavavam seu rosto tão intensamente quanto a chuva, que regava o asfalto e escorria em grande quantidade pelos vidros. Ele pensou em Paul a madrugada inteira.
O autor criou uma trama bem elaborada e diferente com um toque sobrenatural, mas durante a leitura eu senti falta de algo mais, não consegui me envolver muito, os personagens são bem definidos, mas não conseguiram me cativar. A leitura em alguns momentos foi pesada, cansativa, não evoluía muito.
O assassino estuda as vítimas, ele é frio não tem piedade nenhuma e não demonstra arrependimento. Ele está pintando um quadro com anjos, mas a face dos anjos é a face de suas vítimas e isso é realmente assustador.
Os diálogos entre Haryel e o monge não são muito bons, quase sempre Haryel diz que não consegue entender a linguagem utilizada pelo monge. Haryel é um personagem que mostra determinação, que mesmo sabendo que sua vida está em risco ele faz de tudo para chegar até o assassino.
A capa é perfeita, o livro traz algumas imagens.
É muito difícil eu não gostar de um livro de suspense, acredito que ler o livro depois de uma ressaca literária fez com que eu não o entendesse como deveria, esse vai estar na minha lista de releitura, pois acredito que tenha lido no momento errado, pois livros de suspense são sempre ótimos e por isso eu indico a leitura para todos que gostam desse gênero literário.


23 comentários

  1. Adoro esse tipo de livro e ultimamente esse gênero é o que tenho mais lido. Gostei da sinopse e da resenha, mas percebi que ele não te empolgou muito, então fiquei meio indecisa se ler ou não. Vou colocar na lista e se eu tiver oportunidade talvez leia.

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm adoro suspense, tanto nos livros quanto nos filmes, e gosto daqueles que me deixa apreensivo, curioso, nervoso... rsrs
    e pelo que vi esse nao chega a esse ponto né.. =/
    Mas acredito que há quem vai gostar e sentir tudo isso que eu disse, fiquei curioso em relação ao livro, eu ja adoro suspense, com uma pitada de sobrenatural é melhor ainda, me empolga mais, com certeza quero ler esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lilica!!!

    Adoro o gênero, pois vem muito mistério junto e sempre me prende a história!!!
    A resenha está ótima, mas a história não me deu algo que me deixasse intrigada.
    Não sei como me posicionar .
    Pode ser que mais para frente eu saiba me posicionar.

    Obrigado pela resenha!!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  5. Achei a nota bem fraquinha, mas a capa me interessou bastante, gosto de temas policiais e assassinatos, de drama e suspense, aqueles que nos deixam abismados e de cabeça pra baixo! Achei bem monstruoso o assassino e bem louco mesmo. Obrigada pela resenha Liziane, e estou ansiosa para ler!
    Beijos, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser muito bom e já faz um tempinho que eu estou afim dele.É uma pena a leitura não ter sido tão interessante mas quem sabe na releiturada dele tu não mude de opinião.Esse assassino é bem medonho mas eu gostei da história.

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    A capa realmente chama muito atenção, adorei ela.
    Gostei bastante da sinopse, eu adoro suspense e esse parece ser dos bons. Pena que você não gostou muito, talvez tenha sido a ressaca mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha visto uma resenha desse livro e foi a mesma opinião. A princípio parece confuso, mas depois é que vem o entendimento da história. Ele parece ter uma história muito complexa, mas que prende o leitor e eu gosto disso. Adorei a sua resenha, estava perfeita.

    Cantinho da Bruna


    ResponderExcluir
  9. Uau adorei!!
    Uma coisa assim meio 'Seven', show!!
    Resenha perfeita e esse gênero eu gosto demais.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o look. Ótimas sugestões! ^^
    Xerim :)
    Visite o TL: http://www.trilouca.com/ e participe doSorteio MUNDIAL de uma NAKED 2. Ah, estou participando da Batalha de Blogueiras Bebecê, será que poderia me dar uma forcinha indo lá votar em mim? Não leva nem um minuto e cada voto ajuda muito. Para votar é só clicar aqui

    ResponderExcluir
  11. Lizi!
    Livros de suspense são realmente bem atrativos e no caso aqui que envolve monge budista, religião que gosto de estudar, fiquei bem interessada mesmo.
    Tomara que consiga fazer uma releitura e consiga apreciar mais.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Livros de suspense sempre estão entre os meus queridinhos. A premissa desse é bastante interessante. Diria que é até macabro, em alguns pontos. É uma pena que ele não tenha funcionado tanto com você, mas como você estava em uma ressaca literária, pode ter sido isso que tenha prejudicado. O bom é que você vai relê-lo depois. Quem sabe ele te agrade na próxima, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. A premissa do livro parece incrível, pena que não te prendeu.
    Eu gostei do que você falou sobre as mortes; gosto de autores que "matam" de formas não convencionais e esse é um caso.
    Apesar de não ter te convencido, eu anotei a dica e pretendo ler a obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de livro de Suspense e também com historia policiais!
    Então este livro e muito perfeito pra mim! Realmente eu curto bastante o suspense
    que o livro contem, realmente prender a gente totalmente! Sem duvidas de fato um obra incrivil !

    ResponderExcluir
  15. Esse gênero me agrada bastante, pena que você não gostou tanto do livro. Também gosto de livros que nos prende, ainda mais suspense que me deixa curiosa pra saber logo tudo rs. Acho que darei uma chance a leitura vai que eu acabe sentindo o que você não sentiu, achei a historia bem interessante.

    ResponderExcluir
  16. Gosto bastante de suspense, pena que você não curtiu o livro, fiquei tão empolgado na sinopse, me pareceu ser algo bastante interessante e que curtiria, talvez deva ler o livro um dia e ver se sinto esse esse algo mais que falto para você.

    ResponderExcluir
  17. Lizi fiquei meio perdida, quem é Paul? rs uma pena você não ter curtido tanto o livro, eu achei que seria um suspense ótimo, a premissa é bem interessante pra isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia!!
      O Paul era parceiro do Haryel, durante a investigação.
      Beijão

      Excluir
  18. Pelo visto o livro não é lá essas coisa, mas gostei bastante da premissa, e me pareceu ser um suspense daqueles de tirar o fôlego!

    ResponderExcluir
  19. Bom não pareceu um suspense bom,mais creio que o livro está mais para criminal pode ter suspense por causa das ações que acontecer no livro, mas não foi um livro que me chamo muito atenção ,espero ler ele para tira afirmações concretas .

    ResponderExcluir
  20. Oi Lizi! Eu fiquei bastante curiosa quanto a leitura. Fiquei, também, intrigada com o comentário no início, mas mesmo assim coloquei no meu skoob por pura curiosidade. Num dia que estiver de bobeira, posso ler para passar o tempo!! rsrs

    Beijinhos

    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  21. Não sei,mas o esse livro não me chamou muito atenção =/
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  22. Oi, Lizi!

    Também li este livro e apesar de não ter gostado de algumas coisas o livro é realmente ótimo. Quero muito ler a continuação e saber onde o Tony vai nos levar com sua história. Gosto muito de livros policiais e suspense por isso espero mais do segundo livro

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi