24 abril, 2014

Resenha - O enigma das estrelas

Título: O enigma das estrelas - Série Clube dos Mistérios #1
Autor: F. T. Farah
Editora: Geração Editorial (Selo Geração Jovem)
Páginas: 160
Ano: 2014
Gênero: Infanto Juvenil/Aventura/Literatura Nacional

Sinopse: Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho.


No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre.
Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos...
Eu nunca me interessei em ler sobre extraterrestres, mas gostei bastante da leitura, é leve divertida embora os seres alienígenas tenham me deixado um pouco com medinho, não gosto de cobras, mas valeu e muito a leitura.

Morro do Ferro é um vilarejo de Minas Gerais e é o ponto de encontro de 5 jovens nas férias de julho. Alfredo tem 12 anos, mora em São Carlos e esse ano não quer viajar com os pais, pois está muito a fim de uma menina da escola e tudo que quer é poder convidá-la para ir ao cinema. Carmem mora em Goiânia, Jonas em São Paulo e é viciado em jogos de computador, Carola em Ribeirão Preto, e gosta de escrever em seu diário e Vicentinho em Belo Horizonte.
Morro do Ferro é conhecido por suas histórias de extraterrestres, aparecimento de luzes e desaparecimento de pessoas, diz uma das lendas que o vilarejo foi amaldiçoado por um padre que foi queimado em praça pública. Um dos moradores, o Rui é conhecido como um bêbado e por muitos, tachado de louco, pois está sempre falando dos seres que o levaram e o usaram em experiências e estudo.
Os pais resolveram que seria bom para os jovens se eles fossem acampar, decidiram que levariam eles para um morro da zona rural, ajudariam a montar acampamento e depois de 3 dias voltariam para pegar eles. Alguns começam a ter pesadelos que parecem se fundir a momentos de realidade. Depois do acampamento montado, os pais foram embora e agora os amigos estavam sozinhos e acampamento, fogueira e cidade misteriosa, tudo isso era convidativo a eles começarem a falar sobre as tais aparições e mistérios da cidade. Tudo parecia estar correndo bem, mas algo acontece e quando eles vão procurar por Jonas, percebem que o amigo sumiu.
As buscas ao menino desaparecido não param, e ele é encontrado vários dias depois. Jonas, conta para os amigos que ele foi levado por seres que são metade humano metade cobra e que eles querem voltar a serem os reis da Terra como já foram um dia e para isso eles escolhem alguns humanos para estudar e usar o seu DNA para criar uma espécie de exército de crianças híbridas, então os amigos decidem que precisam fazer algo e resolvem fundar um grupo secreto chamado Clube dos Mistérios e sua sede será em Morro do Ferro.

A história é bem desenvolvida, só achei que os personagens poderiam ter sido mais explorados, não consegui criar um vinculo com eles, como ainda tem outros livros acredito que aos poucos vou conhecer melhor cada um dos personagens. Com uma narrativa simples, a leitura fluiu de uma maneira leve e rápida. O autor conseguiu me fazer visualizar os lugares descritos no livro e até mesmo os seres que alguns personagens dizem ser demoníacos.
A capa é muito fofa e tem tudo a ver com a história, e as ilustrações no início de cada capítulo deixou o livro mais perfeito. Embora seja uma leitura indicada para jovens e crianças eu adorei e quero muito acompanhar as aventuras desses cinco jovens. A série Clube dos Mistérios tem cinco livros, então podemos esperar muitas aventuras.
- Quando a gente chegou de viagem - começou Vicente -, um mendigo caiu na frente do carro, mas meu pai conseguiu brecar a tempo. Ele disse pra gente tomar cuidado e fugir daqui porque a cidade é amaldiçoada e os demônios perseguem as pessoas e furam seus corpos. Minha mãe disse que ele não bate bem da cabeça de tanto que bebeu.

11 comentários

  1. Olá,
    como você mesma falou é um livro pra um público jovem, apesar de ser um livro leve e divertido, não sei se teria paciência pra um livro assim.
    Acho que o leria se não tivesse mais nada pra ler.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Ahh! Parece muito legal! Quero ler :D

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser bem legal, mas não vou ler por ser mais voltado para o público jovem e por se tratar de uma serie. Mas creio que quando tiver oportunidade ( mais adiante)lerei.
    Beijos e parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa trama. Só achei um pequeno furo, pois como é que os pais "abandonam" durante três dias, cinco crianças na faixa de 12 anos em um lugar completamente desconhecido?!?! Fora isso, creio que seja uma história cheia de mistérios e aventuras. Bem do jeito que gosto.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Achei fofa a capa e isso foi o que me encantou com o enredo, primeiramente.
    Havia gostado do livro ao vê-lo nos lançamentos, mas depois perdi um pouco o interesse.
    Gosto de me sentir ligada aos personagens, afinal se eles estiverem ali só por estar não tem graça, gosto de conhecê-los e tê-los como amigos próximos, e é frustrante quando o autor não os desenvolve bem a esse ponto.
    Quem sabe quando os proximos volumes forem lançados eu não dê uma chance a série.

    ResponderExcluir
  6. oi,
    adorei a resenha. Esse livro parece ser bem legal. Faz muitos anos que não leio nada de extraterrestre, mas não custa nada dar uma nova chance, rs. E o que mais gostei é o que o livro se passa em Minas! onde eu moro,rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Qual vi o Book trailer desse livro fiquei com muita vontade de adquiri-lo, adoro o assunto de extraterrestres e com certeza não iria me arrepender da compra.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lili :)

    Gosto muito de livros Infanto Juvenil, ainda mais esses de aventura! Eu não recusaria esse livro se tivesse ele em mãos, pois nunca li nada que envolvesse ET's.
    E ele é tão pequeno, com certeza o leria para ter essa experiência nova e aproveitar para conhecer mais obras nacionais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, eu quero muito ler esse livro, ele parece ser bom, gostou muito de infanto-juvenil, então esse livro tem tudo para me agradar, a resenha ficou ótima, a capa do livro é linda, espero poder ler o livro o mais rápido possível e espero que ele me agrade.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Lizi tudo bem, que saudades de vir aqui!
    Eu achei esse livro mega fofo, e a ilustração bem legal, quero
    compra-lo pra turminha do espaço jovem resenhar!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  11. Adoro misterio , parece um filme que eu assiste faz um tempo e estou mt curiosa para ler , nunca tinha visto esse livro mas pela resenha ali adorei *--*

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi