11 agosto, 2016

Resenha - Vozes de Tchernóbil

Título: Vozes de Tchernóbil
Autora: Svetlana Aleksiévitch
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 384
Ano: 2016
Gênero: História/Memórias/Biografia

Sinopse: "Em abril de 1986, uma explosão na usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia então parte da finada União Soviética , provocou uma catástrofe sem precedentes: uma quantidade imensa de partículas radioativas foi lançada na atmosfera e a cidade de Pripyat teve que ser imediatamente evacuada. Tão grave quanto o acidente foi a postura dos governantes soviéticos, que expunham trabalhadores, cientistas e soldados à morte durante os reparos na usina. Pessoas comuns, que mantinham a fé no grande império comunista, pereciam após poucos dias de serviço. Por meio das vozes dos envolvidos na tragédia, Svetlana constrói este livro arrebatador, que tem a força das melhores reportagens jornalísticas e a potência dos maiores romances literários. Uma obra-prima do nosso tempo. "
Vozes de Tchernóbil, foi um dos livros mais triste que li esse ano, mas agradeço por ter conhecido essa autora corajosa que me fez passar horas mergulhada em monólogos profundos mostrando, a nós leitores sedentos por saber mais sobre esse desastre, um lado chocante dessa história triste, mas que muitos não conhecem tão bem.

O dia 26 de abril de 1986, marcou a história, o maior desastre nuclear acontecia e mudaria para sempre a vida de muitas pessoas, o governo fez de tudo para manter as consequências do desastre escondidas, muitas pessoas foram trabalhar no reator logo após a explosão sem nenhuma proteção, indo literalmente de encontro a morte, os equipamentos de segurança não eram fornecidos a todos, as pessoas na cidade continuavam seguindo sua vida, plantando, colhendo e só foram evacuados depois de serem expostos a altas doses de radiação, os trabalhadores que iam para as áreas mais contaminadas eram conquistados com agrados como ganhar um carro e até mesmo um pagamento mais alto, mas a maior parte desses trabalhadores jamais iriam usufruir esses regalos.
Em seguida,para nos dobrar, nos dizem o seguinte: "Quem for à zona dos vinte quilômetros, receberá o salário em dobro. Quem trabalhar na de dez, ganhará o triplo, e quem chegar ao reator, multiplique por seis". Uns começaram a calcular que poderiam voltar para casa no próprio carro, outros queriam largar tudo, mas a disciplina militar...
Eu já conhecia um pouco da história através de documentários, mas o livro nos traz uma visão ainda mais emocionante e verdadeira, mostra como as pessoas reagiram durante o incidente, como os superiores lidaram com isso, é triste ver como o povo estava desinformado, não imaginavam que estavam em meio a uma tragédia tão devastadora, muitos acreditavam estar em meio a uma guerra em que as armas eram diferentes.

O testemunho de uma mulher que não aceitou de maneira nenhuma ficar longe de seu marido é chocante, triste, revoltante, ele foi um dos primeiros bombeiros a chegar até o incêndio, horas depois foi enviado ao hospital, pois estava contaminado pela radiação, a mulher mesmo grávida não o abandonou, ficou ao seu lado até a sua morte, sabia que o seu filho tinha grande chance de nascer com algum problema devido a sua exposição à radiação através de seu marido.

As pessoas eram convocadas para o trabalho que as máquinas não conseguiam fazer devido a alta radiação, foram enviados para trabalhar no teto do reator com pás e roupas normais, sem nenhuma proteção, muitos produtos contaminados foram exportados e consumidos pelo moradores da cidade, as crianças brincavam como se nada tivesse acontecido e quando a ordem de evacuação foi dada, as pessoas eram informadas de que não poderiam levar nada, nem seus animais de estimação e que alguns dias depois voltariam para suas casas, os animais foram mortos para assim evitar de propagar a contaminação, muitos funcionários foram enganados com relação a quantidade de radiação recebida, os medidores de radiação foram alterados e aos poucos as pessoas iam vendo seus familiares morrerem de maneira assustadora e o número de crianças doentes cresce cada vez mais.


Pripyat, virou uma cidade fantasma, muitas pessoas ainda têm curiosidade com relação a como está hoje a cidade, muitas pessoas se arriscam fazendo tour pela cidade e através de documentários podemos ver que mesmo anos depois da tragédia a radiação em alguns pontos é bastante alta.

O livro é composto de três partes: Parte 1 – A Terra dos Mortos; Parte 2 – A Coroa da Criação e Parte 3 – A Admiração pela Tristeza, com testemunhos de médicos, engenheiros, bombeiros, esposas, liquidatários, responsáveis políticos, crianças e pessoas comuns, que tiveram o seu presente destruído e o seu futuro roubado, os resultados da negligencia que envolveu esse desastre estará presente na vida de muitos por muitas décadas, através de crianças doentes, animais com mutações genéticas e cidades fantasmas.
Há pouco tempo, veio me visitar uma amigo do Extremo Oriente e disse: "Vocês são como 'caixas-pretas'. São pessoas 'caixas-pretas'. Há 'caixas-pretas em todos os aviões, elas registram todas as informações do voo. Quando o avião sofre uma avaria, encontram as 'caixas-pretas'".
Nós pensamos que vivemos como todo mundo. Andamos, trabalhamos, amamos... Não! Nós registramos informações para o futuro.
Vozes de Tchernóbil foi uma das melhores leituras desse ano, a autora mereceu o Prêmio Nobel de Literatura, pois se mostra muito corajosa em ouvir e passar a diante esses testemunhos, ela deu voz a essas pessoas, deu a oportunidade de que conhecêssemos as suas histórias. Eu comecei a leitura e me envolvi de uma maneira extraordinária, chorei, me revoltei, é comovente ver como as pessoas conseguiam ver beleza na morte. Leitura recomendada.

17 comentários

  1. Olá.
    Eu li muito sobre essa grande catástrofe e fiz um trabalho baseado nela já. Acho ela muito devastadora, mas muito interessante por vários fatos que continuam em mistério.
    Com toda certeza achei esse livro muito interessante também, é um tema muito importante que acho que deve, sim, ser muito abordado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Caramba por esses dias tu tá com umas leituras bem pesadas. rs
    Não conhecia, já conheço um pouco da história, mas pela sua resenha, vou encontrar muitas informações que se passam desapercebidas ou realmente não são ditas. Valeu a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu conheço a história do acidente por conta de alguns documentários que assisti, algumas referências em filmes e afins, mas nunca li nada sobre isso.
    Fiquei interessada na leitura, parece ser realmente um livro emocionante e foi uma bela forma da autora dar voz a essas pessoas.
    Adorei a resenha e pretendo ler a obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    É tão bom ler a resenha de um livro que tenha um teor histórico. Assisti alguns documentários sobre o incidente mas eu não sabia que tinha um livro. A tua leitura deve ter sido uma experiência única.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu já vi algumas reportagens sobre o ocorrido, e tenho curiosidade de ler o livro, pois foi um fato muito triste e marcante. A falta de informação realmente foi cruel. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lizi, não conhecia a obra, adorei a resenha e a dica, vou anotar aqui!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. a história sempre me interessou, desde que eu era criança e tinha ouvido falar da explosão na época... muito triste tantas vidas serem colocadas m risco quando muito poderia ter sido evitado... como sempre o governo querendo camuflar tudo, como se tapar o sol com a peneira adiantasse alguma coisa...
    pobres animais, crianças, enfim...
    mas confesso que tenho uma curiosidade mórbida de visitar Pripyat... pelas photos que vejo na net, a cidade ficou deserta, sem vida, desolada... o mato cobre os prédios... =T

    ResponderExcluir
  8. Oi Lizie, faz um bom tempo que não tenho lido autobiografias ou memórias, a última foi A Casa do Céu. Pela história dela, dá para imaginar mesmo o quão triste não deve ter sido este relato. Com certeza eu derramaria muitas lágrimas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Acho muito interessante qualquer coisa que traga informações sobre tamanha catástrofe.
    Desconhecia a obra e anotei a dica pois com certeza pretendo ler.
    Adorei a resenha e acredito que tenha sido uma leitura meio pesada.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii Liziane, como vai?
    Eu confesso que me senti completamente encantada pela sua resenha e a obra em si, gosto de gêneros desse que retratam esses temas, seria algo bem diferente na minha estante me tiraria da zona de conforto, quero ler com toda certeza <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Fiquei imensamente curioso para ler esse livro. Sou completamente fascinado pela tragédia de Chernobyl (sei que parece louco) e adoraria conhecer essas histórias.
    Ótima resenha, de verdade.

    Beijos
    www.mundoinvertido.com

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bom? Só pela sua resenha deu para perceber o quanto essa leitura deve ser impressionante. Já assisti diversos documentários sobre esse terrível acidente, mostrando a cidade, a fauna e flora e os estudos realizados lá. É incrível que mesmo depois de 30 anos, a radiação ainda é alta em grande parte da cidade. Vou procurar por esse livro e ler com toda certeza, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Sou uma das pessoas que nunca tinham ouvido falar do ocorrido.
    Esse livro deve ser maravilhoso. Apesar de muito triste, pelo que você nos fala e os trechos que você colocou na resenha, podemos ver que tudo é contado com bastante clareza e sinceridade. É horrível saber que essas pessoas foram enganadas e acabaram morrendo por culpa de pessoas sem coração.

    Beijos, Lara.
    http://www.psiuvemler.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá! Esse livro parece ser realmente tocante e apavorante. Eu acompanhei apenas por sites online e comentários feitos na escola sobre Chernobyl, mas sempre que o assunto vem à tona novamente, eu me emociono com todas as fotos e notícias sobre o lugar. Imagino o quanto eu choraria lendo essa obra. Saber que a autora pode até ter exposto a própria vida para nos trazer esses fatos, muitas vezes desconhecidos, me deixa ainda mais ansiosa para ler. Sua resenha ficou maravilhosa, parabéns!

    Beijos,
    Fernanda Goulart

    ResponderExcluir
  15. Oi Lizi, tudo bem?
    Eu nunca fui muito ligado em Chernobil mas o livro me pareceu bem interessante e me deixou com muita vontade de ler. Vou pesquisar mais afunda sobre a história e quem sabe adquirir o livro.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Não sou muito por dentro dessa parte da história, então acho que o livro não é pra mim. Mas achei muito bom ele ser tão comovente.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  17. A história desse livro é forte, não li, uma amiga leu e disse que eu iria adorar. O fato de trazer relatos das pessoas, as reações, muito me interessa, é bem o estilo de leitura que me agrada. O tipo de livro que gosto de comprar. Parabéns pela excelência da resenha, sempre gratificante entrar em blogs que trazem material rico em conteúdo.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi