12 julho, 2016

Resenha - O sol é para todos

Título: O sol é para todos
Autora: Harper Lee
Editora: José Olympio
Páginas: 349
Ano: 2015
Gênero: Romance

Sinopse:Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.



Fazia algum tempo que eu não lia um livro que despertasse tantas emoções que beiravam a angustia, injustiça e vontade de ser alguém melhor nessa sociedade que se mostra tão receptiva a preconceitos e julgamentos sem cabimentos, só por fatos históricos que elas até mesmo desconhecem. Não é à toa que o sol é para todos é um dos livros que todos deveriam ler antes de morrer. O cunho desse livro demonstra de forma realista as injustiças voltadas para os negros na década de 30 e como a população do sul dos Estados Unidos pensavam a respeito dos negros. Ele foi considerado por Obama o melhor livro que fala sobre o racismo nos tempos atuais.
A história é contada por Jean Louise Finch, conhecida como Scout, uma garota filha do advogado Atticus Finch um homem de família tradicional com uma vida tradicional, ele vive com seus dois filhos no estado de Maycomb na província sul dos Estados Unidos. A narrativa começa enfatizado as brincadeiras de Scout com seu irmão Jem e como ela conheceu seu melhor amigo Dill. Eles se juntam e tentam a todo custo fazer com que o vizinho recluso saia de casa. A história toda passa a inocência da menina que narra o livro, os questionamentos pelo fato de um homem adulto não querer viver em sociedade, e até mesmo as dúvidas que ela sente nisso. A autora tentou construir uma narrativa para que um adulto quando fosse ler seja transportado para o passado na época em que questionava tudo e não via o porquê de julgar as pessoas ou ter preconceito. Essa constitui a primeira parte do livro.
Já na segunda, tudo muda na história quando o pai da Scout defende um caso de um homem negro condenado por ter abusado de uma jovem branca. E nesse ponto que o livro demostra a relação entre os negros e os brancos no começo dos anos 90. Ele mostra que não importa se um negro é trabalhador, respeitador e que vive conforme as leis ele nunca vai se comparar a um branco mesmo que esse seja bêbado e de caráter imoral. E a sociedade que afirmava ser caridosa, em questão de segundos virava a cara para aqueles que tanto as serviam.

– Eu também achava isso – ele, disse, por fim –, quando tinha a sua idade. Se só existe um tipo de gente, por que as pessoas não se entendem? Se são todos iguais, por que se esforçam para desprezar uns aos outros? Scout, acho que estou começando a entender por que Boo Radley ficou trancado em casa todo esse tempo... é porque ele quer ficar lá dentro. (Pág. 283)

O retrato que a autora tenta passar nesse livro é o seguinte, as pessoas só veem o que querem ver ou aquilo no que acredita, mesmo sabendo que aquilo não é o certo, mas só pelo fato de alguém o achar.
Eu nunca tinha lido um livro que me fizesse questionar tudo o que fiz durante toda minha vida, só pelo relato de uma criança de 8 anos.
Por favor leiam esse livro, vocês não vão se arrepender!

18 comentários

  1. Excelente resenha para um excelente livro (um de meus favoritos). Parabéns!

    http://gabrielcomletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Victorya,
    Quase não li a resenha, ainda bem que não tem spoilers... Vou ler este livro em breve e quanto mais ouço falar, mais dá vontade de ler... em breve poderemos conversar sobre ele...
    Você já ouviu falar da continuação? (Vá, coloque um vigia) Acho que vale a pena já que você gostou tanto.
    Realmente as pessoas só veem o que desejam. =/
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Essa obra parece ser tão boa, já vi comentários de todos os tipos dela, mas ainda assim pretendo dar uma chance, essa história parece que me chama haha.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    QUE premissa! Eu já assisti o filme e adorei, extremamente emocionante e tocante, agora fiquei curiosa sobre o livro.
    Acho que é uma daquelas leituras que TODO MUNDO deveria fazer.
    Eu vou tratar de procurar para ler no próximo mês.
    Adorei tua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Menina! Sua resenha só fez aumentar o desejo de ler logo esse livro. Minha filha tbm falou maravilhas dele.
    Bjs
    www.mundoliterando.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu já sabia do sucesso desse clássico mas, ainda não tinha lido nenhuma resenha como a sua que mostrasse o real sentimento que esse livro é capaz de despertar em quem o lê! Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, esse sim é um livro que eu com certeza quero um dia ler, nunca soube profundamente sobre o que ele se tratava mas agora com sua resenha fiquei bem mais curiosa e ansiosa com a leitura.
    Ótima resenha, você escreve muito bem.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Vic!
    Este livro está no topo da minha lista! Com certeza lerei logo logo e agora com sua resenha fiquei ainda mais ansiosa para começar! Estou nessa fase de ler coisas mais sérias e me questionar a respeito de quem fui até agora e de quem quero ser futuramente! Bjos
    Já estou seguindo seu blog ;)

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. ele vai ser uma de minhas próximas leituras, coloquei na TBR da maratona de inverno... espero que a leitura dele mexa comigo como fez com vc...
    gosto dessas temáticas fortes que me deixam desconfortável..
    bjs...

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da resenha, não conhecia o livro, e você passou a ideia de que todos devem ler esse livro e irá fazer com que eu leia também no futuro.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Faz muito tempo que quero ler esse livro! Todo mundo fala super bem e o tema me chama muita atenção. Até porque o racismo está presente no meu dia-a-dia, por eu ser negra. Então, me interesso muito. Mas, meu $ tá curto, então ainda vou ter que esperar um pouco.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  12. Olá Victorya! Veja só, não é que um livro sobre o tempo passado ainda discuta um assunto recente... Pois sim, ainda há muito racismo e infelizmente acompanho isso diariamente, por diversas vezes o sangue sob a minha cabeça e a língua coça para entrar em uma discussão quando vejo tais barbaridades acontecerem. Preciso ler logo esse livro, pois tenho certeza de que irei adorar a leitura.

    ResponderExcluir
  13. Sempre tive muito interesse em ler o livro, pois já sabia que seria uma tremenda lição de vida e ótimos questionamentos de cunho social e filosóficos. Pena que ainda não tive a oportunidade. Racismo é um problema social permanente, devido à carga cultural e histórica. Tenho fé na mudança de pensamento ainda... Ótimo texto! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  14. Olá, esse livro já esta a um tempinho na minha lista de desejados, sempre leio vários comentários positivos sobre ele *-* Pela resenha deu para perceber que a autora trabalhou bem o ponto de vista que queria mostra *-* Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Oie
    ai qeu delicia ler essa resenha, eu sou mega suspeita, amo esse livro e fiquei super chateada quando a autora faleceu esse ano, foi um livro que me surpreendeu e conquistou muito, e que com certeza sempre indico, adorei sua dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, esse livro deve ser mesmo incrível.
    Sempre vejo ótimas críticas e isso reforça ainda mais minha curiosidade de ler.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Victorya, já ouvi falar muito do livro, mas não tive oportunidade de lê-lo.
    Não sabia que ele era narrado por uma criança.
    Caramba! Ele deve ser bem baca já que faz repensar a vida toda.
    Quero muito ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler esse livro! Há muito tempo. Adoro livros que nos fazem refletir e enxergar o mundo em que vivemos com novos olhos.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi