19 fevereiro, 2016

Resenha - Asylum

Título: Asylum - Série Asylum #1
Autora: Madeleine Roux
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 336
Ano: 2014
Gênero: Terror/YA

Sinopse: Para Dan Crawford, 16 anos, o New Hampshire College Prep é mais do que um programa de verão – é uma tábua de salvação. Um pária em sua escola, Dan está animado para finalmente fazer alguns amigos em seu último verão antes da faculdade. Mas, quando ele chega no programa, Dan descobre que seu dormitório para o verão costumava ser um sanatório, mais comumente conhecido como um asilo. E não apenas qualquer asilo — um último recurso para criminosos insanos.
À medida que Dan e seus novos amigos, Abby e Jordan, exploram os recantos escondidos de sua casa de verão assustadora, eles logo descobrem que não é coincidência que os três acabaram ali. Porque o asilo é a chave para um passado terrível. E existem alguns segredos que se recusam a ficar enterrados.
Dan chega à universidade para o curso de verão, quer fazer amigos, ele vai direto para o alojamento que é na verdade uma Instituição de Saúde Mental (manicômio) desativada que está sendo reformada para o curso de verão. O manicômio foi fechado em 1972, quando foi comprado pela universidade para servir de alojamento. Quando ele chega ao quarto, encontra um colega já instalado, ele então coloca suas malas no lado que está vago e por curiosidade abre a gaveta da mesa e encontra uma foto antiga de um homem com jaleco e os olhos riscados.

Dan conhece Abby e Jordan e fala para eles de uma sala no primeiro andar e convence eles a irem até lá dar uma olhada, a curiosidade é tudo, Dan quer ver se encontra alguma outra foto igual a que encontrou em seu quarto. Eles encontram fotos de adultos e de uma criança que impressionou bastante Abby.

Dan descobre na internet que ali naquele sanatório um assassino em série conhecido como escultor, foi mantido como paciente e agora a sua curiosidade está a mil, ele quer saber o que aconteceu com esse e outros pacientes. Dan está ficando assustado, pois além de se sentir vigiado, ter visões e sonhos, agora está aparecendo mensagem em seu e-mail sobre o paciente 36 I e ele, Abby e Jordan querem ir à sala ver se encontram algo mais, ele quer encontrar respostas para o que está acontecendo.

Abby é a mais corajosa dos três, ela é curiosa e pelo visto nada a intimida, eles foram à sala e dessa vez descobriram muito mais, mas foram descobertos, mas mesmo assim Dan conseguiu pegar os registros do paciente chamado Dennis. Abby descobriu que sua tia (irmã de seu pai) foi paciente ali no sanatório e pelas datas de nascimento e admissão ela deveria ter entre 7 - 8 anos no máximo e poderia muito bem ser a menina da foto.

Dan se sente cada vez mais envolvido com o que aconteceu ali e resolve ir até o subsolo sozinho e faz novas descobertas, mas lá ele acaba desmaiando e Abby o encontra caído no chão, quando os dois voltam para o andar de cima encontram policiais e um alvoroço, um garoto foi encontrado morto e quem o encontrou foi Felix, o colega de quarto de Dan e o que deixa ele bastante intrigado é que o modus operandi é exatamente igual ao que o assassino Escultor usava.

Deixando a curiosidade com relação aquele lugar um pouco de lado Dan toma coragem para convidar Abby para um encontro, o ar de romance é deixado de lado, já que a trama se trata de descobertas e misterios.
Jordan tem um sério problema em se sentir deixado de lado, ele conta que quando resolveu assumir que é gay, seu melhor amigo simplesmente deixou de falar com ele e tem mais o fato de ele ter medo de ser expulso do curso, seus pais não sabem que ele está ali, somente seu tio sabe que ele está fazendo um curso de verão, seus pais acreditam que ele está em um acampamento religioso para a cura gay.
Desde o dia em que foram até a sala do primeiro andar, Dan está tendo sonhos e visões com o sanatório, os médicos e até sonhando ser um dos pacientes.

Jordan começa agir de forma estranha, ele conta que está tendo sempre o mesmo pesadelo e se afasta dos amigos, o seu sentimento com relação a Dan agora é de raiva e ele não sabe por que, mas quer descobrir. O que tudo indica é que os três não estão ali por acaso, cada um está descobrindo o que os liga aquele lugar e cada um está sendo afetado de uma maneira diferente. Dan acredita que tudo está acontecendo para que ele descubra algo, ele não foi parar ali por coincidência, seus lapsos de memória estão cada vez mais frequentes e ocorrem sempre que um ataque contra algum aluno vai acontecer. Algo está acontecendo naquele lugar e ele precisa descobrir o que é e como faz parte daquilo tudo.


A autora descreve os lugares de uma maneira que me fez em alguns momentos sentir como se estivesse caminhando pelo corredor entre salas abandonadas com suas camas, instrumentos, fotos, documentos. Tudo parecia tão real, palpável. A leitura foi rápida e me senti envolvida até o final que por sinal me surpreendeu bastante.
O livro traz fotos, conforme a história vai se desenrolando, as imagens são perturbadoras se o leitor resolver perder uns minutos estudando seus detalhes.
Embora o livro traga imagens que me deixaram um tanto aterrorizada a história em si não é aterrorizante, ela é impressionante, cheia de descobertas que fizeram com que eu gostasse muito do livro, principalmente por se passar em um sanatório que é um local que sempre me causa arrepios cada vez que leio algo a respeito.

Eu gosto bastante da capa, a diagramação é bem elaborada com muitos detalhes e imagens.

12 comentários

  1. Oiee Liziane ^^
    Já tinha visto a capa desse livro antes, maaaas, como eu fujo do gênero terror, é um livro que eu nunca parei para tentar conhecer...hehe' Fico feliz que você tenha gostado do livro, e que a leitura tenha sido rápida. Saber que o livro não é de todo aterrorizante (apesar das imagens macabras) me deixou um pouco animada para lê-lo, espero gostar dele.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah que medo desse livro hahahaha
    Fui lendo sua resenha e me vi dentro da temporada Asylun do American Horror History, que por sinal achei pesadíssima...
    Olha eu curto terror, mas esse me pareceu trash demais. Talvez por eu ter ligado à série... Sabe, fiquei me sentindo pesadona depois daquela temporada, o livro faz isso também?
    Apesar de ter ficado com medo, fiquei curiosa... Que saco Lizzi!!!! Vou ser obrigada a ler isso e dormir com a luz acesa? kkkk Culpa sua.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu já conhecia mas sinceramente, tenho pavor! eu nunca tinha lido nenhuma resenha dele ainda, mas pelo que vi aqui a trama em si até é interessante. Fiquei curiosa, pronto assumi! acho que as fotos me incomodariam muito na leitura e a história me deixaria assustada (com medo até da minha sombra) mas talvez, eu dê uma chance a ele. Quem sabe se não consigo ler durante o dia quando a casa estiver bem movimentada? rsrsrs

    ResponderExcluir

  4. Oi tudo bem?
    Minha amiga já leu o primeiro livro e gostou bastante, me indicou até, mas eu não tenho interesse de ler, apesar da sinopse me deixar curiosa, não é um gênero que eu goste. Mas isso não quer dizer que eu não leria no futuro. Mas interessante que a autora descreve de maneira que você se vê vivenciando junto com os personagens. E nossa, medo dessas fotos, espero que essa menina não venha me assombrar. HAHA. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lizzy
    Só vou dizer uma coisa, morro de medo desse tipo de leitura, sinceramente eu tenho mas medo do suspense do que do terror em si sabe? Sempre fico nervoso com a curiosidade que se instala em mim e a falta de coragem em descobrir o que vem depois rsrs.
    Eu achei muito interessante o livro quando a editora divulgou mas quando lia sinopse eu desisti de ler rsrs
    Sinceramente seu eu fosse para um lugar desses e encontrasse fotos e comprovações de estranhezas e começasse a ter sonhos juro que eu iria embora kkkkkkkkkkkkkkkkk Mas eu fico feliz que o livro tenha te agradado imagina ler tudo isso, aterrorizar o final não ser bom??

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  6. Oii!!

    Meudeus que medinho hahaha. Esse é o tipo de livro que eu passo a leitura com toda certeza! HAHAHA
    Será que vai virar filme? Porque tem todo um estilo né? Quando eu vejo filmes que as pessoas vão pra esses tipos de lugar, fico me perfuntando o que passa na cabeça de um ser fazer isso?
    hahahaha serio, a parte grafica está um amor, eu adorei! mas não leria por causa do meu medo mesmo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Lizi!
    Eu tinha muita vontade de ler esse livro, por achar que se tratava de terror, mas depois que eu descobri que não era a minha vontade murchou um pouco. MAs ainda o leria pela qualidade da obra, essas fotos são muito legais e eu perderia muito tempo examinando-as, com certeza.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Liz!

    Eu não consegui dar uma nota alta para esse livro, gostei da escrita da autora e concordo, a leitura flui bem, mas por não achar o enredo aterrorizante, fiquei bem desanimada, eu esperava sentir medo, sabe? Mas mesmo assim, estou curiosa para ler os demais títulos da série, tenho até o segundo para ler, espero gostar mais. As fotos são bem assustadoras, gostei bastante desse detalhe na obra. :)

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  9. Eu li a obra esperando algo bem apavorante, mas me decepcionei. Como você disse, a leitura é mais impressionante, e é fácil visualizar algumas cenas, mas de terror mesmo não tem nada, que pena. A premissa é bastante envolvente, e estou curiosa para ler a continuação.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Tenho que confessar que fui lendo sua resenha, mas em certo momento eu tive de pular pois não queria saber o que acontecia no livro e muita coisa foi contada na resenha. Eu prefiro ser mais surpreendida pelo livro rs
    Na parte da sua opinião, você me deixou curiosa demais por esse livro!! Preciso dele pra ontem!!! Essa coisa de mistério envolvendo manicômio me interessa muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Lizi!

    Li Asylum e já lembrei de American Horror Story, que loucura. Se você parar pra pensar bem, o enredo é até parecido! Primeiro de tudo: se eu entrasse pra uma faculdade e descobrisse que tinha sido um manicômio antigamente, não ia conseguir ficar não. Morro de medo dessas coisas.

    Gente, que loucura é essa do assassinato com o m.o. igual ao do assassino que morava no manicômio? Quer me matar de susto? E que viagem é essa do Jordan ter medo de ser expulso simplesmente pelo fato de ser gay? Tem umas coisas que me talham o sangue mesmo viu.

    Não adianta você falar que esse livro não é aterrorizante que eu não acredito! HAUEHAUEHAUEH Eu sou medrosa ao extremo, me assusto muito fácil. E essas imagens, então? Parecem reais de mais, acho que isso é o que me assusta de verdade. Gostei bastante da história, acho que vale a pena dar uma chance!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Liziane, tudo jóia?
    Esse livro é realmente intrigante e até certo ponto desafiador: pois chegamos a questionar nossa própria sanidade! Eu estava ficando louca com o Daniel!
    Achei o desfecho um pouco vago, senti que faltaram explicações para concluir o enredo, mas o livro deixa o leitor aflito e angustiado, se essa era uma das propostas da autora, ela com certeza conseguiu! Ela Consegue realmente nos levar para o ambiente sombrio do manicômio, amei o livro e fiquei com um gostinho de quero mais..
    Acabei de ler outro livro dela, sobre zumbis! Veja só que maravilhosa: não é aquele tipo de autora que fica presa em somente um tema!
    Beijos, Juliane.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi