10 novembro, 2014

Resenha - Uma Canção para Jack

Título: Uma Canção para Jack
Autora: Celia Bryce
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 206
Ano: 2014
Gênero: Juvenil

Sinopse: Uma Canção Para Jack narra a relação entre Megan e Jack, dois adolescentes que se conhecem no hospital onde estão fazendo um tratamento contra o câncer. Megan não consegue compreender, a princípio, que está doente. Nem mesmo sente assim, pelo menos antes do início da quimioterapia. Ela é uma menina de 13 anos que foi recentemente diagnosticado com câncer. Na ala infantil, Megan fica furiosa com todas as crianças gritando, as decorações coloridas e os blocos de construção que a cercam. É durante o seu primeiro dia lá, que Megan conhece Jackson Dawes, um garoto que encara a vida com bom humor. Jack entra na vida de Megan e os dois criam um vínculo que ajuda a menina a ver a sua vida a partir de uma nova perspectiva. Nessa zona nebulosa entre amigos, começa a surgir algo mais.

Um livro que vai agradar e muito os jovens, uma leitura envolvente que mostra o quanto uma pessoa pode marcar a nossa vida para sempre.

Megan é uma menina de quase 14 anos e está sendo internada na ala pediátrica para começar o seu tratamento contra um câncer no cérebro. É nesse ambiente que ela vai conhecer Jack, um garoto que trata um câncer raro, mas não perde o bom humor. Juntos eles vão passar por muitos momentos tristes, pois nem todos conseguem vencer essa batalha, mas é com ele que Megan vai fazer seus passeios pelo hospital e deixar as enfermeiras loucas de preocupação com seus sumiços.
Megan não acredita que está doente, ela acha que o médico cometeu algum erro, ela demonstra a questão da não aceitação inicialmente da doença, mas começa o seu tratamento, algo que ela não gostou muito no início é que teve que ficar na ala pediátrica, ela gostaria de ficar na ala adulta. O avô de Megam tem 95 anos e todos os dias liga para ela querendo saber tudo o que fez naquele dia, dá para perceber o carinho que existe entre eles. O pai dela trabalha muito longe e ela ligou para ele pedindo que não fosse vê-la, ela prefere que o pai volte quando ela já tenha superado tudo isso.
Esse garoto é simplesmente lindo - disse a mãe de Megan. - Parece uma estátua de ébano. E aquele sorriso... que não se desfaz nunca. Ele não é encantador?
- Esse garoto - disse a enfermeira Brewster - precisa de uma distração, e acho que ele acabou de encontrar uma. - E apontou a cabeça na direção de Megan.
"Nem pensar. Nem pen-sar."
Jack é um garoto muito divertido, está sempre caminhando pelos corredores e animando as crianças que estão ali. Logo que Megam o conheceu não gostou dele, mas dava para perceber que ali iria nascer uma amizade muito profunda. Ele conta histórias, canta e começa a levar ela para passear pelo hospital. As enfermeiras são enérgicas com ele, mas no fundo elas adoram ver que mesmo fazendo um tratamento difícil ele mantém o humor.

Megan vai fazer a cirurgia para a retirada do tumor e Jack conta que também vai fazer uma cirurgia, ela fica ansiosa aguardando a volta do amigo do bloco cirúrgico, e quando ele volta ela percebe que ele está bastante debilitado, mas o mais importante para ela é que ele estava ali. Após a cirurgia Megan fica um tempo na CTI, ela ficou bastante debilitada e seus pais achavam que iriam perder a filha, mas ela é forte e venceu essa luta, no dia em que foi embora falou com as enfermeiras e perguntou por Jack, como resposta a enfermeira lhe disse que ele não voltaria mais para o hospital.

Livre do câncer, agora Megan precisa voltar a sua vida normal, mas nem tudo é assim tão simples, ela precisa superar a perda, pois nem todos que lutam contra a doença conseguem vencê-la e ela demora um tempo a aceitar essa perda e perceber que precisa voltar a viver novamente como uma adolescente, mas ela sabe que nada mais será como antes, ela é uma sobrevivente que venceu o câncer e isso agora sempre vai fazer parte de sua vida.
O pai saiu da poltrona e sentou no chão com a filha. - Não sei o que dizer, meu amor. Não sei mesmo - Megan não conseguia olhar para ele. - Eu sei que é um choque, mas agora que você ficou sabendo, talvez você consiga...
- Não me diga pra seguir em frente. Não me fale pra celebrar a vida, a vida do Jack - disse Megan, num tom firme, frio. - Não me fale. Todo mundo me diz isso. Só isso.
A autora criou uma história envolvente e marcante, em muitos momentos me peguei pensando em como eu reagiria se fosse Megan. A leitura fluiu de forma rápida, fácil e os personagens são cativantes.
A capa é perfeita e a diagramação foi muito bem elaborada. Indico a leitura para todos os leitores.


13 comentários

  1. Apesar de ser juvenil, a premissa do livro me agradou bastante. Imagino que a autora tenha focado no aspecto psicológico de ambos em alguns momentos e isso me agrada bastante.
    De certa forma, me fez lembrar A Culpa é das Estrelas. Espero que este Uma Canção para Jack seja melhor do que A Culpa.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  2. O livro tem uma premissa interessante, mostrando uma amizade pura e uma menina tentando aprender a superar. O fato dela ter aquela fase de negação eu achei bem real.

    ResponderExcluir
  3. Oi lilica!!!

    Não conhecia esse livro e ele não me agradou muito por me lembrar a culpa é das estrelas.
    Mas a história é legal e tem pontos bem reais para mim.
    Mas mesmo assim não é um livro que eu pensaria em adquirir.

    Obrigado pela resenha!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lililica, tudo bem?

    Achei esse livro muito bonito. Não é o tipo de leitura que eu gosto, por se tratar de um gênero que não me agrada muito, mas confesso que me interessei pelo livro. Beijos!

    https://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Esses livros sobre o tema são profundos e sentimentais, envolventes e muito muito significativos em mostrar algo a todos. Quando tiver oportunidade lerei.

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    A premissa do livro é bem legal, mas não é muito algo que eu leria, odeio ter que lidar com doenças, me deixa muito mal, por isso esse não seria um livro que eu leria.
    Mas pra quem gosta do tema, parece ser ótimo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gostei da sinopse, mas livros que tratam desse tema não é para mim =/

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - O Vórtex Negro (S. J. Kincaid) bit.ly/1ozHD4f

    ResponderExcluir
  8. Este não me interessou a princípio.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Livros com esta temática estou dando um tempo por enquanto.
    Achei a capa muito bonita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Lilica!
    Livro parece bem dramático e até gostaria de ler, mas não no momento porque ando lendo muito romance e chick lit para rir um pouco...
    Um final de semana carregadinho de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Achei que numero de pagina seria um pouco maior pois
    a historia eu pensei que acontecia mais devagar!
    Mas as coisa acontecendo de repente

    ResponderExcluir
  12. Me lembrou logo de início ACEDE, O avô da Megan parece se preocupar com ela, já que o pai nem tchun pra ela. Fiquei meia na dúvida de ler ou não, não me interessei muito pelo gênero, apesar de eu ser -18.. mas enfim, parece ser um romance bem fofo e a história de superação da Megan.
    Beijos Liziane, ThayQ.

    ResponderExcluir
  13. Comprei esse livro na Black Friday, e estou ansiosa pra ler, mas tava com medo de ser meio infantil, porque os personagens são novos..
    Maas mesmo assim, eu quero muito ler, porque gosto de livros com essa temática.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi