18 agosto, 2014

Resenha - a cor do leite

Título: a cor do leite
Autora: Nelly Leyshon
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 208
Ano: 2014
Gênero: Drama/Romance

Sinopse: em 1831, uma menina de 15 anos decide escrever a própria história. mary tem a língua afiada, cabelos da cor do leite, tão brancos quanto sua pele, e leva uma vida dura, trabalhando com suas três irmãs na fazenda da família. seu pai é um homem severo, que se importa apenas com o lucro das plantações. contudo, quando é enviada, contra a sua vontade, ao presbitério para cuidar da esposa do pastor, mary comprovará que a vida podia ainda ser pior. sem o direito de tomar as decisões sobre sua vida, mary tem urgência em narrar a verdade sobre sua história, mas o tempo é escasso e tudo que lhe importa é que o leitor saiba os motivos de suas atitudes. a cor do leite apresenta a narrativa desesperada de uma menina ingênua e desesperançosa, mas extremamente perspicaz e prática. escrito em primeira pessoa e todo em letras minúsculas, o texto possui estrutura típica de quem ainda não tem o pleno controle da linguagem. a jovem narradora intercala a história com suas opiniões, considerados por alguns críticos os trechos mais angustiantes da obra.


Uma leitura extremamente envolvente e quem tiver a oportunidade de ler, não deixe essa oportunidade passar.

É primavera de 1831 e Mary tem pressa para contar a sua história e é no decorrer da leitura que percebemos o porquê ela quer tanto contar o que aconteceu durante o verão, outono e inverno do ano de 1830. Mary e suas irmãs trabalham incansavelmente na fazenda junto com o seu pai e sua mãe, mas seu pai diz a ela que irá morar na casa do pastor, pois a sua esposa está doente e Mary irá ajudá-la, sem escolha ela vai para a casa do pastor, mas com a esperança de logo poder voltar para a rotina da fazenda, para o convívio com sua família.
esse é o meu livro. e eu estou escrevendo ele com as minhas próprias mãos.
O livro retrata bem algumas questões da época de 1830, somente os filhos de famílias abastadas conseguiam ir estudar em uma boa universidade, Mary e suas irmãs jamais estudaram, pois precisam ajudar na fazenda, a maneira como as mulheres eram tratadas, quase sempre submissas ao homem, sempre acatando as suas ordens, quando uma de suas irmãs fica grávida, seu pai diz que ela precisa se desfazer da criança assim que ela nascer, mas como sua irmã tem a sorte de dar a luz a um menino, logo seu pai muda de ideia, pois um homem na família poderia ajudar muito mais na fazenda.

Mary é uma menina de 15 anos, muito questionadora, tem a língua afiada, ela sempre fala o que vem a sua cabeça, acostumada com a rotina pesada da fazenda, seu pai nada amoroso que sempre deixa claro que preferia filhos homens, ela é muito carinhosa com seu avô que mora com eles, ele não caminha mais então não pode ajudar, eu fiquei revoltada quando a mãe de Mary diz que ele é um inútil e que já que não pode ajudar então deveria estar morto.

Quando Mary vai para a casa do pastor ela deixa bem claro que não quer ficar ali, ela não teve opção foi obrigada pelo pai, mas cria um laço afetivo com a esposa doente do pastor, ali naquela casa ela irá aprender a ler e escrever. Depois que a senhora Graham morre, Mary fica sozinha com o pastor na casa, ela agora faz todo o serviço, ele continua dando aulas a ela, mas algo mais começa a acontecer, ele usa as aulas para assediar Mary.
e então todo dia de noite eu sentava junto com o seu graham na cozinha e a gente comia. e todo dia de noite a gente ia no escritório e eu molhava a pena na tinta e escrevia palavras. e todo dia ele me seguia pelas escada e deitava comigo na cama. e enfiava o joelho no meio das minhas pernas até que eu comecei a abrir elas porque assim eu não ia estar machucada de manhã. e em todas aquelas semanas eu aprendi mais letras até eu saber todas as vinte seis. até eu saber escrever todas. eu estava começando a aprender mais palavras e elas estavam começando a combinar com as palavras na minha cabeça.
Enquanto lia eu jurei não dar minha opinião sobre esse pastor, mas que homem de Deus é esse que para ao lado da cama de uma menina e pede perdão antes de estuprá-la, isso é revoltante.
Por tudo que ela passou, ela acaba cometendo um ato pavoroso, mas justificável e agora ela finalmente conquistou a sua liberdade.
O livro foi todo escrito em letra minúscula e faz a gente vivenciar ainda mais a história de Mary, a autora conseguiu fazer com que eu me sentisse comovida com a protagonista, revoltada com os personagens masculinos e no final me sentisse livre assim como Mary se sentiu.

Leitura obrigatória!!!


19 comentários

  1. Oi Lilica :)

    Esse livro é um dos que mais quero ler no momento, pois todos estão elogiando. Além de a capa ser linda. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Fiquei apaixonada pela capa do livro!! Linda demais!!
    Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas achei sua premissa bem interessante e fiquei curiosa para ler!
    Trata de um tema bem tenso e quero saber como a autora o desenvolveu.

    ResponderExcluir
  3. Realmente fiquei pasma! Não sei se leria esse livro por agora, creio que precisa estar com um bom ânimo e alegre o bastante para enfrentar uma história de tanto abuso. Se só a resenha me deixou pasma, o livro então...

    ResponderExcluir
  4. Lilica!
    Lendo a sinopse, achei que seria apenas mais um chick list mas sem a comédia e não me interessei muito, entretanto, ao ler a resenha, percebi que o livro aborda um tema mais complexo e gostaria de apreciar a leitura.
    Boa semaninha!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha e incentivou a leitura com certeza ,pelo visto o livro é bem emocionante e de uma época bem diferente de hoje , o que já chama a atenção, o relato de uma menina de 15 anos com uma vida sofrida. Vou ler com certeza . beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa Lizi, fiquei me achando estranha ao ler a resenha, a história é bela e parece prender bem o leitor, mas estou brava com os personagens e espero me sentir livre como a Mary e você se sentiram.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  7. Uma história intensa e emocionante. Realmente naquela época não era nada fácil ser uma mulher. É triste você constatar isso e viver o que a personagem passou. A história é de chamar bastante atenção e de nos deixar revoltadas e tristes com a atitude e abusos do próprio pai perante as filhas. Adorei conhecer a história e vou ver se leio ele também. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi lilica!!!
    Eu já havia lido uma resenha sobre esse livro, pois eu já o tinha visto e me interessado.
    Eu realmente gostei da historia, pois ser mulher em algumas épocas não era nada fácil, como a historia dela mostra.
    A historia dela mexe bastante, a mim mexeu bastante, e me faz refletir.
    Obrigado pela resenha lilica, nota 10.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Bertrand é muito diva *---* O livros dele sãomeu xodó. A unica parceria que consegui esse ano, mas super feliz pela oportunidade. E doido por esse livro, só que não li ainda PDM, pra fazer o pedido dele. Mas ta na lista :3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Lilica ;D
    Nossa, quando vi a capa já me apaixonei, não tinha visto esse livro ainda, e o titulo também me chamou a atenção.
    Eu adorei a história e resenha também :*

    ResponderExcluir
  11. Uau, Lizi... que resenha cativante e comovente.
    Tão gostoso quando pegamos um livro e devoramos dessa forma e entramos no livro e conseguimos sentir tudo o que a personagem sente. Isso é gratificante demais. Gostei muito

    ResponderExcluir
  12. Lilica do céu, como assim o pastor estupra ela? Fiquei chocada :o Eu ja tinha vontade de ler esse livro mas agora tenho mais ainda, eu PRECISO saber o que aconteceu com a Mary, se ela se libertou, se ficou bem no final!

    ResponderExcluir
  13. Ja ser percebe-se que a Mary é uma personagem incrível, forte, destemida e que tem um lingua do cão hahaha . Narrativa bem diferente e bem simples e interessante achei bem bacana o livro !

    ResponderExcluir
  14. Ola!!
    A capa já é linda,a sinopse também e com a sua resenha eu fiquei apaixonada por esse livro,o fato dele ser um drama/romance ajudou bastante também!

    ResponderExcluir
  15. UAUUUUUUUUUUUUUUUUUU!
    Livro adicionado no skoob com sucesso!
    Meuu, que vontade de matar esse homem!!!
    To revoltada só na resenha, imagina quando eu ler!
    Ainnnn, preciso desse livro!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  16. Oi! Já tinha visto esse livro, o título e a capa me chamou atenção. Agora olhando a sinopse parece ser bastante interessante, ainda mais por se desenrolar em outro século. Gostaria de lê-lo para saber o que ela cometeu e se realmente tem justificativa.

    ResponderExcluir
  17. Oi Lizie, desta vez não me interessei pelo livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  18. OOOOOOOOOOOOOOOI, LILICAAAAAAA <3 Tuuuuuudo bem, anjinhooooo? Aaaaaah, eu não me interessei por esse livro desde que uma amiga o resenhou dizendo que as letras eram todas minúsculas, fico confusa com isso :3 Mas a história, pelo menos, é muuuuuito legal! <3 Hum, eu desconfio muito de pastores o.O Hahhahaa, achei trágico a mulher dele morrer, porque tipo... Ela se tornou uma segunda mãe para a Mary, hahaha! =3 Booom, adooooorei sua resenha! <3 A capa é linda, né? *-*

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOS <3

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  19. Oi Lizi! Sabe, eu gosto muito de livros com realidades históricas e dramas que realmente nos envolvem. Eu não sabia exatamente sobre o que "A Cor do Leite" se tratava, mas depois da sua resenha fiquei bem mais interessada. Acho que consigo deduzir o desfecho.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi