22 setembro, 2012

Resenha - A Bailarina Fantasma

Título: A Bailarina Fantasma
Autora: Socorro Acioli
Editora: Biruta
Páginas: 182
Ano: 2011
Gênero: Sobrenatural/Literatura Nacional

Sinopse: O Theatro José de Alencar estava prestes a passar por uma grande reforma. Marcelo, um arquiteto especialista em construções antigas, foi contratado para coordenar a obra. Sua missão era fazer com que a casa de espetáculos ficasse exatamente como era no dia da inauguração. Marcelo era viúvo e tinha uma filha, Anabela, que logo no primeiro dia de reforma viveu um encontro assustador com o fantasma de uma jovem bailarina que aparecia no teatro há muitos anos. Mesmo contra sua vontade, Anabela embarcou em uma viagem pelo passado daquele lugar e envolveu-se completamente em uma história de amor, medo e muito mistério, conduzida pelo hálito gelado e a presença diáfana da bailarina fantasma, que só poderia ir embora quando resolvesse, com a ajuda de Anabela, algo muito importante que mudaria a vida de várias pessoas.
Anabela é uma jovem que mora com seu pai. Marcelo é arquiteto e está responsável pela restauração do teatro da cidade. A mãe de Anabela morreu quando ela era muito nova.
No fundo, as pequenas mortes da natureza eram para Anabela uma esperança de fazer contato com sua mãe, especialmente quando ela via um miosótis – a flor preferida de Melinda – começando a amarelar suas pétalas, dando sinal de que era hora de partir.
A notícia muito boa é que eu consegui o emprego do teatro. Não é fantástico? A ótima é que você vai comigo pra lá todas as tardes. Não é incrível? E a fantástica é que hoje vamos a um balé no teatro! É ou não é uma notícia boa?
Depois Marcelo explicou com calma: para marcar o início da reforma, haveria uma apresentação de Giselle, um lindo espetáculo conhecido no mundo todo.
Durante um espetáculo de balé no teatro, Anabela percebeu que havia uma bailarina diferente junto das outras.
Giselle era um balé lindo, romântico e trágico. Por isso tudo elas estavam adorando. Pelo libreto era possível seguir a história e sofrer junto com Giselle e seu amor perdido. Anabela e Luciana já estavam comovidíssimas mesmo antes de começar.
Assustada, Anabela olhou para o pai, para Luciana e para os demais espectadores, porém todos continuavam olhando para o palco, para a frente. Na plateia, ninguém parecia olhar para a bailarina que voava. Todos seguiam concentrados na dança das Willis.
O que essa bailarina estaria fazendo ali no teatro?
Anabela conta a sua amiga sobre o que aconteceu no teatro e ela decide investigar o que realmente Anabela viu.
Amenina criou coragem e contou tudo sobre a bailarina azul, as perguntas, os modos dela, os passos, tudo. E estava aliviada por falar com alguém, depois de passar a noite sonhando com aquela moça diáfana e gelada. Luciana ouviu até o fim. Incrédula, mas ouviu.
Enquanto Anabela abria a porta de casa, Luciana recebeu o envelope e perguntou curiosíssima se poderia abrir. – Claro! – disse Anabela, entrando em casa sem notar que Luciana ficara lá fora, sentada no banquinho, com uma das fotos na mão, completamente pálida. No canto direito, ao lado de Anabela, aparecia uma leve e translúcida bailarina azul, uma inacreditável bailarina azul flutuando no ar.
Talvez eu só tenha, até agora, umas vinte ou vinte e duas certeza na vida, mas uma delas é de que eu quero ser jornalista. Mais que isso, eu quero ser a Lois Lane, namorada do Clark Kent. Quero ser daquele jeito, completamente repórter. Dá cabeça aos pés. Por isso decidi investigar o caso da bailarina. Investigar não, apurar. É assim que os jornalistas dizem. Era a hora de começar minha vida profissional.
Em meio a objetos antigos encontrados no teatro, uma caixa é entregue a Anabela e dentro tem algo que a faz mergulhar em uma viagem no passado.
A mão branca e fria daquela moça do outro mundo apontou para a parte de baixo do baú, onde havia um fundo falso que escondia a chave dele. Não foi por acaso, não ela sabia exatamente onde a chave estava.
Clara aprendeu a andar no chão do teatro, sempre se apoiando nas grades escocesas produzidas pelo avô e trazidas pelo pai de um pedaço tão longe do mundo. Aquele lugar era seu pequeno paraíso, seu castelo, seu lar.
A música terminou e Clara, tranquila como um anjo, simplesmente agradeceu, sem a menor noção do arrebatamento que acabara de causar no coração de todos. Ela só queria dançar.
Ela consegue visualizar toda a construção do teatro e a história de cada pessoa que passou por ali e assim descobre o porquê daquela bailarina permanecer no local.
Até que ponto um filho tem que aturar o egoísmo de um pai, que o afasta de sua amada.
Mas Antônio não estava ali naquela noite. Quem estava no camarim era Clara e a pequena Clarice. A cortina de fumaça, densa e negra não permitiu que ela respirasse, impedindo que conseguisse se salvar.
Clara, a bela bailarina precisa de ajuda, ela tenta pedir ajuda há muito tempo, mas ninguém responde e Anabela é a jovem que finalmente irá lhe ajudar.
–Anabela, você é a primeira pessoa viva que me escuta, que não foge mais de mim. Eu tentei muito, com muitas pessoas, mas só consegui assustar. Todas as minhas esperanças agora estão em suas mãos, Anabela. Eu preciso muito da sua ajuda.
O teatro foi reinaugurado e Anabela estava lá, pois ela ajudou muito seu pai, contando a ele detalhes sobre a construção do teatro.
– Depois de tanto trabalho, esforço, dedicação, cansaço e empenho, a única coisa que posso fazer hoje é dizer obrigado a cada uma das pessoas que colaboraram com a reforma desta casa. Para não correr o risco de esquecer ninguém, eu fiz uma lista.
Então o dia de se despedir de sua nova amiga, Clara, chegou.
Até aquele dia, Anabela acreditava que os mortos não voltam jamais. Mas agora ela sabe: eles voltam.
O livro envolve cenas de suspense, mistério e um terror muito leve, é impossível não se envolver por essa linda história que traz amor, morte e a restauração de um local histórico.
Adorei as imagens do teatro que enriqueceram muito a leitura, sem contar os cuidados com a arte nas trocas de Atos e Capítulos.

Participem do sorteio do livro aqui e Boa Sorte!!!

33 comentários

  1. Olá, Lilica!
    Fascinante essa história...a dança, o mistério que envolve as personagens. Não há como não se apaixonar e se envolver. Parabéns a autora Socorro Acioli. Um abraço.
    Margleice
    http://margpepelite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Cheia de trechos *-*
    Eu já estou desejando esse livro tem um tempinho.
    Achei a história bem interessante e eu sempre tive uma paixão por balé.
    Então, fiquei com muita vontade de ler rs
    Beijinhos,http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei, fiquei super curiosa para ler o livro

    ResponderExcluir
  4. Que livro encantador, apesar de ser um pouco infantil. Mas, a resenha ficou muito boa, com os trechos do livro =D

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha e a história parece ter o tom certo de mistério, que prende o leitor.
    Se não ganhar na promoção, vou comprar com certeza!

    ResponderExcluir
  6. Adorei!! Ficou muito legal!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha e realmente fiquei enciosa para ler o livro, a um tempo já havia marcado ele no skoob, e quase nunca acho para comprar! Sua resenha me deixou ainda mais curiosa! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei o "mistério, suspense e um terror leve''

    Parece ser aquele tipo de livro quea gente não sossega enquanto não terminar e se arrepende depois! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Adoro suspense! É a primeira resenha que leio sobre esse livro, mas já me conquistou, quero ler o quanto antes!!

    ResponderExcluir
  10. Resenha muito interessante, destacando os pontos importantes do livro, despertando a curiosidade dos leitores.

    ResponderExcluir
  11. Deve ser um livro fantástico, adoro histórias com mistério, não vejo a hora de ler e conferir. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu queroooo esse livro... Adorei sua resenha.. puxa deve ter dado trabalho pegar todos esses trechos.. o spoiler.. oakoaks mas vale a pena mesmo assim... vou participar da promo viu.. beijos


    Me visita?Guilherme Kunz http://tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu já havia visto uma resenha deste livro e fiquei curiosa para ler.
    Sua resenha ficou muito boa, adoro quando postam trechos do livro, fiquei ainda mais curiosa haha.
    http://ceuliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro ainda, e pelo visto é uma boa opção de leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Olá Alessandra
    Que bom que gostou, realmente o livro prende a gente, li ele em uma tarde.
    Beijão

    ResponderExcluir
  16. Olá Alice.
    Que bom que gostou é sempre bom quando recebemos comentários positivos.
    Beijão

    ResponderExcluir
  17. Olá Janaina
    Não acredito que tu mora perto...corre lá para conhecer. Eu adoraria poder conhecer o teatro não o fantasma kkk.
    Beijão

    ResponderExcluir
  18. Adorei sua resenha! Ficou muito boa com trechos dos livros!


    Esse livro parece ser bem interessante!


    Faz eu ganhar na promo kkkkk (brincadeira)


    Bjooos

    ResponderExcluir
  19. Olá patty!
    Obrigada pela visita.
    Sim o livro tem várias gravuras do Teatro José de Alencar. Eu li ele em uma tarde.
    Beijão

    ResponderExcluir
  20. Já é a segunda resenha que leio deste livro. Eu gostei muito da estória e também da sua resenha. Então o livro tem algumas imagens do teatro? Isto é interessante! Tem poucas páginas, a leitura deve ser bem rapidinha! Onde se passa a estória? Bom, o que eu não gostei muito foi da capa!
    @pacupe

    ResponderExcluir
  21. O livro já me chamou bastante a atenção pelo nome, e, lendo a resenha não tem como não sentir uma vontade enorme de sentar à sombra com ele e se perder nesta história fantástica!
    Uma história com mistério e suspense, meu tipo de leitura favorito!
    Gostei muito do blog, seguindo flor!
    Beijos.


    Strange World

    ResponderExcluir
  22. Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca soube do que a história se tratava. Gostei bastante dela. Mistérios e suspense me prendem muito a uma obra. E só em colocar um Teatro como ambiente pra narrar a história, já me ganhou!!!!


    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Ja tinha ficado curiosa por esse livro por causa do titulo e ao ler a resenha fiquei ainda mais.
    O livro parece ter de tudo um pouco que prende o leitor do começo ao fim.
    Parabens pela resenha!


    BjokasFlavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  24. Oi, Lilica!
    Me interessei bastante por este livro pois o teatro José de Alencar fica bem perto de onde eu moro, embora nunca tenha acontecido de eu poder visitar e conhecê-lo. Há algum tempo, realmente ouvi alguns comentários de que o teatro era mal assombrado. #medo Parece coisa d'O fantasma da ópera ><


    E, OMG, um toque leve de terror... sou muito medrosa, mas mesmo assim, quero muito ter a oportunidade de ler A bailarina fantasma!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. nossa a citaçao do livro na pagina 177 foi perfeita *0 a resenha já é boa, ai me deu mais vontade de ler viu.

    ResponderExcluir
  26. Linda essa capa. Já me apaixonei por ela...
    Gostei muito da sua resenha. Desperto o meu interesse por esse livro...


    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  27. Leria esse livro só pelo titulo que é lindo, mas me encantei por ele ao ler a resenha. Adoro livros com suspense e mistérios.

    ResponderExcluir
  28. Fiquei muito curiosa em ler!!

    ResponderExcluir
  29. Pelo que percebi tem todos os elementos necessários para uma boa leitura. Uma leitura que prende mesmo.
    Suspense e mistério são duas coisas que não deixam que eu largue o livro!!

    Adorei os quotes!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  30. Parece ser uma história sensível e bem escrita, com um toque de sobrenatural, o que eu adoro. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  31. Muito bem escrita a resenha, ainda não li o livro, mas é uma
    historia que me encanta. Sem contar que o livro é lindo.
    A Diagramação tá show..

    ResponderExcluir
  32. A resenha ficou muito boa. O livro parece ser bem interessante. Esse tema me fascina: Ver espíritos.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi