19 novembro, 2015

Resenha - A busca por Merlin

Título: A busca por Merlin - Série Magimakia #1
Autor: Rafael Lovato
Editora: Chiado
Páginas: 250
Ano: 2015
Gênero: Fantasia/Aventura/Jovem adulto

Sinopse: “A busca por Merlin” é o primeiro livro da série de fantasia juvenil “Magimakía”, palavra goblin que significa “A grande batalha dos magos e bruxas”.
Nele, você acompanhará a jornada narrada por Oliver, garoto franzino de 15 anos que há pouco tempo atrás não sabia coisa alguma sobre magia, sofria bullying na escola e a menina pela qual era apaixonado, sequer sabia de sua existência.
Porém, tudo muda quando um goblin nanico, acompanhado de seu troll de companhia com costas bombadas, sequestra Oliver.
Sua única esperança de salvar o mundo e sua própria pele, além de poder voltar para casa, é descobrir o paradeiro do poderoso mago Merlin, desaparecido há mais de quinhentos anos!
Oliver precisará de toda ajuda possível. Sua esperança são as bruxinhas Avery e Violet que, diferente dele, sabem muito bem o que fazem quando o assunto é caldeirão, poções e bruxaria.
Teleporte-se a bordo desta fantástica aventura! Assim, você descobrirá o que de incrível e ao mesmo tempo trágico acontecerá ao jovem Oliver, e que afetará todos os magos e bruxas do universo!
Prepare-se para ser teletransportado para um mundo de fantasia e magia muito bem escrito e detalhado. 

Merlin fez um acordo com Elysium, Daemonion e Angelicorum, ele teria que lançar uma magia sobre a Terra, abrandar a magia dos magos e hibernar por 50 anos e com isso os magos não participariam dos confrontos mágicos. Mas Merlin foi traído e sua tumba foi selada e já faz 500 anos que ele está desaparecido. Sem a presença de Merlin, a magia na Terra está adormecida, muitos magos foram raptados e estavam sendo usados para abrir portais mágicos até suas forças serem totalmente consumidas. Somente um descendente de Merlin poderá encontrá-lo e libertá-lo.

A história já de início me conquistou por causa dos personagens, goblins, elfos, demônios, anjos, bruxas e magos, durante a leitura eu conseguia montar as imagens em minha mente e para mim o livro lembra bastante jogos RPG que eu amoooo, principalmente o game Diablo que tem vários desses personagens, isso fez com que a leitura me envolvesse ainda mais.

Os livros sobre a Magimakia estão sendo traduzidos para que todos conheçam a sua história e é conforme a tradução vai ocorrendo que vamos conhecendo os personagens.

Oliver é um garoto de 15 anos que leva uma vida um tanto normal, sua maior preocupação é com os estudos, mas ele começa a perceber que algo estranho está acontecendo. Ele não imagina que é descendente de um mago muito poderoso. Oliver é filho de James e Emily, James é descendente de Merlin e foi morto quando estava tentando encontrar o mausoléu de Merlin, nessa época Emily estava gravida e precisou se esconder para não descobrirem que um novo descendente de Merlin estava a caminho.

Durante a noite Oliver acorda com uma estranha luz verde em seu quarto e percebe que tem dois seres bem grandes ali e um deles o coloca no ombro, ele imagina que aquilo é tudo um sonho, um tempo depois ele acorda e está em lugar que acredita ser uma igreja, junto com ele havia outros seres, goblins e trolls, mas ele não imaginava que algo mais maligno pudesse aparecer. Oliver sempre gostou de jogos de RPG e quando se vê frente a frente com goblins, trolls, demônios, anjos, súcubos ele fica fascinado.

Oliver conhece Ben, ele era amigo de seu pai e ele explica para Oliver que a cada 100 anos os elfos promovem um duelo e o vencedor poderia explorar uma dimensão e que a dimensão oferecida como premio dessa vez é a Terra e assim eles precisam encontrar onde Merlin está para libertá-lo. Ben falou sobre as diversas dimensões e que para eles viajarem por elas é somente através de portais mágicos. Oliver não poderá voltar para casa até encontrar Merlin e salvar todos que estão em perigo.


O autor apresenta os personagens de uma maneira que eu consegui me sentir ao lado deles participando da aventura, as bruxas Avery e Violet são responsáveis pelo toque engraçado na história, impossível não dar boas risadas com elas, o goblin Ruarc é o que mais chamou a minha atenção e o demônio Batsaum-Rasha é de causar arrepios. A trama em si é bastante sombria, mas o autor conseguiu colocar os fatos de uma maneira que a história se tornou fluida, leve, divertida e envolvente que faz o leitor participar das descobertas juntamente com os personagens.

Livro mais do que recomendado para os amantes de fantasia. Os leitores que gostam de tramas ao estilo Senhor dos Anéis e games de RPG irão se identificar com esse livro.


6 comentários

  1. Gostei, bem fantástico, gosto desse gênero. Não conhecia a saga, achei o post super útil! ♥
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Fantasia é meu gênero preferido desde a infância e percebo que isso não vai mudar um dia , então sempre estou pronta pra me aventurar em uma boa fantasia. Lendo sua resenha não tem como não sentir o que Oliver sentiu acordando no meio daqueles series que ele tanto gosta os jogos, aff eu ficaria fascinada assim como ele. Só de ler a resenha já estou aqui criando um mundo em minha mente essa leitura vai ser muito envolvente pra mim já to vendo... precisooo!!
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
  3. Lizi!
    O livro parece fabuloso.
    Tem todos elementos que gosto em um livro de fantasia e mistura vários seres fantásticos, o que dá mais dinamicidade ao livro.
    Gostaria mesmo de me teletransportar para dentro dessa aventura fantasiosa.
    “Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.”(Oscar Wilde)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia ainda, e é ótimo quando nos vemos envolvidos no enredo, a leitura fica ainda mais prazerosa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Lizi, "Magimakia" em arrebatou desde o inicio, sou fascinada por tudo que envolva Merlin, e este não seria diferente. Não conheceço RPG e muito menos El Diablo, ate prefiro. Alem de ter Merlin envolvido, o fato ter um adolescente de 15 asnos que vai parar em um mundo que ele "conhece" através do vídeo game, é bem interessante, acredito que ele vai levar essa jornada no começo do mesmo jeito que ele joga e por fim, percebera que a vida não é um jogo (pelo menos isso é o que eu acho), é bem interessante, porque se for assim e o personaem amadurecer, deixara a historia mais prazerosa.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar dessa série. Achei essa capa tão fraquinha, se tivesse visto numa livraria não teria nenhum pouco me chamado a atenção.

    Achei a premissa bem legal, me atraiu bastante. Gosto desse tipo de livro, li senhor dos anéis, esse universo realmente me atrai. Merlim me lembra minha infância, o mago do bem.

    Gostei muito de saber que além de uma fantasia bem construída, uma boa narrativa, uma ótima aventura ainda encontramos pitadas de humor, a leitura deve fluir muito bem!

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi