17 abril, 2015

Resenha - A Formatura

Título: A Formatura - Trilogia O Teste #3
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 320
Ano: 2014
Gênero: Distopia

Sinopse: O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas.
Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso.
Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos.


Prepare-se para momentos de muita tensão, angustia, revelações de arrepiar e muita adrenalina nos capítulos finais. 

Eu não sei nem o que escrever sobre esse livro. Quem leu os dois primeiros livros se prepare, pois esse terceiro faz o leitor sofrer.

Tudo que Malencia Vale queria era ser escolhida para passar pelo Teste, seu desejo foi atendido, depois de sofrer com a crueldade das provas do Teste, o que ela mais quer agora e poder ir para a universidade e se tornar uma líder, mas o seu principal objetivo é dar um fim ao Teste. Em A Formatura vamos ver Cia tomar decisões muito importantes que irão mudar o futuro. Ela precisa saber em quem confiar, sabe que muitos estão sendo desleais aos seus objetivos e é nesse livro que vamos ver ela ir contra uma de suas crenças que é jamais matar alguém, mas agora ela precisa mais do que nunca se defender.

Podemos ver uma Cia mais madura e que não vai deixar seus princípios de lado, mas vai fazer tudo o que for preciso para proteger as pessoas que ama e principalmente dar um fim ao Teste, que na verdade é foco central do livro.

Cia recebe uma missão, matar doze pessoas envolvidas no desenvolvimento do Teste, ela pensa em como a guerra começou e nas pessoas que sobreviveram e como foi feita a revitalização. Ela não acha certo matar uma pessoa quem diria doze, mas ao mesmo tempo ela sabe que só assim a crueldade do teste seria extinta. Agora uma decisão precisa ser tomada e ela precisa decidir se aceita ou não a tarefa que lhe foi dada e mais uma vez ela vai ignorar o conselho dado por seu pai para não confiar em ninguém.
Cia precisa de ajuda, precisa de pessoas que possa confiar, mas como saber se essas pessoas ficarão ao seu lado? Ela confia em Tomas, e eles resolvem que terão de testar a lealdade de Raffe e Ian para poderem então confiar neles. Um aliado inesperado vai fazer parte dessa missão, Will que tentou matar Cia e Tomas durante o teste demonstra que está pronto para ajudar e irá provar a sua lealdade. Depois de conseguir alguns aliados a sua causa ela está certa de que precisa cumprir sua tarefa.
Cia entende que o futuro depende dela, que chegou a hora dela se tornar uma líder.

A autora conseguiu dar um final alucinante a essa trilogia. Já no primeiro livro fiquei apaixonada pela trama que ela criou e é impossível deixar de ler e se emocionar com a trajetória de Cia Vale. A autora descreve certos locais e cenas de uma maneira que faz o leitor presenciar literalmente a cena. Com uma narrativa envolvente que me fez sofrer do início ao fim, a leitura fluiu de modo rápido, pois eu queria chegar ao final logo.

A capa do livro é perfeita e o símbolo tem tudo a ver com a trama e com uma diagramação simples, mas que remete ao clima da história.

Essa é a primeira distopia que leio até o desfecho e só posso dizer que ela está na minha lista de favoritos, foi a Trilogia O Teste que abriu as portas desse gênero literário para mim e posso dizer que estou amando poder conhecer outras distopias.
Espero realmente poder conferir essa trilogia nas telas do cinema.


14 comentários

  1. Oi, confesso que foi graças a você que tive vontade de começar essa leitura, porém ainda não tive essa oportunidade. Como eu não quero acabar perdendo nenhuma emoção ou parte importante da história eu não li por completo, porque estou super ansiosa para ler e conferir isso tudo. E estou extremamente curiosa e ansiosa por ter se tornado uma de suas favoritas, e espero também que se torne filme, vamos torcer!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. mais uma distopia/trilogia, mas os elogios foi tão grande que provavelmente eu vou acabar lendo.
    e admito que eu estava quase desistindo de ler essa distopias, mas com os seus elogios eu vou acabar lendo (ao contrário de vc eu já tinha lido várias, e pior uma atrás da outra ai vc começa a achar as coisas muito parecida)
    mas a Cia parece ser uma personagem bem cativante! espero gostar tanto do livro e voltar a gostar do gênero

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Como a resenha contém spoiler preferi não ler toda, pois a série é minha próxima leitura.

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou louca para ler essa trilogia, quero ler esse mes, pelo menos o primeiro livro, o teste, pois comprei a trilogia e ainda não consegui ler nenhum deles!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Liziane, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha, e nossa, que decisão difícil a da Cia, matar doze pessoas? ou deixar o teste continuar? Enfim, como amante que sou do gênero distopia, com certeza eu preciso ler esse. Adorei saber que o final é digno para a trilogia e que é bastante alucinante, também gostei de saber que a personagem amadureceu desde o primeiro livro. Aah, essa sensação de não saber em quem pode confiar.

    Acho as capas da trilogia muito bonitas e sempre fico curiosa com os símbolos e o que significam. Adorei o desenho da Cia.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Como ainda não li a série e você avisou que pode conter spoilers, li apenas os últimos parágrafos. Distopia nunca foi o meu gênero favorito, mas essa trilogia está chamando minha atenção, ainda mais porque muita gente fala bem dela. Bom saber que você gostou. Quero ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. uma trilogia que amo e que estou amando ler a resenha com certeza tenho que comprar o meu volume .. ^~

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive a oportunidade de ler esses livros, mas achei a trama interessante e pretendo fazer isso assim que possível, por isso preferi não ler a resenha (para evitar spoilers), mas fiquei curiosa: esse desenho foi você quem fez? Adorei <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kemmy! Eu tirei esse desenho de um site que tem muitas imagens de personagens. Quem dera eu soubesse desenhar assim rsrsrs.
      Bjus!

      Excluir
  10. Eu amo distopias, isso não é novidade. Ainda não li O Teste, mas pretendo ler o mais rápido possível. E ainda bem tem um final satisfatório, a última distopia que li (Maze Runner) me decepcionou bem no finalzinho :/
    E esse desenho? que amor!

    ResponderExcluir
  11. Acredita que eu ainda não tive como começar a ler essa trilogia? Como eu estou com muitas em aberto e pouco tempo disponível, tenho evitado começar outras séries, infelizmente.
    Mas adorei a resenha, ainda vou ler a trilogia

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li a trilogia, mas é uma distopia que quero muito ler. Qeu bom que o livro teve um final mais digno, algumas trilogias tem deixado a desejar ultimamente :/
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  13. A Cia ê minha personagem favorita entre as Distopias,sua personalidade,seus ideais tudo faz com que ela se torne queridinha.Como ainda só li o primeiro livro estou empolgada com as várias reviravoltas que ainda vão acontecer e agora já sei que não vou me decpcionar com o final da trilogia.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi