05 março, 2015

Resenha - Caixa de Pássaros

Título: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Ano: 2015
Gênero: Suspense psicológico/Terror

Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.


Angustiante, sufocante. Se ouvir algo tente imagina o que é, mas acima de tudo Não Abra os Olhos.


Vi falar desse livro em um programa de TV aqui do RS e logo desejei muito ler, histórias de suspense/horror me agradam e esse parecia ser algo diferente de tudo que já tinha lido. A oportunidade de ler se deu por eu ter ganhado o e-book e claro passei ele na frente dos outros da fila. E aí que vem digamos certa decepção, eu esperava mais e ele não superou as expectativas.

A história começa com Malorie e duas crianças chamadas Garoto e Menina em uma casa, ela começa a descrever como é a casa, as paredes estão manchadas de sangue, do lado de fora tem um microfone e os amplificadores ficam dentro da casa para alertar sobre qualquer barulho, é no decorrer da história que vamos saber como isso tudo começou. As crianças quando saem são vendadas, elas nunca viram como é o mundo fora da casa e Malorie há quatro anos sai sempre vendada também. Como a visão não é mais utilizada outros sentidos se aprimoram principalmente a audição. Malorie se sente triste e muitas vezes culpada pelos filhos não poderem ver a cor do céu, das folhas, ela fica imaginando o que eles sentem por trás das vendas, tudo que ela queria é que os filhos fossem livres.

Quatro anos antes quando tudo começou, Malorie e sua irmã Shannon foram morar juntas e Malorie está grávida. Shannon chama a atenção da irmã para certos acontecimentos, pessoas estão enlouquecendo e matando as pessoas que estão próximas a ela e depois se matam e tudo indica que isso acontece quando elas enxergam alguma coisa. Shannon fica intrigada com os acontecimentos e Malorie continua completamente alheia a tudo. Mas elas começam a perceber que as pessoas andam na rua de olhos fechados e as casas estão com as janelas cobertas e quando Malorie acha um classificado no jornal que indica um local seguro ela começa a ficar com medo. 
As pessoas foram aconselhadas a trancar as portas, tapar as janelas e, acima de tudo, a não olhar para fora.
A mídia sempre trás noticias sobre mais acontecimentos e agora estão chamando de “O problema”, Malorie é convencida de que realmente há algo lá fora de uma maneira dolorosa, agora ela está sozinha, grávida e com medo, precisa de um lugar seguro e resolve ir para a casa do anuncio do jornal. Lá ela fica com outras pessoas que já perderam familiares, ali ela se sente segura e amparada, mas eles vão passar por muitas coisas juntos e ela sempre se mostra forte.

Depois de ficar quatro anos ali naquela casa e ser uma sobrevivente ela precisa procurar outro lugar seguro que possa estar com outras pessoas, então ela resolve tomar coragem e pegar o barco junto com as crianças e ir até um lugar onde dizem ser seguro e ter infraestrutura melhor, é durante essa viagem que toda história é narrada e é aí que vamos relacionar o título do livro com a história.

Esse é o primeiro romance do autor, que não tem nada de romance a história é angustiante e sufocante, e tá mais para um suspense psicológico, em vários momentos eu me imaginava naquela situação e não sei se teria a força que Malorie teve. É angustiante quando uma tarefa simples de ir até o poço e pegar água se torna algo assustador e o que é mais torturante é que tem que fazer tudo com os olhos vendados e tentar aguçar ao máximo a audição. Muitas pessoas por desespero se cegaram com facas, garfos e outros objetos, para não correr o risco de enlouquecer e colocar uma comunidade inteira em risco.

Em alguns momentos o livro me fez lembrar o filme Fim dos Tempos.
Por ser um livro de horror ele não superou a minha expectativa foram poucas as vezes que senti aquele frio na barriga, mas o que mais senti foi o clima de angustia e tensão em várias passagens do livro. A personagem central (Malorie) demonstra uma força e coragem para poder manter os filhos seguros, ela faz qualquer coisa por eles, muitas vezes dá para notar que ela está cansada de viver assim, mas quando pensa que as crianças tem muito que viver ainda, ela segue em frente.

Eu acredito que é um livro que vai agradar muitos leitores, mas muitos vão esperar mais da narrativa, então indico com essa ressalva: "Não vá com muita sede ao pote como eu fui, pois você pode se decepcionar."


22 comentários

  1. :(

    Obrigada pelo aviso. Você sabe que eu estava toda foguetera pra ler.

    Vou esperar mais uns dias, esperar a ansiedade passar e depois eu leio.

    Amei a resenha!!

    Lelê

    ResponderExcluir
  2. Que historia incrível, não vejo a hora de ler.

    Adoro livros de terror e suspense, melhor ainda se mistura com drama.

    Amei a resenha, me deixou mais curiosa pra ler.

    Quero saber como começou o surto, como é viver no escuro.

    ResponderExcluir
  3. Terminei esse livro semana passada e adorei. Em momento algum esperei um terror de gelar os ossos ou situações assustadoras. Sempre achei que se tratasse mais se uma tensão e suspense psicológico, já que além do suspense de não saber exatamente o que está obrigando a todo mundo ficar em casa, há a curiosidade para descobrir. Fiquei esperando que os "seres" fossem descritos, mas isso não ter acontecido não me frustrou. Eu recomendo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, ganhei esse livro e estou ansioso para lê-lo, as resenhas desse livro se diferem, uns gostam e outros nem tanto. A capa do livro é linda e a diagramação impecável, foi bom saber o que você achou do livro

    Gostei da sua resenha.

    Beijos.

    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Menina na primeira resenha que li sobre esse livro tambem lembrei do filme Fim dos Tempos, e quando eles ficam presos na casinha daquela sinhoria achei meio angustiante, e é angustia o sentimento que me transmite quando leio algo sobre esse livro. Eu so imagino o quanto o livro é bom, e como voce disse ta mais para um suspense psicologico.

    ResponderExcluir
  6. quando eu vi a nota eu achei estranho, as outras resenhas que eu vi foram tão favoraveis, mas eu acho que sua última frase resume muito o que pode ter acontecido, as pessoas falam tanto que você vai com muita espectativas e acaba se frustando... agora as categorias que você o colocou bate com as dos primeiros comentários que eu li thriller, suspense e teror...
    confeso que ainda estou curiosa sobre o livro, mas eu agora vou com mais calma (sem elevar muito as espectativas)

    ResponderExcluir
  7. Eu fico feliz de saber que não é um livro virado para o terror, porque sou medrosa. Então acredito que sera uma ótima leitura, é uma pena que não tenha te agradado totalmente. Parabéns pela resenha
    Beijos,
    www.miiheomundoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Poxa, eu ainda não li Caixa de Pássaros, mas tive uma impressão diferente ao ler a sinopse e outras resenhas. Acho que no caso desse livro, o que se tem a fazer é ler sem muitas expectativas, então...

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que você avisou, pois eu estava mesmo com grandes expectativas em relação a este livro.
    Bjs, Rose. - Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  10. Como eu já disse em outro comentário, não é o meu tipo preferido de leitura, principalmente pela parte angustiante. Acho que eu largaria ele quando não aguentasse mais toda essa angustia e sofrimento com certeza não lerei :-\

    ResponderExcluir
  11. Esse livro não é o meu tipo de leitura, dou a oportunidade apenas para alguns que provam ser incríveis e me despertam a curiosidade, apesar da sinopse o livro não conseguiu me conquistar e vendo o seu comentário falando que ele podia ser mais e não foi me fez não querer ele. Bom, quem sabe algum dia eu não pegue e leia, certo? Mais definitivamente não é minha prioridade, obrigada pelo aviso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Anotada a dica!
    Se ler vou ir bem tranquila sem esperar muito.
    Gosto do clima que o livro parece ter, mas não sei se me apaixonaria por ele.

    ResponderExcluir
  13. P.S.: Você é de que parte do RS? Também sou daqui, rsrs.

    ResponderExcluir
  14. Eu não espero por muito terror e um livro pq tenho mente fértil e sou medrosa pra caramba, mas espero, sim, angustia. Quero sofrer, mas não quero morrer de medo.
    Esse livro vem sendo bem comentado e até agora gostei do que li.

    ResponderExcluir
  15. Olá Lilica!
    Esse é um dos livros que eu estou morrendo de vontade de ler. A editora fez uma boa propaganda dele, e ele já está na lista de desejados.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Lilica, tudo bem? Nossa, estou louca para ler esse livro, e essa é a primeira resenha que leio sobre ele... mesmo não tendo sido exatamente positiva, ainda quero muito ler. Adoro Thriller de Suspense e Psicológico e esse livro parece a todo momento nos dar aquela sensação de angustia, e eu gosto muito disso. A Malorie parece ser uma personagem extremamente forte, viver nessa sociedade deve ser terrível.

    Adorei a resenha! Quando eu for ler vou ter isso em mente para não me decepcionar tanto.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Aaaaahhhhh eu pena que o livro não supriu as suas expectativas, eu estou mega curiosa para ler ele, desde que o vi na turnê Intrínseca, pretendo ler ele, e espero que venha me agradar, ainda não li nada do gênero, gostei saber a sua opinião, isso já serviu para diminuir a minha ansiedade. Me dá um frio na barriga só de pensar em viver com os olhos vendados.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  19. Fiquei curiosa de imediato assim que vi a sinopse no skoob e já está na lista dos que eu quero ler esse ano. Fala sobre a essência do medo, o que é bastante interessante, pois, nem que seja lá no fundo, tomos sentimos medo de algo. Só fiquei com receio de ser aterrorizante demais pois prefiro ler a noite haha Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é muito bom,,, e recomendo, Se você não tem costume de ler livros que te deixam aflitos ou com medo, essa não é uma boa opção para você. Agora se você está acostumado com o gênero e está pronta para deixar o medo entrar no seu quarto ESSE LIVRO É PARA VOCÊ.srsrsrsrsrsr


    ^^no spoilerrsrsrsr...

    a resenha esta maravilhosa... *_________________*

    ResponderExcluir
  21. Li várias resenhas sobre ele e também me lembrei muitoooooo do filme Fim dos tempos (que quase morri de medo assistindo, diga-se de passagem, não podia ver uma árvores chacoalhar com o vento que já saia correndo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)
    Mas mesmo assim tenho muita vontade de lê-lo!!!
    A capa é magnífica!!
    Acho que vale a pena fazer a leitura!
    beijooos,
    Ana

    ResponderExcluir
  22. Já li sobre esse livro em vários blogs e já vi um vídeo de um leitor falando sobre ele, gostei MUITO mesmo da sinopse. Achei o título criativo e relacionado com a história, sucesso na certa.
    Confesso que não sou muito fã de livros que contam histórias de terror, massss... Esse chamou muito minha atenção, espero ler um dia.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi