08 outubro, 2014

Resenha - Prova de fogo

Título: Prova de fogo - Série Maze Runner #2
Autor: James Dashner
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 400
Ano: 2011
Gênero: Distopia/Suspense/Ação

Sinopse: O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos. Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.
Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.
Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.



Essa distopia ganhou meu coração de uma maneira que jamais imaginei gostar de uma distopia, “Prova de Fogo” é ainda melhor que “Correr ou Morrer”, muita ação, tensão, personagens novos, mistério, traição, tempestades devastadoras, Cranks e algumas peças do quebra cabeça são reveladas, mas nenhuma resposta ainda está formulada e muito ainda está por vir. 
A visão de um Crank já é de arrepiar, imagine se deparar com um grupo deles.

Depois de terem sido resgatados, o grupo acredita estar em segurança, mas logo percebem que caíram em mais uma nova armadilha planejada pelo CRUEL. Um menino novo aparece entre eles e Teresa desaparece deixando Thomas muito preocupado. Eles conhecem os cranks que são uma espécie de zumbis, são pessoas que tiveram o cérebro muito afetado pelo fulgor. Muito mistério envolve a preparação dos meninos para o próximo desafio e quem explica o que eles terão que fazer é o Homem - Rato, um homem que está na mesma sala que eles e diz que estão ali para salvar a raça humana e que todos eles estão infectados pelo fulgor e os que chegarem ao local marcado e no tempo certo receberão a cura, mas para isso eles terão que atravessar um deserto e superar mais uma fase do experimento e essa fase será mais difícil e muitos pensam que tudo que eles passaram no labirinto não foi nada perto do que vão enfrentar agora.
- Será que isto aqui é muito diferente do que nos fizeram enfrentar no Labirinto? Lá, a gente ficava preso dentro de paredes, com tudo o que a gente precisava pra sobreviver. Agora, não temos nada nos prendendo, mas nenhum modo de sobreviver, a não ser se formos para onde nos disseram. Não é mesmo uma ironia, ou algo parecido?
A revelação de que o grupo dos meninos não é o único que está passando pelos experimentos é algo que me surpreendeu bastante, o outro grupo é formado somente de meninas e Aris é o único menino que ficou com elas na clareira.
Thomas ainda sofre pela morte de Chuck, e o afastamento de Teresa faz ele se sentir ainda mais só. Thomas vai sofrer bastante durante a travessia no deserto e cada vez mais ele esta tendo sonhos com flashes de sua memória, mas ele não consegue unir todas as peças reveladas para entender o que está acontecendo, ele não entende como pode fazer parte do CRUEL.
Logo no inicio da travessia eles vão perder dois membros da equipe, isso demonstra que o autor ainda pode matar mais alguns personagens.
O aparecimento de Aris e Brenda vai fazer a história ficar ainda mais envolvente e misteriosa e podem esperar algumas traições, não dá para saber em quem realmente confiar. Aris pode se comunicar por telepatia com Thomas e também é um sobrevivente do labirinto. Brenda foi diagnosticada com fulgor e enviada para o deserto, ela é ousada, atirada mesmo, fica toda hora se agarrando em Thomas, embora ele sinta algo bom quando ela faz isso, ele não entende porque ela age assim e ela diz que de onde ela veio o comportamento assim é normal.
O deserto é tipo um local de descarte, todas as pessoas que são diagnosticadas com fulgor são enviadas para esse local, então ali os adolescentes vão encontrar pessoas que não estão tão debilitadas, mas que são capazes de tudo para poder sair dali e outros que são os cranks bem evoluídos, ou seja, completamente enlouquecidos. Eles também enfrentarão uma tempestade impiedosa em que Minho irá sentir na pele a consequência de ser alvejado por uma descarga elétrica. Eles estão praticamente sem comida, sem água e precisam caminhar por horas e acabam decidindo fazer isso durante a noite, pois o sol escaldante do dia faz com que a caminhada se torne muito massacrante.

Quando Thomas e Brenda são separados do grupo, Thomas fica preocupado com os outros e quer voltar, mas ela o faz seguir em frente, Brenda conta para ele como está o mundo lá fora, que muitas pessoas que tem o fulgor utilizam o que chamam de benção, que na verdade é uma droga que ajuda a inibir a doença, a droga tipo que engana o cerebro, mas que somente os ricos têm acesso a ela.
O grupo vai sofrer muito, vai chegar ao local marcado, mas o que terão que enfrentar antes de estar a salvo vai exigir muito deles e será que realmente dessa vez eles estarão em segurança? Ou só estarão sendo preparados para mais uma fase do experimento?
Virei fã do autor e já quero ler todos os livros dele, a escrita é muito envolvente e o mundo que ele criou faz o leitor ficar louco para devorar todos os livros da saga de uma vez.
A capa do livro tem tudo a ver com a história e com uma diagramação simples. O livro é perfeito para quem gosta de distopia, ação, suspense e que faz o coração da gente quase parar em determinados momentos.

24 comentários

  1. Oi, Lizi!

    Acredita que ainda não li nada do escritor? E sempre que vejo uma super resenha como a sua fico morrendo de vontade. Espero curtir a leitura e querer ler tudo dele.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilica!!!

    Tô querendo essa série de forma louca hahaha.
    Quero muito assistir o filme também.
    Vou ver se consigo achar alguma promoção para eu comprar, espero achar!

    Suas resenhas sobre essa distopia sempre me passam muito empolgação!!!
    Enfimmmmm, quero muito!

    Obrigado pela resenha.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Liziane, tenho muita vontade de ler a saga maze runner, parece ser muito bom, mas acho meio carinho a coleção, ainda mais agora que o filme foi lançado, o preço subiu demais..Parece ser meio de thriller e suspense, e é o tipo de leitura que mais aprecio, e sobre esses cranks-zumbis, adorei, sempre gostei distopias, mais não pude ainda ler a saga. Espero que daqui alguns dias dê para eu ler e tirar minha conclusões, obrigada pela resenha.
    Beijos, Thayná.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu ainda não consegui ler essa saga, mas já estou apaixonada por ela. Eu amo distopias e essa não vai me decepcionar. As capas são lindas, de todos os livros.Uma pena que os livros estão um pouco caros e por isso não to podendo comprar o resto da saga, mas um dia eu consigo haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li, apenas assisti o primeiro filme no cinema, mas não resisti em ler toda sua resenha com spoiler e tudo!! hahahaha
    Louca pelo Box, mas achei salgadinho o preço então tô aguardando uma daquelas promoções nos sites! Só de olho.. rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Olá, Lilica. Ainda não li o primeiro livro, mas fiquei com mais vontade ainda de mergulhar nessa série. Se o segundo consegue ser ainda melhor do que o primeiro, certamente vou adorar. Aliás, esse segundo livro tem tudo que eu gosto em uma obra: tensão, ação e mistérios. <3

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do primeiro livro, mas não li esse ainda. Quero terminar minha meta primeiro. Assim que terminar lerei.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lizie, infelizmente ainda não li o volume 1, mas esta série é bem o tipo que eu gosto, ação e suspense, sem falar de ser distópico, gênero que tenho curtido muito.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Olá Lilica, ainda não li nenhum livro dessa saga, mas estou super interessada em ler. O problema é o preço, achei um pouco caro os livro, mas vou juntar um dinheirinho pra comprar depois. kk

    ResponderExcluir
  10. Já li toda a trilogia, e tbm gostei muito, é de tirar o fôlego e sua resenha diz muito bem isso, no segundo livro aparece mais misterios, perigos, os Cranks, encontrar com um grupo de cranks deve sere um pesadelo... hahahaahaha
    Recentemente comrpei o Ordem de exterminio, ainda nao li, mas nao demora.

    ResponderExcluir
  11. Gostei, resenha bem detalhada, deu pra ver que você gosta mesmo dos livros. Confesso que até então nem sabia do que tratava Maze Runner, e só agora vim entender mais ou menos como é. Confesso também que tive aquela reação chata: "ah mais uma distopia", mas não parece ser ruim não

    ResponderExcluir
  12. Lilica você gostou do final desse segundo livro? Quero uma segunda opinião. Não li essa série pois desanimei devido a tantas mortes, é que me apego muito a personagens e quando há mortes assim fico desanimada.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li o primeiro, mas to louca pra começar.
    Gosto muito desse tipo de historia e essa saga me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  14. Lilica!
    Distopia é sempre bem interessante, criando um mundo diferente, carregado de muita ação e aventura. Adoro!
    Não li o primeiro livro ainda, entretanto, desejo acompanhar a série.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  15. Nossa se eu já sou louca pra ler a saga Maze Runner depois de ver a sua resenha a vontade intensificou três vezes.
    Estou só esperando uma nova promoção pra comprar os livros!
    E comprovar que é tudo isso.
    Amei a Resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  16. Caramba quanta ação! Não li essa série ainda - infelizmente - mas pelas resenhas que eu leio, da pra perceber que esse livro tem bem mais coisa do que o primeiro

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li o primeiro livro da Saga!
    Mas achei a saga bastante interessante me chamou atenção
    Achei a capa linda e bem chamativa!

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nada da serie... mas tenho um grande interesse... e pretendo ler o mais breve possivel... pois nao quero ver o filme sem ler os livros primeiro

    ResponderExcluir
  19. Oi, Lilica!!!! Eu me tornei fã do James Dashner desde o primeiro livro dessa série. Gostei bastante desse segundo livro também, mas o que não gostei muito foi essa questão de comunicação por telepatia. Achei tão sem contexto e propósito, que fiquei com a sensação de que, a qualquer momento, a turma de Harry Potter e Crepúsculo iriam aparecer. #exagerado kkkkkkkk
    No mais, estou super ansioso por "A Cura Mortal". Espero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Esse livro parece ser duas vezes mais empolgante que o primeiro,então vou amar.Como ainda estou lendo o volume anterior adorei os spoilers,sempre adoro.
    Também estou me apaixonando cada vez mais pela escrita do autor,ansiosa para ler esse e os próximos.

    ResponderExcluir
  21. Pra começar amei todos os livros da saga Maze Runner ,gostei muito da historia ,espero que você possa fazer a resenha do resto da coleção porque tá muito bom mesmo, principalmente a aventura e o suspense.

    ResponderExcluir
  22. Li essa resenha apreensiva demais.
    Ainda não li nenhum livro da série, mas é uma das que mais quero ler esse ano!
    Depois da resenha só fiquei mais convicta de que preciso desse livros, dessa série.
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  23. Como eu quero ler esse livro! Ainda não assisti o filme, por isso só estou comentando aqui meu desejo de ver e assistir essa série, pois este post, para mim, seria spoiler, e não gosto de spoiler!! Não sei se vejo o filme ou espero mesmo, o que você acha Lizi??

    Beijinhos

    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  24. Como eu falei na resenha do primeiro livro aqui no blog, eu acho incrivel Maze runner e pretendo ter todos os livros da saga recomendo a todos

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi