20 janeiro, 2014

Resenha - Passarinha

Título: Passarinha
Autora: Kathryn Erskine
Editora: Valentina
Páginas: 224
Ano: 2013
Gênero: Ficção/Drama

Sinopse: No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.
Em Passarinha vamos conhecer Caitlin, uma menina de dez anos que tem Síndrome de Asperger e acabou de perder seu irmão em um atentado que aconteceu na escola onde ele estudava. Devon era irmão mais velho de Caitlin, era ele que dizia a ela como se comportar em determinados momentos, ensinava coisas diferentes, agora ela está sozinha com o seu pai e recebe muita ajuda da Sra. Brook. Caitlin se depara com a palavra Desfecho e é aí que ela começa a procurar por um, ela quer ajudar o pai a superar O DIA EM QUE A NOSSA VIDA DESMORONOU.

Caitlin é cativante, ela não gosta de olhar para as pessoas, ninguém deve invadir o seu espaço pessoal, desenha sempre em preto e branco, pois não gosta de quando as cores se misturam, não vê sentindo em fazer trabalho em grupo, não gosta do recreio na escola porque as crianças ficam correndo e gritando, ela detesta gritos e também não entende porque precisa fazer novas amizades se ela já tem seus melhores amigos que são o dicionário, o computador, as minhocas de gelatina. No decorrer dos encontros entre Caitlin e a Sra. Brook, a menina começa a aprender novas palavras e uma maneira diferente de se comportar diante de alguns obstáculos impostos pela Síndrome de Asperger.

No decorrer da leitura vamos conhecendo cada vez mais a Caitlin e a maneira como ela vai superando as barreiras dessa síndrome, podemos ver como ela consegue fazer amizade de uma maneira tão natural e como as cores vão começar a fazer parte da sua vida.
A capa do livro retrata Caitlin e é muito linda e tem ligação direta com a história, a diagramação é perfeita e dá um toque delicado a cada início de capítulo.
Eu li em um dia, a leitura é muito gostosa e rápida, os personagens todos tem uma personalidade forte e marcante principalmente a protagonista Caitlin que é quem narra toda a história, não dá para não se apaixonar por ela.
Com toda a certeza ver o mundo pelos olhos de Caitlin fez algo mudar dentro de mim, uma leitura que me fez refletir sobre como nos relacionamos com as pessoas que estão ao nosso redor.
Às vezes eu leio os mesmos livros uma vez atrás da outra. O bom dos livros é que as coisas do lado de dentro não mudam. As pessoas dizem que não se pode julgar um livro pela capa mas isso não é verdade porque a capa diz exatamente o que tem dentro. E não importa quantas vezes você leia aquele livro as palavras e imagens não mudam. Você pode abrir e fechar os livros um milhão de vezes que eles continuam os mesmos. Têm a mesma aparência. Dizem as mesmas palavras. Os gráficos e ilustrações são das mesmas cores.
Livros não são como pessoas. Livros são seguros.

19 comentários

  1. Nossa como eu quero este livro, ainda mais depois de uma resenha dessas. Lilica parabéns pela resenha, me despertou mais ainda o interesse pelo livro! Abraços,

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser tenso (por causa da doença da meninas), mas gostaria de ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Já tinha visto muitas vezes esse livro, mas nunca parei parar ler a sinopse. Hoje quando li a resenha soube que preciso desse livro, que de alguma forma me parece ser uma história bem real.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Lilica, tenho vontade de ler este livro desde que li a primeira resenha.
    A capa é bem fofa, dá um dó. =(
    Mas fico feliz que ela apesar da perda vai conseguir uma aliada para lidar com sua síndrome. Achei interessante pq dia desses comecei a ler O projeto Rosie e o personagem principal dá uma palestra sobre esse tema.
    Gostei muito da resenha e tentarei conferir a leitura. =)

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ler esse livro. A história parece ser envolvente e emocionante. Só de imaginar o relato feito pela Caitlin já consigo me imaginar chorando muito rs
    A capa realmente é muito bonita.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lizi! Que livro interessante! Achei a estória bem diferente e gostaria muito de fazer essa leitura! Já adicionei ao meu skoob!

    Beijinhos
    blog-belavida.blogspot.com (meu mundo em tons pastéis)

    ResponderExcluir
  7. Nossa, amei o livro. Ainda mais pela síndrome, adoro essas coisas - eu sei, sou meio louca.
    E a capa diz muito sobre a história mesmo, além de ser linda.

    Beijos

    http://inspiration-tatis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que legal, nunca tinha lido nenhum livro que tratasse sobre este mesmo tema e esta obra parece ser muito emocionante e provocar muitos sentimentos positivos, deve ser mesmo um ótimo livro!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Lizi! Eu tinha livro visto esse livro em outro lugar, mas não tinha dado muita importância mesmo achando a capa muito linda, agora depois da sua resenha achei muito interessante! Deu vontade de ler ^^

    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Passarinha é muito lindo, me tocou de tantas formas diferentes... Uma leitura emocionante, delicada, apaixonante, né? <3

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li esse livro, mas parece ser bem emocionante e com uma trama muito legal *---*

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  12. Essa leitura parece ser ótima e cheia de significados e lições pelo que eu lir. Ainda não tenho nenhum livro da Editora Valentina e também não conheço o trabalho da autora, talvez este livro pode ser o primeiro ao ler desta editora.

    ResponderExcluir
  13. Que capa linda! Sério, é fofinha e parece mesmo ligada diretamente com a estória.
    A editora Valentina me surpreendeu com os lançamentos de 2013, e esse parece ser um dos melhores da editora!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, fiquei super curiosa para ler esse livro, eu não tinha ficado tão interessada em ler ele quando o vi pela primeira vez, mas agora essa resenha mexeu comigo e eu preciso ler ele, e que cote é esse? Meu Deus perfeito, e é a pura verdade os livros são seguros, mas não podemos trocar o mundo real por essa fantasia. Não vejo a hora de poder ler,já esta na minha lista.
    Beijos e obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  15. Que legal, já tinha visto este livro em alguns blogs mas ainda não tinha lido a sinopse. Parece ser bem legal e emocionante, achei diferente porque nunca li nenhum livro que abordasse esse mesmo tema! Deve ser uma estória apaixonante.

    ResponderExcluir
  16. Por ser um drama não fiquei com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  17. Nunca imaginei que se tratasse disso... a sinopse engana. E há uma mescla de temas fortes... sei lá, mas acho que não sobrevivo a esse livro.

    ResponderExcluir
  18. Olá Liz!
    Ganhei esse livro recentemente e estou doida para conhecer Caitlin, como ela lida com tudo, mesmo tendo essa síndrome, na qual ela terá que lutar para ter uma vida normal.
    Parabéns pela resenha!
    Adorei!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  19. Esse livro parece ser encantador. Gosto de livros que mexem com nossa sensibilidade e com nosso senso comum. É bom nos colocar, as vezes, na pele de outras pessoas, principalmente crianças.
    Adorei e já coloquei o livro na minha lista de leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi