10 junho, 2016

Resenha - Espada de Vidro

Título: Espada de Vidro - Série A Rainha Vermelha #2
Autora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Páginas: 496
Ano: 2016
Gênero: Distopia/Fantasia/YA

Sinopse: Se sou uma espada, sou uma espada de vidro, e já me sinto prestes a estilhaçar.
O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar.
Quando finalmente consegue escapar do palácio e do príncipe Maven, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge do vingativo Maven, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sanguenovos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuidado para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter.

Pode conter spoiler do do primeiro livro.
Mare não sabe se voltará a confiar em alguém, ela se sente machucada por ter sido usada por Maven e sua mãe. Ela credita que Cal pode ajudá-los, pois tanto ele como ela tem o mesmo objetivo que é se vingar de Maven.
Todos sabem que Mare, Shade e os nomes da lista são importantes agora e precisam ficar seguros, eles são mais fortes que os prateados e é assim que eles pretendem ganhar essa guerra.
Julian descobriu que Mare é mais poderosa que os prateados e não é a única que tem sangue vermelho e tem poder, ele forneceu a ela uma lista com vários nomes, que ela deverá ir em busca, para proteger, treinar e preparar para o que está por vir.
Tudo que Mare quer agora é encontrar os sanguenovos e assim montar um exército que será capaz de lutar e vencer os prateados.

Mare e Cal sobreviveram a luta na arena e conseguiram fugir com a ajuda da Guarda Escarlate, eles acabam indo para uma ilha chamada Tuck, lá Mare encontra sua família, agora sim ela se sente segura. O relacionamento entre ela e Kilorn já não é o mesmo, ele está mais quieto, mais distante e ela fica chateada por ele não ter contado que estavam mantendo Cal em cativeiro.
Farley decide que vai continuar com o grupo ajudando na missão de encontrar as pessoas da lista, ela e Mare precisam encontrá-las antes de Maven, precisam colocá-las em segurança, treiná-las, pois Mare acredita que assim poderá enfrentar Maven e seu exercito com chance suficiente para vencer.
A fuga de Tuck é impressionante e mostra a força que o grupo tem e vai lutar por seu objetivo. Mare, Cal, Kilorn, Farley e Shade, escapam em um avião e Cal terá a oportunidade de mostrar sua habilidade com a máquina.

Cal diz a Mare que a luta deles não é a mesma, que ele não é da Guarda Escarlate, ele não sabe mais o que é, só sabe que não pode lutar contra seu irmão agora, que assim eles iriam morrer por isso ele vai ajudar a encontrar os sanguenovos.
A cada lugar que eles vão em busca de um nome da lista, eles se deparam com lugares perigosos, onde podem ser caçados, enganados e traídos, irão se deparar com muita sujeira, dor, morte e pobreza, mas isso só vai fazer eles ficarem mais fortes e focados no seu objetivo.
Cal embora esteja ajudando eles ainda não é capaz de matar e ferir seu povo, os prateados, ele ainda está do lado deles e isso deixa Mare chateada, mas ela torce para que ele perceba o que o seu povo e seu rei estão fazendo com os vermelhos.

Com a evolução da trama muitos personagens secundários, mas não menos importantes vão sendo incorporados a trama, os sanguenovos são poderosos, alguns com poderes muito importantes para o que está por vir, como por exemplo, um menino de oito anos que pode matar somente com o toque.
Incrível é que os pais entregam as crianças pelo simples fato de Mare dizer que eles serão protegidos. Muitos pais não entendem porque os filhos têm esses poderes e na verdade nem Mare sabe explicar, a única coisa que ela sabe é o que Julian lhe disse, que há um marcador genético em seu sangue que faz com que as pessoas que tem esse marcador no sangue tenham poderes. Eu vejo isso como se fosse uma evolução genética, eles não são vermelhos nem prateados e sim algo mais evoluído.
A rotina agora é quase sempre a mesma, sair em busca de sanguenovos e treinar, cada um tem uma habilidade bastante peculiar e precisam treinar para aprender a usar essas habilidades de forma controlada.

Mare fica sabendo que vários sanguenovos estão sendo mantidos em uma prisão, então ela decide reunir um grupo de sanguenovos para ir resgatar os outros, uma missão nada fácil, porém possível. A cena do resgate dos sanguenovos e alguns prateados é alucinante. Mare vai reencontrar Julian, seu amigo, seu professor. Ela vai conseguir matar um personagem importante, vai ter vingança, mas essa ação vai lhe custar a vida de alguém que ela ama muito.


Esse livro é bem mais dinâmico que o primeiro, a cada capítulo a adrenalina aumenta mais, a trama é cheia de ação, a leitura fluiu de forma mais rápida e envolvente que o primeiro volume, Cal já tinha me conquistado e está ainda mais perfeito, Mare está muito melhor agora, uma verdadeira guerreira, mas nem tudo vai dar certo, ela irá se sentir muito frustrada quando não conseguir chegar a tempo de salvar algum sanguenovo, mas isso não vai fazê-la parar, pelo contrário lhe dará mais força para seguir em frente.
A trama traz muitas reviravoltas, planos mirabolantes que vão fazer o leitor pensar que um personagem é traidor, mas não é, é apenas o seu plano para salvar a todos. O último encontro com Maven é assustador e ela resolve fazer uma troca, assim poderá manter os outros seguros. O último capítulo e o epílogo são de gelar o sangue.
A autora conseguiu trazer até o leitor uma continuação eletrizante, é impossível não se envolver, rir, chorar e torcer pelos personagens e ficar ansiosa para saber o que vai acontecer com todos eles.
Quem ainda não começou a ler essa série, comece logo, é mais do que recomendada.

23 comentários

  1. Eu sempre vi comentários e resenhas sobre o livro mas nunca quis realmente saber mais sobre ele porque se trata de um tema que não sou muito fã mas parece ser bom.

    http://idealizandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não tenho curiosidade em ler este livro, ou a série dele, enfim, não é uma leitora que gosto, principalmente porque me lembra muito A Seleção.
    Mas o ponto posito dele fica, com certeza, em saber que ele é dinamico e que parece que a historia fica boa na continuação.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu não sabia que esse livro fazia parte de uma sequencia, gostei muito da sua resenha. Porém, vou procurar o primeiro.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  4. Acredita que ainda não li esse livro por aofa não ter lido a rainha vermelha. Apesar de ter o livro não li. Espero logo ler. Ótima resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. A cada resenha que leio me pergunto o que eu estou fazendo que ainda não comecei a ler essa série. Ao mesmo tempo que fico com receio de não curtir - já que distopias não é bem o meu estilo preferido - fico empolgada ao saber alguns detalhes e morrendo de curiosidade.
    Saber que esse é mais rápido e dinamico me deixou ainda mais empolgada para conhecer a história :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Lizi, sua linda, tudo bem?
    O que eu mais gostei foram dos sanguenovos, me lembrou muito dos X-Man que amo de paixão. E toda essa adrenalina, reviravoltas, ação eletrizante, pelo visto a autora evoluiu do primeiro livro para o segundo. Estou louca para ler essa série, ainda mais agora depois da sua empolgadão. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ola
    Pelas resenhas até que eu gostei desse livro, mas eu não gostei do primeiro livro, sei lá achei muito sem graça.

    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu tenho o primeiro livro aqui e tô louca para ler, então confesso que li a resenha bem por alto por ter lido "pode conter spoiler" haha :(
    Espero ter um tempinho em breve para ler o primeiro livro e logo depois venho aqui conferir sua opinião sobre esse segundo livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu acabei de ler o primeiro livro. Gostei, mas tem vários pontos que achei bem fracos. Então espero que nesse segundo livro as coisas sejam mais bem trabalhados, como por exemplo, os planos das ações dos rebeldes. Pela sua resenha, esse livro é mais dinâmico, com crescimento dos personagens e isso é ótimo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Olha gostei bastante da sua resenha e como eu já tinha curiosidade de ler a série antes, fiquei com mais vontade de ler agora sabendo que o livro é mais dinâmico que o primeiro.

    ResponderExcluir
  11. Acho as capas dessa serie lindas de viver e estou louca para ler essa serie desde que lançou, mas nao tive a oportunidade e estou esperando sair tudo de uma vez para que eu leia logo. Nao li muito da resenha que e para nao pegar spoiler, mesmo nao ligando muito pra eles, mas acho que determinados generos devemos nos preservar para conseguirmos entrar no clima ne?
    Enfim... adorei ver mais alguem falando vem... espero poder ter todos em breve.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  12. Oie

    Eu acho lindas as capas desses livros, mas ainda não tive interesse em ler, talvez pelo gênero não chamar muito minha atenção.
    Mas eu gostei de saber que o segundo livro é mais dinâmico e cheio de reviravoltas. Quem sabe eu dê uma chance a essa leitura.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lizi! Tudo bem? Acabei de passar no blog da Nilda e li a resenha de Rainha Vermelha. Fiquei muito interessada, e como pretendo ler a série, fiquei com medo de ler sua resenha de Espada de Vidro e acabar lendo algum spoiler. :/

    ResponderExcluir
  14. Oie Lizi, tudo certo? Adorei tua resenha. Eu não li o primeiro, nem acho que farei isso muito em breve, mas gosto de ler opiniões diferentes. Por gostar de distopias, não descarto a possibilidade de vir a realizar a leitura um dia. Essas capas são lindíssimas <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Muito bom saber que você achou esse livro mais dinâmico e que a adrenalina aumenta a cada capítulo, adoro livros assim! Que bom que a leitura desse livro fluiu melhor para você, já amei o primeiro e acho que tenho tudo para gostar ainda mais desse, não vejo a hora de ler!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Eu quero!!! Mas antes preciso ler a rainha vermelha, rsrsrs.
    sou encantada pelas capas desses livros, rsrs.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Oie
    eu não li a série ainda ams tenho uma leve curiosidade, pois parece ser bem interessante, minha amiga leu e sempre me indica então quem sabe uma hora eu não de uma chance

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi

    ainda não li nem o primeiro, muito menos o segundo...apesar de ter os dois, acabei deixando passar e não li! Algo que pretendo mudar em breve!

    ótima resenha!!

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oie
    eu não comecei a ler a série ainda mas minha amiga sempre indica, parece ser muito legal e sua resenha está interessante e me deixou mais curiosa ahahha pretendo arriscar em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu estava louca para ler! Daí sem querer vi spoiler sobre uma morte no face e perdeu toda a graça, sinceramente, não esperava por isso!
    Mas amei sua resenha, me deu um gás, uma vontade de ler agora mesmo!
    To com o livro aqui, vamos ver se me animo e consigo seguir em frente.
    Gostei muito de A Rainha vermelha, porém é tãoooooo violento, as pessoas são tão possessas de ódio que da uma angústia de ler! rs
    bjoss

    ResponderExcluir
  21. eu ainda não li o livro um mas logo irei ler,agora que estou de férias to mega ansiosa pelas leituras e essa trilogia é uma delas.

    ResponderExcluir
  22. Oi Liziane
    Que resenha espetacular!
    Menina eu to louca para ler essa série, mas está me faltando tempo... a sua resenha está tudo me instigando, mas ahhhhhhh tenho um monte de coisa pra fazer... quero muito, muuito ler mesmo.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  23. Estou de olho nessa série desde a primeira resenha que li sobre ela e, por incrível que pareça, ainda não tive oportunidade de ler. Gostaria de poder ler ainda este ano, mas estou tão atolada que não sei se conseguirei. Talvez eu tente começar. Ótima dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi