24 junho, 2016

Resenha - Como eu era antes de você

Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2013
Gênero: Romance

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
Primeiramente, me alegra fazer uma resenha de um livro que eu adorei. Que tem personagens que lembram pessoas reais, com seu problemas e limitações. O medo de quebrar a rotina foi uma coisa que me atingiu em cheio. Por que, quem não tem medo de arriscar?
Tudo começa com a demissão de Lou do emprego, e como ela trabalhou nessa cafeteria por 6 anos, ela não adquiriu experiências, e por isso os empregos que aparecem não são muito agradáveis. Desesperada porque é ela que sustenta a família, essa aceita um emprego como cuidadora do Will.
O Will é um ex- empresário que todo mundo quis ser um dia bonito, rico e inteligente, ele não se conforma que depois do acidente ele se submeta a ficar em uma cadeira de rodas, com todos o olhando com aquela famosa cara de empatia. Então ele conhece Lou, uma mulher que é só sorrisos e roupas coloridas, e faz tudo para ele se sentir melhor consigo mesmo.

                            Resultado de imagem para como eu era antes de você

O mais lindo nessa história é a diferença deles, e como isso fez com que eles se sentissem confortável um com o outro. Lou uma garota que o mundo gira em torna da família e do namorado e que nunca pensava em sair da sua cidade é confrontada por Will para viver sua vida, entrar na faculdade, e viajar pelo mundo.
Ao longo do livro vemos um amadurecimento de Louisa. Vemos que como ela não sabemos nada sobre como tratar um deficiente, no livro a autora nos mostra perfeitamente como é difícil andar como uma cadeira de rodas, as calçadas, os acessos para cadeirantes. Além de destacar as piadas que as vezes proferimos sem sentir. A autora foi perfeita nesse tema, não teve drama, apenas a realidade.
E apesar do livro ser naturalmente de romance não foi o que eu senti. Gostei da amizade dos protagonistas, também senti um amor eterno pela mãe do Will, porque ela infelizmente amava o filho incondicionalmente apesar de suas escolhas.
Esse livro tocou meu coração de um jeito tão lindo, acho que ele tem um dom de mudar a visão do leitor, principalmente se tratando do futuro.


16 comentários

  1. Eu nunca tive curiosidade em ler o livro até ver o trailer e correr na livraria para comprá-lo. É uma história maravilhosa e me arrependo em não ter dado uma chance para o livro antes. Assim como você, apesar do romance o que eu mais senti foi a amizade dos protagonistas e a relação deles. Ainda não assisti o filme mas estou bastante ansiosa.

    Beijos.
    Lari | Feminices da Lari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O filme é lindo, eu achei muito fiel ao livro e os personagens foram tudo aquilo que eu imaginei. Tenho certeza que você vai amar o filme.
      bjs,vic

      Excluir
  2. Eu tenho esse livro a tanto tempo, o coitado só fica guardado e eu nunca peguei nele pra ler, e não vou ler agora porque ele está sendo uma febre de tão conhecido por causa do filme.

    http://idealizandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Sério quando passar a febre dá uma chance ao livro. Vale muito a pena!
      Abraços,vic

      Excluir
  3. Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro e depois eu quero ver o filme, mesmo já sabendo que nunca é a mesma coisa. Estou esperando encontrar um tempo para ler, tem muitos na fila mas assim que conseguir um tempo extra eu vou matar a minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Já ouvi falar tanto, tanto, tanto desse livro, ainda mais com o filme no cinema, que sinceramente perdi o interesse de ler. Acho que já sei até o final de tanto spoiler que recebi. Parece ser uma boa história, o que a sua resenha me confirmou, mas para eu ler romances dramáticos assim preciso estar com muita vontade. Talvez um dia dê chance para ele, mas por enquanto não.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Victorya, eu ainda não li e nem assisti o filme, mas eu acho que o enredo tem tudo para ser bem interessante e pelos seus comentários a autora trabalhou bem os personagens deixando os "reais" *-* Espero lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Eu adquiri o livro na férias de verão, por causa do filme e até hoje não li. Depois que assisti aos trailers fiquei muito desanimada, porque a moça parece muito irritante e infantilizada. Sei que no livro ela não é assim (uma amiga me contou), mas não tenho mais a mínima vontade de ler. Só vou assistir ao filme por causa dessa minha amiga haha. Gostei de você ter dito que os personagens são bastante reais, gosto muito de narrativas que expressam isso. Mas, realmente, não tô mais a fim de ler.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu li esse livro faz um tempo e considero uma leitura realmente válida, pro trazer personagens diferentes e fazer o leitor refletir sobre diversos assuntos, principalmente sobre a vida e como vivê-la.

    ResponderExcluir
  8. Oi Victorya.
    Ótima resenha.
    Esse livro é muito amorzinho!! Eu achei que a história do will e da Lou emociona e atrai tanto por ser tão realista. E a autora soube trabalhar muito bem o enredo e os personagens. Foi um leitura que me agradou após a revolta inicial no término da leitura hehe

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Victorya
    Adorei sua resenha. Esse também foi um livro que amei muito e me emocionei. Aliais, fiquei destruída depois dele haha
    Mas é muito bom mesmo, ver o quando Lou amadurece depois de Will.
    Que bom que também gostou.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Eu nunca me senti atraída por esse livro, mas por causa do filme acho que vou acabar lendo para poder fazer uma analise comparativa. Bom, ela não meu tipo de leitura favorita, mas com tantas resenhas positivas, eu gente acaba querendo conferir.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Fico feliz que tenha gostado desse livro!
    Eu o li assim que lançou e fiquei completamente apaixonada por ele, pela história e pelos personagens. Foi um livro que me tocou muito também!

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  12. Heey Victorya, tudo bom? Adorei seu post! Li esse livro no começo do mês e assim como você eu gostei bastante. Também achei os personagens bem reais e a autora soube dosar bem o drama. Gostei de tudo, inclusive do final. Achei a Jojo bem corajosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Sou apaixonada por esse livro, chorei tanto lendo e o final destrói qualquer coração.
    Eu já li a continuação dele, não é tão emocionante, mas era preciso rs
    Ainda não vi o filme, mas pretendo assistir em breve.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Eu já conhecia o livro porém ainda não li ele. Estou muito curiosa para ler e para assistir o filme no cinema. Sobre ele, eu sei que vou chorar muito porque a história aparenta ser linda e eu já sei o que acontece no final.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi