23 março, 2016

Resenha - Lexus: O despertar da escuridão

Título: Lexus: O despertar da escuridão
Autor: Paulo Henrique Bragança
Editora: Arwen
Páginas: 156
Ano: 2015
Gênero: Zumbis/Literatura Nacional
Sinopse: Na cidade de Campos Elíseos, onde todas as condições de vida eram ideais, houve uma catástrofe de proporções inimagináveis. Tomados pelo terror, a verdadeira face da humanidade se revela — fria e cruel.
Bianca, uma adolescente comum, jamais imaginaria que faria parte da história. Jamais iria supor que ela seria a esperança para a cura da raça humana. Numa aventura cheia de perdas e de descobertas, só existe um objetivo: sobreviver.

A cidade de Campos Elíseos é pequena e fica em uma ilha, ela foi criada para dar suporte ao laboratório Lexus, a maioria dos moradores da cidade trabalham no laboratório e entre eles os pais de Bianca e Lucas. O laboratório estava trabalhando com o vírus da raiva, eles estavam manipulando o vírus a fim de criarem soldados mais fortes, mas pelo visto nem tudo saiu como deveria ser, depois de uma explosão, o vírus é liberado e as pessoas começam a virar uma espécie de zumbis. Bianca sobrevive a catástrofe, mas muitas coisas estão por ser descobertas.

Bianca é a personagem central, mas há muitos outros personagens que em vários momentos roubam a cena, como o seu irmão Lucas que enfrenta de tudo para manter a sua namorada Fernanda a salvo.

A trama trata também de maneira sutil problemas bem reais (violência doméstica e homossexualidade), a personagem Renata tem problemas na família, seu pai chega em casa bêbado, perde a cabeça durante uma discussão e acaba ferindo sua esposa e filho. O personagem Danilo conta a Bia que seu pai o expulsou de casa quando soube que o filho é homossexual, e fala sobre o quanto sofreu na escola.
Lucas olhou pela janela, apreciando o nascer do sol. Mas algo estava errado na paisagem rotineira. Uma fumaça negra, saindo do LEXUS, subia aos céus da cidade. E pouco tempo depois, uma explosão. Lucas viu quando a Torre começou a tombar lentamente para a direita, a cena mais aterrorizante e assustadora de sua vida.
A escrita é envolvente, a história instigante, logo no início já me vi completamente absorta e querendo saber o que realmente estava acontecendo e quais os segredos envolvendo o Laboratório Lexus. O autor detalha as características dos personagens de uma forma que faz o leitor enxergar cada um deles.

Em algumas cenas tudo aconteceu de uma maneira muito rápida e isso não me agradou muito, acredito que o autor poderia ter detalhado mais, ter feito um pouco mais de suspense antes de tudo acontecer. A personagem principal Bianca em alguns momentos é bem chatinha e infantil.

O livro me fez lembrar a série The Walking Dead e Resident Evil (amo os filmes e principalmente os games), tem muita ação que deixou a história mais envolvente. A maneira como o autor narra todos os acontecimentos faz a leitura fluir de uma forma rápida, eu li o livro em uma tarde.

Leitura recomendada para os leitores que querem conhecer uma trama envolvente com bastante ação e envolvendo zumbis.



19 comentários

  1. Olá
    eu não conhecia esse livro,mas pelo que você falou deve ser interessante sim. Não sou muito chegada em tramas envolvendo zumbis, mas acho que poderia dar uma oportunidade para esse título. Quem sabe leia em algum momento.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá Liziane,

    Mais uma resenha excelente que me deixa com vontade de ler mais um livro da editora. Essa história me lembrou uma série que assisti há um tempo atrás, não era Fringe, mas era parecida. Enfim, gostei bastante da temática do livro, porque adoro esses mistérios e suspenses que envolvem laboratórios e etc. É uma pena que algumas cenas foram curtas demais, mas espero gostar do livro da maneira como você gostou e se envolveu. :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Adoro livros sobre zumbis, então Lexus me interessou bastante!
    Gostei de saber que além da trama principal ele ainda aborda questões como violência domestica e homossexualidade que são problemas que são algo temas bem sérios e reais da nossa sociedade!
    Gostei muito da premissa dessa história e seu resenha ressaltou pontos que me deixaram ainda mais interessada na história.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Lizie lindona gostei dos temas abordados quando li 156 páginas e seu comentários sobre os acontecimentos serem muito rápidos me desanimei um pouco, a premissa é ótima deveria ser mais explorada. Dica anotada para ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Olá.

    Eu não sou muito achegada a livros de terror e com zumbis, visto que eu MORRO de medo. Eu não leria esse livro, mas gostei bastante da suas considerações. Apesar do autor ter corrido com a trama, e isso é chato, eu sei, vejo que você curtiu bastante o livro e achou a leitura evolvente e a trama instigante.
    Quem sabe um dia eu não leio?
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Liziane, tudo bem?
    Recebi esse livro de parceria na semana passada e estou bastante curiosa para ler.
    Animei de saber que o livro é envolvente e que a leitura é rápida.
    Curti muito sua resenha, pois já tive uma ideia do que esperar.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amo histórias se zumbis. Mas não conhecia esse livro, nem imaginaria que era de um escritor nacional. Amei a dica e fiquei bem interessada na leitura. Sem dúvidas entrou pra minha lista de querências.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  8. Oi

    to doida por esse livro, mas estou encontrando dificuldade pra comprá-lo, não acho em canto algum....

    amei a tua resenha e as referências e Tha Walking Dead e residente Evil só me deixaram mais curiosa, é eu gosto dos zumbis...hehe

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Liziane, eu não conhecia o livro e confesso que a sua resenha me cativou muito a ir atrás dele o quanto antes! ele parece ser o tipo de leitura que me agrada, já que sou apaixonada por TWD, tenho certeza que esse livro não irá me decepcionar. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    O autor pegou os pontos certinjos para prender os leitores né?
    Achei a tematica super interessante e ainda as referências de twd ganham mais ainda força e admiração.
    Gostei da obra que ainda não conhecia! Tenho certeza que não me decepcionarei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Não tem nada que me dê mais pânico do que zumbis, então não leria o livro. Essa coisa das pessoas trabalharem com vírus normalmente não acaba bem, né, que coisa horrorosa ter uma explosão e as pessoas começarem a se transformar. Como o livro é bem curtinho, acho que algumas coisas poderiam ter sido mais trabalhadas mesmo pra não dar ao leitor a sensação de que aconteceram rápido demais. Que bom que mesmo assim você achou a escrita envolvente e a história instigante.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Já conhecia o livro, mas ainda não li, acho a premissa interessante,gosto de ler livros do gêneros, mas esse negócio de os fatos acontecerem muito rápido num livro geralmente me incomoda, pois quase sempre quando isso acontece fica faltando algo na história, mesmo assim eu daria uma oportunidade pro livro, gostei da capa e a editora desse livro vem lançado muitos livros bons ultimamente.

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Uma das minhas colaboradoras leu esse livro e teve o mesmo ponto de vista que você de achar a personagem infantil. Eu ainda não li o livro e acho que nem tenho muito interesse, mas a trama me parece ser bem interessante. É uma pena que o autor apressa um pouco as coisas no fim do livro. É tão ruim isso, pois pego vários livros que autores apressam para terminar e acho que isso meio que acaba desanimando a gente. Acho que eles precisam ter calma para desenvolver e terminar mesmo que tenha um pouco mais de paginas, porque isso que deixa o livro ainda mais interessante. Mas enfim...vai entender né?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/conto-pode-parecer-impossivel-2.html

    ResponderExcluir
  14. Ainda lendo a sinopse também tive um vislumbre de TWD, achei a premissa legal e até daria uma chance apresar de não ser meu gênero favorito, ao contrário de você gosto das coisas jogadas de repente, então não me incomodaria tanto com esse detalhe, já a personalidade e as características da protagonistas me deixaram meio receosa pela leitura. Enfim, vou deixar rolar, se algum dia surgir a oportunidade darei uma chance.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Acho que nunca li nenhum livro com zumbis na trama... Na verdade, comecei a ler um muito bom chamado A Noite Devorou o Mundo, mas não sei por quê nunca terminei a leitura... enfim, essa é a primeira resenha que leio sobre Lexus e fiquei interessada na leitura! Realmente, cenas de ação precisam ser bem trabalhadas, e quando passam muito rápido acaba decepcionando mesmo. Quero conferir esse livro... espero ter a oportunidade e gostar também :) Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oieeee. Você não é a única que relata que tudo aconteceu muito depressa e acho que é devido o livro ser mais curtinho. Li muitas resenhas que falavam a mesma coisa. E eu sou viciada em TWD e Resident Evil como você, então acho que também gostaria de ler este livro. Até iria optar por ele este mês, mas deixei passar. Acho que na próxima eu pego ele!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Flor.
    Confesso que não curti muito o livro, pois odeio zumbis! Série, só de pensar de dá arrepios.
    Mas fico feliz que a leitura te prendeu e você curtiu a obra.
    Valeu a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu li as primeiras impressões desse livro, e fiquei encantada com a suposta história, e bem curiosa para saber como o autor desenvolveria tudo.
    Fiquei um pouco decepcionada em saber que em alguns pontos tudo é corrido, e que Bianca é chata, mas mesmo assm ainda acho que leria pois os primeiros capítulos que li deixaram um clima de tensão gigante

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu não gosto de livros e nem filmes com essa temática e pelo que vi na sua resenha a personagem ia acabar me irritando! Talvez futuramente eu venha a me interessar pelo tema, mas no momento eu vou deixar passar a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi