08 março, 2016

Resenha - A Guardiã


Título: A Guardiã - Série Diários de Extermínio #1
Autor: B. R. Peruzzo
Editora: Arwen
Páginas: 212
Ano: 2016
Gênero: Ficção/Distopia

Sinopse: O crepúsculo de todas as batalhas se dá nos momentos mais tenebrosos que existem. Assim como as noites mais obscuras, o mundo é um lugar sombrio, cheio de segredos. Quando o universo estava afundando em seu momento de maior lástima, os Guardiões surgiram para trazer o alvorecer, a luz e a paz de volta ao universo, ao nosso mundo e à Terra. Meu planeta natal, Zodark, foi destruído pela ganância de meu povo, e a Terra está prestes a ser destruída também, pelo mesmo motivo. Mas eu não permitirei. Meu nome é Lilian Moore, eu sou uma Guardiã, a que salvará a Terra e Zodark. Pelo menos é isso que eu espero! A Guardiã traz uma história épica, cheia de ação, aventura e ficção. Uma distopia feita para agradar a todos os públicos.
O livro é escrito em forma de diário, é como se estivéssemos lendo o diário de Lilian Moore.

Lilian completou 18 anos e saiu do orfanato onde vivia desde os 6 anos, quando seus pais morreram em um acidente. Tudo que ela quer é ser uma jovem normal, estudar, trabalhar e ter uma família. Lilian está feliz por se sentir livre para viver a sua vida, mas o que ela não imaginou é que sentiria tanta saudade das amizades do orfanato, em alguns momentos ela acredita ter feito a escolha errada, pois agora estava sozinha, não tinha mais ninguém para lhe apoiar ou amparar como tinha no orfanato. Lilian resolveu sair do Rio Grande do Sul e ir estudar astronomia no Rio de Janeiro, ela quer deixar para trás tudo que a deixa triste. Ela começa a frequentar as aulas e faz um amigo, Douglas, ele é lindo, o típico garoto que faz todas as meninas babarem, mas com essa amizade vem um acontecimento que vai fazer a vida de Lilian mudar completamente.

Lilian acredita que foi dopada e sequestrada, quer saber o que está acontecendo, ela terá suas respostas, mas para isso precisará passar por uma simulação que irá lhe mostrar imagens e sons que lhe darão suas respostas, assim ela saberá o porquê de estar ali, o querem dela, qual é sua missão. A simulação irá fazer com que a sua memória real seja liberada e assim ela poderá acreditar em tudo que vê e ouve.

O planeta Zodark está em suas memórias, ele sofreu com a guerra e foi praticamente destruído, hoje quem sobreviveu está quase morrendo por causa do calor e da fome. É um planeta agora praticamente morto e precisa ser salvo e reconstruído. Depois de o planeta ser praticamente dizimado, era preciso cuidar dos sobreviventes e preservar a sua espécie, mas as mulheres não conseguiam mais engravidar e as que engravidavam acabavam morrendo então tiveram a ideia de gerar fetos artificialmente e deu certo, mas as catástrofes ambientais continuavam crescendo. Como tudo indicava que não conseguiriam salvar Zodark, os governantes acharam que poderiam pedir ajuda as pessoas do planeta Terra, eles acreditam que uma aliança poderia ser formada. Enquanto os governantes acreditam ser possível fazer uma aliança pacifica com os terráqueos, um grupo de rebeldes quer ir para a Terra e escravizar todos e roubar todos os recursos naturais.

Algumas crianças que foram geradas estavam nascendo com uma modificação no DNA e isso fez com que elas apresentassem habilidades diferentes e para que esse grupo de crianças não fosse usado pelos rebeldes, eles tomaram uma decisão, enviar elas para a Terra, Lilian fazia parte desse grupo.

Agora que foi revelado a ela que é uma sobrevivente do planeta Zodark , que a Terra corre o risco de ser destruída assim como o seu planeta de origem, ela entende o porque de estar ali, agora ela sabe que tem uma missão a cumprir e o leitor vai acompanhar essa missão durante a leitura, mas já vou avisando o final é de deixar qualquer leitor roendo as unhas para ler a continuação.


Incrível, eu não sou fã nem um pouco de ficção cientifica outros planetas e coisas do gênero, geralmente me sinto confusa, mas o autor conseguiu me conquistar totalmente pela maneira como escreve, a leitura é extremamente instigante, me via muito envolvida e torcendo para que os planos de Lilian dessem certo.

Embora o foco principal da história seja os planos para salvar a Terra e Zodark, não poderia deixar de lado o romance entre Lilian e Richard. E os toques de humor que sempre estão presente quando os personagens Patrícia e Richard estão juntos, ela está sempre implicando com ele o que dá um ar divertido a personagem que em muitos momentos é muito séria.

A descrição dos personagens é muito bem feita, cada vez que o autor fala as características sobre cada um deles eu conseguia visualizar cada um. O autor detalha bem alguns locais e isso faz a história se tornar real aos olhos do leitor. Ele não detalha tudo, mas os locais mais importantes, os personagens e suas reações e isso fez com que a leitura se tornasse a cada capítulo mais envolvente. A narrativa é simples, fluida, a leitura se tornou rápida e quando dei por mim estava lendo o último paragrafo.

Livro recomendado para quem gosta de ficção cientifica e distopia.

29 comentários

  1. Amei a resenha! Esse livro parece ser incrível. Por coincidência, moro no Rio Grande do Sul, hahaha. Ah, e a capa do livro é maravilhosa também!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Dois gêneros que eu gosto. Não conhecia o livro e vou anotar a dica mesmo que não vá ler agora.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Acho lindas as capas dos livros da editora Arwen, mas não curti tanto essa, esses efeitos que colocaram na capa, não sei. Além de ser um livro nacional ele se passa em território brasileiro, isso é um ponto a se levar em consideração a obra. Até os dois primeiros parágrafos da resenha eu não estava interessada, mas quando falou nesse planeta, esse lado de ficção e fantasia. É série? Dei uma broxada, hahaha. No momento tenho procurado livros únicos. Mas tenho que dizer a autora é bem criativa. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Liziane, gostei bastante da capa, mesmo porque a editora lança capas maravilhosas. Esse gênero chama bastante a minha atenção, e apesar de não conhecer a obra, vou procurar mais informações para, quem sabe, ler em alguma oportunidade. Sou fã de ficção científica, por isso chamou tanto a minha atenção. A propósito, sua resenha está muito bem desenvolvida. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  5. Oi Liziane,

    Parabéns pela resenha, primeiramente.
    Eu, ao contrário de você, AMO ficção cientifica. É com certeza um dos meus gêneros favoritos. Imagina que delícia quando eu soube desse livro? Eu adorei. É a segunda resenha que leio dele e fiquei igualmente tentada a ler o quanto antes. É legal perceber que um autor pode trabalhar várias coisas em uma história, não focar só na busca da resolução do problema, mas também no romance, apostar no humor, brincar com os personagens. Isso é uma qualidade grandiosa.

    A capa me chama a atenção e espero poder comprar em breve. Se eu não tivesse tão atolada de coisas do trabalho, blog e faculdade, com certeza o leria pra já. Hahaha.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Liziane! Tudo bem?
    Confesso que, de início, a capa já não me chamou muito a atenção. Mas foi só ler a sinopse e sua resenha que já mudei de ideia totalmente. Nunca li uma distopia, mas um dos últimos livros que li foi um livro de ficção científica que me fez abrir os olhos e enxergar o quanto esse gênero literário é maravilhoso! Fiquei bastante curiosa para conhecer a história da Lilian, quais são as habilidades dela e qual é sua missão. Espero poder ler esse livro em breve. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  7. OI, Liziane
    Eu também, às vezes, fico confusa em ficções cientificas, mas eu adoro o gênero mesmo assim. Ainda desconhecia esse livro, mas me interessei pelos elogios feito a obra. Além disso, adorei saber que tem esse toque de romance e humor. Parece uma obra incrível. Gostaria de ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

  8. Amiga olha eu leio muito pouco sobre esse gênero de ficção, mas uma das minhas colaboradoras leu o livro e adorou, embora não tenha curtido algumas coisas da personagem, porque achou ela meio infantil rs
    Mas mesmo assim eu estou curiosa, até porque a trama no geral me parece ser bem interessante. Eu gostei de ler sua resenha e saber um pouco mais da estória e sobre o seu ponto de vista. Espero poder ler assim que puder, porque já o tenho em ebook e estou até curiosa pra te falar a verdade rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/ebook-worlds-3.html

    ResponderExcluir
  9. Olá! Que livro é esse, não sou muito fã de ficção mas esse me deixou com "água na boca", realmente uma ótima premissa. A sua resenha também está perfeita. Tem muitos nacionais surgindo, e com eles lançamentos melhores ainda, cada vez mais nossa literatura se destaca, é muita gente boa e competente.
    Parabéns pelo blog, e pela resenha.
    Abraços!

    cafelivrosseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi *---*

    Não sou a maior fã de livros de ficção, mas li esse livro mês passado e gostei bastante dele, tem bastante ação e reviravoltas, mas também achei alguns pontos que podem ser desenvolvido mais nos próximos volumes, como por exemplo o romance, achei prematura dava para ter esperado um pouco mais pra rolar algo entre os personagens. Mas fico muito feliz que vc tenha gostado. Só aguardemos os próximos =)

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Liziane, tudo bem?
    Nossa, adorei a premissa do livro.
    Fiquei bem curiosa para conhecer, com mais profundidade, os planos para salvar a Terra e ler um pouco sobre o romance criado na trama! A personagem me pareceu bem criada e a trama também.
    Espero ter a oportunidade de ler o livro em breve.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Liziane. Bem interessante a história e a capa. Até então não conhecia esse livro da Arwen. Adora uma distopia bem escrita e com uma boa história. Pelo visto Lilian terá que passar por poucas e boas para salvar seus países, rs.

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    A cada nova resenha que leio desse livro, vou ficando um pouco mais confusa, já que a primeira que li não gostei do que li, e já pela sua resenha o livro promete ser do jeito que gosto. Eu gosto de escritas que prendem o leitor, e pelo o que falou os personagens serão bem desenvolvidos, não seria um livro que eu leria no momento, porque o que procuro agora é algo mais leve, mas gostaria de lê-lo um dia.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiee Liziane ^^
    Por mais que eu goste MUITO de distopias e livros de ficção, esse livro em particular não conseguiu me chamar a atenção *-*Até parece ser uma história interessante por se passar em outro planeta, mas eu simplesmente não consigo querer lê-lo, sabe? Mas vou tentar...hehe' quem sabe não acabo gostando, não custa nada, né?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie. A Arwen é uma ótima editora e tem trazido livros bacanas. Gosto do fato de ser um livro meio cheio de ação e aventura, eu dei poucas chances para distopias mas essa é uma que eu gostaria de ler. Lillian parece uma personagem muito forte para passar por tudo isso. E outro ponto que me chamou atenção é de começar no rio grande do sul, eu adoro esse estado. Que triste o fato de as mulheres não poderem mais engravidar no planeta Zodark. Outra coisa muito boa de se saber é que apesar de cheio de ação ainda temos um romance, quero conferir como Lilian irá fazer com o fato de ser uma sobrevivente do outro planeta. Adorei sua resenha, está muito bem completa e descrita.

    ResponderExcluir
  16. Oi Lizi, tbm não costumo ler ficção científica mas esta história parece ser bem instigante e acabei curiosa. Adoro quando consigo visualizar os personagens através da descrição da autora, e o bom humor é essencial para me fazer gostar de um livro, isso é, quando o livro não tende para um lado mais sombrio e realista. Adorei

    ResponderExcluir
  17. Oi, flor.
    Nada sabia sobre esse livro, mas ele é recomendado para mim, com certeza (rs). Eu adoro ficção científica e, diferente de você, adoro enredos que envolvem extraterrestres! Curti bastante a proposta da obra... É um tanto "super-girl", não? Embora não saiba quais são as habilidades da Lilian, saber que ela veio de um planeta que sofreu uma destruição e agora tem a missão de proteger a Terra é tudo a ver com o super-man. Apesar disso, curti o fato de ser uma obra com boa narrativa, bom desenvolvimento e romance! Hahaha. Não podia faltar. Anotei.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oie Lizie...
    Eu aprendi a gostar de distopia, mas não sou muito fã de ficção científica. Então fiquei meio que em conflito com relação a essa leitura, apesar de ter achado a premissa interessante não sei se leria devido ao gênero que não curto muito e que está bem presente no enredo.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  19. Sério que é ficção cientifica? Eu jurava que era uma fantasia, por isso até fiquei com vontade de ler, mas agora estou um pouco indecisa, mesmo que a resenha tenha apontado fatos ótimos livro, o gênero em si não é a minha Liz, tenho medo de não curti, mas quem sabe? Vou arriscar, e torço para gostar tanto quanto você!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  20. Logo de inicio não gostei do livro, na verdade só tinha visto a capa, mas dai fui lendo sua resenha e a mesma me conquistando, gosto bastante do gênero e me parece diferente dos já lançados.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Liziane, sabe que o livro parece ser muito interessante, ainda mais com essa sua resenha cativante. Mas confesso que ficção científica e distopia são gêneros que eu particularmente não curto e por isso eu não leria ele no momento, talvez daria uma chance mais para frente.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. A obra me ganhou por dois motivos: a capa e a trama. Acho demais ficção científica, é um dos meus gêneros favoritos, então me apaixonei de cara!
    O que me empolga também é saber que alguém que não curte muito o gênero gostou, então é certo que eu vou amar! <3
    Não tinha lido nenhuma resenha ainda, e a sua já me fez colocar a obra nos desejados!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Liz!
    Vez ou outra eu me deparava com a capa desse livro mas nunca parava para saber realmente do que se tratava e, por mais que ficção científica não seja um gênero muito em alta entre as minhas leituras, a premissa me deixou muito curiosa e sua resenha me deu um certo ânimo para dar uma chance à leitura, caso venha a surgir uma oportunidade.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  24. Oiii Lizi!

    Eu tbm não sou fã de ficção cientifica e saber que mesmo não curtindo essa obra te conquistou me animada.
    Acho que o maior problema desse genero é que os autores são descritivos demais o que acaba me cansando. Sou direta! Gosto de conhecer o ambiente, mas não de ficar dando voltas e voltas e saber que isso não acontece nesse livro é sensacional.
    Gostei batsante da sua resenha e de saber que se aventurou na leitura, vou tentar ler.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. Oie Lizi!!
    Amo esse gênero e olha achei a premissa maravilhosa e acredito que rende uma boa história.
    Acho maravilhoso esses seres que são enviados a Terra e acabam por defendê-la acho que é por isso que adoro o Superman.
    Agora ela vai ter que reunir todas as crianças que foram enviadas a Terra junto com ela para poder defendê-la? Gente eu quer ler esse livro rsrs.

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  26. Esse livro me interessou quando o vi a primeira vez. Mas quando li que tinha distopia, fiquei meio que com o pé atrás. Apesar de amar o tema, ultimamente me decepcionei demais com livros desse gênero. Sempre tem que colocar um romance no meio, e aqui, apesar de você dizer que não é foco também tem. Mas gostei de saber que é narrado em forma de diário. Acho esse estilo de narrativa interessante.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    ADORO! Ficção que trás outros planetas e coisas diferentes assim. E não encontramos tantos livros assim. Achei legal a premissa desse com um planeta quase que completamente destruído e enviando crianças para outro planeta para salva-las. E achei legal de Lilian ter que ajudar a salvar a Terra e Zodark. Me deixou curiosa para saber o que acontece e se ela consegue salvar o planeta. Mais legal ainda é ver brasileiros fazendo ficção assim. Adorei!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Esse livro tem uma história bem interessante. Fiquei curiosa para saber se Lilian vai conseguir ajudar no planeta Terra e como ela via descobrir que não é daqui. A capa é linda. Vou anotar a dica para ler o livro em breve.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi