22 fevereiro, 2016

Resenha - Sobrenatural

Título: Sobrenatural - Série The Haunting of Sunshine girl #1
Autoras: Paige Mckenzie com Alyssa Sheinmel
Editora: Rocco (Selo Fábrica 231)
Páginas: 304
Ano: 2015
Gênero: YA/Suspense/Terror

Sinopse: Aos 16 anos, Paige Mckenzie criou, produziu e estrelou uma série no YouTube que virou um hit na internet e ganhou milhões de seguidores em seu canal The Haunting of Sunshine Girl. Primeiro livro da websérie de sucesso, que também será adaptada para o cinema, Sobrenatural – The Haunting of Sunshine Girl chega ao Brasil pelo selo Fábrica231. Escrito em parceria com Alyssa Sheinmel, o livro conta a história de Sunshine, uma garota de 16 anos que se muda com a mãe da ensolarada Austin, no Texas, para a chuvosa Ridgemont, no estado de Washington. Mas a poeira e o aspecto sombrio do lugar logo se tornam os menores dos problemas de Sunshine. Vozes no meio da noite, portas se fechando sozinhas, risadas... aos poucos a garota percebe que ela e sua mãe correm sérios riscos ali. E ela terá que encarar seus maiores medos antes que seja tarde demais.
 A mãe de Sunshine recebeu uma proposta de emprego, o que fez com que elas se mudassem e sua mãe alugou uma casa pela internet, Sunshine não gostou da casa, logo que chegou já disse que era assustadora. Elas mudaram do Texas para Washington, um local onde chove muito. A cidade onde irão morar é Ridgemont, um localugar encoberto pela neblina mesmo durante o dia e em pleno verão, e com elas foram junto seu cão Oscar e seu gato Lex Luthor. Logo no início um parágrafo me fez lembrar o filme O Sexto Sentido.

Sunshine foi adotada e lida muito bem com isso, sua mãe é enfermeira pediátrica e a encontrou no hospital, sem documento e sem nome, Sunshine sabe que a diferença estética entre elas é normal, sua mãe é ruiva de olhos cinza e ela tem cabelo castanho e olhos verdes, mas o que Sunshine acha estranho é que seus olhos são diferentes, suas pupilas não dilatam.

A primeira noite na casa nova se revela assustadora para Sunshine, ela começa a ouvir passos durante a noite, risadas de uma criança e tem sonhos estranhos com uma criança chorando.

Mais uma passagem do livro me fez lembrar um filme (Espíritos, A morte está ao seu lado). Sunshine sente que tem algo com ela, o frio está cada vez mais intenso e ela tem uma ideia, pega a câmera fotográfica e começa a bater fotos, isso me deixou arrepiada e com muito medo, pois comecei a lembrar de algumas cenas do filme que citei.

Embora Sunshine tenha ficado decepcionada por não ter aulas de fotografia na sua escola, ela está adorando as aulas de arte só porque encontra seu colega Nolan, ela se sente aquecida quando está perto dele e isso faz ela gostar mais ainda dele.

Sunshine fez várias tentativas de convencer sua mãe de que algo está acontecendo, mas sua mãe não acredita. Ela conta a Nolan o que está acontecendo na sua casa e ele acredita em sua história, ela tinha falado com sua melhor amiga e enviou os filmes para que ela revelasse no laboratório que Sunshine confiava, as fotos chegaram e ela agora tinha uma prova de que a menina estava em seu quarto, Nolan percebe a sombra e ela agora quer mostrar para sua mãe. Sunshine está ficando cada vez mais chateada, ela não entende o que está acontecendo com a sua mãe, ela está cada vez mais diferente e distante, o relacionamento entre elas não é mais o mesmo.
E estou cansada porque sinto falta de meu melhor amigo. Não da Ashley nem de Noaln, mas de minha mãe. Sinto falta de assistir a filmes juntas e de comer pizza juntas e do jeito com que ela brinca comigo. Sinto falta de levar Oscar em longos passeios juntas, e sinto falta de suas broncas quando me flagra pegando coisas em seu armário pela zilionésima vez. Nós, agora, mal conversamos. Só ficamos sentadas em casa, caladas. Acho que ela nem percebe o modo como eu a olho fixamente. A sensação é que mal nota minha presença.
Para tentar obter respostas Sunshine começa interagir com o fantasma da menininha, primeiro com o jogo de damas e depois com o Banco Imobiliário, ela parece até mão muito assustada, pois quer saber por que a garotinha está ali e o que quer.

Sunshine é adolescente, acabou de completar 16 anos, não tem muita intimidade com os meninos, sente falta de sua melhor amiga Ashley. Nolan é um pouco estranho, ele era muito apegado com o seu avô que morreu faz seis meses e vivia contando histórias de fantasmas.

Com a ajuda de Nolan, Sunshine vai obter as respostas que tanto precisa, ele acredita que ela é uma espécie de anjo (um anjo que ajuda os espíritos a encontrarem seu caminho após a morte), agora ela sabe por que foi morar naquela cidade, o que aconteceu com a garotinha e sabe que está sendo testada e precisa fazer tudo direitinho para poder salvar a sua mãe.


O livro traz um suspense bem equilibrado, que vai fazer o leitor arregalar os olhos em alguns momentos, em outros fiquei tentando descobrir o que estava acontecendo com a mãe de Sunshine.
Conforme a leitura vai evoluindo os fatos vão se encaixando, claro que algo havia acontecido e agora Sunshine tem as respostas.

Eu comecei a leitura já me preparando para passar muito medo, levar alguns sustos e foi aí que a leitura me decepcionou um pouco, o livro até tem umas passagens bem aterrorizantes, mas a partir de um determinado ponto comecei achar a história bobinha e um tanto previsível, imaginava algo muito mais tenso e aterrorizante. Mas eu quero ler o próximo livro para saber como Sunshine vai lidar com a sua situação.

A leitura fluiu de maneira bem rápida, em vários momentos eu me via ansiosa para saber o que iria acontecer, os personagens chamam a atenção, gostei muito de Nolan, Sunshine em alguns momentos achei ela chatinha, infantil demais.
A capa do livro chama bastante a atenção, foi ela que me fez querer ler esse livro, a diagramação é simples e a fonte é de tamanho médio o que sempre me agrada.
Eu diria que o livro é um YA com um pouco de suspense, para os leitores que estão à procura do gênero terror o livro pode decepcionar um pouco, então recomendo ele para os leitores que gostam de YA.

16 comentários

  1. Eu simplesmente amo livros de terror. Estou de olho neste desde que lançou. Não costumo me assustar muito, mas mesmo assim gosto. Tentarei não ir com muita sede ao pote para não me decepcionar também.
    Sobre a série no youtube, não entendo patavinas em inglês, por isto ainda não assisti, mas claro que já ouvi falar muito bem dela.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já não me interessa mais. Eu tb tinha a impressão de que iria passar medinho, mas não é o que ando lendo em resenhas. A sua não é a primeira que mostra essa mesma decepção. De YA sobrenatural eu tô um pouco farta. De narrativas infantis estou MUITO farta. Vou passar esse pró fim da fila hahahaha
    Valeu demais essa resenha. Seu blog está entre os que eu confio para escolher meus livros.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  3. Oi Liziane.
    Eu já tinha lido uma resenha recentemente sobre esse livro e como a sua também despertou curiosidade de conhecer a história por completo. Como gosto muito de livros de terror, com certeza eu vou querer ler este livro, espero não demorar muito para isso.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?

    Eu realmente não curto livros de terror. hahahha Mas a sua resenha me deixou interessada em conhecer a obra e me envolver em todo esse suspense. Dica anotada! Se aparecer uma oportunidade, darei uma chance à leitura!

    Beijos,
    Dai | Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  5. Oi Liz!

    Apesar de ter amado o livro, eu concordo, o terror propriamente dito não há, é mesmo um YA com toques de suspense e mistério, e adoro isso, principalmente por ser YA, me apaixonei por esse gênero! Estou louca para ler os demais livro, queria ver os videos, mas como não manjo de inglês, ai nem rola, espero que a Rocco lance logo os demais livros!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  6. Ai gente porque esse amor todo por livros de terror? Eu me pelo todo de medo. Eu achei a capa desse livro linda, mas quando vi o título logo decidi nem pensar em ler, não sei lidar com suspenses, sempre fico morrendo de medo, mas sem sombras de dúvidas a premissa do livro é interessante e eu acho que a mãe dela está possuída kkkkk
    Espero que o segundo saia logo para você ler e fazer a resenha pra eu ler kkkkk

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  7. Oi!!!

    Eu sei que preciso alterar alguns dos meu hábitos, inclusive os de filme e/ou livro de terror. Isso pq não assisto e muito menos leio esse gênero literário, mas como você citou em sua resenha que em determinado momento a obra parece bobinha e previsível talvez eu leia apenas para dar uma chance. Afinal, todos merecem uma oportunidade!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Liz!
    Já não leio nada de terror, e mesmo que este livro esteja sendo indicando como contendo pouco terror em comparação à outros, ainda assim não pretendo ler. Inclusive tenho reparado numa boa divergência de opiniões para com ele. É uma premissa interessante, mas, no geral, não me atrai, mas bom saber que, apesar das ressalvas, você curtiu a leitura.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  9. Ooi. Pela capa do livro eu não esperaria um terrorzão ou algo do gênero (mesmo que capas possam enganar, né). Achei a premissa bem legal mas eu fico com pé atrás quando o livro usa de algum elemento já mostrado ao leitor em algum outro livro ou como nesse caso um filme. Da a impressão que tá copiando, sei lá... Não me cai bem.
    De qualquer maneira, parece ser uma leitura boa para passar o tempo.

    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  10. De tanto eu assistir filmes de terror, coloquei na minha cabeça que quando eu me mudar, nunca irei para uma casa antiga. Ela tem que ser nova, um apartamento novo de preferência (que é pros vizinhos me socorrerem). Quero assombrações longe de mim! Difícil assim né, ahaha.
    Essa livro parece dar arrepios mesmo. Mesmo você tendo achado fraquinho, eu acho que seria o livro ideal pra mim: não muito assustador.

    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  11. OIii!

    Lizi, eu acho que as atitudes da personagem condiz com a idades dela. Sobre o enredo, não achei muito original, porem bem interessante, então gostei! Fiquei curiosa em saber os elementos usados pela autora para envolver o leitor nesse suspense.
    Tenho medinho de terror, mas não resisto a um suspense. A capa está linda! Adorei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Lizi!
    Eu "acompanhei" a leitura sua e da Sammy pelos comentários seus lá no grupo, e apesar de o livro parecer ser legal, com uma boa história, eu esperava que fosse um pouco mais assustador e acho que me sentiria mais interessada se fosse de terror mesmo.Colocar uma adolescente pra descobrir esse tipo de coisa me aprece meio bobo, porque eu sei que as atitudes de um adolescente são bobas.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá... confesso que não sou muito fã de livros de terror. Mas a sua resenha me deixou bem curiosa para ler Sobrenatural, ainda mais quando falou que pupila dela não dilata - isso é muito estranho hein!!!

    Bj
    Keyla -

    Bj
    Keyla -http://www.blogleituraterapia.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie, Liziane, eu sou uma pessoa muito medrosa, sabe... então teve partes da resenha que eu arrepiei toda (fotos!!!! O_O) o livro parece ser bom, mas não sei se eu leria, mesmo sendo meio previsível em algumas partes, ainda não estou pronta psicologicamente.... preciso treinar mais!
    bjuus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  15. Oi Liziane, tudo bem?

    O livro me interessou bastante pelo fator do suspense e por ele lembrar um pouco o filme "Espíritos, A Morte Está ao Seu Lado" que sou doida para ler. Pena que ele foi um pouco previsível e a protagonista em alguns momentos é meio chatinha, mas ainda tenho certa vontade de ler.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Estava achando bem interessante esse livro, até você falar que em certo ponto ela fica meio sem graça e acaba os mistérios, isso é triste pois estão faltando livros com esse clima de terror no mercado.
    Mas mesmo assim ainda quero ler esse livro, espero ter oportunidade ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi