04 novembro, 2015

Resenha - O Nome da Estrela

Título: O Nome da Estrela - Trilogia Sombras de Londres #1
Autora: Maureen Johnson
Editora: Rocco (Selo Fantástica)
Páginas: 392
Ano: 2015
Gênero: Romance/Suspense/Mistério/Fantasia

Sinopse: No mesmo dia em que o primeiro de uma série de assassinatos brutais acontece em Londres, a norte-americana Rory Deveaux chega à cidade para começar uma nova vida em um colégio interno. Os crimes hediondos parecem imitar as atrocidades de Jack, o Estripador, praticadas há mais de um século. Logo a febre do Estripador toma conta das ruas de Londres, e a polícia fica desconcertada com as poucas pistas e a ausência de testemunhas. Exceto uma. Rory viu o principal suspeito no terreno da escola. Mas ela é a única pessoa que o viu – a única que consegue vê-lo. E agora, Rory se tornou seu próximo alvo. Neste thriller envolvente, cheio de suspense e romance, Rory descobre a verdade sobre suas novas e chocantes habilidades e os segredos das Sombras de Londres.
O livro de cara chama muito a atenção pela capa e com uma diagramação muito bem elaborada, com detalhes que deixam o visual do livro lindo. O que me fez começar logo a leitura foi a indicação da autora Holly Black, já que amei os livros da série Mestres da Maldição. Outra coisa que me chamou muito a atenção é a chamada na capa “Jack, O Estripador, está de volta...”, já imaginei que o suspense iria ser tenso.

Gente eu preciso aprender a não ficar tão ansiosa com o lançamento de alguns livros, isso não está me fazendo bem, eu estava louca por esse livro, comecei a leitura assim que ele chegou e já me imaginava mergulhada em cenas de muito suspense, conforme a leitura foi fluindo eu me vi mergulhando em uma piscina vazia e rachando a cara no fundo rsrsrs. Todo aquele suspense e terror que eu esperava não estavam ali nas páginas, mas mesmo assim gostei do livro e claro que quero continuar lendo essa série e espero que a editora não demore em lançar a continuação. O livro tem momentos de tensão, tem cenas que vão fazer o leitor se arrepiar, mas o clima infantojuvenil deixou o clima de suspense bem fraquinho.

Rory vai para Londres, onde vai ficar por 9 meses para estudar na Wexford, na chegada um senhor está a sua espera para levá-la até a escola, ele conta para ela sobre o assassinato que ocorreu e que foi bem ao estilo Jack, O Estripador. A primeira vítima foi encontrada exatamente onde encontraram a primeira vítima de Jack em 1888, o corpo estava na mesma posição e com os mesmos ferimentos.
Wexford é uma escola para alunos de 17 e 18 anos, Rory gostou disso, pois sabia que poderia fazer novos amigos, ela escolheu cinco matérias e precisava escolher uma atividade física, como não sabia o que iria fazer deixou Claudia (é a responsável pelo dormitório das meninas, apaixonada por hóquei) arrastá-la para as aulas de hóquei. A vida de Rory vai mudar, ela precisa se acostumar com os horários, não teria mais tanta privacidade, vai dividir o quarto com outras meninas e as vezes isso parece ser assustador para ela.
O início do livro mostra bastante o começo de Rory em um local diferente, alguns leitores podem achar a leitura desses capítulos um tanto chato e devagar, não tão emocionante, mas são importantes para o leitor conhecer os personagens. É durante essa fase de adaptação de Rory a um lugar diferente e na tentativa de fazer amigos que ela sofre um acidente e chega perto da morte, isso vai fazer a vida dela mudar completamente.
Mais uma vítima é encontrada, modus operandi igual, a vitima tem o mesmo sobrenome da vítima de Jack em 1888, o que chama muito a atenção e que faz com que todos digam que o famoso assassino está de volta, a polícia acredita que um novo estripador está na área. Jerome colega e amigo Rory conta sobre o segundo assassinato e convida ela para ir até o pub onde foi encontrado o corpo.
Como os assassinatos estavam acontecendo exatamente nas mesmas datas dos assassinatos ocorridos em 1888, a polícia acredita que o novo estripador atacaria no dia 30 de setembro e com isso a escola resolveu tomar medidas de segurança, os alunos não poderiam mais sair nos fins de semana, para sair teriam que voltar até às 20 horas, a vida na escola mudou, muitas regras surgiram, os alunos ficavam mais próximos e conhecendo um pouco mais uns aos outros, mas muitos não gostavam, pois o evento do dia 30 era esperado como um acontecimento e muitos se sentiram de fora.
Rory gosta do perigo, de quebrar as regras e acaba convencendo sua colega Jazza a sair escondida do dormitório feminino e ir para o dormitório dos meninos, Jerome diz que eles podem ficar no telhado e ver tudo que está acontecendo ao redor. Depois de ficarem um tempo ali com Jerome as meninas resolvem voltar para o seu dormitório e é quando Rory vê um homem parado ao seu lado, ele é careca e usa um sobretudo muito grande e ela notou algo em seus olhos, quando ela pergunta a Jazza sobre o homem, ela diz que não viu ninguém. O que tudo indica é que Rory consegue ver coisas que ninguém mais vê, ela vê e fala com fantasmas, mas sem saber o que são, para ela são pessoas normais (vivas).
Jerome sabe tudo sobre Jack, O Estripador, sobre suas vítimas, as cartas enviadas para a polícia, chega ser assustador e ele encontrou na internet um vídeo que mostra o assassinato no pub, dá para ver a vítima se debatendo, mas não aparece ninguém a atacando.
Quando o corpo da quarta vítima é encontrado no gramado da escola e Rory conta a polícia sobre o homem que viu, ela se torna a única testemunha, mas não imagina que agora ela está correndo grande perigo. Ela só vai começar entender o que realmente está acontecendo quando sua nova colega de quarto (Bhuvana) conta a ela que as pessoas que vê é na verdade um fantasma, Rory tem o dom da visão e isso só acontece com adolescentes que já tem uma pré-disposição e que tem uma experiência de quase morte, Rory fica confusa com tudo o que descobriu, mas vai saber que outros adolescentes também têm esse dom.


Rory conhece Stephen e Callum, eles junto com Bu vão mostrar a Rory que ela deve seguir sua vida normalmente. Bu, Stephen e Callum são tipo investigadores de fantasmas e agora Rory faz parte da equipe e juntos irão descobrir quem é o homem (fantasma) que agora está perseguindo Rory.
O romance entre Rory e Jerome acaba ficando em segundo plano. Os fantasmas que ajudam Rory e a equipe chamam bastante a atenção e é impossível não simpatizar com eles, Alistair (estudante da escola que morreu enquanto dormia devido uma crise de asma e agora ficava o tempo todo na biblioteca da escola) é tipo o fantasminha camarada com o seu visual anos 80, adora ouvir músicas do The Smiths, The Cure, The Clash e Jo (Sargento Josephine Bell, da Força Aérea Auxiliar Feminina) é muito amiga de Bu e vai ajudar a salvar a vida de Rory.

Quero ler a continuação logo, pois no final do livro o leitor vai reparar que Rory tem um dom não somente de ver e falar com fantasmas, ela adquiriu um dom ainda maior.
Recomendo a leitura!!


17 comentários

  1. Oi Lizie, espero que não demorem com os dois próximos livros, pois fiquei super interessada na trilogia.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Lizi!
    É por isso que já nem vou mais tão ansiosa para as leituras porque por vezes quebramos a cara.
    De qualquer forma o livro não me parece ruim porque tem todo um ar de mistério e um pouco de sobrenatural com os poderes de Rory.
    Deve ser uma leitura no mínimo interessante.
    “Reflexão de Lavoisier ao descobrir que lhe haviam roubado a carteira: nada se perde, tudo muda de dono.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  3. Mulheeeeerrrrrrr!!!

    Como assim? Com tudo isso e vc não se rendeu não?? Pois eu já me rendi só pela resenha, hahaha.

    Que que é isso?? Esse monte de coisas misturadas e arrematando com fantasmas! Tô apaixonada!!! ♥

    Quero o livro pra já!!

    Bjksssssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Rsrsrs, é muito ruim quando você começa a leitura com toda expectativa do mundo, e depois não é isso tudo que sua mente mirabolante imaginou rsrs.
    Mas que bom que mesmo não atingindo suas altas expectativas pelo suspense você tenha gostado da leitura. Confesso que também imaginei que o suspense fosse mais forte, mas ainda quero ler e pelo menos agora já sei o que me espera, não vou ficar tão surpresa, quando ver que o suspense é fraquinho.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Poxa Lizi... Estava muito ansiosa por esse livro, até ficar sabendo que teria continuação. Adoro um bom suspense e logo de cara esse despertou meu interesse, mas depois da sua resenha, não sei se vale a pena ler agora ou esperar as continuações, gosto quando o livro me tira o fôlego sabe, você não consegue largar o livro e quando faz a estória não sai da sua cabeça e vc tenta adivinhar oque vai acontecer no final só pra descobrir que passou longe de suas deduções, hehehe... Mas a premissa do livro é muito boa e se tem fantasmas,estou dentro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lizi!!!
    O gênero policial é um dos meus favoritos, então sempre que tem algum livro que vejo que o crime é bem curioso a curiosidade acaba passando pra mim também kkk
    Essa sinopse me lembrou um pouco a série Penny Dreadful sem a parte sobrenatural kkk
    Quero ler!!!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oii!!
    Adoro suspense e com um bom romance então, fica melhor ainda. Tenho um pouco de medo da historia de Jack estripador, mas estou bem curiosa com o enredo envolvendo Rory e seu romance com Jerome.
    bjos e sucesso!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Lizi! Eu também ameeeei a capa desse livro, assim como sinopse, mas como já li dois contos e achei bem bobinhos da autora, fiquei meio em dúvida de ler ou não.
    Porém, gostei bastante da sua resenha, parece ser um livro bem escrito, mas nada de aterrorizante, daqueles que podemos ler a noite sem medo kkk
    Gostei muito também do fato de a Rory tem o dom da visão, amooooo personagens que são os únicos a fazerem tais coisas, porque geralmente eles é que se sentem mais medrosos e inferiores, então isso acaba mostrando pra gente que se quisermos podemos conquistar muitas coisas ;)
    Se eu tiver como compra-lo logo, lerei sim, rs
    bjãooo

    ResponderExcluir
  9. gostei muito da tua resenha e confesso que já to bem curiosa pois ando lendo muitos livros do gênero e to adorando, esse livro inicialmente também me chamou atençao pela capa e daí depois que li a sinopse já me interessei.

    ResponderExcluir
  10. gostei muito da tua resenha e confesso que já to bem curiosa pois ando lendo muitos livros do gênero e to adorando, esse livro inicialmente também me chamou atençao pela capa e daí depois que li a sinopse já me interessei.

    ResponderExcluir
  11. Lizi!!! Oi!
    Olha quem voltou (eu sumi por muito tempo, omg) hahaha, voltei pra ficar <3
    Que saudade que eu estava de ler seu blog!
    Mas enfim, esse livro quando vi na livraria morri vendo a capa! Confesso, eu sou de comprar livro pela capa, é mais forte do que eu!
    Mas eu não havia lido nada sobre ele em nenhum local ainda e me interessei bastante o único problema é que é uma saga e ler saga sempre deixa aquele sentimento de "lança logo a continuação, por favor!!!"
    Esse vai para a lista de compras.

    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  12. Ah sério? Eu tb estava mega empolgada pra ler esse livro por causa do Jack!!! Hehehe

    Bom que já fico meio preparada.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  13. Oi, o segundo livro da série será lançado pela Rocco neste mês. Eis a questão: será que se eu solicitar o segundo livro da série, mesmo sem ter lido o primeiro livro, irei entender tudo que está acontecendo no livro? Ou acha que irei ficar meio perdida?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Eu vi que o segundo vai ser lançado esse mês, e já quero, e acredito que tu deverias ler esse primeiro, para conhecer a personagem, o dom que ela tem e como ela descobriu ele.
      Beijão!

      Excluir
  14. Mas acha que se eu ler o segundo sem ter lido o primeiro, irei entender a obra?

    PS: Quero o ler o primeiro também, só não sei se conseguirei ler na ordem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode ficar um pouco perdida, pois pela sinopse os personagens vão se reencontrar. Tenta se não conseguir leia esse primeiro e retoma a leitura depois.

      Excluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi