19 outubro, 2015

Resenha - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Título: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres - Série Millennium #1
Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 528
Ano: 2015
Gênero: Suspense/Policial/Romance

Sinopse: Vem da Suécia um dos maiores êxitos no gênero de mistério dos últimos anos: a trilogia Millennium - da qual este romance, Os homens que não amavam as mulheres, é o primeiro volume. Seu autor, Stieg Larsson, jornalista e ativista político muito respeitado na Suécia, morreu subitamente em 2004, aos cinqüenta anos, vítima de enfarte, e não pôde desfrutar do sucesso estrondoso de sua obra. Seus livros não só alcançaram o topo das vendas nos países em que foram lançados (além da própria Suécia, onde uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série, a Alemanha, a Noruega, a Itália, a Dinamarca, a França, a Espanha, a Itália, a Espanha e a Inglaterra), como receberam críticas entusiasmadas. O motivo do sucesso reside em vários fronts. Um deles é a forma original com que Larsson engendra a trama, fazendo-a percorrer variados aspectos da vida contemporânea, da ciranda financeira feita de corrupção à invasão de privacidade, da violência sexual contra as mulheres aos movimentos neofascistas e ao abuso de poder de uma maneira geral. Outro é a criação de personagens extremamente bem construídos e originais, como a jovem e genial hacker Lisbeth Salander, magérrima, com o corpo repleto de piercings e tatuagens e comportamento que beira a delinqüência. O terceiro é a maestria em conduzir a narrativa, repleta de suspense da primeira à última página. Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou. Quase quarenta anos depois, o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger, e que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente.
Por ter assistido o filme tanto na versão Sueca e Americana, ambos mais de uma vez e adorar os personagens já imaginava que a leitura seria extremamente maravilhosa, mas eu não imaginava que o livro iria me apresentar personagens ainda mais marcantes, cativantes e envolventes, cada um com uma personalidade própria, muito forte, mas que quando colocados juntos fazem o leitor ficar completamente hipnotizado com as situações que irão protagonizar.

Mikael Blomkvist é condenado por expor informações falsas sobre Hans-Erik Wennerström, com isso acontecendo, a revista Millennium começa a ter problemas, mas essa condenação não irá fazer com que Mikael desista de desmascarar Wennerström.
Mikael recebe uma ligação de Frode, advogado de Henrik Vanger, pedindo que ele vá até Hedestad, pois Henrik Vanger quer contratá-lo para um serviço pessoal. Como a sua condenação repercutiu de uma forma bastante negativa ele decide que é uma boa hora para se afastar. Henrik quer contratar Mikael para investigar o desaparecimento de sua sobrinha Harriet, ele acredita que ela foi assassinada por algum membro de sua família. Mikael decide aceitar a oferta, ir morar por um tempo na ilha de Hedebyön e investigar o que realmente aconteceu.

Erika vai ficar como editora chefe da revista, ela e Mikael são amantes e o marido de Erika sabe de tudo e aceita. Erika não fica nada contente em saber que Mikael aceitou a oferta de Vanger, ela vê isso como uma fuga.

Uma trama bem recheada de política, negócios, cobiça, mentiras, suposições e muitas revelações, a cada capítulo lido ficamos sabendo um pouco sobre a família Vanger.

Lisbeth é freelancer na empresa Milton Security, iniciou ali com afazeres simples, mas teve a chance de mostrar o quanto é boa em investigar pessoas, ela consegue descobrir qualquer informação e foi ela que fez um dossiê completo da vida de Mikael para Frode.
Lisbeth já impressiona e conquista o leitor nas primeiras aparições, ela tem um jeito bem peculiar, faz seus próprios horários, fala pouco e não gosta de demonstrações de afeto.

Quando Mikael procura por Lisbeth e fala sobre o complicado e intrigante caso de Harriet, ela aceita se juntar a ele nas investigações e eles irão formar uma dupla perfeita, conforme a história vai evoluindo os personagens vão se envolvendo cada vez mais, aos poucos vamos desvendando mais sobre a personalidade de Lisbeth. Ela é muito intrigante e logo o leitor vai querer saber mais e mais sobre a personagem e logo vamos descobrir que ela sofre nas mãos de seu novo tutor, mas sabe muito bem como resolver isso, ela vai protagonizar cenas que deixam o leitor aterrorizado.
Conforme Mikael e Lisbeth vão avançando nas investigações, revelações arrepiantes sobre os integrantes da família Vanger vão surgindo e logo tudo será resolvido.


O título do livro fica cada vez mais explicado conforme a leitura vai fluindo, no início de cada fase o leitor vai se deparar com estatísticas sobre a violência contra as mulheres na Suécia.
A capa dessa nova edição está perfeita, o livro traz mapas para o leitor se localizar e também a Árvore Genealógica da Família Vanger.

A leitura foi maravilhosa e estou mais apaixonada por essa série, preciso ler logo o próximo livro. Alguns leitores podem achar o início dele não tão empolgante, e detalhado demais, mas conforme a leitura vai evoluindo tudo vai ficando cada vez mais eletrizante e eu não conseguia parar a leitura.

Eu tenho uma dificuldade em fazer resenhas de alguns livros que eu gosto, e esse é um deles, amei o livro e acho que não consegui transmitir tão bem isso na resenha.

Recomendo para todos os leitores que gostam de uma trama de suspense policial extremamente bem construída e com personagens conquistadores.


10 comentários

  1. Acredita que perdi a vontade por conta do filme.
    Mas como você, mesmo tendo assistido, ficou enlouquecida com a série, me deu uma vontade enorme de ler.
    Voltou para a minha pilha!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi Lizi!!!
    Acredita que não vi nenhum dos filmes e nem li nenhum dos livros? (tô me sentindo extremamente por baixo kkk)
    Pretendo comprar aquele box novo que ficou lindo!!
    Amo livros policiais com suspense, ação e bastante mistério.
    Sobre adaptações literárias: Nunca têm todos os personagens (infelizmente)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Amo livros de suspense policial, essa trilogia da em minha lista a muito tempo, e a cada resenha que leio o sentimento de necessidade aumenta, pena que ainda não coube em meu bolso, mais espero que tenha uma promoção vendo por aí no Amazon srrs.
    bjocas

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Confesso que não sabia da existência desse filme, menos ainda dessa trilogia. E de cara já gostei de ambos, gostei muito do enredo, de ter mapas para nos localizarmos e sem contar que eu amo suspense. Obrigada pela resenha!!
    Bjos e sucesso!!

    ResponderExcluir
  5. Lizi!
    O livro parece mesmo bem empolgante e gostaria de ler.
    Assisti a trilogia e pelo visto eles fizeram bem parecido com o livro mesmo.
    “Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.”(Érico Veríssimo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. gosto de ler romance policial porque sempre tem aquele suspense básico, pesquisei um pouco aqui na net sobre o livro e soube que tem uma adaptaçao sueca.

    ResponderExcluir
  7. Estou com o box lindo aqui. Ensaiando para ler faz anos hahahaha
    Vou remediar isso, adorei tua resenha!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Lizi!
    Apesar de ter assistido ao filmes e gostado bastante, e mesmo sendo um livro muito bem escrito e todos os outros adjetivos que você deu, achei o começo muito parado, meio chato, com descrições intermináveis. Oque fez valer a pena concluir a leitura foi mesmo o final... Pensando ainda se continuo com essa trilogia.

    ResponderExcluir
  9. Eu não sabia que os filmes vinham desse livro! Nunca prestei atenção no sucesso do último filme que foi lançado pois pensava que era um enredo qualquer. Bom saber que é muito mais articulado do que eu imaginava, depois tentarei assistir e ler

    ResponderExcluir
  10. Já faz um tempo que quero ler essa série, pois acho muito legal o suspense todo intrincado e tal, mas por ter política envolvida, sei que ficarei meio perdida, pois não entendo anda kkkkk
    as capas são muito bonitas, e dizem que fica melhor a cada volumes. Vamos ver, ainda lerei o primeiro, pelo menos.
    bjos

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi