11 agosto, 2015

Resenha - Da Ordem ao Caos

Título: Da Ordem ao Caos
Autora: Elizabeth Laban
Editora: Farol Literário
Páginas: 320
Ano: 2015
Gênero: Jovem Adulto/Suspense

Sinopse: Duncan é o aluno terceiranista do Colégio Irving que ficou justo no quarto do ex-aluno albino da escola, Tim – o garoto que se envolveu em um episódio obscuro para o qual havia muitas perguntas e poucas respostas. Ao entrar em seu novo quarto, Duncan encontra uma pilha de CDs que o ex-aluno lhe deixou com revelações do passado nebuloso e que o levará para uma jornada em seus próprios conflitos, fazendo diversas relações com o tradicional trabalho de conclusão do ensino médio do colégio, o ensaio sobre a tragédia.

“Entre para ser e encontrar amigos.”

Na escola onde Duncan estuda os alunos que estão saindo do terceiro ano deixam um tesouro no quarto para o aluno que está entrando para o último ano.
Duncan está ansioso para ver em que quarto vai ficar e qual tesouro irá encontrar, para sua decepção ele ficou exatamente no quarto que ninguém queria, o quarto do canto, pequeno e pouco iluminado. Ele encontra o seu tesouro, vários CDs e fica um tanto decepcionado por isso. Ele lembra que quem havia estado naquele quarto era o garoto albino. Junto com os CDs ele encontrou um bilhete. Embora Duncan estivesse esperando um tesouro diferente  ele ficou curioso e logo começou a ouvir os CDs. Duncan imaginou que os CDs estivessem recheados de músicas, mas para sua surpresa os CDs estão recheados com a voz de Tim, que vai contar toda a sua história.
Por ser albino Tim achava um pouco chato as pessoas ficarem o encarando e por isso ele prefere ficar o mais tempo possível entocado em um lugar, antes ele até tentava disfarçar sua condição com alguns artifícios, mas depois aceitou sua condição.
No decorrer dos anos, fui tentando várias coisas para passar despercebido: maquiagem, o que só me fez parecer um arremedo de gótico; tingir os cabelos e as sobrancelhas de preto, o que me fez parecer um vampiro. Minha mãe detestava essas coisas e, quando fiz quinze anos, passei a detestar também, daí decidi não tentar mais.
Tim está pronto para ir para a Escola Irving, mas por causa da neve seu voo foi cancelado e ele estava quase entrando em pânico só de imaginar que teria que passar a noite ali no aeroporto, no meio de um monte de gente. No avião ele conheceu Vanessa e quando ele está prestes a ir para o quarto do hotel que sua mãe conseguiu reservar ela fala com ele e acabam indo juntos para o quarto. Dá para notar que Vanessa vê Tim como um garoto normal, ele não chama a sua atenção por ser albino. Durante a noite eles foram brincar na neve, Tim jamais imaginou  se divertir tanto como naquele momento.
Duncan precisa parar de escutar os CDs e se concentrar um pouco nas aulas, ele adora números e o que mais o assusta é o trabalho de Literatura do terceiro ano, mas no bilhete que Tim deixou, ele diz que vai ajudar Duncan com esse trabalho, Duncan só não sabe como ainda, mas ele vai descobrir.
Um dos professores, o Senhor Simon, adora fazer pães e bolinhos e sempre leva alguns para o morador do quarto pequeno, é como se fosse uma gratificação por ter ficado no pior quarto de todo o alojamento.
Duncan está cada vez mais envolvido com a história de Tim e quer logo saber qual o segredo que o garoto quer tanto lhe contar, a história de Tim é intrigante, envolvente e misteriosa.
Tim alimentava um amor por Vanessa, mas ela namorava Patrick, mas o relacionamento deles já não tava tão firme, ela não ama ele como antes, só não quer terminar para não magoá-lo e ela percebe que o melhor para eles é irem para uma faculdade diferente em cidades distantes. Duncan gosta da Dayse e toma coragem para falar com ela e agora eles estão juntos e o tão sonhado beijo aconteceu.
Tim vai pagar o preço por suas atitudes, algo terrível acontece durante uma excursão organizada por Patrick para os alunos andarem de treno na neve.


Dá para perceber algumas semelhanças entre Tim e Duncan, os conflitos que os dois viveram são bastante parecidos.

Os capítulos são intercalados, alguns são a visão de Tim narrando a sua história em outros é Duncan, vivendo na escola e pensando na história de Tim.

Tim é um personagem fascinante, quanto mais ele narra tudo o que aconteceu do primeiro dia de escola até o momento trágico que ninguém mais fala ele vai envolvendo e conquistando o leitor.

A leitura é envolvente, me fez querer saber toda a história sobre Tim, saber qual era esse momento trágico e o que aconteceu com ele.
Recomendadíssimo!!

19 comentários

  1. Oi Liziane ^^
    Nossa, não vejo o que pode ser de errado ser albino. Eu, particularmente, fico fascinado quando vejo um. Se fosse extrovertido tentaria até fazer amizade.
    Mas sei como o Tim deve se sentir. Ser o diferente, a "aberração" é demasiadamente frustrante. Fiquei curioso em saber se ele sofreu nessa Escola Irving e fico temeroso de que Duncan passe a sofrer tb.
    Essas coisas dos CD's me lembrou um pouco o livro Os 13 Porquês. Não deixa de ser semelhante esse método de usar os CD's para contar a história de outro personagem.
    Espero que não tenha acontecido uma tragédia com o Tim. Tô torcendo para não ter.
    Como dá para perceber o enredo me chamou a atenção afinal já estou preocupado com personagem que nem fui apresentado.
    A capa do livro é linda por demais. Adorei.
    Gostei bastante da resenha, Liziane. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lizi!!!
    Achei a sinopse um pouco confusa mas como fiquei interessado no livro desde seu lançamento ainda quero ler.
    Apesar de ser um suspense o livro também parece tratar de assuntos importantes.
    Já fiquei bastante curioso pra saber o que é a história de Tim.
    Sabe quando você vai criando hipóteses? Pois é haha já tô imaginando o que aconteceu na excursão.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lizie, que bom que gostou, eu até agora não tive muito interesse no livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Adorei a capa e a sinopse. Estou em busca de um bom suspense. Lendo a resenha me animei mais. Quando o livro tem um personagem que parece ser tão envolvente quanto Tim, a leitura fica bem mais prazerosa. Fiquei louca para saber o que acontece com ele. OMG! Gostei muito da recomendação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Lizi!
    Um bom livro de suspense e mistério está em falta no mercado literário, mas me parece que aqui, Tim roubou a cena do livro e o tornou ainda mais atraente a leitura.
    “Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  6. Nossa só lendo a resenha fiquei super empolgada em relação a história, acho que eu leria rápido esse livro, pois fiquei curiosa demais em reação as histórias dos CDS e essas coisas, adorei a resenha e pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha! Nossa, muito legal essa temática sobre os dramas da adolescência e suas preocupações com a aceitação entre os outros colegas e tbm a si próprio. Acho que todos já passamos por isso, em vários níveis. Esse tema realmente me interessou muito.

    ResponderExcluir
  8. Que resenha interessante. Eu já estou curioso para saber sobre essa história e o porque desse mistério todo sobre o acidente.
    Os capítulos intercalados é uma coisa que gosto muito também...

    ResponderExcluir
  9. Já li resenhas anteriores deste livro e a cada uma fico mais empolgada! Quem imaginaria um colégio com um esquema desses, em que no terceiro ano um presente é deixado para você? Ainda mais o presente que Duncan recebeu? So este detalhe é intrigante e parece envolver o leitor com a curiosidade que ele compartilha com Duncan em relação aos CD's deixados por Tim.
    Esse toque de mistério e as semelhanças entre os personagens são dois ingredientes que sei que vão me conquistar, espero não me decepcionar.
    Adorei a resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Nossa... Amei a resenha porque você deixou o mistério no ar!!! Fiquei muito curiosa pra saber a história de Tim como ficou e que acontecimento foi esse... me fez lembrar de Quem é você, Alasca? e no quanto amo livro com drama e mistério!!!
    kamyllanaza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. A resenha está ótima e intrigante, me fazendo pensar como será ao ler o livro.

    ResponderExcluir
  12. Acabei de ler o livro e eu ameiiii mto!
    Nossa, a cada capitulo eu queria saber mais sobre as gravações que Tim deixa para o Duncan e eu fiquei mto envolvida.
    Não esperava ser tao bom e para mim foi umas das melhores leituras de 2015.
    Achei mto interessante tudo e como o livro finalizou me deixou tb bem interessada.
    Gostei de tudo.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro, mas me interessou muito, pois fala de problemas reais, na adolescência.
    Gosto de historias com certo suspense, ainda mais no caso dessa que possue uma gravação.
    Fiquei muito curiosa em saber a historia de Tim, o que aconteceu...
    Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ai Lizi.
    Estou extremamente curiosa com essa leitura, preciso desse livro urgentemente. Comecei a fantasiar toda historia em minha mente e agora preciso colocar um final Todo esse mistério de Tim, me deixou todaaaaaa curiosa. Espero ter a oportunidade de sanar minha curiosidade o mais rápido possível.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  15. Super curiosa para saber o mistério que ronda o acidente e ainda mais para descobrir tudo o que tem nos CDs. Tim parece ser um garoto que se isola não apenas pela sua condição de albino, mas também por bullying. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  16. curiosa p/ saber mais sobre o menino albino e oque aconteceu no acidente.

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho um fascínio por histórias dentro de histórias. Pelo titulo e pela capa nada chamativa, achei que não gostaria deste livro. Mas esta resenha encantadora me motivou muito a lê-lo. Agora fico imaginando inúmeros caminhos para Tim e Ducan e que reviravolta é esta que acontece na viagem.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  18. Não esperava tanto desse livro. Deve ser interessante ler/ouvir sobre essas duas histórias e os conflitos e medos que envolvem esses dois adolescentes e os desfechos, que pelo menos no caso do Tim já dá pra saber que foi trágico.

    ResponderExcluir
  19. O livro já começa com o mistério envolvente. Parece ser um thriller bacana.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi