15 maio, 2015

Resenha - O Sangue do Cordeiro

Título: O Sangue do Cordeiro - Duologia A Novel of Secrets#1)
Autor: Sam Cabot
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Ano: 2015
Gênero: Suspense Religioso/Sobrenatural

Sinopse: “Este documento, querida amiga, vai abalar a Igreja.”
Ao ler essas palavras em uma carta encontrada em um arquivo empoeirado, Thomas Kelly fica cético. O documento citado na correspondência está desaparecido, mas Thomas, padre da ordem dos jesuítas, duvida que exista algo com tal poder – até ser convocado ao Vaticano para iniciar uma busca desesperada por ele.
Enquanto isso, diante de um conselho formado por seus superiores, Livia Pietro recebe instruções claras: encontrar um padre jesuíta recém-chegado a Roma e juntar-se a ele na procura da Concordata, um tratado que contém um segredo tão chocante que poderá destruir para sempre todo o povo de Livia.
Enquanto pistas cifradas do passado lançam os dois em um universo traiçoeiro repleto de obras de arte, maquinações religiosas e conspirações, eles são caçados por pessoas capazes de tudo para achar o documento primeiro. Thomas e Livia, então, precisam correr para montar o quebra-cabeça capaz de redefinir os rumos da história e evitar o caos e a destruição que a revelação da Concordata poderá causar. Livia, porém, tem um segredo: ela e seu povo são vampiros.
Em O Sangue do Cordeiro vamos acompanhar a corrida dos personagens Thomas e Livia contra o tempo, eles precisam encontrar um documento perdido que pode ameaçar a Igreja.

Em 1849, Mario Damiani enviou uma carta para sua amiga Margaret, onde dizia estar com um documento que poderia abalar a Igreja, ele manda uma cópia para ela, mas pede que não leia e que somente divulgue caso aconteça algo com ele.
Em 1850, Damiani é morto, ele não confessou onde escondeu o documento que roubou do Vaticano. Ele acreditava que o povo não precisava mais da Igreja graças aos avanços da ciência. Nesse ano Margaret morreu em um naufrágio quando estava a caminho de Nova Iorque.
Nos dias atuais, em 2012, Thomas que é um padre jesuíta que gosta de lecionar e é um estudioso do Ressurgimento, está olhando os documentos datados de 1850 e se depara com a carta que Damiani enviou para Margaret e um trecho chama a sua atenção e ele fica imaginando que documento é esse que Damiani tinha posse.
Lorenzo é muito amigo de Thomas e o convida para ir até o Vaticano para lhe ajudar, quando Lorenzo diz que quer que Thomas encontre a Concordata, mas não lhe dá maiores informações ele resolve investigar os documentos que estão na biblioteca.
Livia é uma noantri (vampira), ela é convocada para o conclave que é uma reunião com outros noantri, eles explicam que estão sendo ameaçados por Jonah que diz estar com a concordata e em três dias irá divulgar seu conteúdo, mas os superiores de Livia acreditam que ele está blefando e mandam Livia ajudar o padre Thomas na procura pelo tal documento. Livia é a escolhida principalmente por ter tido um envolvimento com Jonah e por ela ter levado ele para o mundo dos noantri.
Livia encontra Thomas e ambos estão com um caderno de poemas de Damiani, mas percebem que tem páginas faltando e acreditam que isso é uma pista e Livia pede ajuda a um amigo que conheceu Damiani, Spencer encontra um poema que Mario lhe deixou e agora eles começam a seguir as pistas para resolver esse quebra-cabeça e encontrar o documento perdido.
Thomas e Livia estão correndo contra o tempo agora, pois Lorenzo foi sequestrado por Jonah e esse ameaça transformá-lo e Thomas jamais deixaria que isso acontecesse com seu amigo. Seguindo as pistas encontradas eles não só irão encontrar o tal documento, mas vão saber de segredos que jamais Thomas imaginou que existiam.
Quando Livia conta a Thomas que é uma vampira ele fica transtornado, ele é cético demais e não acredita que a transformação seja algo científico e sim diabólico. Acredita que os noantri venderam a alma para o diabo. Thomas e Livia formam uma dupla em que um completa a ideia do outro e Livia com suas habilidades melhoradas ajuda bastante. Conforme o tempo vai passando Thomas vai absorvendo melhor a condição de Livia e ele começa a se sentir culpado por se sentir atraído por sua beleza e o que o deixa bastante encabulado quando ela percebe seus sentimentos.
Já tinha sentido desejo antes, claro. Se a ordenação representasse o fim da fraqueza humana, não haveria necessidade dos votos. Ele sentia, mas não tomava atitudes, se confessava, era absolvido. Será que o que estava acontecendo agora era diferente?
Era.
Era mais forte, mais denso, mais profundo. Mais imediato, mais impulsivo.
Sam Cabot é o pseudônimo de Carlos Dews e S. J. Rozan, só posso dizer que estou a espera do próximo volume, com uma trama muito bem construída e desenvolvida, os autores deixam os fãs de livros desse gênero completamente satisfeitos. A narrativa lembra bastante as aventuras de Robert Langdon. Os personagens são marcantes e com uma personalidade bem definida.

Thomas é aquele padre que ainda tem seus temores e dúvidas, gosta da parte dos estudos e pesquisas e principalmente se sente sempre aprendendo algo novo com seus alunos e é no convívio com Livia que ele percebe que assim como existem pessoas boas e más, os noantri também podem ter essa distinção, ele acaba confiando em Livia e com o passar do tempo se sente confortável ao seu lado. Lorenzo é um personagem cativante, sempre fumando o seu charuto, não gosta do luxo do Vaticano, ele diz que tanto ouro tira a atenção de coisas mais importantes, mas já aviso não se engane com os gestos gentis desse personagem. Livia está sempre tentando mostrar ao Thomas que a sua transformação não é nada diabólica, ela gosta de viver a sua vida como se fosse uma pessoa comum.
Então era isto: o segredo ao qual Lorenzo achava que a Igreja não sobreviveria. Thomas não sabia se ele próprio sobreviveria. Naturezas dualistas. Será que aquele documento era verdadeiro? Poderia ser autêntico? Mas no momento exato em que sua parte acadêmica fazia a pergunta, sua parte religiosa sabia que não fazia diferença.
Assim como os livros do Dan Brown não são bem vistos pela Igreja Católica acredito que esse também não será, pois traz uma revelação chocante no final, embora todos os leitores saibam que isso é ficção acredito que os católicos fervorosos não iriam gostar dessa teoria.

A capa chama muito a atenção do leitor, a diagramação é simples e a fonte é de um tamanho médio.

O livro é perfeito, nunca tinha lido um livro de vampiros com essa temática e já estou ansiosa para me encontrar novamente com essa dupla no próximo livro.



24 comentários

  1. Olá querida, tudo bom?
    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas adorei sua resenha e espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.
    Beijos;.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  2. na primeira vez que eu vi esse livro, achei muito parecido com os livros do dan brown e eu deixei de lado, uma vez que eu não sou muito fã dele(sério eu leio os livros dele, mas sei lá....

    eu juro que não sabia que tinha nada de sobrenatural nesse livro o que me deixou dividida, por um lado eu tenho a impressão de já vi isso antes e não gostei por outro eu adoro essa questão do sobrenatural...
    mas por enquanto acho que vou deixar passar.

    ResponderExcluir
  3. Eu estava super empolgada com esse livro desde o lançamento justamente por ter essa pegada mais Dan Brown, mas... vampiros? Nah. Tenho certa aversão a estórias com vampiros. Já caiu no meu conceito, rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. A princípio achei que não ia me interessar muito pelo livro, mas à medida que fui lendo sua resenha, fui gostando. No fim estava bem curioso já! Vou anotar aqui para ler assim que der! E essa capa é maravilhosa, meu Deus! Linda, linda!

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :D
    Nunca li nenhum livro deste tipo e ainda mais que relaciona vampiros e a igreja! É super interessante as histórias que são criadas baseadas nos possíveis segredos que a igreja tem e que por mais que não sejam verdadeiras(eu acho..kk),me deixam pensativas,mas e se fosse? Já que não sabemos de tanta coisa escondida nos pilares do Vaticano... hehe ;)
    Um tanto inesperado,mas super inteligente a junção de dois personagens tão diferentes,mas que pelo visto se complementam!A capa é bem marcante,adorei conhecer mais uma história que parece ser fantástica!
    Bjos*--*

    ResponderExcluir
  6. Não curto esse tipo de livro. Por isso não leria.

    ResponderExcluir
  7. Não curto esse tipo de livro. Por isso não leria.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Liziane!
    Só pelo seu resumo da premissa percebi mesmo que a história parece com as de Dan Brown. Mas eu gosto muito do gênero, acho bem legal isso de revelações e documentos perdidos, e também ter vampiros no meio.
    Excelente resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
  9. Oi Lizi!
    Não sabia que o livro era sobre vampiros D: A primeira vista achei que fosse como os do Dan Brow, construindo críticas apenas a igreja. Que louco essa parte do sobrenatural no meio. Confesso que agora fiquei balançado. Não sou muito fã do Brown. Tentei ler O Codigo da Vinci e não foi, mas esse eu curti. O catálogo da Arqueiro não é topo da lista, mas fique curioso com o desfecho que você citou e quero conhecer D:

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha visto sobre o livro, mas essa é a primeira resenha que eu leio, e deixarei passar porque eu não gosto dos livros de Dan Brown, e por esse ser um pouco como os dele não vou querer ler.

    ResponderExcluir
  11. Eu não gosto muito de livros que envolvam religião, por mais que seu lado investigativo seja bem trabalhado e é algo que goste. E de brinde há vampiros na trama, que é outra coisa que não me agrada tanto!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lizi! Nunca li um livro que relaciona vampiros e igrejas, na verdade nunca fui muito fã de livros que envolvessem religião, mas lendo sua resenha fiquei curiosa e com vontade de ler! espero ter a oportunidade de um dia lê-lo.
    Ótima resenha! Beijos flor!

    Te espero lá na Leitora Neurótica- http://leitoraneurotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Lizi!
    Sempre fui apaixonada pelos vampiros e gosto de ver as inúmeras abordagens dadas pelos diversos autores.
    Aqui me parece que ele soube inovar.
    Gostaria de ler.
    Desejo uma ótima semana!!
    “Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.” (Confúcio)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Nunca tinha lida nada sobre o livro, e achei a história muito interessante. Nunca li um livro que falasse mais sobre o Vaticano e com seres sobrenaturais, não sou muito fã de livros que falem um pouco sobre religião, mas nesse caso admito que gostei da história contada e espero um dia ler esse livro! Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Eu sou meio avessa à religião, não tenho uma definida e geralmente fujo de livros que mencionem isso. O Sangue de Cordeiro nem devia ter chamado minha atenção, mas o livro me conquistou pela sinopse quando o vi, nem sei porquê exatamente. Acho que o fato de envolver vampiros desfocou o tema religião, aí resolvi querer lê-lo. Talvez seja impressão minha, mas a estória em si parece ser bem complexa. Nada que me tire o interesse, claro.

    ResponderExcluir
  17. Me amarro em tramas com essa pegada Dan Brown de ser. Acho massa essa busca por artefatos e/ou documentos através de pistas e enigmas. Outra coisa legal é sentir a química entre as personagens. Enfim, como sou fã de livros assim, com certeza vou querer ler essa série também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Ja tentei ler livros desse estilo, mas acabo terminando a leitura frustrada ou entao largando no meio :/ Nao gosto de livros sobrenaturais e muito menos dos livros do Dan Brown, nenhum preconceito com quem gosta, apenas eu nao leio kkk

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Eu não costumo ler muitos livros desse estilo, mas esse chamou minha atenção por envolver além da investigação, um lado sobrenatural. Não sei se vou ler logo, mas deixo marcado na lista de desejados. Essa capa é bem chamativa mesmo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Faz tanto tempo que eu não leio um livro de vampiros e esse é tão diferente *-*
    Quando lançou esse livro confesso que nem li a sinopse, só to sabendo do que ele se trata agora e uau, adorei! Super já quero ele na minha estante.

    ResponderExcluir
  21. Lizi!!!

    Adorei a sua resenha! Recebi esse livro a 2 dias e ainda não tinha me convencido a lê-lo, mas acabei furando a fila de espera com ele!
    Gostei dessa vibe meio Dan Brown com intriga com a igreja católica, fora essa dose de fantástico que eu amo!!! Espero que supere as minhas expectativas!

    Te conto depois de ler.

    Adriana Medeiros

    ResponderExcluir
  22. Suspense religioso? Oshi!
    Nunca li nenhum livro parecido. Parece ser bem legal pela sua resenha.
    Abs

    ResponderExcluir
  23. Suspense assim me lembra anjos e demônios que gostei, a primeira vista achei que era mais um livro do Dan Brown.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Quando vi a divulgação desse livro em seu lançamento, pensei que falava sobre Jesus!
    Mas é bem diferente, porém, me deixou curiosa demais!!!!
    A capa é linda!!
    E o tema superpolemico!!!
    Quero ler sim, apesar de certos receios com esses livros, porque né, tenho raiva quando falam mal de Deus e tal, mas acho que esse não é assim.
    bjooos

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi