25 março, 2015

Resenha - Kamaleon

Título: Kamaleon
Autora: Camila B. Monteiro
Editora: Cata-vento
Páginas: 120
Ano: 2015
Gênero: Fantasia/Literatura Nacional

Sinopse: Kamaleon é um reino encantado onde vivem seres chamados Lampys. Toda energia destas criaturas vem das cores e por esse motivo, tudo em Kamaleon parece do avesso aos nossos olhos, mas significa a mais incrível harmonia para eles.Lilly Prans, que acabou de atingir idade suficiente para se tornar uma Escolhida, trabalhará diretamente com os poderosos Conselheiros Cinza do reino, mas também vai viver a maior aventura de sua vida quando, seu mundo cruza com o de Devox um Lampy banido há várias gerações.Ser responsável por colorir todo seu reino e ainda por cima entender quem é o temido Devox verdadeiramente é só o começo da era mais famosa da história de Kamaleon.
Kamaleon é um mundo paralelo ao nosso, onde as cores são vivas e mudam conforme o humor dos seres que vivem ali, que são chamados de Lampys. O mundo mágico de Kamaleon tem seus rituais e o mais importante é o ritual da escolha, todos os jovens ficam ansiosos a espera desse ritual que acontece a cada 5 anos.
Vamos conhecer Lilly, uma jovem que é muito estudiosa e que seu maior sonho é ser a escolhida. Ela acorda quase sempre assustada, pois sempre sonha com um garoto que tenta se aproximar, mas o que deixa ela mais assustada é que ela não consegue mudar as cores de sua roupa, ele está sempre todo de preto.

Como a autora diz, esse livro é um conto de fadas e claro que os sonhos serão realizados, mas também vamos ter a presença do vilão que aqui é conhecido por Devox, um rapaz que foi escolhido, e por pensar que já está preparado para tudo resolveu que não queria um mentor e sua vaidade fez com que ele tivesse problemas para controlar sua energia e quase matou todos os Lampys, ele não conseguiu colorir Kamaleon e sim roubar a energia de cada Lampy até deixá-los completamente sem cor e mortos, por causa disso Devox foi expulso desse reino.
Lilly é escolhida, mas tem problemas para controlar sua energia, tudo que ela toca troca de cor várias vezes e isso mostra que ela se sente não só feliz, mas ansiosa e não consegue dominar seus sentimentos. Toda essa energia faz com que Devox comece a se aproximar de Lilly, ela sempre foi muito curiosa e resolve deixar ele se aproximar, logo ela sente que ele não é tão mau e ela aceita sua amizade, a felicidade que Lilly sente quando está com Devox é percebida nas cores de Kamaleon, mas algumas revelações vão a fazer repensar sobre sua amizade com ele e ela irá tomar decisões que a farão se tornar mais equilibrada.

Como vocês sabem eu adoro livros de fantasia e amei a oportunidade de conhecer um pouco de Kamaleon, em muitos momentos a leitura pareceu um bate papo com a autora, parecia que ela estava ali me contanto a história, com um final bastante enigmático e que eu já imaginava que poderia acontecer, mas que não atrapalhou em nada a leitura. O mundo criado e descrito é perfeito e faz o leitor ficar fascinado pelas cores, vamos saber também no final que muitos de nós conhecemos os Lampys, mas por outro nome, somente quem ler saberá.

A leitura fluiu de uma maneira muito rápida, me senti bastante envolvida com os personagens, Lilly é típica jovem que quer ter a oportunidade de conhecer e saber tudo, ela é extremamente curiosa o que a fez evoluir bastante na arte da coloração, mas também a fez se aproximar de alguns perigos.

Eu li no formato digital, mas fiquei apaixonada pela capa do livro, mostra bem as misturas de cores e já dá uma ideia desse mundo para o leitor. Indico a leitura para todos os leitores, um livro ótimo para aqueles dias de frio e chuva que você quer ir para um mundo mágico.


17 comentários

  1. Ai que delícia de resenha. Obrigada Lizi! ♥

    ResponderExcluir
  2. desde que você apresentou o livro, eu fiquei curiosa. adoro fantasia e acho muito legal quando alguém consegue criar um mundo novo!
    pelo jeito independente da "espécie" os dramas são os mesmo, né? alguém tentando se achar, ganância, inveja....
    realmente a capa é muito linda !
    p.s. que figura é essa? é a personagem mesmo ou alguma fig que você achou parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!!
      É uma figura que achei que se encaixava no contexto do livro. Lindinha né?

      Excluir
    2. a figura é muito linda! escolheu muito bem, eu me apaixonei por ela e pelo que eu entendi da história se encaixa bem!

      Excluir
  3. A capa é linda, estava curiosa pra saber mais sobre esse livro.
    É um gênero que não costumo ler, mas gostei, parece ser uma historia bem leve e gosta de se ler.
    Ótima opção de leitura.

    ResponderExcluir
  4. Desde que eu vi você falando sobre o livro fiquei bastante intrigada e curiosa para saber mais sobre ela. Ao ler cada parte da resenha fui ficando cada vez mais curiosa e desejosa de ler! Gostei muito do que o livro oferece e adorei o jeito que é a Lily apesar de achar que ela não deveria deixar Devox se aproximar, mas provável que eu me apaixone por ele k Ansiosa para conferir! Beijos

    ResponderExcluir
  5. A escolha que a Autora Autora: Camila B. Monteiro junto à Ed. Cata-vento, me surpreendeu, o sentido filosófico de Kamaleon trazendo o verdadeiro e simples mas significado das cores representadas nas coisas e ainda a mais incrível harmonia para eles.Amei a oportunidade de ler a resenha e de conhecer um pouco de Kamaleon, espero ler em breve...

    ^_^

    ResponderExcluir
  6. Oi Lizi!
    Não vejo a hora de começar a ler esse livro logo, estou completamente apaixonada pela capa e espero gostar muito da história, sua resenha me deixou bem animada.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. De acordo com a resenha tem tudo pra ser uma história maravilhosa. Provavelmente estará na minha lista de leituras desse ano. Capa maravilhosa ♥ beijos.

    ResponderExcluir
  8. Que capa linda! Só me assustei porque são poucas páginas, mas a premissa do livro parece ser muito boa. Contos de fadas... ninguém resiste, né? Já foi para a minha lista. Me encantei!
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Contos de fada é um dos gêneros de livros que mais adoro! Pois o mundo da magia faz com que as pessoas se larguem da vida real para viverem sonhos e desenvolverem a imaginação. Esta história envolve muito as forças do bem contra as forças do mal. Capa muito bonita,e o nome do livro interessa o(a) leitor(a).

    ResponderExcluir
  10. Já fiquei imaginando aqui que deve ser uma leitura muito gostosa *-* Hoje quis tanto um livro assim, pois o dia foi chuvoso e só um livro de fantasia seria capaz de me manter acordada. Simplesmente amei a ideia das cores serem a fonte de energia dos Lampys (simpatizei com esse nome) e por elas mudarem conforme o humor. Devox também me chamou a atenção, porque sou avessa e sempre me apaixono pelos vilões hahaha Lilly deve ser uma protagonista adorável *-*

    ResponderExcluir
  11. Que capa linda e que sinopse bem escrita, parabéns!
    Não sou fã do gênero fantasia, mas tá tudo tão lindo e convidativo que eu leria, sim!
    E já to de olho no vilão XD

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom?
    Adorei a resenha, o livro pelo visto é muito bom, gosto muito de livros de fantasia, então esse tem tudo para me agradar e gente que capa linda hein, gostei dessa coisa das cores serem vivas e mudarem de acordo com o humor dos seres, ainda não li nada aparecido, e fico feliz que o livro seja nacional.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. Que fofuraaa, gente!!
    Amoooo fantasias - fantasias e romances são meus preferidos! rsrsrs
    E esse além de ser contos de fadas *----* ainda é fantástico,e cheio de cores, de vidaaaa!
    Que gracioso!
    Nunca tinha lido sobre ele, mas vou procurar!!!
    bjãooo

    ResponderExcluir
  14. Ah que coisa mais linda!!!
    Esse livro é lindo da cabeça aos pés. Que fofo!!! Nunca tinha ouvido falar, mas já está na lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Parece que o livro é bom mesmo.
    Gostei que Lily parece bem acessível aos leitores e que a escrita é leve.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi