16 dezembro, 2014

Resenha - Perfume de Hotel: Chile

Título: Perfume de Hotel: Chile
Autora: Carla Pachêco
Editora: Viva
Páginas: 96
Ano: 2014
Gênero: Literatura Nacional/Relato auto-biográfico

Sinopse: Quem não ama um bom perfume? O perfume imprime o resultado da combinação entre a essência e a nossa pele, e é isto que dá o toque final a cada fragrância, que deixa no ar uma memória sem par de nós, e desperta para cada um diferentes sensações. PERFUME DE HOTEL traz em suas notas as impressões únicas e o aroma de cada lugar na visão da autora, que traduz de maneira deliciosa, leve, bem humorada, e rica em detalhes, os prazeres e descobertas dessa magia que é viajar, para quem gosta de conforto e sofisticação, mas sabe desfrutar dos pequenos prazeres, aprecia os detalhes, e se entrega as emoções de viver e partilhar recordações. Você não vai resistir ao poder do perfume!

Depois da viagem de Nova Iorque, Carla e o esposo são convidados a ir para o Chile, mas agora o grupo será maior, serão oito pessoas se aventurando e se deliciando com esse perfume. O convite foi feito durante um almoço, todos estavam na cozinha, um dos melhores lugares da casa, porque será que a cozinha sempre parece ser o melhor lugar para passarmos o tempo?, ali entre o aroma dos temperos Carla começa a programar a viagem.
Vamos conhecer um pouco mais da autora, ela confessa que adora sapatos, gostaria de estar sempre com uma mala pronta para poder viajar sempre que possível, algumas lembranças e o seu lado divertido. Adorei quando ela contou como foi sua cerimônia de casamento e que o Chile seria o destino na lua de mel, mas acabaram deixando a viagem para outra hora, tinha algo que era prioridade e eles resolveram optar por não ir viajar.
Em 11 de outubro de 2013 a aventura começa e logo no primeiro voo de Maceió para São Paulo eles passam por um digamos sufoco causado por uma passageira que dormiu com o chiclete na boca, depois de ela e o marido prestarem o devido socorro a viagem continua bem.
Ela descreve a cena da chegada em Santiago e dá para perceber a emoção nas palavras da autora quando avista a Cordilheira dos Andes pela janela do avião.
Logo na chegada foram almoçar em um restaurante onde Chilenos e Colombianos estavam reunidos assistindo ao jogo das eliminatórias para a copa de 2014 e ela conta no livro como as torcidas são diferentes da do Brasil, eles não fazem tanta algazarra.
O relato da subida dos Andes é realmente marcante, ela fala sobre o perfume e o sabor de doces que comeu lá. Gente tive que rir quando ela relatou isso, nos Andes eles costumam consumir folhas de coca e dizem que ajuda a se acostumar com a altitude, mas aí vem o mico rsrsrs uma das meninas achou que a coca que o cara tava oferecendo fosse coca-cola.
A Carla abre o baú das lembranças e nos conta coisas sobre sua infância que com certeza deixaram muitas saudades e muitos momentos felizes para serem recordados.
Depois de se divertirem na neve é chegada a hora de ir para as vinícolas, essa é a parte mais perfumada do livro, não tem como a gente resistir a um bom vinho, só quem já visitou uma vinícola sabe que saímos embriagados em todos os sentidos, não tem prazer maior do que sentir o buquê e degustar do seu sabor e é comprovado que o vinho é degustado com todos os sentidos, o barulho da rolha quando aberta a garrafa, o buquê, o sabor e a cor, nossa dá até água na boca.
Eles conheceram a adega onde ficam os barris de Casillero Del Diablo e ouviram a narração da lenda ali naquele local, é algo impressionante que faz todos viajarem na ilusão.



A autora consegue fazer o leitor viajar sem nem mesmo sair do lugar, com uma escrita leve, divertida e emocionante. O livro deve ser lido, cheirado, degustado por todos os leitores.
A capa ficou linda e a diagramação é simples, mas muito bem feita, sem erros e no final do livro tem fotinhos para o leitor matar a curiosidade.

10 comentários

  1. É um livro que eu tenho bastante curiosidade de ler. O fato de ser pequeno ajuda ainda mais, já que dá para ler em algumas horas. O fato de ser uma espécie de biografia faz me agradar ainda mais.
    Gostei da resenha e já coloquei a obra entre as minhas desejadas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que prove logo dos sabores desses perfumes! Me conta...
      Bjos

      Excluir
  2. Por ser uma biografia não me interessou muito, o tema não sei se me prenderia até o final...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Thais... só experimentando pra saber o que tem de diferente, os aromas que exalam desses perfumes. Espero que arrisque!
      Bjo

      Excluir
  3. O Chile parece ser um lugar bem legal falado pela Carla, a viajem deve ter sido surpreendente e cheia de sentimentos diferentes. A visão dela conforme passa em cada lugar, pessoas com quem ela teve contato e descobriu histórias.
    Abraços Liziane,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro bem legal pra quem curte viajar e conhecer melhor os lugares, eu tenho vontade de viajar mas não gosto muito de ler esse gênero rs

    ResponderExcluir
  5. Gente que ótimo!!! É como se fosse um guia para quem ainda não conhece os lugares. Li a resenha do de NY e me apaixonei mais ainda. Eu nunca li algum livro biográfico, mas me parece ser muito legal ainda mais quando você sabe que alguém realmente fez aquilo tudo ali *-*

    Subir os Andes não é para qualquer um ... Espero ainda ter a oportunidade ..
    Bjobjo

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    O livro não me chamou a atenção, até mesmo depois de ler a sinopse a história não me agradou. É uma pena.

    Beijos,
    Sarah

    ResponderExcluir
  7. Olá! Que livro peculiar. Parece ser muito interessante! Gosto de leituras que nos transportam a diferentes locais sem nem mesmo sairmos do lugar. Adorei a indicação! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Já me interessei por ser nacional e ser uma experiência relatada nas páginas.
    Vou prestar mais atenção quando for a livraria novamente.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi