30 dezembro, 2014

Resenha - Boa Noite A Todos

Título: Boa Noite a Todos
Autor: Edney Silvestre
Editora: Record
Páginas: 208
Ano: 2014
Gênero: Teatro

Sinopse: Maggie, a protagonista da novela e da peça que compõem Boa noite a todos, é uma dessas personagens que ganham vida a partir das páginas do livro. A convivência com seu drama o de uma mulher cuja memória começa rapidamente a se esfacelar é um profundo e emocionante aprendizado sobre a alma humana. Maggie conheceu na Europa dos anos 1960 e 70 a liberdade que os anos de chumbo tolhiam no Brasil de então. Essa liberdade teve, no entanto, como revés, a ausência de uma terra firme à qual se prender. Marcada pelo destino dos expatriados, ela enfrenta agora a perda do pouco que lhe resta de identidade: a lembrança dos deleites e dos infortúnios de uma existência intensa. Boa noite a todos representa mais um patamar no edifício literário em que Silvestre abriga e situa a geração que se formou sob as grandes transformações políticas e sociais da segunda metade do século XX.
No começo da história entre os anos de 1960/70, vemos Maggie divagando sobre sua vida,( com alguns lapsos de sua memória fragilizada), com sua irmã Tess e sua única parente viva, sua sobrinha Antônia, que a detestava, por algo que ela tinha feito.

Não fiz nada, diz a si mesma, com irritação. Não me desculpo pela morte de Tess, porque não posso ser acusada da morte dela. Não me desculpo. Lamento. Apenas lamento. A vida não lhe caia bem. Eu, ao contrário...
Maggie vivia sozinha, se casou três vezes e seu último marido a deixou se nada e infelizmente em nenhum deles, conseguiu engravidar. Sempre se achou com beleza inferior a da sua irmã, aliás meia- irmã, como ela sempre fazia questão de lembrar.

Maggie, queria determinar quando seria o seu fim e percebeu que estava chegando a hora, com sua doença já avançada, pois ela estava se esquecendo dos fatos e nomes, principalmente das pessoas que de certa forma marcaram sua vida, sendo para o bem ou para o mal.

Como Maggie queria tudo com muito luxo, do qual foi acostumada, ela juntou seus últimos centavos e foi para um lugar muito especial para ela.

Teria sido ali seu fim, no meio de tantas divagações?

Opinião:

Sempre vi resenhas elogiando o jornalista e autor Edney Silvestre e quando tive a oportunidade de ler algo dele, agarrei a chance com unhas e dentes, e o que mais achei interessante, foi a sua colocação,com relação a sua inspiração para criar Maggie.

O enredo é instigante e te faz pensar nas escolhas que fazemos em nossas vidas, que no futuro, pode nos prejudicar seriamente.

Os personagens são bem trabalhados, mesmo aqueles dos quais Maggie não se lembrava.

A narrativa é contagiante e fluída, tanto que fiquei super envolvida e só sosseguei quando terminei de ler.

Tanto a diagramação como revisão, estão perfeitas.

Leitura mais que recomendada!

10 comentários

  1. O livro é bem puxado para o drama, o que já gostei. E fora a falta de memória que vem causando na protagonista. Esse lugar que ela foi, me deixou curiosa, e também sobre o que acontece.
    Abraços Michelle,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, com a doença ela esquece das pessoas? Eita, deve ser realmente difícil. Fiquei curiosa emm relação ao lugar que ela vai /0\

    Vou ser sincera, nunca ouvi falar do autor, mas como você disse que muitos elogiam e que recomenda, quando eu tiver a oportunidade irei ler.
    XD

    ResponderExcluir
  3. Edney Silvestre é um grande profissional, muito respeitado e consagrado.
    Ler algo dele deve ser uma super oportunidade de agregar um pouco do seu talento.

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha.. E isso dela esquecer das pessoas, nomes e fatos da própria vida deixa a história mais interessante... Parece ser um bom livro :D

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive nenhuma oportunidade de ler algo do autor, mas vontade eu tenho.
    A trama não parece ser complexa, mas trata da escolhas da vida e de como nos sentimentos em relação a isso. E eu gosto de livros assim. Adorei a dica.


    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  6. Parece sr um bom drama, mas tenho a impressão que a protagonista divaga muito certo? Não tenho muita paciencia pra isso se for assim mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Michele.
    Ele parece ser bem dramático. Gosto de livros assim... dica anotada. Leitura para 2015

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    Esse livro parece ser realmente maravilhoso, porém não me interessei pela historia.
    O conteúdo parece meio arrastado e confuso, pois ela esquece de tudo, do seu nome, da sua vida, etc. E eu acho que isso deixa a leitura cansativa e nem um pouco envolvente.

    ResponderExcluir
  9. Eu não gosto muito de livros sobre drama, mas alguns chamam a minha atenção e essa obra me deixou curiosa.
    Esse livro parece ser incrível e vou me esforçar para tirar um tempo e lê-lo para descobrir onde a personagem foi. Heh.
    Adorei a resenha.

    Beijos. *U*

    ResponderExcluir
  10. Oi :D

    Bem, sempre gostei de um drama mas confesso que achei a história desse um pouco confusa ! A Maggie parece ser uma protagonista que vai me irritar bastante, mas eu fiquei bem curiosa pra saber essa ligação da morte da irmã dela!! Que bom que gostou, se tiver oportunidade vou dar um chance!
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi