25 novembro, 2014

Resenha - O Artefato do Equilíbrio

Título: O Artefato do Equilíbrio - Série Grendon #2
Autor: Augusto Terto Leandro
Editora: Biblioteca 24 horas
Páginas: 300
Ano: 2014
Gênero: Fantasia/Infanto Juvenil/Literatura Nacional

Sinopse: Depois da Guerra das Duas Luas, David, Philipe e Elizângela partem para Beledei em busca do apoio dos Rebeldes para que possam, dessa forma, desafiar os Guardiões que já têm em suas mãos todas as chaves para abrir as prisões dos espíritos malignos, faltando apenas as maçanetas pertencentes aos Rebeldes. A situação em Grendon, porém, fica mais crítica quando o Artefato do Equilíbrio é roubado pelos androides, o fazendo com que todas as criaturas mágicas entrem em desequilíbrio e invadam territórios de outros animais deixando, assim, a natureza em caos. Enquanto isso, Naty é levada para o Templo Sagrado por Marcos e lá conhece todos os outros Guardiões e o Oráculo de Grendon, Reitor. Dividida entre o seu amor por Marcos e o amor por suas próprias convicções, a Guerreira Naty não sabe o que fazer. Ao encontrar um jovem e misterioso Especial ela toma uma decisão e acaba descobrindo fatos estarrecedores. Será Naty capaz de sacrificar o amor em prol de uma causa? Os Rebeldes se aliarão à sacerdotisa Elizângela? A única coisa certa é que, se o Artefato do Equilíbrio não voltar para seu local de origem, a natureza ficará cada vez mais debilitada e as criaturas mágicas e perigosas conseguirão sair de Grendon e invadir o Continente Morto, ou seja, nosso mundo.




Uma combinação perfeita de amizade, cenas de ciúmes, romance, poder, magia, seres sobrenaturais, ação, aventura, fantasia e humor.

David, Elizângela e Philipe, estão agora separados de Naty que continua com Marcos. David sente falta de sua amiga, quer muito encontrá-la, ele não entende o que Marcos quer com ela e muitas vezes se pega pensando se ela ainda está viva. O grupo de amigos (David, Elizângela e Philipe) juntamente com Bill o intronfe de David, chegam à casa de Valline para alugar alguns dragões para eles irem até Beledei. David conhece Carlita, ela é feiticeira e vai ajudar David a treinar seu intronfe para lutar junto com ele. Pela TV o grupo ouve a notícia de que a pedra chamada Artefato do Equilíbrio foi roubado por androides. Enquanto o grupo está indo para Beledei, Naty e Marcos continuam viajando, eles nunca ficam muito tempo em um determinado lugar, mas logo eles irão para o templo, onde Marcos é o guardião da terceira torre.
Elizângela e os amigos foram para Beledei para ter apoio dos rebeldes contra os guardiões e o Reitor, o rei Edgar fez amizades e conseguiu apoio dos vampiros também. Quando Beledei está sendo atacada, David vê seu mestre e ele acredita que Otsugua é realmente um traidor, a luta entre eles é intensa e Otsugua se surpreende ao ver que David alcançou o nível de guerreiro.
Naty está entediada de ficar só na torre e cria coragem para sair e explorar o lugar, ela encontra uma biblioteca e em outra noite volta lá e encontra um garoto fazendo uma pesquisa sobre a vida do Oráculo, ele conta a ela que faz parte de uma organização que sabe que a verdadeira sacerdotisa fugiu e que os guardiões querem o domínio de Grendon. Bruno acredita que o Reitor está trabalhando junto com Naldo, que é o criador dos androides que roubaram o Artefato do Equilíbrio. Bruno diz a Naty que acredita que a Lenda do Escudo é verdadeira e é na mansão de Alisse que eles encontrarão a resposta de como salvar Grendon. Naty conta tudo que descobriu para Marcos e é nesse momento em que percebemos que ele não está realmente ao lado dos guardiões ele vai fazer o que puder para ajudar a recuperar o Artefato do Equilíbrio. O encontro de Naty com o seu mestre Otsugua é muito marcante, ele faz revelações sobre o que realmente queria quando treinou Naty e David.
O grupo de amigos cai em uma armadilha e sem querer acabam encontrando a mansão de Alisse, eles encontram Naty e Bruno. Agora eles estão reunidos e vão precisar lutar ainda mais para conseguir salvar Grendon.

É notável o quanto David treinou e evoluiu agora ele consegue derrotar dois androides de classe A, mostrando o quanto tem treinado o uso dos elementos, chegando a um ponto em que pode usar dois elementos ao mesmo tempo. David se mostra um mestre exigente, o treinamento de Philipe está cada vez mais forte e complexo, e agora ele deverá por em prática tudo o que aprendeu.
Elizângela está aprendendo a usar o poder supremo que permite ela usar os quatro elementos ao mesmo tempo e esse poder só as sacerdotisas tem.

O autor conseguiu se superar na narrativa, a leitura fluiu de uma maneira muito dinâmica, leve, divertida e extremamente envolvente, ele conseguiu mesclar: ação (as lutas entre os protagonistas e os guardiões, a luta entre David e o seu mestre Otsugua), romance (o amor entre Naty e Marcos e David descobrindo que está apaixonado por Elizângela), humor (Carlita fazendo poção do amor para conquistar David) e o momento mais fofo do livro que é o nascimento de Daniel filho de Naty e Marcos.
Os personagens estão mais evoluídos, David se mostra mais maduro e sempre pegando no pé de Philipe para ele treinar e desenvolver mais o seu elemento principal, achei muito legal David treinar Bill o intronfe e ver a ligação forte que existe entre eles, a personagem que mais me chamou a atenção foi Carlita com o seu jeito desastrado.

A leitura já começa com certa adrenalina, logo no início deu para perceber que a trama seria bastante dinâmica e cheia de ação.
Gostei muito da capa que o autor fez com os personagens, a diagramação é simples e me agradou muito a fonte ser de um tamanho médio, proporcionou uma leitura mais agradável. A única coisa que posso dizer é leiam.

Para quem quer entender melhor a importância do Artefato do Equilíbrio e a Lenda do Escudo de Bela leia os trechos abaixo:

 Artefato do Equilíbrio

"O Artefato do Equilíbrio é uma das pedras mais preciosas de Grendon, segundo os historiadores, a pedra foi criada pelo Sacerdote Romeu. A pedra tem o poder de deixar as grandes feras selvagens em seu próprio território, não deixando assim animais invadirem a área do outro, por esse motivo a pedra ficou conhecida como "O Artefato do Equilíbrio"."

A Lenda do Escudo de Bela

"Divas, o último sacerdote, ficou louco de ciúmes pelos encantos de uma sereia. Para garantir que ninguém a tocasse, ele construiu uma fortaleza no Templo Sagrado para que ela morasse. A única forma de entrar era através de um labirinto que morava um mostro dentro dele que apenas o sacerdote poderia controlar.
Divas não poupou esforços para agradar Alisse. Pegou os melhores e mais raros livros e colocou na biblioteca da fortaleza. Acredita-se que os segredos mais importantes de Grendon estejam escondidos na mansão escondida no Templo Sagrado."


9 comentários

  1. Sou muito interessada pela série, acho ela muito rica na fantasia e aventura, coisas que gosto bastante. E querendo saber como tudo vai ficar quando todos eles aprenderem ao todo usar seus poderes. Principalmente Elizangela, amo poder elementar.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    A série já me encantou naquela semana de apresentação, achei a premissa diferente e muito interessante. Infelizmente não estou podendo comprar nada agora, mas quem sabe eu ganho no natal.
    Todo sucesso pro Augusto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Essa série me chamou a atenção desde a semana que teve várias postagens sobre ela. Agora, com a resenha, tenho certeza que quero ler. Gostei bastante da premissa da obra e, como eu adoro fantasia, certamente vou gostar.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  4. Essa personagem com o mesmo apelido que o meu <3 rsrs Essa série parece ser muito boa mesmo, desde quando foi apresentada aqui eu fiquei interessada.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lizi
    To ansioso pela leitura. Li sua resenha por cima pq não quero spolers, mas já estou na vontade. Vou lê-lo nas férias!

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Já um pouco de cara me envolvi pelo fato de conter androides e criaturas magicas, gostei pelo fato de conter bastante ação e não ser aquela coisa parada, e também a maturidade e evolução dos personagens que os autores fazem me impressiona bastante. Vi traição ai também, o que me deixou bem ansiosa.
    Beijos Liziane, ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!!!

    Ai Lizi depois daquela semana Grendon fiquei apaixonada pelas obras e personagens.
    É bom ler novamente sobre a obra.
    E Dona Liziane porque poe spoiler hein! Hahah brincadeira
    A resenha está ótima, como sempre.
    Já disse que gosto muito dessa obra? Kkk

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lilica!!
    Me interessei pela série na Semana Grendon. Achei diferente!!!
    Está na minha lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. A semana de apresentação a série me deixou com água na boca. Vou querer ler, mas um porém, esta capa eu não gostei não.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi