09 setembro, 2014

Resenha - Estudo Independente

Título: Estudo Independente - Trilogia O Teste #2
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 320
Ano: 2014
Gênero: Distopia

Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.




Nunca imaginei que fosse gostar tanto de uma distopia como estou gostando dessa trilogia. Agora é chegada a hora dos estudos começarem, Malencia superou O Teste e o pior já passou, não, ainda vão ocorrer mortes e traições e podem acreditar o pior ainda está por vir.

Depois de um tempo tendo aulas, ela agora passará por um exame que vai encaminhá-la para a sua área de atuação. Ela quer saber se vai chegar viva até o final do dia, Cia ainda tem medo depois do que passou durante o teste. Ela escutou a gravação que fez depois que terminou o teste, ela não sabe se aquilo é realmente verdade, pois não se lembra de ter gravado aquilo, agora quer descobrir se o que dizia na gravação é verdadeiro, então prefere ficar perto de Will e Tomas para saber se realmente não deve confiar neles e se Will tentou matá-los durante o teste.

Malencia foi direcionada para uma área que não a interessa, o governo, ela não entende o porquê de ter sido direcionada para aquela área, ela tem plena convicção de que logo irá fracassar, Cia percebe que a maioria dos estudantes são direcionados para áreas diferentes das que almejavam. Os superiores dizem que quem é reprovado é direcionado para outro setor, mas Cia é curiosa e resolve descobrir o que realmente acontece e então ela percebe que na verdade ele não é direcionado para outro local, ele é descartado.

Cia vai descobrir que outros sobreviventes do teste também lembram sobre o que aconteceu naquele praticamente campo de batalha, Michal se mostra amigo e aliado na causa em que Cia vai começar a lutar, ele conta a ela quem é o homem do outro lado da cerca que a ajudou durante a última prova do teste,o nome dele é Symon e eles fazem parte de uma das facções que quer derrubar o Dr. Barnes do poder e fazer com que o teste volte a ser como era antes e deixe de ser uma brutalidade, Symon quer fazer isso provando que o teste e brutal e muitos morrem durante ele, mas a outra facção já não quer esperar muito tempo para que o Dr. Barnes deixe de chefiar o teste e agora Cia teme pelo começo de uma guerra, ela não quer que mais pessoas acabem morrendo por conta do teste.
Cresci acreditando que nossos líderes tinham aprendido com os erros do passado. Que, pelo menos, os Sete Estágio da Guerra nos ensinaram que a vida é frágil e preciosa. Que aqueles que sobreviveram têm a obrigação não apenas de reparar os danos, mas de nunca repetir as ações que nos levaram à beira do desastre. A desconfiança e a raiva levaram governos a gritar palavras furiosas. Palavras furiosas fazem com que bombas sejam jogadas. Um mundo destruído.
Antes das aulas começarem os alunos vão fazer o que chamam de iniciação e Cia poderá ser testada de várias maneiras, Michal aconselha ela a ser forte e mostrar a todos que não é fraca por ser uma estudante da colônia, ela não está em vantagem, pelo contrário os estudantes das colônias são os primeiros a serem punido. A equipe é formada e eles terão que cumprir certas missões que não serão nada fáceis.

A autora consegue deixar o leitor apreensivo a cada capítulo, tinha medo que o segundo livro não fosse acompanhar o ritmo do primeiro, mas está simplesmente perfeito, claro que tem momentos bem mais parados, mas as cenas de maior ação me deixaram imaginando como seriam em um filme. A leitura fluiu de forma leve, envolvente e rápida.

Malencia está cada vez mais decidida a dar um fim ao teste, ela demonstra ser forte nos momentos que mais precisam dela, é inteligente, observadora e extremamente curiosa, mas fica claro que ela está com medo do que está por vir, sente falta da família, da sua casa e da sua melhor amiga Daileen, ela não sabe em quem confiar e tem muito medo de fracassar nos estudos.
Olho o campus da universidade - um lugar construído com esperança e a promessa de que aqueles que estudam aqui tornarão este mundo melhor. Uma promessa na qual acredito e pela qual encontrarei força e coragem para lutar. A partir de segunda-feira, farei o que for preciso para conseguir a informação que Michal e os que atuam em segredo precisam para derrubar o doutor Barnes e o Teste - não importa o que isso venha a me custar.
A diagramação está perfeita e a capa é linda demais e tem ligação direta com a história. Eu estou apaixonada por essa trilogia e já não vejo a hora de saber como isso tudo irá terminar.

18 comentários

  1. Ainda não tive oportunidade de ler essa trilogia. Faz tempo que eu tô de olho nela, mas devido a minha lista, vai demorar um pouquinho. Assim que eu terminar minha meta talvez leia.

    ResponderExcluir
  2. Oi lilica!

    Essa triologia está na minha lista de compras!!!
    Eu já gostava do enredo e sua resenha me fez querer colocar a triologia um pouco mais pra cima na lista de compras hahah.
    Adorei a frase "Palavras furiosas fazem com que bombas sejam jogadas".
    Parabéns pela resenha!!!!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Comecei a ler O teste e estou amando, já tenho uma distopia favorita no meu coração. E pela resenha desse segundo livro eu to vendo que vou continuar amando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lizi, tudo bem?
    Desde que li "Divergente" passei a amar distopias! E "O teste" está na minha wishlist há algum tempo. Porém sempre vou passando outros livros na frente e acabei não comprando-o ainda.
    Sua resenha atiçou minha vontade de ler essa obra! *-*
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Li a resenha superficialmente, pois ainda vou ler o primeiro livro. Mas, pelo pouco que vi, o segundo livro é tão bom quanto o primeiro.
    Ansiosa para lê-los.
    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
  6. Ja li algumas resenhas sobre esse e o primeiro livro,e eles estão com certeza na minha lista de livros desejados.Amo distopias! Amo sagas!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lilica!
    Eu sou louca pra ler essa trilogia, todo mundo fala muito bem dessa história e eu gostaria muito de conhecer a Malencia e todo o apuro que ela passa.

    ResponderExcluir
  8. Amo distopias, sou apaixonada por divergente,
    Só lei críticas positivas a respeito mas essa em especial ainda não tive vontade de ler...
    quem sabe um dia mude minha opinião

    ResponderExcluir
  9. Nossa parece ser muito bom, e desejei ter uma série dele para ver como ia ficar tudo. É muita tramoia em tudo para conter, e agora quero saber como vai ser tudo, e como vai ficar. Uma trilogia que quero muito ler.

    ResponderExcluir
  10. Lizi!
    A trilogia parece excepcional.
    Melancia é persistente.
    Vi hoje a capa do terceiro livro e adorei a cor e a sinopse.
    A série já está nos meus desejados.
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Lizzi... parei de ler esse post em cuidado contem spoiler. to com o teste como próximo da fila para ler, então voltarei para ler sua resenha assim que terminar o livro.... tenho medo de spoilers

    ResponderExcluir
  12. Esta é mais uma distopia que não vejo a hora de ler. Gosto muito das capas dos livros e tenho acompanhado a série pelas resenhas, e não lembro de ninguém que tenha dito que não foi bom.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Nem li o primeiro, mas já estou louco por esse ai! Achei a premissa desse ainda mais interessante, sem falar nas capas, q eu amei de coração. E claro, é distopia *--* Logico q eu quero ler!

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  14. Não li o primeiro, mas me apaixonei de coração por esse livro!

    ResponderExcluir
  15. Ainda nao li o primeiro mais apaixonei plea historia!
    A capa do terceiro e linda demais um roxo lindo!
    Quero muuuito ler este livro ainda


    B-maluco.tk
    Instagram: @Blog_maluco (http://instagram.com/blog_maluco)

    ResponderExcluir
  16. Li O Teste em apenas dois dias e fiquei apaixonada pela história,e principalmente pela determinação de Cia.Estou tão curiosa com essa continuação que nem me aguento,e eu não consigo parar de pensar que o Michal é pra Cia o que o Cinna era pra Kat.Tomara que Zeen apareça nesse livro,mesmo ele fazendo só umas pontas eu já adorei ele.

    ResponderExcluir
  17. Oie...
    Só estou aguardando o lançamento do terceiro livro para poder comprar a trilogia completa e desfrutar dessa leitura que parece ser incrível!!
    Não consigo ler um livro e ter que esperar o lançamento da continuação!
    Mas estou louca para ler O teste e, posteriormente, estudo independente!
    Gosto muito de distopias e essa parece trazer muita ação e aventura aos leitores!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Lilica. Tenho muita curiosidade sobre essa trilogia, principalmente porque distopias estão entre os meus gêneros favoritos.
    Estou querendo conhecer mais sobre Melancia, ela parece ser uma personagem maravilhosa.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi