01 junho, 2014

Resenha - Os Escolhidos

Título: Os Escolhidos - Trilogia The 100 #1
Autora: Kass Morgan
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Ano: 2014
Gênero: YA/Distopia/Romance

Sinopse: Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.
Em Os escolhidos vamos conhecer adolescentes infratores que serão enviados para a Terra, a fim de constatar se ela pode ser habitada novamente. Esses adolescentes estavam confinados em uma espaçonave onde vários outros sobreviventes da Guerra Nuclear que ocorreu na Terra estão refugiados. Chegando à Terra, eles terão que fazer de tudo para sobreviver e em frente as descobertas que irão fazer uma delas é mais assustadora, eles não são os únicos que estão ali.

Os personagens são bem marcantes e cativantes, eu continuo adorando o Bellamy, mesmo que aqui no livro ele não pareça tão bad boy como na série, o que ele mais quer é recomeçar a vida junto com a sua irmã e não queria ferir o Chanceler Jaha, adorei o clima de romance entre ele e Clarke e torço muito para que eles tenham um relacionamento. Clarke tem momentos que ela é um tanto chatinha assim como Wells, ele está sempre tentando se aproximar de Clarke, mas ela sempre o destrata, definitivamente eu não gosto nem um pouco dele. Glass é uma personagem que não me chamou a atenção e espero poder ver se ela vai ter uma importância maior no próximo livro.

Algo que achei estranho é que eles falam nos braceletes que todos estão usando logo no início do livro e depois nada mais é citado, não vemos ninguém fazendo o monitoramento dos adolescentes, espero que isso também apareça melhor no próximo livro.

Uma das cenas que apareceu na série e que eu queria muito que aparecesse no livro é a cena em que aparecem as borboletas luminosas, a cena está presente, mas de uma maneira diferente.

Os capítulos são intercalados entre os personagens: Clarke, Bellamy, Wells e Glass. O livro traz vários feedbacks, que eu particularmente gostei bastante e fez com que entendesse melhor algumas passagens do livro, é através desses feedbacks que vamos saber como Wells e Clarke se conheceram; o porquê da preocupação de Bellamy com a sua irmã Octavia; podemos ver a reação de Clarke quando descobre o que seus pais estão fazendo com crianças no laboratório, vamos assistir ao julgamento e condenação a morte dos pais de Clarke.

A leitura fluiu tranquilamente, a linguagem é bem simples e direta, o livro trata mais de romance do que distopia e não é tão dinâmico como a série, ele é um pouco mais parado, mas como eu não estou fazendo uma resenha comparativa, o livro é bom, mas se você for ler somente para comparar com a série é melhor não ler.
- Sei o que você quer dizer. - Octavia era a única pessoa no mundo que verdadeiramente o conhecia. Não havia nenhuma outra pessoa que ele se importava em ver novamente.Mas então ele olhou para Clarke, que estava inclinada para sentir o aroma de uma flor cor-de-rosa brilhante, o sol batendo nos cachos dourados de seu cabelo, e repentinamente não teve mais tanta certeza.

22 comentários

  1. Eu não conheço a série. Mas a sinopse desse livro é muito interessante e sua resenha também ficou muito boa.
    Fiquei curiosa pra conhecer melhor os personagens. Pensei que era muito mais voltado pra distopia mesmo, apesar de gostar bastante de romance.
    Fiquei bem curiosa pra ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  2. Olá Lizi!!
    Ouvi falar da série e até cheguei a ver o trailer dele, mas não tive oportunidade de ver ainda.
    O livro me parece ser ótimo, porém minha lista está bem grande. Talvez eu o leia quando terminar minha meta.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que o livro era de uma série,não leio muito distopia,mais tendo romance to dentro rsrrss
    Acho que vou esperar todos os livros da série sair pra poder ler, se não fico ansiosa com a espera :/

    ResponderExcluir
  4. eu estou assistindo a serie na internet, gostei bastante, apesar de acha-la um pouco violenta. antes, nao sabia da existencia do livro. a sua resenha esclareceu algumas das minhas dicas. obrigada :)

    ResponderExcluir
  5. Sou louca pra ler esse livrooo!
    Leio tantas resenhas positivas sobre ele que sinto que já até conheço a história e todos os personagens... Amo distopias e me encantei por essa logo quando vi a capa e a sinopse, e ainda mais depois de ler as resenhas sobre ele :)
    Espero poder lê-lo o quanto antes e matar essa minha vontade ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi Lizie, eu não conheço a série, então acho que seria interessante para mim ler este livro e ficar a par do que se trata.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Oi Lizi!
    É um livro bem comentado esse mês!
    Muita gente tem falado que ele é mais introdutório mesmo, e que há personagens que não tem na serie! Ou ao contrário (não lembro direito, hahah)

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Eu ainda não assisti a série, mas quero muito ler o livro, pois gosto muito de distopias. Achei a premissa desse livro bem interessante. Já vi vários comentários de que a série é melhor que o livro.

    ResponderExcluir
  9. Adoro distopias e por esse motivo fiquei bastante curiosa com o livro quando o vi. Mas saber que o enfoque maior é em romance me desanima um pouco. Os capítulos intercalados entre os personagens deve tornar a leitura mais envolvente, afinal assim podemos conhecer vários personagens.
    Como eu sei que não vou comprar novos livros tão cedo, é mais fácil eu conhecer o enredo primeiramente pelo seriado.

    ResponderExcluir
  10. Olha assisti o primeiro e segundo capitulo da serie e adorei..esse livro esta na minha lista de leitura e compra com certeza :3

    ResponderExcluir
  11. Olá Lili!
    Tenho visto esse livro em muitos blogs e não despertou aqueela vontade de ler!
    Claro que bate uma curiosidade, mas nada urgente!
    Odeio quando eles simplesmente esquecem de explicar algo,deixa a história com um buraco.
    Tomara que melhore no próximo livro! Acho que vou assistir a série!

    Beijos!
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, flor!
    Estava curiosa para saber mais opiniões sobre este livro, porque me encantei por ele assim que li sua sinopse. :) Eu não conheço a série, mas agora vou assumir que o melhor é assisti-la somente depois de ler o livro. Ao que parece, se fizer o contrário, terei as mesmas impressões "negativas" que você (rs), esperando algumas cenas que não são descritas.
    Adorei sua resenha, flor.
    Beijos!

    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lizi
    Eu amo a série <3 e claro, que tenho vontade de ler o livro! Acho legal conhecer o mesmo fato por vertentes diferentes.
    Bom, foi muito legal você ressaltar que o livro não é o roteiro da série. Faz com que o leitor se arrisque na narrativa sabendo que não encontrará as mesmas coisas.
    Acredito que o autor deve melhorar um tiquinho na narrativa, até porque acho que o lance dos braceletes deixou uma ponta solta na história.

    Todo mundo ta comentando que a série é melhor que o livro, mas como não podemos comparar, eu continuo interessado no livro :3
    Adorei sua resenha, Lizi!

    Beijos
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Apenas assistir o serie, mas to querendo muito ler o livro. Esse lance do livro não ter muito a ver com a serie me deixa com muita vontade de ver como a historia esta sendo tratada no livro... preciso ler mesmo e ver logo de uma vez se como muita gente diz por ai a serie ta melhor que o livro.. isso para mim seria uma mega surpresa.

    ResponderExcluir
  15. Hum, eu nao conheço a série e tampouco o livro, mas, quando comecei a ler sua resenha, pensei que se tratava mais de distopia do que romance. Qual é o livro anterior a esse? Pois nesse o mundo ja havia acabado e eles ja estavam refugiados em naves não é ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia! Esse é o primeiro livro. Ele realmente é uma distopia, mas nesse primeiro livro as cenas mais românticas estão em alta. Beijão

      Excluir
  16. Não assisti ainda a nenhum capítulo da série, só estou lendo e ouvindo sobre ela, e parece que está sendo bem aceita pelo público. O livro também não li, mas vou ler, gosto muito desse tipo de livro e creio que vou gostar bastante.

    ResponderExcluir
  17. Acho que esse livro segue o mesmo caminho que TVD. Nada a ver com a série. Eu já esperava no fundo. E pelo que vi da sua resenha, realmente, não me é tão chamativo quanto o seriado. Mas ainda quero ler. Apesar de não gostar do Bellamy, quero conhecer mais sobre ele e sobre os outros personagens, principalmente o Wells que teve uma passagem tão rapida no seriado. Vc assiste o seriado Lizi? Eu amei a primeira Season!

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li o livro nem assisti a série, mas fiquei muito interessada nos dois. Adoro distopias e fiquei um pouco desanimada em saber que há um enfoque maior no romance, mas ainda assim quero ler. Vamor ver se gosto.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  19. Acompanho a série e adoro! Estou muito curiosa para ler o livro, com esse modo de um narrador diferente a cada capítulo parece ser bem interessante. O modelo de resenha é bem legal, com bastante informações, mas sem ser cansativo. Continue assim...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Desde que vi o lançamento desse livro e da série me interessei logo pelos dois. Confesso que fiquei um pouco com um pé atrás em relação ao livro, depois que você disse que ele foca mais na parte romântica, e é um pouco mais parado. De qualquer maneira, quero ler/assistir em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. A primeira vez que vi algo dessa série foi quando assisti o seriado e me apaixonei,quando soube que era baseado em livros, fiquei imensamente feliz. Imagine minha alegria em ver que a Galera lançou o primeiro livro The 100 aqui...
    Além disso, sua resenha ficou excelente..parabéns...Estou doida pra ter o livro.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi