20 maio, 2014

Resenha - AlmaNova

Título: AlmaNova - Trilogia Incarnate #1
Autora: Jodi Meadows
Editora: Valentina
Páginas: 286
Ano: 2013
Gênero: Distopia/YA/Romance

Sinopse: Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê. SEM-ALMA A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre... HEART Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto -- de Ana os deixarão viver essa paixão em paz? Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos?
Almanova, nos apresenta a Ana, uma jovem que quando nasceu, sua alma era nova, não tinha reencarnado como todos, surgindo assim rumores com relação a origem dela, gerando até o desprezo de seus pais Li e Menehem.
No começo do livro, Ana estava com cinco anos e sentia o peso de ser diferente de todos a sua volta, tanto que quando completa 18 anos, resolve deixar o lugar onde vive, para ir a cidade de Heart, tentar descobrir quem realmente é.
Em sua jornada, Ana encara um ser chamado sílfide, aliás alguns deles. Esses seres são feitos de fumaça e sombra e de uma maneira nada agradável, ela tenta se livrar desses seres, mas coloca sua vida em risco e acaba sendo salva por um jovem rapaz, que se chama Sam.
O gelo e a escuridão opressiva devem ter prejudicado a minha visão, pois vi o rosto preocupado de um garoto assumir uma expressão de alívio. Talvez fosse a perda de consciência que fizesse parecer que ele sorria. Para mim.
Conversando com Ana, Sam descobre quem ela é, e mesmo assim a trata bem, sendo gentil e solicito com ela, deixando Ana bem surpresa.
Sam resolve ajuda –lá a chegar ao seu destino, mas eles passam por alguns perigos até chegarem ao seu destino, mas tendo a certeza que podiam contar um com o outro.
Finalmente eles chegam a Heart e lá são recebidos de uma forma diferente, pois não sabiam se Ana iria trazer algum perigo a população, mas graças a Sam, ela vai ficar na cidade.
Ana conta com a ajuda de alguns amigos de Sam, que acabaram de tornando seus amigos também, entre eles Stef e Sine. Stef estava ensinando Ana a dançar, coisa da qual estava aprendendo a gostar e Sine em tudo que Ana precisava, ela ajudava.
Enquanto os dias passavam, Ana e Sam se aproximavam de uma maneira única e linda. Até então tudo estava indo bem, mas para desespero de Ana, Li volta a Heart e quer a tutela dela novamente.
O final do livro deixou um gostinho de quero mais. Doida para saber como a história continua.

Opinião:
Sem sombra de dúvidas, a melhor distopia que li esse ano. Já tive a oportunidade de ler algumas resenhas dessa história, mas não imaginava que seria tão bom.
O enredo é fascinante, a autora soube com maestria misturar reencarnação, com seres que mexem com o nosso imaginário como: dragão, sílfides e fora a história de amor envolvente.
Os personagens além de bem desenvolvidos, são bem marcantes, fora os ligares que amei conhecer.
Sam, nessa reencarnação é músico, mas mexe com outras coisas também, é uma ótima pessoa e faz de tudo para proteger quem gosta. Com a entrada de Ana em sua vida, ele volta a viver plenamente e mesmo com receio desse sentimento, ele acaba cedendo e vivendo-o intensamente.
Ana, uma jovem que é almanova, não é uma reencarnação como todos a sua volta, foi criada por sua mãe Li, de uma forma repugnante, onde ela não poderia conviver com ninguém e não tinha nenhum tipo de direito, somente obrigações. Sua vida muda, quando resolve ir atrás de sua identidade e encontra Sam.
Li, aquilo não é mãe, é uma peste, mulher terrível, mesquinha! Raiva eterna!
A narrativa do livro é marcante, te contagia, fazendo você se envolver de uma maneira única na história.
A revisão e diagramação estão perfeitas, não encontrei nenhum erro.

6 comentários

  1. Oi Lizi,
    Oi Mi

    Adorei a resenha! Não sabia que haveria sílfides ou um romance! Amo distopias e já quero ler! Aguardarei uma oportunidade para ler! haha

    Beijos
    Adriano
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lizie, nem conheço a mãe direito, mas já fiquei com muita raiva dela.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Realmente o livro parece ter sido muito bem escrito, fiquei com muita vontade de ler para descobrir esse novo mundo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Desde que vi essa capa e a sinopse me interessei. Não imaginava que era uma distopia, pensei que era mais um sobrenatural. Mas, como gosto dos dois gêneros, tanto faz.
    O livro me parece muito bom, pois quando um leitor fala que gostou de algumas personagens, e odiou outras, já mostra que o autor soube cria-las muito bem. Enfim, pretendo ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto essa resenha no blog da Michelle e repito algumas coisas que lá disse:
    adoro distopias e tenho grande curiosidade em conhecer esse livro, essa capa linda me encanta *-*

    ResponderExcluir
  6. Nossa adoro livros de ficção, e esse parece ser bem legal.
    Adoro os livros novos que acabo conhecendo nos blogs que visito.
    Parabéns pela competência!! ;)

    leticiaromanos28@gmail.com

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi