21 dezembro, 2013

Resenha - Prodigy

Título: Prodigy - Trilogia Legend #2
Autora: Marie Lu
Editora: Prumo
Páginas: 304
Ano: 2013
Gênero: YA/Distopia

Sinopse: Os opostos perto do caos. Depois que um cataclismo atingiu o planeta Terra, extinguindo continentes inteiros, os Estados Unidos se dividiram em duas nações em guerra: a República da América, a oeste, e as Colônias, formadas pelo que restou da costa leste da América do Norte. June e Day, a menina prodígio e o criminoso mais procurado da República, já estiveram em lados opostos uma vez.




Agora eles têm a oportunidade de lutar lado a lado contra o controle e a tirania da República e, assim, alterar para sempre o rumo da guerra entre as duas nações. Resta saber se estão preparados para pagar o preço que as transformações exigirão deles.
Não imaginei que uma distopia me conquistaria desta maneira, depois de terminar de ler Legend, não consegui segurar a ansiedade e tive que ler Prodigy logo na sequencia. E tudo que posso dizer é que a cada livro que leio dessa trilogia estou ficando mais encantada com esse gênero.
June e Day estão indo buscar ajuda junto dos patriotas, embora ela não esteja certa de que isso é o melhor a fazer, Day precisa de ajuda para encontrar o seu irmão e os patriotas já ajudaram eles antes, então nada melhor do que poder contar com eles novamente.
O primeiro eleitor está morto e agora quem está no poder é seu filho Anden, será que tudo vai continuar sendo como era? Não, podem esperar por mudanças e isso vai custar à vida de um personagem que se sobressaiu bastante nesse livro e sempre apareceu nas horas em que June e Day mais precisavam de ajuda.
Os patriotas decidem ajudar os dois, mas em toca eles terão que fazer parte de um plano que está sendo programado pelos patriotas para tomar a República. Day descobre que seu irmão está sendo usado nas frentes de batalha como uma arma biológica e isso faz com que ele aceite participar do plano, mas não imaginava que mais uma vez ele e June seriam separados.
Los Angeles está em quarentena devido a revolta do povo, e isso se deve ao boato de que Day está vivo, as pessoas estão ao lado dele, não aceitam o que a República fez e estão contra o novo eleitor.
Os planos dos patriotas não saem como esperado e agora o lugar que parecia o mais ameaçador é exatamente aquele que vai proteger Day e June.
Para poder entender tudo o que acontece em Prodigy, a leitura do primeiro livro da trilogia é essencial. A autora conseguiu fazer uma sequencia de maneira a incluir fatos que explicam ações que ocorreram no primeiro livro, a ligação e crescimento de alguns personagens deixaram a continuação de Legend perfeita. E a descrição detalhada dos lugares, prédios, roupas, aviões e personagens é feita de uma maneira que não deixa a leitura cansativa. Uma revelação importante sobre um personagem que morreu em Legend faz a trama ganhar ainda mais sentido.
Achei o início do livro um pouco cansativo no início, mas no decorrer os personagens foram crescendo, as cenas de ação começaram a aparecer e a leitura se tornou leve e rápida.
Day e June têm pensamentos relacionados ao que sentem um pelo outro, os dois tem certa insegurança com relação a eles não fazerem parte do mesmo mundo. June é muito parecida com seu irmão quando se trata da questão de burlar regras, ele era um hacker sempre conseguia achar uma maneira de invadir os sistemas do governo. Podemos conhecer um pouco mais de Kaede, uma personagem que chamou bastante a minha atenção. Ela se mostra durona e que não está em nenhum dos lados, como ela mesma diz, está na luta pelo dinheiro. Ela se revela uma verdadeira heroína. Tess está diferente, adulta e Day começa a perceber também certo interesse da garota por ele e o ciúme com relação à June.
Podemos conhecer um pouco mais do passado de Tess e o porquê dela estar pelas ruas. No primeiro livro Tess passava uma imagem de menina carente que precisava constantemente de alguém por perto. Agora nas passagens que ela aparece dá para notar que está diferente mais madura e segura de seus sentimentos. Thomas se mostra completamente submisso à República, acata todas as ordens da comandante Jameson. Ele é cruel e sombrio e isso faz eu querer saber mais sobre o personagem em si.
O livro é narrado em primeira pessoa, com os capítulos alternando entre June e Day. A capa do livro é simplesmente linda, a diagramação é simples e encontrei alguns erros, mas não tão gritantes a ponto de atrapalhar a leitura.
O livro exala uma tensão do início ao fim, sendo que nunca sabemos ao certo o que vai acontecer. E romance é algo que não temos nesse livro. Momentos tristes e emocionantes fazem o leitor ficar mais apaixonado por essa trilogia. A autora tem um dom de criar fugas alucinantes. Quando terminei de ler a única coisa que pensei foi: “Não, isso não pode ser verdade, ela não pode fazer isso com a gente”.
- No começo, as Provas faziam sentido. Elas visavam atrair os melhores e mais aptos a entrarem para as forças armadas. Com o passar do tempo, acabaram sendo aplicadas em todos os colégios. Mas isso não foi suficiente para meu pai... Ele queria que só os melhores sobrevivessem. Quaisquer outros eram, sinceramente, considerados um desperdício de espaço e recursos. Meu pai sempre dizia que as Provas eram absolutamente necessárias para que a República prosperasse. E recebeu muito apoio do Senado ao tornar obrigatórios os exames, especialmente depois que começamos a vencer mais batalhas.
- Meu nome é Day - minha voz enche o ar. - Lutei contra as mesmas injustiças contra as quais vocês estão protestando hoje aqui. Sofri as mesmas coisas que vocês. Como vocês, vi meus amigos e minha família morrerem nas mãos dos soldados da República.
...- Passei fome, fui espancado e humilhado. Fui torturado, insultado e reprimido. Vivi nas favelas com vocês. Arrisquei a vida por vocês. E vocês arriscaram suas vidas por mim. Arriscamos nossas vidas pelo país, não pelo país em que vivemos agora, mas pelo país que esperamos ter. Vocês são todos, cada um de vocês, heróis.

17 comentários

  1. Gostei muito da resenha, ficou ótima! Ainda não conhecia esta série mas parecem ser muito bons! Achei a história muito interessante e diferente de tudo que já li. Com certeza, despertou minha curiosidade!
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  2. A resenha ficou perfeita e só aumentou minha vontade de lê-lo, mas antes tenho que ler o Legend, que também deve ser incrível *---* Eu adoro esse tipo de trama que envolve bastante ação, oque faz com que fiquemos grudados no livros. Tenho que lê-los logo ^^

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  3. Oi Lizie, estou amando os livros e séries distópicos, e este pelo visto é daqueles que lemos sem respirar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito de distopias e já estou de olho nessa série, só esperando estar completa para poder ler.

    ResponderExcluir
  5. Achei a história deste livro bem interessante, principalmente por ser mais um distópico. Adoro estes tipos, são bem mais estimulantes. Vou tentar ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por distopias e esse é um dos que está na lista de desejados há tempos rs só falta o dindin ;)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Distopia .. adoro :))

    http://raquel-ebooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Amo distopias. Ainda não li legend e tbm não gostei muito do que vi em resenhas por aí... mas por algum motivo, lendo essa, me interessei pela série! Parece mais madura do que algumas como "Destino".

    ResponderExcluir
  9. Quero ler ele imediatamente, porém estou cheio de livros pra ler ;/ E também tenho que ler Legend antes dele...

    Beijos'

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha ouvido falar nessa série mas não tinha lido nada a respeito, mas estou adorando ler distopias, quem sabe essa será minha próxima série. Interessante não ter nenhum romancezinho.

    ResponderExcluir
  11. Eu to doida pra ler esses livros, adoro distopias, e só vi comentários positivos dele :D
    beeijos
    http://keetring.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Já tinha ouvido falar da série!Li a resenha do primeiro e me encantei!
    Como disse no outro, adoro distopias e com certeza vou falir mais um pouco com esses dois!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ótimo! Quero ler :3

    Abraços
    David Andrade
    http://olimpicoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esse é um dos livros que eu estou ouvindo sempre falar, porém não me interessei tanto assim por ele.

    ResponderExcluir
  15. Que legal saber que continuam alternando a narração dos capítulos. Achei que talvez isso mudasse.

    Não gostei de saber que não tem romance... hahaha... Mas gostei bastante de Legend e estou ansiosa por Prodigy!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. OI Lizi,
    Adorei sua resenha, está impecáavel!!

    Eu sou suspeito porque amo distopias! <3 sou apaixonado e essa me encantou desde a sua primeira resenha dele!
    Quero muito ler esses dois! E penso seriamente em comprar!! Tomara que seja barato !! rs $.$

    Beijos
    Adriano G. - GeraçãoLeitura.com
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adoro distopias e já ouvi falar muito bem desta, mas antes tenho que ler Legend, mal posso esperar!

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi