15 dezembro, 2013

Resenha - Legend


Título: Legend - Trilogia Legend #1
Autora: Marie Lu
Editora: Prumo
Página: 256
Ano: 2012
Gênero: YA/Distopia

Sinopse: A Verdade Se Tornará Lenda - Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.
Legend é ambientado no ano 2130 em Los Angeles, Califórina, conhecido agora como República da América e está em constante guerra com as Colônias. Day é um garoto esperto, inteligente e o criminoso mais procurado. Vive afastado da família, pois sua mãe pensa que ele está morto, mas seu irmão mantém contato com ele. Está preocupado com a sua família, pois seu irmão mais novo foi infectado pela praga e ele está a procura da cura. June é uma garota de 15, que obteve nota máxima na prova da República e foi estudar na Universidade de Drake, ela é inteligente, observadora e leva a sério os ensinamentos, mas adora se meter em uma confusão. Depois de seu irmão ser encontrado morto e todos terem certeza de que foi Day quem cometeu o assassinato June é designada a capturá-lo e resolve se passar por uma menina das ruas para descobrir seu paradeiro e é de uma maneira inesperada que ela descobre que o garoto que estava ajudando-a é o fugitivo mais famoso e procurado. Ela consegue cumprir sua missão e a partir daí várias revelações começam a surgir. June precisa tomar uma decisão e isso faz com que ela vire as costas para tudo o que acreditava e achava ser correto.

A autora conseguiu me fazer entrar nesse mundo, a trama muito bem construída e desenvolvida. Os prédios, as ruas, os uniformes são bem detalhados e ao mesmo tempo não deixam a leitura maçante.

Os personagens centrais June e Day são cativantes, logo que comecei a ler percebi que poderia esperar muito desses personagens, ambos com uma personalidade forte e bem definida. Gostaria que a autora tivesse mostrado mais de alguns personagens secundários, senti que alguns que eu achei importante para trama ficaram um tanto superficiais.

A história é narrada em primeira pessoa, os capítulos são intercalados entre a June e o Day e isso faz ter uma visão maior dos pensamentos deles e da trama em si.

A capa é perfeita e a diagramação mesmo simples dá um toque diferente as páginas.

Gente eu leio pouco distopias, estou começando a acordar para esse gênero e posso afirmar que Legend está com certeza na minha lista de preferidos. A história é fascinante e não tem como não virar fã da trilogia. Para quem gosta de Jogos Vorazes e outras distopias eu recomendo essa e tenho certeza de que, quem começar a ler não vai se arrepender.


21 comentários

  1. Olá Lilica!

    Eu quero muito ler Legend, só vejo resenhas positivas e adoro universos distópicos. Ainda não comprei pelo simples fato de a trilogia não estar completa e, vi algumas pessoas reclamando da tradução. Estou cogitando a hipotese de comprar o box em inglês.


    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/
    PS: Ta rolando dois mega sorteios no blog ;)

    ResponderExcluir
  2. esse livro no começo parece um pouco com jogos vorazes (sem os jogos é claro) e depois começa a tomar um rumo totalmente diferente, e o problema pra mim é que ele não é tao grande e a leitura parece ser rápida, por que eu gosto de livros que demoram...não por ser chato mas por ter aquela historia, sabe?

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro uma distopia, mas admito que li as mais antigas, tenho que experimentar essa nova safra de escritores, :D Também acho esta capa fabulosa. Beijos!


    http://umamamaeemapuros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, bom dia. Amei o teu blog e fiquei interessada em ler esta história, embora não seja muito ligada a esse tipo de história. Acho que será ótimo começar. Estou acostumada a ler romances policiais com muita investigação, mas também muitos romances como os livros de Nickolas Sparks. Obrigada pela dica! ♥
    http://lamiaparticolare.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito.
    Eu não ligava muito para esse livro, mas gostei da resenha.
    Já adicionei no skoob!!

    Beijinhos
    blog-belavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto esse livro mas nunca procurei saber sobre a estória, agora que li a resenha achei a temática bem interessante, vou procurar lê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Adoro distopias e tenho Legend me esperando na estante.
    Todo mundo fala super bem do livro, principalmente lá fora.
    Vou colocá-lo na minha meta de 2014, já que tem poucas páginas vai ser uma leitura rápida.
    A diagramação é super fofa mesmo.
    Já que você está começando a ler mais distopias, leia Divergente também, é muito bom!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Esse livro já vinha chamando minha atenção antes, mas depois dessa resenha com certeza ele já esta entre minha futuras leituras.

    ResponderExcluir
  10. Estou louca pra ler esse livro ,mas no momento estou lendo dezesseis luas e estou amando :)
    Recomendo Muitooo.........

    ResponderExcluir
  11. Olá Liz!
    Eu amo distopias e você me deixou super curiosa com esse livro. Agora terei que comprar para ler correndo.
    Adorei a sua resenha!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  12. Adoro autores que se preocupam em descrever bem os detalhes, torna tudo muito mais palpavel. Adoro distopias, acho que vou gostar desta tbm!

    ResponderExcluir
  13. Tipo, super me interessei pelo livro, já tinha ouvido falar dele, mas nunca vi nenhuma resenha. Espero poder ler ele o mais rápido possível.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da temática, estou lendo JV e estou me apaixonando por distopias, apesar de já ter lido A Seleção mas esse é uma distopia bem diferente, eu já li a outra resenha Prodigy e como eu tinha dito eu esperava um romance. Com relação aos capítulos eu gosto dessa forma como eles são distribuídos pois dá uma dinâmica maior a narrativa.

    ResponderExcluir
  15. A trama é muito bem construída e desenvolvida mesmo. Gostei demais de Legend, mas não chegou a entrar pra minha lista de distopias favoritas... hehe... Gostei muito da escolha de ter mais de um narrador, e intercalar a narrativa entre eles.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Assim como o outro livro, não tive a oportunidade de começar a ler está história, quem saiba em 2014 surja a oportunidade.

    ResponderExcluir
  17. Oi Lizi
    Eu queeeeeeeeeeero! Esses livros Marie Lu, são super legais!! *0*
    Quero muito ler esses livros e espero ter a oportunidade em breve!

    Excelente resenha! Aguçou meu instinto para ler esse livro!

    Beijos
    Adriano G. - GeraçãoLeitura.com
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Essa não é a primeira resenha que eu vejo falando bem do livro apesar que faz pouco tempo que conheço ele, mas já me despertou muito interesse porque adoro cenários distópicos e tudo que ele envolve.

    ResponderExcluir
  19. Olá Lilica!

    Eu gostei muito da capa desse livro, ainda estou no começo da leitura.

    Gostei da sua resenha. Parabéns como sempre muito boa <3

    bjus
    Babi

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha, nunca tinha ouvido falar desse livro, parece ser bom..

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi