18 outubro, 2013

Resenha - Garota, Interrompida

Título: Garota, Interrompida
Autora: Susanna Kaysen
Editora: Única
Páginas: 190
Ano: 2013
Gênero: Biografia

Sinopse: Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.
Em Garota,Iinterrompida, Susanna nos mostra a realidade cruel de quando tinha 18 anos e foi enviada para um hospital psiquiátrico. Lá ela conviveu com outras meninas e conta como eram tratadas, quais métodos utilizados com cada uma, o uso de eletrochoques que só de ler a palavra já dá um arrepio, o uso de lençóis molhados e gelados, a medicação a fim de torná-las cada vez mais catatônicas.
Susanna foi internada de forma voluntária já que era maior de idade, depois de tentar suicídio ingerindo uma grande quantidade de aspirinas, lá ela começa a conviver com Polly,
Georgina, Daisy e Lisa. Polly tinha queimaduras visíveis, o que fazia ela se perguntar o porquê dela ter feito aquilo, Georgina era sua colega de quarto, Lisa a fujona, mas que sempre acabava sendo capturada novamente era também aquela que quase não comia e dormia.
Ela conta também que o hospital já havia recebido várias pessoas famosas, a relação entre elas e as enfermeiras, o passeio até a sorveteria, mas o que fica bem claro é que ela sempre se questiona o porquê dela estar ali, será que ela era realmente uma pessoa desprovida de sanidade mental ou era apenas uma pessoa que precisava na verdade de atenção, de ajuda e a maneira que ela agia era mais para tentar chamar a atenção para si mesma como se disse: “ei estou aqui, preciso de ajuda”.
Susanna deixa claro que naquela época, qualquer comportamento fora do ‘padrão da época’ já era motivo para ser tachado como insano, que era mais fácil para a sociedade trancar eles em um lugar no qual muitos não sairiam, podemos ver o abandono da família, ver que elas lá dentro acabam formando uma família e uma cuida da outra e muitas chegam à conclusão de que ali é que é um lugar seguro, que o mundo lá fora é louco de mais para elas.
Mesmo assim podemos ver nos relatos que a maioria delas saiu e foi fazer sua vida, ela manteve contato por um tempo com Georgina, sua colega de quarto, que viveu um tempo em uma comunidade de mulheres e depois se casou, e relata o encontro com Lisa agora mãe de um garoto de 3 anos.
É impossível ler e não ficar angustiada com certas passagens. Fico imaginando como uma experiência dessas deve ser marcante para uma pessoa e mostra que temos que ter força e lutar para recuperar aquilo que nos foi tirado. A capa do livro é perfeita, a diagramação é parecida com a capa, capítulos curtos, de leitura rápida, porém emocionante.


28 comentários

  1. Oi Lizi,
    Adorei sua resenha!
    Livro com uma temática bem intensa, forte!! Lembrei-me um pouquinho da Segunda Temporada de AHS, no que diz respeito aos tratamentos!! rs
    Enfim, esse livro parece ser bem legal! Se um dia tiver oportunidade, adoraria tê-lo em mãos, para ler! :)

    Beijos
    Adriano G. || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quando vi o filme, eu era muito nova, não me lembro de quase nada. Quando saiu o livro, fiquei doida para ler. A história parece ser bem interessante. acho que valerá a pena ler. Beijos querida! O blog continua show de bola!!!

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pra ler esse livro Lilica, parece muito intenso e realista, no estilo que eu gosto.

    Adorei a sua resenha, como sempre!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa resenha, não lembro nada apesar de ter visto o filme....
    Adorei! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu não vi o filme, acho que eu irei me surpreender com a leitura desse livro.
    A sua resenha me deixou ainda mais curiosa pra le-lo, espero sinceramente ter a oportunidade de tê-lo em mãos! :D
    Beijos!

    luadesangue1.blogspot.com :D

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti apenas o filme, é gostei muito. O livro com certeza deve ser bem melhor, pena que sempre que vou comprar não tem ://

    xoxo, Thaaay
    Chovendo Algodão Doce
    Participe do sorteio

    ResponderExcluir
  7. Ainda não vi o filme nem li o livro, até porque gosto de primeiro ler o livro e só depois ver o filme, mas tenho muita vontade de lê-lo. O nome é bem interessante e chamativo, gosto de dramas, e da forma como você resenhou e algumas coisas que você disse me interessou muito mais na leitura. Bjokas =D

    ResponderExcluir
  8. Ai pensei que o meu que ganhei ia chegar hoje , estou super curiosa pra ler um livro tão profundo ainda mais que vi o filme e gostei bastante, todo mundo fala desa capa que não é como vimos na postagem tem uns detalhes, estou curiosa com isso também.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro deve ser demais mesmo! Gostei muito do filme e imagino quão melhor é o livro.
    A experiência das personagens é intensa e marcante. Não me imagino numa situação assim, nem sei até que ponto há realmente uma chance de reabilitação nesse sistema.
    De qualquer forma, espero ter a chance de ler o livro o quanto antes.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Cara esse livro deve ser fodástico . Oq eu entendi é que ele é um testemunho e isso é incrível , faz o livro se tornar realista e intenso e deve ser uma leitura proveitosa pro resto da vida (:

    ResponderExcluir
  11. Oiê!
    Esse livro é muuito bom mesmo! É louco, devido a toda a loucura acumulada no hospital, e nos faz refletir muito sobre a vida que temos e poderíamos não ter... Curti muito. *-*
    Beijinhos!

    http://www.livrinhoseeu.com/

    ResponderExcluir
  12. Estou louca para ler esse livro.
    Cada resenha que eu leio só faz com que a minha vontade aumente.
    A história parece ser bem envolvente.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Desde o lançamento desse livro no selo da editora eu estou muito curiosa para ler. Tenho certeza que vou me emocionar bastante. Sem falar que adoro dramas que sejam baseado ou contado história, de algo que realmente aconteceu.

    ResponderExcluir
  14. Do filme ainda não assisti nada, mas o livro tenho MUITA vontade de ler, ainda mais sabendo que a protagonista da história é a própria autora. Sim, já fiquei internada por alguns meses e sei bem o que é se sentir "interrompida".

    ResponderExcluir
  15. Não conheço o filme.
    Essa leitura promove muitas emoções...

    Te espero lá no meu cantinho, =D
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Lizi! Não sabia que a história desse livro era essa e pra falar a verdade imaginava algo completamente diferente. Aqui se encaixa o termo não julgue um livro pela capa, pois foi exatamente o que eu fiz, não pensei que o livro tratasse de um tema tão profundo e humano. É preciso força pra passar por tudo isso.
    Adorei conhecer o livro.

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Vi o filme há muito tempo atrás e gostei bastante! Já li que há várias diferenças entre o livro e o filme, mas com certeza este entrará para minha wishlist.

    ResponderExcluir
  18. nossa que livro forte fiquei comovida imagino que esse livro me levara as lagrimas. triste realidade desse hospital ,do sofrimento vividos por esses pacientes. comovente e triste..

    ResponderExcluir
  19. Mesmo sendo uma historia forte e tocante, eu preciso ler esse livro, é muito dificil saber que tudo isso que aconteceu, não é invenção de autor nenhum, foi exatamente o que aconteceu com ela, imagino o quanto foi díficil refazer a vida depois disso, e o quanto foi dificil viver esse tempo naquele lugar! É um relato emocionante e que vale muito a pena a leitura, ótima resenha, eu pretendo ler! :)

    ResponderExcluir
  20. Já assisti ao filme e fiquei muito angustiada. É até difícil de acreditar o quanto de sofrimento que a autora passou. Quero muito ler para poder imaginar melhor tudo que se passou.
    Tenho certeza que não me arrependerei!

    ResponderExcluir
  21. Oi Lizie, eu assisti a uma parte do filme, e o livro que ganhei a pouco tempo, ainda não consegui ler.
    Bjs< Rose.

    ResponderExcluir
  22. Olá Liz!

    Ainda não li o livro, só vi o filme e pelo filme, parece ser maravilhoso!

    Pela sua resenha o livro supera o filme, tenho ele aqui, talvez passe ele na frente!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  23. Eu li o livro e assisti ao filme, e é realmente angustiante!! Chegou em um momento da leitura que eu mesmo estava questionando a minha sanidade mental, é muito detalhada as descrições que a autora faz! É realmente emocionante!

    beijos!
    http://livrosdeelite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Esse livro é maravilhoso....não tem como não ler e refletir um pouco sobre vida.
    Eu gosto muito dele, e a resenha foi ótima.

    ResponderExcluir
  25. Assisti o filme e nem sabia que tinha o livro.
    Um livro baseado na experiência real da autora e com uma trama intensa, deve ser uma narrativa triste e angustiante que faz a gente refletir o tempo todo sobre esses personagens.
    Fiquei curiosa com a capa *-*
    Excelente sua resenha.
    bjss

    ResponderExcluir
  26. Sou fissurado por essa temática psicológica, estou louco para ler esse livro e me deparar com essa "brutalidade" toda que acontecia nessas clínicas. Será que isso acontece ainda hoje? O.o

    O fato do livro ser uma biografia romantizada me deixa muito mais curioso, intrigado, ansioso...

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Nossa eletrochoques? Essa garota realmente sofreu. Fiquei muito curiosa pra ler a biografia dela, nunca vi o filme mas acho que também vou ver.

    ResponderExcluir
  28. Nossa, que livro intenso... Realmente a algum tempo já estava de olho nele porém ainda não tinha me convencido de que valia à pena lê-lo, na verdade eu nem ao menos sabia que se tratava de uma biografia, mas agora estou realmente encantada com essa temática trazida pela autora de maneira tão intima, já que são experiências dela. Gente, a leitura deve ser bem pesada... Agora estou surtando pelo livro. Parece ser muito bom.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi