26 setembro, 2013

Resenha - Paralelos

Título: Paralelos
Autor: Leonardo Alkimim
Editora: Geração Editorial
Páginas: 432
Ano: 2013
Gênero: Romance

Sinopse: Em um terrível acidente rodoviário, Alexandre morre, mas seu irmão gêmeo Vítor, surpreendentemente, sobrevive. No entanto, ao despertar numa dimensão paralela, autossuficiente e resguardada por instâncias elementares, como o Horizonte de Energia, o Conselho, Deus e os anjos, Alexandre descobre que deveria ter sido salvo e Vítor morrido, equívoco que coloca em risco rodo o funcionamento do cosmos. Embora em dimensões diferentes, os gêmeos precisarão lutar para restaurar o equilíbrio do Universo. Uma aventura fantástica, surpreendente e rica em seus detalhes mais sutis, que arrebata o leitor com todas as suas surpresas e revelações a cada capítulo, além de conquistá-lo com seus personagens ora cativantes, ora assustadores, porém sempre muito interessantes e bem construídos.
Paralelos é um livro que me fez refletir bastante sobre algo que aconteceu no início desse ano e que afetou não só a minha como a vida de muitas pessoas, a primeira parte do livro é impactante, Vitor e Alexandre são irmãos e gêmeos idênticos, estão em um acampamento junto com outros colegas da escola e professores e quando estão voltando um acidente acontece e todos os jovens acabam morrendo com exceção de Vitor.
Na segunda parte do livro é que tudo começa a se desenrolar de uma maneira fantástica, começo a entender o que aconteceu com Vitor e Alexandre, como são gêmeos eles tem apenas um guardador que eu vejo como um anjo da guarda, no caso esse guardador é Seteus e ele comete um grave erro, ele salva o irmão que deveria morrer e isso acaba causando um desequilíbrio, pois Vitor está vivo, mas não tem mais direito a vida e então os superiores de Seteus começam a se questionar o que fazer para restaurar o equilíbrio, com isso a única maneira de Vitor deixar a vida a qual não tem mais direito é cometer suicídio, mas essa não é uma boa escolha e os paralelos deixam isso bem claro. Enquanto isso Alexandre está em outro plano tentando entender onde está e o que está acontecendo, ele se lembra do acidente e pensa que realmente morreu, mas não entende porque não pode ver o irmão. Será que a culpa foi realmente de Seteus?
Durante a espera do que vai acontecer Alexandre é enviado para um lugar que parece uma fazenda como ele mesmo descreve e é lá que conhece Ihmar, ela tenta ajudar ele mesmo sem entender o porquê de ele estar ali.
Enquanto Alexandre está no plano diferente tentando entender como poderá ajudar o irmão, podemos ver o sofrimento dos que estão no plano terreno, a mãe que não se lembra do filho que está vivo, mas diz ao amigo que Alexandre está em perigo, Gílson que guarda segredos que jamais haviam sido revelados e a repórter Ana Beatriz que faz de tudo para conseguir um furo de reportagem que a faça ser reconhecida.
Têm cenas bem descritas mostrando como esses seres de luz influenciam as ações das pessoas, uma cena de que gostei bastante é a que acontece em um hospital durante um parto, a maneira que eles interagem com os médicos e enfermeiros para deixar a mulher que logo será mãe mais calma e ter um parto bem tranquilo.
Naquele dia não me veio nenhum tipo de reflexão, mas hoje eu sei que todas as vezes que a gente se machucava, ou rolava qualquer situação sinistra, sempre estávamos separados um do outro.
Separados. Só um de nós parecia estar protegido, essa era a questão.
O livro é narrado por Alexandre e nos faz viajar em uma trama envolvendo a criação do universo, física, mitologia, podemos ver os seres mesmo em um plano mais elevado tendo sentimentos de raiva, inveja, dor. Ficamos imaginando até que ponto isso é realmente verdadeiro, tentamos relacionar coisas que se passam no livro com coisas que acontecem no nosso dia. A capa dele é linda e me chamou a atenção logo que eu vi, os capítulos são curtos e a diagramação simples. Embora em algumas passagens do livro tenha achado um pouco complexo, eu sentia a necessidade de parar para organizar, entender melhor o que tinha lido, eu penso que esse livro é de leitura obrigatória para todo mundo.


16 comentários

  1. Este livro me surpreendeu (mesmo sem ter lido ainda). Esperava bem menos, mas pelo visto ele é muito bom, complexo, cheio de referências e embasamentos filosóficos (?) por "trás" da história. Espero ler um dia desses e também que ele provoque reações e reflexões em mim.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Só de ler a resenha e a sinopse me interessei pelo livro ainda mais porque não nada parecido ainda, ainda mais por que os capítulos são pequenos e a leitura fácil!
    Livro na lista!
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  3. Lilica, só vi elogios a esse livro, estou com muita vontade de ler.

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu pensava que esse livro era pura ficção, pela capa.
    Também gosto muito de livros com capítulos curtos isso faz com que a leitura flua com mais rapidez.
    Gostei bastante da resenha.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Desde que ouvi falar desse livro eu fiquei tão curiosa para lê-lo!
    Eu tenho uma irmã gêmea e esse foi o motivo para querer ler. O outro foi também porque a capa é maravilhosa!
    Vou ler e se for bom mesmo vou recomendar para minha irmã :D

    ResponderExcluir
  6. Estou com tanta vontade de ler esse livro! Adoro livros que tenham algo sobrenatural.
    A capa é realmente muito linda. E sinto-me na obrigada de ler mesmo, Liz, rs.
    Espero depois de ler, refletir muito.

    ResponderExcluir
  7. Oie Liz!

    Desde o lançamento estou doida pelo livro, após a apresentação dos quotes e agroa com sua resenha, preciso ler ele! Assim como você amo capítulos curtos, assim fica mais interessante!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  8. Nossa, preciso ler esse livro. Amei ele desde a capa, sinopse e resenha. Vai bem de encontro com muitas coisas que estou lendo e aprendendo nos últimos tempos. Acho que irá me emocionar e ajudar muito.

    ResponderExcluir
  9. Se só vendos os quotes aquele dia, eu já tinha ficado curiosa, agora com a resenha quero ler o livro ainda mais, a historia é bem interessante e eu preciso saber o que acontece no livro e a capa é bem interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Pelo que eu li ai parece realmente ser algo complexo que merece algumas paradas para reflexão, geralmente livros assim são ótimos, eu adoro.

    Analisando a capa eu nunca pensei que a história poderia ser assim, na verdade é a primeira vez que leio algo sobre essa história.

    Uma dose de palavras
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lizi,
    Eita livro que parece ser bom, viu?!
    Com drama, complexidade e uma inovação imensa como essa, com certeza, o resultado é um livro excelente!
    Toda essa complexidade parece ser perfeita :)

    Adorei a sua resenha Lizi.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Vendo resenhas parece que vale mesmo a pena. Fiquei meio pé atrás com ele, mesmo assim ainda achei que seria uma boa leitura. É bom saber que é bem descrito, com cenas gostosas de ler.

    ResponderExcluir
  13. Fiquei com uma vontade louca de ler esse livro, parece ser uma história eletrizante, esse tema sobre vida, morte, "anjos" sempre me chama a atenção.

    ResponderExcluir
  14. Curti . Quero mtt ler o livro dps dessa resenha ; O livro é bem intrigante, misterioso e tem uma história surpreendente e original ; Paralelos , eu necessito de vs ! (:

    ResponderExcluir
  15. Essa história é um pouco sem pé nem cabeça. Um anjo erra ao salvar o irmão que na verdade era pra sobreviver no acidente, é isso que eu to entendendo? O anjo se enganou de gêmeo? Meio estranho. Ele deveria ter uma certa noção de quem é quem, por ser um anjo. Não gostei da história.

    ResponderExcluir
  16. Oie Lizi!

    EU SIMPLESMENTE AMEI ESSA CAPA <3

    Paralelos Amei esse não e sua resenha ficou linda como sempre!

    Parabéns *-*

    Esse livro ainda está na minha lista, ainda não consegui comprar.
    Mas o próximo dinheiro vou compra-lo :)

    Bjus

    Babi

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi