30 setembro, 2013

Resenha - Adeus, facebook

Título: Adeus, facebook
Autor: Jack London
Editora: Valentina
Páginas: 180
Ano: 2013
Gênero: Inovações tecnológicas

Sinopse: Parar e pensar sobre como as novas tecnologias transformarão o mundo parece algo impossível de se fazer. Sempre preocupadas em atualizar o status online, cada vez mais as pessoas têm menos tempo livre. Além disso, a natureza volátil das redes sociais permite que tudo nessas plataformas possa mudar de um dia para o outro. Este novo cenário já alterou a forma de empreender tanto no Brasil quanto no mundo. Empresas como o Google e o próprio Facebook surgiram do nada e hoje são gigantes no mercado, enquanto outras que eram consideradas quase infalíveis tiveram que se readaptar para não morrer. A forma de empreender mudou. Ao mesmo tempo, as marcas nunca estiveram tão conectadas com seu público e a criatividade não tem limite. Barreiras linguísticas e geográficas estão ficando sem importância, e aquele que deseja empreender deve saber que seu público alvo pode estar do outro lado do mundo, da mesma forma que seu concorrente direto. Surgiram startups com sucesso em um dia e desastre noutro. Quantas empresas conseguiram, de fato, se manter no mercado com mais de 1 ano de existência? Como aprender com elas para não cometer os mesmos erros?
Adeus, facebook é um livro bem diferente dos que estou acostumada a ler, mas mesmo assim a leitura foi bastante proveitosa, pois nos dias de hoje vivemos em função da tecnologia, não conseguimos ficar sem internet e sem as redes sociais e a cada dia surgem mais novidades o que ontem era uma inovação hoje já está ultrapassada, temos vários exemplos e uma das redes sociais que antes era algo bem inovador e agora é pouco usada é o caso do Orkut que muita gente substituiu pelo facebook, pelo twitter e várias outras redes sociais novas.

O livro é composto de vários pequenos textos onde o autor mostra como foi a chegada da tecnologia, como nós brasileiros nos comportamos diante das redes sociais, e com a chegada dessa tecnologia as pessoas que não estão constantemente conectadas a esse mundo virtual se sentem cada vez mais solitárias, estamos a cada dia mais dependentes do mundo virtual e das redes sociais.

Muitas vezes ouvi dizer que estamos vivendo a geração @, as crianças já nascem envolvidas por essa tecnologia e tem muito mais facilidade de uso e interação, podemos ver pelas crianças de hoje em dia que desde muito novas já tem e-mail, perfil no facebook e sem falar no popular celular que hoje mais parece ser um minicomputador.

Uma leitura rápida e bastante instrutiva que faz o leitor pensar um pouco mais sobre o seu comportamento e até mesmo a dependência que tem com esse mundo virtual. Recomendo para todos que estão sempre conectados.


14 comentários

  1. Olá Liz!

    Esse livro não me chamou atenção, não iria ler!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre queria saber o que esse livro dizia. Mas acabei de vê que ele diz o comum. Sim!! Hoje as crianças já nascem sabendo de tecnologia. Não sei se leria não...confesso que perdi um pouco a vontade de ler, pois o assunto é muito comum. Mas gostei da sua resenha,
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não tenho muito interesse em ler este livro, mas volta e meia me pego pensando nestas questões. Realmente estamos bem dependentes deste tipo de tecnologia e os relacionamentos interpessoais tem sido reconstruídos nesta base (o que, na minha opinião, é uma péssimo sinal, apesar de inevitável).
    É legal refletir sobre o que a cultura impõe e rever a forma como temos vivido, caso contrário seremos engulidos por algo que nem sabemos o que é.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser bom, mas eu não sei se leria ele não, pois ele não é o tipo de leitura que estou acostumada e que eu curto, mas quem sabe eu de uma chance ao livro, gostei da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Apesar de eu estar sempre conectada, não costumo ler livros assim... falando de tecnologia e como foi esse processo todo até aqui...
    Eu não fiquei curiosa para ler. Só achei a capa bem inteligente.

    ResponderExcluir
  6. Que legal esse livro, realmente a geração de hj já nasce conectado né!
    Apesar de não ler livros assim é bom pra variar a leitura, e ver como é que a pessoa reage a essa tecnoligia, eu confesso a vc que fico bem dependente!!!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  7. Não tinha ouvida falar ainda nessa de que estamos na geração @.
    Esse também não é um tipo de leitura que eu leia muito, mas eu fiquei com vontade de ler. Espero que seja uma leitura proveitosa para mim também :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Lizi,
    O livro parece ser bem bacana! Ainda mais para mim que estou conectado o tempo todo.. Saio do pc e entro pelo facebook do celular ou mesmo o whatsapp! rs
    Me interessei pelo livro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não me agradou, e não sei se leria um livro assim.

    ResponderExcluir
  10. Queria conferir esse livro por falar de facebook, mas não sei se iria gostar. Esse tipo de livro não me prende...

    ResponderExcluir
  11. De inicio fiquei feliz...Achei que o Facebook ia bater em retirada, Odeio Facebook!
    Qualquer coisa que fale desse site ñ me prende,
    Não me acho chata,mas, ñ gosto de futilidade e o Facebook proporciona isso, pessoas futes
    que o utilizam para mostrarem a comida na mesa, a nova roupa que acabou de comprar, sem falar que as pessoa perdem a noção e escancaram suas privacidade,e por vezes expõem até suas crianças.
    "MUUUITA FUTILIDADE NO FACEBOOK"
    Nada contra...Mas prefiro ver algo que tenha conteúdo.

    ResponderExcluir
  12. Amo internet, mas ler sobre ela me parece tão chato. Esse livro não me chama atenção.

    ResponderExcluir
  13. Olá flor... Esse livro parece ser interessante e apesar de não ter me interessado muito pela leitura e praticamente morar no facebook gostei da premissa histórica... Realmente hoje nos celulares temos um micro computador rsrsrsrsrs a minha filha tem instagran... mas ela não vê a hora de ter facebook, mas por enquanto eu não deixo rsrsrsrs e celular ainda nem pensar kkkkkkk .

    Xero!!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Parece um bom livro de ler, bem leve, nada muito complexo com personagens e enredos cheio de reviravoltas.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi