29 julho, 2016

Resenha - O apanhador no campo de centeio

Título: O apanhador no campo de centeio
Autora: J. D. Salinger
Editora: Editora do Autor
Páginas: 208
Ano: 2012
Gênero: Romance

Sinopse: À espera no centeio (O Apanhador no Campo de Centeio na edição brasileira) narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, jovem de 16 anos vindo de uma família abastada de Nova York. Holden, estudante de um reputado internato para rapazes, volta para casa mais cedo no inverno depois de ter recebido más notas em quase todas as matérias e ter sido expulso. No regresso a casa, decide fazer um périplo adiando assim o confronto com a família. Holden vai refletindo sobre a sua curta vida, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta definir alguma diretriz para seu futuro. Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para si (um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha) e tenta explicar-lhes a confusão que passa pela sua cabeça. Foi este livro que criou a cultura-jovem, pois na época em que foi escrito, a adolescência era apenas considerada uma passagem entre a juventude e a fase adulta, que não tinha importância. Mas esse livro mostrou o valor da adolescência, mostrando como os adolescentes pensam.
       " A gente nunca devia contar nada a ninguém. Mal acaba de contar, a gente começa a sentir saudade de todo mundo" 

Faz exatamente dois anos que eu li uma resenha sobre o livro o apanhador no campo de centeio, após ler as vantagens de ser invisível que cita com uma das primeiras leituras de Charlie – para quem não sabe as vantagens de ser invisível é um livro repleto de indicações de livros considerados clássicos.
Apesar de ler algumas críticas negativas sobre o livro, eu insisti nele e devo dizer que não me arrependo. Eu sei que o conteúdo expresso nele é algo rotineiro para nós atualmente, mas devo lembrar que ele foi lançado em 1951 e o tema que ele abordava nem era sequer pensando pelas pessoas naquela época.
Eu penso que se for dar uma chance ao livro, leia-o com a mente voltada na década de 50 e não agora, porque se não vai achar ele um tanto previsível ou erradamente um clichê (coisa que ele não é). Lembre-se que um livro clássico em minha opinião, traz um tema que as pessoas não tinham visto falar – algo propriamente novo – ou fala algo que faz as pessoas pensarem sobre aquilo e que as mude, e também pode ser algo que aborde um assunto polêmico para determinada época.
O livro conta a história de Holden Caufield um jovem de 16 anos que após levar bomba em quase todas as matérias, em exceção inglês, decide sair da escola antes de acabar as aulas. Ele pretende passear em Nova York, esperando chegar o dia que as aulas acabem para voltar para casa e dar a notícia da expulsão para os pais. Parece bem normal, mas os pensamentos de Holden acerca do mundo, das pessoas é tão genuíno. E sempre ele comenta estar deprimido, e no livro você vai entender porque ele se sente dessa maneira.

“ Eu acho que nunca tive nada que me importaria muito de perder. " (Pág.91)
O que vemos no livro é um jovem totalmente perdido, igual a um jovem de 16 e isso ainda acontece, mesmo que os jovens hoje em dia tenham certeza para o futuro, mas ainda assim a mente é uma confusão.As incertezas, a busca por algo bom, a terrível realidade e os amigos que nem sempre compreendem. Tudo isso é mostrado, e é uma escrita tão simples que não percebemos a repreensão que o autor nos dá por trás das palavras. Ele quer mostrar que Holden é um jovem excepcionalmente bom, ele só passa por “aquela fase da adolescência” que não era entendida naquela época. Até os personagens não entedia essa fase confusa, e Holden é constantemente julgado durante todo o livro.

O livro é curtinho só tem apenas 208 páginas,a leitura no começo é um pouco complicada, por conta das gírias e a pontuação, mas depois que entendemos a cabeça do personagem fica muito mais fácil de ler.

18 comentários

  1. Olá
    Esse livro é um clássico da literatura universal, e eu tenho muita curiosidade sobre ele, mas acredita que até hoje não conhecia direito seu enredo, sabia que ers uma reflexão sobre a vida feita por um garoto de 16 anos e só. Mas mesmo assim é um livro que quero muito ler um dia, ao menos para saber porque meu autor favorito não gosta dele.
    Sua resenha ficou ótima ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Você não imagina a vontade que eu tenho de ler esse livro. Já pensei várias e várias vezes em comprar, mas não sei por que sempre deixo de lado e esqueço dele por um tempo. Preciso tomar vergonha na cara e ler de uma vez rsrsrs
    Sua resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  3. Sótenho uma coisa pra te dizer sobre esse livro: EU ODEIO O HOLDEN ATÉ HJ!!!!
    Que livro maldito. Eu amo os clássicos, mas esse eu quis jogar na parede kkkk
    Fico feliz que vc tenha gostado.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  4. Sótenho uma coisa pra te dizer sobre esse livro: EU ODEIO O HOLDEN ATÉ HJ!!!!
    Que livro maldito. Eu amo os clássicos, mas esse eu quis jogar na parede kkkk
    Fico feliz que vc tenha gostado.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Nunca tinha ouvido falar no livro, certamente porque nunca li As vantagens de ser invisivel. Gostei da premissa e acho que eu também me sentiria um pouco perdida a respeito das girias da época, mas isso também é algo que chamou minha atenção para o livro.
    Gostei bastante da sua indicação.

    ResponderExcluir
  6. Olá, esse é um livro que eu queria muito ler, não só por também ter ficado curiosa por ele em "As vantagens de ser invisível" (meu livro favorito), mas também pelo tema abordado, só que recentemente fiquei sabendo sobre umas coisas sobre o autor que acabaram me desanimando um pouco para ler. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  7. Oi, esse livro eu já vi em muitas citações em outros, ou até mesmo em séries e filmes, mas nunca pensei em ler, ele nunca me chamou para a leitura, talvez por já ter passado, e muito, dos 16...sei lá, só nunca senti aquela vontade de ler apesar das boas críticas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Tudo bom?
    Nossa... tanta gente fala desse livro, e eu ainda não tiver coragem de ler!
    Uma das minhas metas de leitura esse ano, é ler mais clássicos, e estou falhando! Ainda não li nenhum =/
    Adorei sua resenha, nunca tinha lido resenha desse livro, mas me deu vontade de ler!
    Bjos

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  9. Olá! Interessante um livro da década de 50 ser tão atual né. Mostra que, apesar de grandes avanços, ainda continuamos com as mesmas atitudes, medos e incertezas de outros tempos. Achei bem interessante, gostei. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Sempre ouvi falar desse livro mas nunca soube do que realmente se tratava, até ler sua resenha. Gostei muito da riqueza da obra e os sentimentos fortes que ela parece expor. Com certeza vou dar uma chance.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  11. Oie

    Eu tenho imensa vontade de ler esse livro, espero em breve conseguir.
    Achei interessante, eu também quando vejo algum livro citado em outro, vou ver do que se trata e já li muitos assim.
    Sua resenha ficou perfeita! E concordo que ser for ler o livro tem que estar com a mente voltada à época.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Hello! Tudo bem?
    Qdo eu estudava inglês, me falaram pra ler esse livro O apanhador no campo de centeio, pq era um dos classicos da cultura americana.
    Eu confesso que nao terminei, e ate entao nao tinha lido nenhuma resenha sobre o livro.
    Gostei mto de saber mais a opiniao de alguem q tenha lido e achei bem interessante.
    Vou tentar ler ainda, mas em ingles.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Eu li há muitos anos e juro que não entendi a mensagem. Aliás, sua resenha me lembrou que preciso ler de novo. Inclusive, seu post me esclareceu um pouco da história. Lembro que na época até curti a leitura, mas não entendi a mensagem.

    ResponderExcluir
  14. Faz tempo que pretendo ler esse livro, mas ainda não o fiz. Eu gostei muito da sua resenha, sobretudo da dica maravilhosa que você deu, de se levar em conta o contexto em que a obra foi escrita. Obviamente, um livro escrito na década de 1950 não será a mesma coisa que um livro escrito hoje. Penso que essa dica é valida para todas as leituras que fizermos de clássicos.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu já tinha ouvido esse título, mas ainda não tinha me interessado pela leitura. Inclusive, nem sabia sobre qual era o tema. Achei interessante esse clássico, e vou acrescentar na minha lista, mas não sei quando vou conseguir ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Eu conheço esse título, mas não é uma leitura que me prende como leitora. Quase um crime dizer isso, mas verdade.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. eu tentei ler ele uma vez, mas era novinha, boiei e desisti, mas ta na lista de ''devo ler antes de morrer'' kkk e espero completar.

    ResponderExcluir
  18. Sabe que esse é um dos poucos clássicos que eu tenho a maior vontade de ler? E agora, ao ler sua resenha e pensar que ele deve ser lido pensando na época - embora algumas coisas ainda aconteçam atualmente mesmo que de um modo um tanto diferente, me faz pensar que enfim chegou o momento certo para que eu arrisque a leitura.
    Adorei ler sua resenha e ter esse 'click' de que devo tentar ler esse livro ainda esse ano!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi