22 junho, 2016

Resenha - A Rebelde do Deserto

Título: A Rebelde do deserto - Trilogia A Rebelde do Deserto #1
Autora: Alwyn Hamilton
Editora: Seguinte
Páginas: 288
Ano: 2016
Gênero: Fantasia/YA/Romance

Sinopse: O deserto de Miraji é governado por mortais, mas criaturas míticas rondam as áreas mais selvagens e remotas, e há boatos de que, em algum lugar, os djinnis ainda praticam magia. De toda maneira, para os humanos o deserto é um lugar impiedoso, principalmente se você é pobre, órfão ou mulher.
Amani Al’Hiza é as três coisas. Apesar de ser uma atiradora talentosa, dona de uma mira perfeita, ela não consegue escapar da Vila da Poeira, uma cidadezinha isolada que lhe oferece como futuro um casamento forçado e a vida submissa que virá depois dele.
Para Amani, ir embora dali é mais do que um desejo — é uma necessidade. Mas ela nunca imaginou que fugiria galopando num cavalo mágico com o exército do sultão na sua cola, nem que um forasteiro misterioso seria responsável por revelar a ela o deserto que ela achava que conhecia e uma força que ela nem imaginava possuir.

Amani é uma garota de 16 anos que mora na cidadezinha chamada Vila da Poeira no deserto de Miraji, ela mora na casa de seus tios, ela parece ser um tanto levada para uma menina e sua tia acredita que arrumar um marido para ela a colocaria em seu lugar. Mas Amani não  quer casar com ninguém e decide que vai fugir, pega um dinheiro roubado e vai participar de uma competição de tiro, essa é a chance de conseguir dinheiro para a sua fuga. Ela participa com o rosto coberto e assim ninguém desconfiará que aquele competidor é na verdade uma menina. Os planos de conseguir dinheiro para a sua fuga não deram certo e ela terá que voltar para a casa de seus tios. Uma confusão é formada e o local pega fogo e quem ajuda Amani a sair de lá é um forasteiro. O exército Sultão ficou sabendo do que aconteceu e foi para a Vila da Poeira, eles estão perseguindo o forasteiro.
Durante o dia Amani é obrigada a ficar na loja de seu tio, o forasteiro acaba aparecendo para pedir ajuda e ela o ajuda, mas em troca pede que a leve com ele, para qualquer lugar que tenha um trem ou estrada, pois ela quer ir para a cidade de Izman, que é onde a irmã de sua mãe vive. De repente ela ouve o badalar dos sinos e sabe que estão tocando para anunciar uma caçada. Estão caçando um Buraqi, que é um cavalo do deserto, ele é um animal místico, feito de vento e areia, capaz de correr até o fim do mundo.
Amani planeja capturar o Buraqi e assim ter seu meio de fuga. A luta para capturá-lo é tensa, a autora descreve esse ser mágico de uma maneira que me fez ver como ele é e torci para que Amani conseguisse capturá-lo, pois muitos estavam lutando por ele, mas queriam somente a recompensa e ela é quem mais precisa dele, mas novamente os planos de Amani não dão certo, quem consegue criar uma distração e roubar o Buraqi é o forasteiro e ele não esquece que prometeu ajudar Amani e assim os dois fogem da Vila da Poeira.
Tudo que ela queria era ir ao encontro de sua tia em Izman e ter uma vida melhor, mas agora está fugindo pelo deserto junto com Jin e com o exercito Sultão atrás deles.  Amani só está em meio a essa confusão por causa de Jin, mas não pode esquecer que ele a tirou da Vila da Poeira, ele tenta convencer ela de que a cidade de Izman não é tão boa como ela imagina, mas depois que ela conta o que aconteceu com a sua mãe, ele diz que vai ajudá-la, mas a caminhada pelo deserto será longa e eles não têm suprimentos, assim conseguem um emprego em uma caravana, pelo menos teriam água e comida durante a caminhada.


No passado o deserto já foi reinado por seres imortais, mas esses foram vencidos por mortais e agora eles caçam na escuridão do deserto e ficam longe dos locais que tenham ferro, o ferro faz com que seus poderes não se manifestem.
 Amani está pensando se quer realmente ir ao encontro de sua tia, uma pessoa que ela nem conhece e se ela for pior que a tia Farrah, ela está pensando em Jin, não quer simplesmente tomar um rumo diferente do seu, ela começa a sentir que deve ficar ao seu lado.
Quando a caravana chega a primeira cidade onde fariam uma parada, ela está totalmente destruída, queimada e somente a casa das orações está intacta e Jin diz a ela que algo sobrenatural aconteceu ali. Agora eles precisam mudar a sua rota para poder fazer uma parada na cidade mais próxima para conseguir água. Quando a caravana chega a próxima cidade ela está tomada pelo Exercito Sultão e os Gallans, todos são presos, mas Amani coloca em pratica um plano para libertá-los e assim poderem seguir sua caminhada.
A noite no deserto é muito perigosa, os carniçais estão sempre para todo lado e a caravana é atacada por um bando deles conhecido como pesadelo, Amani faz de tudo para deixar as pessoas em segurança, mas Jin não consegue escapar de um ataque certeiro. A caravana os abandona, Amani jamais abandonaria o seu amigo, mas sempre disse que não morreria naquele deserto, agora com Jin ferido gravemente, sofrendo com o veneno do pesadelo ela só tem uma bussola que aponta para o Oeste para guiá-los.
Quando tudo parece estar perdido e a morte ser o único destino dos dois, a ajuda virá de uma forma inesperada, de repente ela se vê em outro mundo, um outro deserto, que na verdade é um Oasis, ali em meio ao verde, as árvores frutíferas, o sol forte ela irá conhecer o irmão de Jin e uma revelação surpreendente é feita, ela jamais imaginou quem ele era na verdade. Amani conhecia seres mágicos Djinnis e Demdjis de ouvir histórias em volta da fogueira, mas jamais imaginou que um dia estaria na presença deles. Muitas revelações ainda estão por vir, Amani saberá por que se sente tão ligada com o deserto e encontrará um irmão.


Amani é uma personagem apaixonante, ela é esperta, sagaz, mente com uma tranquilidade que tudo parece verdade e junto com Jin eles formarão uma dupla perfeita.  A leitura fluiu rápido, a escrita da autora é envolvente, ela detalha bem os lugares e os personagens e logo no início já percebemos que Amani é dona de uma personalidade forte. Quando a autora descreveu o lugar onde ocorreria a competição de tiro, eu me senti entrando em um Saloon e isso deu um toque diferenciado a história. A autora criou um mundo de magia diferente, sutil e envolvente, com seres que chamam a atenção e com uma história que faz o leitor virar as páginas sem perceber de tão absorto a trama.
Este livro me surpreendeu. Superou todas as minhas expectativas, o final me deixou louca para saber como continua a história de Amani e Jin.

Só posso dizer leiam, leiam, leiam. 

17 comentários

  1. Oiii Liziane, tudo bem?
    Eu achei essa obra bem diferente do que costumo ler e realmente o leria, por ter toda curiosidade. Sua resenha está incrível e as fotos também, realmente parecia deserto <3
    Beijinhos querida

    ResponderExcluir
  2. É uma prato cheio aos fãs de aventura e fantasia, como eu. Adorei!
    Suas fotos ficaram muito criativas.
    Nota-se que o trabalho da editora ficou maravilhoso. E é uma leitura indispensável.
    Adorei saber que gostou bastange da leitura. Com certeza lerei. Me instiga a cultura árabe, então é uma leitura que não vou deixar passar.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Socorro que loucura de livro, parece ser ótimo mas não consigo imaginar ela com 16, só consigo imaginar com menos.

    http://idealizandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. desde que vi a premissa do livro fiquei bem interessada ^^
    Tô numa vibe de fazer leituras do gênero e acredito que o livro vai suprir minhas expectativas...
    amei as photos dele na areia :D
    bjs...

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Primeira vez que leio a respeito desse livro e achei a capa dele maravilhosa! A história também parece ser bem interessante e toda essa paisagem desértica me faz lembrar de As mil e uma noites e Aladim (versão Disney), como adoro aventura e fantasia, já é mais uma dica que vou anotar! ^^

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu estava bem curiosa para ler uma resenha desse livro. Agora quero mais ainda lê-lo, a personagem principal e seus dilemas já me conquistaram, parece ser uma daquelas leituras que nos cativam e que não queremos parar.

    ResponderExcluir
  7. oie tudo bom??

    Eu lia esse livro antes de lançar, estava com a prova da editora, e confesso que adorei.
    Achei um pouco diferente a mistura da autora, colocando uma típica menina do deserto como uma pistoleira do Velho Oeste, porque é isso que ela é. Eu esperava uma mocinha com espada, a la Aladin, mas isso não deixou a mocinha menos verídica dentro do livro.

    Estou louca esperando o segundo!

    =)

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Ouço mil maravilhas desse livro, to curiosa pra tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  9. Ola Lizi lindona amei essa capa e premissa do livro, sua resenha foi um convite a leitura e já me simpatizei com a protagonista sem mimimi e corajosa. Com certeza irei ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Que fotos mais lindas! Amo fotos bem feitas e diferentes! Amei o blog, primeira vez por aqui e já seguindo.

    Sobre sua resenha dá pra perceber que gostou bastante do livro - tá na minha lista de leitura tbm. Não sabia que era um livro que teria continuação. Será que a editora pensa em lançar logo a sequência? É que não gosto de começar e ficar esperando pelo segundo hahaha!


    Seguindo por aqui!
    Bjos!
    Mi
    http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Nossa eu gostei tanto desse livro. A autora nos trouxe uma premissa totalmente nova, com vários cenários maravilhosos além desse romance arrebatador. Estou morrendo de vontade de ler mais aventuras que aguardam a Amani, no próximo volume.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Confesso que só a capa e o título já super me atraíram! :)
    A história da fuga e não querer casar foi de grande surpresa para mim, mas de forma ótima. Tramas assim sempre me fazem acreditar na representatividade. Gosto muuuuito dos livros da Seguinte e aposto como este é maravilhoso. Com certeza, fiquei MUITO a fim de ler. Achei as fotos bem inspiradoras! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Liziane! Achei incrível essa história. É bem diferente do que eu leio - tanto o cenário quanto a história - e me chamou muita a atenção. Parece ser muito envolvente e daquelas que te deixa tão dentro da história que você perde a noção do tempo lendo. Amei a capa também! Lindona!

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro e achei todo enredo bem interessante e diferente do que estou acostumada. Confesso que achei sua resenha muito focada na história, queria que suas impressões tivessem tido mais destaque, mas de um forma geral foi ótimo ler seu texto.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  15. nossa, mais uma opinião super positiva desse livro! Achei a premissa super legal, e gostei da forma como você descreveu a protagonista, acho que eu também iria gostar dela. E que final foi esse? Você é a segunda pessoa que vejo pirando pelo final!
    quero ler em breve
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Lizi, estou apaixonada para ler esse livro, a capa é linda e a premissa do livro fantastica, a cada resenha que leio fico doida. Amei a resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Caraca, que enredo espetacular, há um bom tempo não via uma resenha que me deixasse como fiquei agora por um livro, babando louca de vontade. Esse enredo é simplesmente fabuloso, forte, assustador (pelo drama), criativo, cativante, posso passar o dia encontrando adjetivos para frisar como gostei :D

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi