05 abril, 2016

Filme - Operações Especiais

Título: Operações Especiais
Lançamento: 15 de outubro de 2015
Elenco: Cleo Pires, Fabrício Boliveira, Marcos Caruso
Direção: Tomás Portella
Duração: 1h30min
Gênero: Ação/Crime
Sinopse: Rio de Janeiro, 2010. Formada em turismo e trabalhando como atendente em um hotel, Francis (Cléo Pires) se anima com a possibilidade de entrar para a polícia civil. Ela presta o concurso e, após ser aprovada, passa a frequentar o curso de habilitação para policial. Trata-se do mesmo período em que ocorreu a invasão no Complexo do Alemão, com traficantes de vários morros cariocas fugindo para cidades periféricas. É o que acontece em São Judas do Livramento, cidade no interior do estado do Rio de Janeiro, que passa a lidar com uma onda de crimes sem precedentes. Para combatê-los é enviada a unidade liderada pelo incorruptível delegado Paulo Froes (Marcos Caruso), que conta com a presença da ainda iniciante Francis. No batalhão ela precisa lidar com a desconfiança dos demais policiais, especialmente Roni (Thiago Martins), e também com as dificuldades da profissão, dos perigos inerentes ao ofício até a corrupção existente ao seu redor.
Sabe aquele dia que você pega o controle remoto e fica passando de um canal para outro? Eu estava a fim de assistir algum filme então entrei na Netflix, e resolvi assistir Operações Especiais, já tinha lido a sinopse e tinha colocado na minha lista para assistir depois.

Eu não esperava praticamente nada desse filme, resolvi assistir sem nenhuma expectativa e acho que foi por isso que eu gostei, mesmo depois de ter lido muitas críticas negativas. Tá o filme não é nenhuma super produção, mas a história em si é bem interessante e foi legal principalmente por que ele é baseado em alguns fatos reais.

Vamos acompanhar a personagem Francis, que resolveu prestar concurso para a polícia civil e foi aprovada, agora ela vai começar a encarar uma realidade diferente. Ela está em treinamento a apenas 3 meses e já foi alocada na equipe do delegado Paulo. O pano de fundo da trama é a ocupação do Complexo do Alemão, muitos criminosos se refugiaram em cidades do interior e a equipe do delegado Paulo vai para uma dessas cidades para conter a violência crescente.

Podemos ver que inicialmente Francis se torna uma piada para os colegas, eles até fazem uma aposta para ver quantos dias ela vai ficar por ali, em meio a isso ela percebe que precisa mudar a sua atitude, mas ela ainda não foi totalmente treinada, está despreparada para encarar o fogo cruzado e é depois que ela começa a fazer o trabalho de campo e encarar o perigo é que vamos ver a personagem mudar suas atitudes e se tornar cada vez mais forte.

A tensão em algumas cenas é algo muito louco, nossa é como se pudesse sentir exatamente o que a personagem sentia naquele momento.


Três pontos chamaram a minha atenção e fiquei refletindo sobre isso: Primeiro, a questão do despreparo, será que isso é real?, ela estava completamente despreparada e mesmo assim foi enviada direto para o fogo cruzado, dá para perceber que o despreparo de um integrante da equipe coloca todos em risco. Segundo, podemos perceber que não há igualdade entre eles não inicialmente, ela foi motivo de piada em vários momentos e só começaram a ver ela como um membro da equipe depois que ela começou a se concentrar e incorporar a verdadeira atitude de um policial. Terceiro, nem todos os policiais são corruptos, a atuação de Marcos Caruso é fenomenal, a maneira como ele e a equipem agem frente à corrupção é muito interessante.

Esse é um filme que recomendo para aquele dia que você tá de bobeira e não sabe o que quer assistir.
 

Um comentário

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi