21 março, 2016

Resenha - O Colecionador de Ossos

Título: O Colecionador de Ossos - Série Lincoln Rhyme #1
Autor: Jeffery Deaver
Editora: Bestbolso
Páginas: 462
Ano: 2008
Gênero: Suspense/Romance Policial

Sinopse: O criminologista Lincoln Rhyme tem uma mente que brilha, mas um corpo que não sai do lugar. Já o assassino, além de um intelecto brilhante, tem a mobilidade de uma enguia. A missão do primeiro é impedir que o segundo continue a matar e desossar pessoas pelas ruas de Nova York.




O filme O Colecionador de Ossos é para mim melhor filme de suspense que eu já assisti, sou apaixonada pela trama e seus personagens e quando encontrei o livro não deu outra literalmente o devorei. 
Tudo começa quando os personagens John e Tammie chegam de viagem e pegam um táxi. Tammie fica desesperada quando percebe que o motorista está levando o casal para algum lugar diferente do endereço pedido, ela oferece dinheiro, mas isso de nada adianta.
Amélia está fazendo sua ronda pelas ruas e recebe um chamado, um denunciante falou sobre um crime ocorrido perto do local onde ela está. Ela encontra a cena do crime e fica consternada com o que vê, o homem foi enterrado na vertical, somente seu braço e mão para fora, o dedo anular estava só no osso e neste um anel de diamante.

Rhyme sofreu um acidente quando estava investigando uma cena de crime, o corpo de um jovem patrulheiro tinha sido encontrado em um canteiro de obras, quando estava fazendo buscas uma viga caiu em cima dele e ele fraturou a C4. Depois do acidente ele ficou fazendo consultoria para a polícia e FBI. Lincoln Rhyme era um policial eficiente, vivia para o trabalho, metódico na investigação das cenas dos crimes, ele levava o que fazia a sério e não admitia que nenhum colega cometesse algum erro.

Os investigadores do caso do casal procuram Rhyme e falam sobre o crime e as pistas encontradas e Rhyme diz a eles que a mulher ainda está viva e eles precisam correr contra o tempo para encontrá-la. Ele aceita ajudar no caso, uma equipe é formada e ele quer que Amélia investigue a cena do crime, ela não quer fazer isso, mas acaba aceitando as ordens.
 A corrida é frenética, eles precisam estudar todas as provas para tentar encontrar o local onde está a próxima vítima.

A cada crime cometido o assassino deixa pistas sobre a sua próxima vítima, Rhyme, Amélia e toda a equipe precisam pensar juntos e montar o quebra-cabeça, assim vão descobrindo o paradeiro das vítimas e montando um perfil do assassino intitulado O Colecionador de Ossos.

Inicialmente Amélia não gosta de Rhyme, ela o acha mandão e sabidão demais, ela nunca foi treinada para investigar uma cena de crime e fica horrorizada com o que ele a manda fazer, ela não aceita, pois jamais se imaginou fazendo algo assim, ela acredita que Rhyme trata tudo como se fosse um jogo, que ele não se importa com as vítimas e é no decorrer da leitura que vamos ver esse sentimento mudar, a aproximação entre eles começar a crescer e um romance acontecer.


O assassino é cruel, se delicia com o sofrimento de suas vítimas, é esperto, sempre pensa em que pistas ele irá deixar na cena a fim de mostrar qual será o seu próximo passo. Ele deixa suas vítimas em situações tão terríveis que um suspense tenso demais tomava conta de mim e isso me fazia ler dada vez mais rápido para poder ver o que iria acontecer.
Até entendo um homem na situação De Rhyme querer morrer, ele é totalmente dependente, mas ele não pode desperdiçar a mente brilhante que ele tem, por isso eu torcia para que ele desistisse da ideia de cometer suicídio.

O que eu acho incrível é que Lincoln com algumas pistas consegue tirar várias conclusões é como se ele enxergasse a cena do crime e o crime sendo cometido, ele é simplesmente genial. Claro que Lincoln Rhyme é o personagem que mais me chama a atenção, assim como Amélia.
A narrativa é tão viva, real, que dá para sentir a agonia dos personagens. Eu literalmente devorei o livro, os requintes de crueldade são inimagináveis, leitura instigante e envolvente, com um final espetacularmente surpreendente.
Se você gosta de romance policial e muito, mas muito suspense, esse livro é mais do que indicado, é leitura obrigatória.

*Já estou lendo O Colecionador de Peles e não vejo a hora de terminar mais essa trama que será resolvida pelo casal mais enigmático e inesperado das histórias de Romance Policial.

  

27 comentários

  1. O filme é mesmo ótimo, então imagino que o livro deve ser melhor ainda. Eu amo tramas de suspense e é claro que iria ficar curiosa com esse título. E por falar nisso gostei muito, muito mesmo de sua resenha.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Liziane.

    Eu adoro o filme e tenho muita curiosidade de ler o livro. Sua resenha está bem bacana e mostra que o livro realmente deve ser perfeito. Preciso ler este livro.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha só, recebeu sua nota máxima + favorito, que dez! Eu vi o filme mas ainda nao tive a oportunidade de ler o livro... é bem o meu gênero de leitura, vai pra minha lista!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. LIZI eu amo esse filme acho que já assisti umas 10 vezes, com um roteiro perfeito, fiquei curiosa com o livro que deve abordar muito mais detalhes de toda investigação. Já anotei para comprar. E sem contar a atuação impecável dos atores. Amo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Assisti ao filme diversas vezes e sou fascinada por essa história, acho muito interessante como o mistério vai se desvendando e também o suspense que dá na corrida para tentar descobrir o assassino.
    Não sei se pelo fato de eu já conhecer toda a história o livro teria um grande impacto em mim, mas acredito que mesmo assim deve ser uma boa leitura.
    Não conhecia o colecionador de Peles, mas vou procurar por ele no skoob.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros do gênero e fiquei curiosa pra ler esse, acompanhar o mistério e seguir as pistas do assassino (apesar que nunca consigo desvendar o mistério sozinha, haha). Esse policiar parece ser um Sherlock, pelo que você disse, de conseguir enxergar a cena do crime e tirar conclusões. Sei que vou adorar essa leitura. Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Amo trillers policiais, apesar de fazer um bom tempo que não leio nada do tipo, esse conhecia só de nome, nunca havia parado para ver do que se tratava, mas agora que sei já quero... Vou dar uma procurada no filme primeiro pois acredito que terei mais dificuldade em encontrar o livro e já quero conferir essa história de pertinho.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  8. Oi Liz

    Tenho muita vontade de ler O colecionador de ossos, pois assim como você, amei o filme!
    Muito bom saber que há uma riqueza de detalhes e que você devorou o livro. Com certeza está em minha listinha e espero ler em breve!
    Adorei suas impressões. Muito bom ver essa dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Oi.

    ainda não vi o filme, já conhecia, mas não pude assistir ainda. Me pareceu ser muito bom o filme, então se o filme é bom e pela sua resenha, o livro deve ser igualmente bom. Quando ter a chance de ler, vou fazer as duas coisas, ler o livro e logo em seguida assistir ao filme.

    Beijos;

    ResponderExcluir
  10. O Liziane,

    Eu também adoro o filme, ele faz muito o estilo que eu amo. Eu não sabia que tinha o livro e achei bem bacana, ainda mais por saber que tem uma continuação. Eu espero me deliciar com os detalhes dessa história que eu curti tanto.Principalmente porque faz tanto tempo que nem me lembro direito.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Liziane.
    Eu não conhecia o livro, mas gostei bastante da premissa da trama. Romance Policial é um dos gêneros que eu mais gosto e tenho absoluta certeza que vou curtir esse livro. Lendo sua resenha, fiquei chocada com a escrita do autor e do suspense envolvendo a trama, parece ser realmente muito bom. Dica anotada e espero ler o livro e breve.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Liziane,
    Não sabia que existia livro :o
    Adoro o filme, assim como você e fiquei muito curiosa para ler o livro.
    A leitura parece ser muito envolvente e viciante. Espero ter a oportunidade de ler em breve. Estou ansiosa para sua resenha de O Colecionador de Peles.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiii!!

    Eu não sei o que tá acontecendo comigo. Antigamente, eu adoraria esse livro, mas hoje eu nao consigo me imaginar lendo. Que aflição esse sofrimento todo HAHAHA. Mas fiquei feliz que tenha sido uma boa leitura.
    O enredo não me.conquistou, mas quem sabe essa fase passa logo e eu pegue pra ler.
    E
    Vou aguardar a resenha do próximo livro!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar em o colecionador de ossos, mas fiquei curiosa já que gosto muito de suspense. Vou ver se consigo ler o livro antes de ver o filme.
    Genteee achei medonho isso de deixarem o dedo anular da vitima só no osso com um anel de diamante.
    Acho bacana quando um autor escreve de uma maneira tão realista que faz com que o leitor sinta a agonia dos personagens isso realmente me fascina.
    Amei sua resenha e espero ler o livro em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Já vi muito esse livro por ai mas nunca parei para saber mais,pois a capa não me agradava,mas a sua resenha me mostrou que o enredo é exatamente o tipo de leitura que eu adoro,em determinados momentos.Também não sabia que há uma continuação.
    Bjs!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. oi!1

    Por total ignorância não sabia que o filme era baseado em um livro. O filme é interessante, envolvente e atrai atenção telespectador de uma forma surreal. Recordo que todo o suspense até desvendar o assassino remetia sentimentos de medo e desespero, se a adaptação cinematográfica for fiel em todos os aspectos o exemplar é intrigante e infelizmente previsível pq já conheço o assassino. Mais embarco nesse mundo de investigações policiais, sem nem ao menos pensar. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá, eu sou apaixonada por um bom suspense e tenho certeza que esse está com tudo, eu lembro que já assisti o filme um tempo atrás mas não me lembro de partes em geral. Agora me bateu uma vontade de rever o filme e ir atrás desse livro! Ótima resenha :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Lizi
    Eu também sou apaixonada pelo filme o colecionador de Ossos, e o livro eu quero ler já tem um bom tempo, mas não tive a oportunidade ainda, acho que mais por desleixo que por outra coisa, pois quando tenho possibilidade de fazer a compra da obra esqueço e acabo comprando outra coisa. A Sua resenha me deu aquela sensação de nostalgia, e me fez querer assistir o filme de novo, além de fazer essa leitura o mais rápido possível. A Resenha tá o máximo! Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oie! Gente, esse livro/filme parece realmente chocante! Eu conhecia apenas o título, mas nunca assisti ou li para entender melhor sobre o que se tratava. Como estou querendo me aventurar nos romances policiais e suspense, acredito que as obras do autor são excelentes para isso. Só não consigo imaginar como eu reagiria diante dos crimes cometidos pelo Colecionador. Esse negócio de sentir prazer com o sofrimento das vítimas é repugnante. De qualquer forma, anotarei a indicação para conhecer o enredo em breve *--* Surtei quando vi dois dos meus atores favoritos na imagem do filme *O* Adorei a resenha ♥

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha ouvido falar da existência do filme (e livro) e pelo seu gênero está explicado, pois não tenho o costume de ler nem ver esse gênero, a premissa não me chamou a atenção, mas é bom saber que é genial como é desenvolvido, e traz um pouco de agonia.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu já conhecia esse filme, mas nunca assisti e nem sabia que tinha sido feito baseado em um livro. Não gosto muito de romance/suspense policial, é um gênero que não me agrada, simplesmente não fluí pra mim. Espero que esteja gostando da leitura de O Colecionador de Peles, no aguardo da resenha rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Ola

    Já conhecia o livro e lembro que a primeira resenha que vi sobre ele não quis ler por achar o cara um psicopata que gosta de matar, isso me causou má impressão. Mesmo depois dessa resenha espetacular, ainda não leria pelos mesmo motivos hahahaha, mas acho que o filme eu encararia =)

    Everton equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. O filme está entre os meus preferidos, já assisti algumas vezes, mas o livro eu não li ainda. Já estava querendo fazer essa leitura, e agora, lendo a sua resenha fiquei com mais vontade. Eu sou apaixonada por um bom suspense policial. Vou aguardar a resenha de O Colecionador de Peles, creio que deve ser bom também.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  24. Oiie,

    Eu nunca li nem o livro e nem assistir ao filme, eu não sou fã de suspense policial, sabe? Eu tenho medo kkkk Acho o enrendo pesado pra mim que sou medrosa, então eu deixo passar kkk a estória não flui pra mim, mas quem sabe algum dia eu consiga, né?

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi *---*

    Acho que ja vi o filme a muitooooo tempo e curti bastante, mas vi uma resenha semana passado sobre o livro e não curti a premissa, me passou a impressão do cara ser um psicopata que adoro matar e esse definitivamente não é meu estilo e mesmo amando seus resenhas não quero ler pelos mesmos motivos =/

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Liziane.
    Esse não é o tipo de enredo que me atrai, meio sinistro, esses requintes de crueldade me assustam rsrs.
    Mas gosto quando o autor consegue tornar a leitura visceral a ponto de transportar o leitor tornando as cenas palpáveis.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Eu não sei o que acontece, mas não curto muito livros de suspense. Nesse gênero eu prefiro um filme. Nunca consigo desvendar as coisas a tempo e sempre sou pega de surpresa. Eu vi o filme e amei muito, e é bom saber que o livro também é maravilhoso.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi