07 outubro, 2015

Resenha: Veronika Decide Morrer

Autor: Paulo Coelho
Editora: Objetiva
Páginas: 221
Ano: 1998
Gênero: Drama/Romance/Literatura Nacional

Sinopse: A loucura é a incapacidade de comunicar-se. Entre a loucura e a normalidade, que no fundo são a mesma coisa, existe um estado intermediário: chama-se ?ser diferente?. E as pessoas estavam cada vez com mais medo de ?ser diferentes?. No Japão, depois de ter pensado muito sobre a estatística que acabara de ler, me veio a idéia de escrever um livro sobre a minha própria experiência. Escrevi Veronika decide morrer na terceira pessoa, usando meu ego feminino, porque sabia que a minha experiência de internação não era o que interessava ? mas sim os riscos de ser diferente, e o horror de ser igual.
 Veronika, uma jovem eslovena, decide cometer suicídio porque já foi feliz o suficiente, já fez tudo que era possível ser feito e resolve tirar a vida para não cair na monotonia, toma um punhado de remédios em seu quartinho no centro da cidade; e ao acordar parece estar no céu, porém está no sanatório de Villete, que é onde os loucos ricos da Eslovênia ficam internados.
Logo que acorda, descobre pelo médico do hospício que terá poucos dias de vida, mais ou menos uma semana, e é esta semana que o livro irá narrar.

No hospício Veronika faz amigos Zedka (depressão), Mari (síndrome do pânico) e Eduard (esquizofrenia), o livro irá narrar um pouco da vida de cada um de seus amigos, mostrando situações comuns que levaram eles a pararem em Villete. As histórias desses personagens secundários trazem a tona muitas indagações nas quais conseguimos repensar o valor da vida, e o que estamos fazendo dela.

Veronika passa a ter ataques cardíacos contínuos que a fazem sofrer muito, e vivenciando da experiência de seus amigos “loucos” muda o jeito de ver a vida, e chega até a se arrepender de ter tentado colocar tudo a perder.

Com a vivência em Villete, Veronika aprende a se permitir a crescer como pessoa, fazendo com que os dias contados de vida valessem muito mais do que seus 24 anos de idade.

Ele não é um livro motivacional, mas a mensagem que passa ao término faz com que tudo se encaixe perfeitamente, a vida de Veronika, a maneira como ela muda a vida das pessoas que a rodeiam, e sem contar no romance louco que ela cria com Eduard que dá um ar fantástico ao livro (sem contar que o final é completamente inesperado).

Não tenho como negar que amei este livro, li ele em dois dias pois era impossível parar de ler, a linguagem acessível, o humor, as frases motivacionais e a maneira com que o livro aborda a loucura é surpreendente, pois quem garante que todos nós não somos loucos, e os loucos que são “normais”?
No caso daquela menina, porém, a cena era dramática – porque era jovem, estava desejando viver de novo e todos sabiam que isso era impossível. Algumas pessoas se perguntavam: E se isso estivesse acontecendo comigo? Como eu tenho uma chance, será que estou utilizando.

10 comentários

  1. Oi Mirella

    Nunca li nada de Paulo Coelho. Ele não faz muito meu estilo e suas histórias são meios estranhas para mim.
    Mas fico feliz que você amou o livro!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi Mirella!!
    Nunca me dei muito bem com a escrita do Paulo Coelho (me julgue kkk)
    Não curto uma trama muito filosófica, complicada ou até mesmo de auto-ajuda...
    Ia até ler O Alquimista mas desanimei completamente nas primeiras páginas e isso também aconteceu com Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca li um livro do Paulo Coelho, nem tinha lido uma resenha de seus livros, essa foi a primeira.
    Pela resenha, achei a história e os personagens diferentes e originais, pois nunca li um livro com esse tema.
    Não me interessei muito em ler o livro, mas gostei de ter questões que fazem as pessoas refletirem.

    ResponderExcluir
  4. Oiee!
    Já tentei gostar dos livros do Paulo Coelho, ele é tão badalado por aqui, que realmente tentei. Li três livros dele, penando, mas terminei os três e te digo que nenhum me agradou, a partir daí decidi passar longe de suas obras. Pra outras pessoas pode até rolar, mas pra mim, não.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. OI! Parece ser uma trama interessante, mas fiquei com uma dúvida, ela está com dias contados porque a quantidade de remédio que ela tomou vai comprometer sua saúde? Foi assim que entendi! Parece ser uma leitura mais reflexiva, e cheia de perguntas que só nós mesmo podemos responder. Gostaria de ler e saber qual será o destino dela.

    ResponderExcluir
  6. Eu li quatro livros do Paulo Coelho e apesar de não acreditar em tudo que foi narrado, gostei muito.
    Fiquei meio receosa de ler esse, porque ela vai morrer, mas acho que lerei ele ainda.
    Com a sua resenha, me deu mais curiosidade, rs
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Mirella!
    Já tive oportunidade de ler esse livro e confesso que adoro os livros do Paulo Coelho.
    Ele não é um escritor convencional, tem sua forma própria de mostrar o que por vezes não conseguimos ver tão claramente.
    O livro é muito bom para mudarmos nossos paradigmas na vida.
    “É mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores

    ResponderExcluir
  8. nunca li nenhum livro de Paulo Coelho, mas devo confessar que achei esse bem interessante, fiquei curiosa com a leitura já que as pessoas sempre me recomendam livros dele.

    ResponderExcluir
  9. Oie
    O livro é bem diferente das minhas últimas leituras e sempre tive a curiosidade de ler algo do Paulo Coelho então esse livro deve ser um ótimo começo.Pela sua resenha a escrita deve ser bem rápida de acompanhar o que é maravilhoso para a história.E é sempre bom quando um livro traz algum final inesperado e que nos surpreende,espero gostar dos personagens e apreciar a leitura.

    ResponderExcluir
  10. Faz tempo que li este livro, aliás, lembro na época que fiz uma maratona do Paulo Coelho e li uns 5 livros na sequência.Sou fã do autor e este é um livro que recomendo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi