30 setembro, 2015

Resenha - Sob Julgamento

Título: Sob Julgamento
Autora: Denia Dutra
Editora: Pandorga
Páginas: 334
Ano: 2015
Gênero: Literatura Nacional

Sinopse: “Sob Julgamento” propicia uma excitante viagem pela vida de personagens poderosas e determinadas a alterar seus destinos em prol da felicidade, do poder e da sedução. Esta é verdadeira história do excêntrico milionário Johann Werner Haider. Ele foi casado com Vanda, idealizadora do projeto de restauração e revitalização da cidade antiga de Rio Azul, fundada pelos europeus no final do século XVIII. Após a morte misteriosa de sua esposa, Werner casa-se com a cunhada Valéria. No entanto, Valéria jamais conseguiria ocupar o lugar da irmã, embora vivesse ao lado do marido as glórias daquele sucesso. Qualquer mulher se apaixonaria por Werner, dono de uma personalidade encantadora e manipuladora, capaz de alterar o destino de todos que com ele convivem. Após anos, as personagens envolvidas com a sedutora Vanda se reencontram. Vanda está presente em toda a história, seu passado vai se revelando de forma inesperada, interligando a vida de todos.
Sob Julgamento é um livro que faz o leitor mergulhar em uma trama extremamente bem construída, cheia de mistério e descobertas.

Werner, Vanda, Isaac, Marcelo e Valéria são os personagens principais dessa história que vai fazer revelações sobre um dos personagens que deixam o leitor completamente envolvido.
Werner está realizando um projeto que era o sonho de sua mulher Vanda, que morreu em um acidente bastante estranho. Vanda cursou artes plásticas, fazia telas impressionantes e o que ela mais queria era restaurar a cidade antiga de Rio Azul. Werner está seguindo o projeto de restauração e está inaugurando uma galeria. Depois da morte de Vanda, Werner se casou com sua cunhada Valéria.
No dia da inauguração da galeria Valéria precisou ir até a fazenda da família de Werner para pegar alguns quadros, entre eles um retrato de seu bisavô, os empregados da fazenda dizem que aquele quadro é amaldiçoado e que o espírito de seu bisavô Alfred ronda a casa. Quando Valéria está voltando para a galeria é parada por policias e acaba conhecendo Isaac, o novo delegado da cidade, logo que ele a vê ele sente que já a conhece, mas ela diz que não, que deve ser alguma coincidência.

Werner e Valéria tem uma filha de 4 anos, ele disse que iria educar Christine como os seus avós o educaram e ela acabou aceitando, a menina é triste, não é como as outras crianças.
Werner é obsessivo-compulsivo e extremamente autoritário, ele é que decide o que a filha pode ou não comer, ele escolhe as roupas de Valéria, ela não pode frequentar clubes de esporte e sai muito pouco, a casa tem piscina, quadra de tênis e até aparelhos de ginástica, Valéria vive enclausurada e sua amiga Lorena sempre diz que ela que deve ter um amante.

Valéria pensa muito no policial Isaac, ela não entende porque ele mexeu tanto com ela e percebe que sempre que sai de casa ela o encontra, quando ele tem a oportunidade de se aproximar ele diz para ela que está completamente apaixonado e que tem a sensação de conhecê-la há muito tempo. Isaac a cerca todas as maneiras e ela decide aceitar encontra-lo, tu que quer dizer a ele é para que se afaste, mas não foi o que aconteceu, ela se entregou ao beijo e ao desejo, ela estava sendo ela mesma.
Valéria agora tinha um amante, ela estava diferente e o marido começou a perceber e não queria que ela saísse de seu lado para nada. Odete a governanta da casa que conhece Werner desde criança pede para Valéria tomar cuidado e ela percebe que a governanta tem medo dele e guarda algum segredo, aos poucos Valéria começa a desconfiar cada vez mais de que foi Werner que matou Vanda.
Valéria acredita que Werner casou-se com ela porque a sua aparência é muito parecida com a de Vanda, toda vez que eles brigavam Werner a chamava de Vanda.

Com o decorrer da história o leitor vai se envolvendo cada vez mais, os personagens começam a se encaixar e vamos entender a ligação entre eles. Quanto mais eu lia e via os segredos serem revelados ia ficando mais aterrorizada, Werner é muito compulsivo, doente, frio e para ele o que importa é sua honra, sua riqueza.

A infância de Werner não foi muito normal, mas dizem que não é por isso que ele se revelou uma pessoa fria e obsessiva, todos dizem que ele é a reencarnação de seu bisavô Alfred. Ele foi morar na fazenda de seus avós depois que seu pai morreu e sua mãe encontrou outro homem e abriu mão de seu filho, um tempo depois quando sua mãe foi até a fazenda, ela foi encontrada morta (envenenada) e todos notaram que Werner não demonstrava nenhum sentimento, logo os avós decidiram enviá-lo para um mosteiro, de onde ele só saiu quando tinha 30 anos e já completamente neurótico, cheio de manias e cada vez mais obsessivo.

Os últimos capítulos são um suspense psicológico e é impossível não ter medo de um personagem tão descontrolado assim. No início ele parecia um homem cheio de princípios, sério, carinhoso e que teve uma criação muito rígida, mas conforme a leitura vai evoluindo vemos um Werner completamente louco, mesquinho e capaz de qualquer coisa. Valéria de submissa passou a prisioneira, não pode sair e tem que tomar remédios que a fazem dormir quase o dia todo, não sabe como vai sair daquela situação e é assim que ela se convence de que sua mãe estava certa quando disse para ela que ele é uma pessoa perigosa e que ela não devia se casar com ele.

A autora criou uma trama que envolve o leitor, cheia de mistério, mentiras, traições, revelações e a maneira como ela fez os personagens se interligarem tornou a leitura a cada momento mais instigante.

Leiam, leiam, leiam!!! Leitura maravilhosa e muito recomendada.


25 comentários

  1. Oi Lizi, não pensei que esse livro fosse tão eletrizante. Acho ótimo quando a história vai crescendo durante a trama e a gente vai sabendo onde cada personagem se interliga. O suspense gerado por isso nos deixa super ansioso para saber as coisas né? Aposto que esse Werner deve ser um personagem super interessante.

    bju

    ResponderExcluir
  2. faz tempo que não leio um livro assim, tão envolvente e e um enredo tão recheado como esse, gostei bastante da resenha, pela sua empolgação ao escrever a resenha o livro deve ser mesmo maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Não imaginava que esse livro fosse tão bom assim. Gosto de tramas onde tem um personagem meio psicopata e esse Werner parece ser mais do que isso. A sua nova esposa poderia ter estranhado o seu jeito, além do mais não é tão comum casar com a cunhada logo depois da morte da sua primeira esposa. Será que ela não percebe o jeito que ele conduz a vida da filha? Bom, estou com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Que história dinâmica, e que personagem perturbado esse.A escritora criou uma ótima trama em cima de todos esses acontecimentos e acredita que eu nem tinha conhecimento desse livro,uma ótima leitura que eu não ia ter nem o prazer de conhecer.E espero que de tudo certo pra Valeria e que ela se livre desse homem.

    ResponderExcluir
  5. Lizi, estou pasmada com essa resenha. Tinha comentado o quote uma pre opinião totalmente diferente do que imagino agora; estou megaaaaaaa ansiosa por esse livro, (momento ansiedade), quero ele por demais. Totalmente com outra pegada e desfecho; é bom quando somos surpreendidos.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Nossa adoro esses livros de suspense psicológico, quando vc colocou que estava lendo fiquei super ansiosa pela resenha e não me decepcionei, quero mto ler esse livro!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não costumo ler livros de suspense e mistério, mas me interessei por esse livro.
    Achei a história diferente e bem construída, por com o decorrer do livro mostrar a verdadeira personalidade dos personagens.
    Fiquei curiosa para saber mais sobre a história e como será o final.

    ResponderExcluir
  8. menina, fiquei passada agora! Esta história de encarnação do avô, será? Vou ter que ler para tirar a prova.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da sua resenha. Essa é a primeira que leio sobre o livro e achei a história bastante empolgante, me fazendo querer muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  10. Oi Lizi!!!
    Em um julgamento externo do livro fico achando que ele deve começar bem lento mas deve melhorar no final, cheio de revelações.
    Adoro tramas com vários personagens e que todos tem uma ligação e que possuem segredos.
    AMO suspense e thriller psicológico e sempre acabo gostando mesmo quando não é tudo aquilo...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Oiee!
    Esse tipo de leitura não é habitual minha, costumo ler romances, fantasias e coisas mais "light", porém sua resenha despertou uma super curiosidade em mim, principalmente por perceber como Werner vai se tornando cada vez mais neurótico com o passar do livro.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Nossa Lizi!
    Que livro!
    Tudo que gosto em um thriller psicológico.
    E que personagem é esse Werner? Coitada da Valéria e de sua filhinha...
    Quero demais ler para saber todas as artimanhas incutidas no livro.
    “É mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  13. CAAAA-RAA-CAA!!
    Que livro tenso, hein??
    Ao mesmo tempo deu um certo medo kkkkk e muitaaaa curiosidade e vontade de ler!!
    Geeente, tomara que eu ganhe o livro kkkkk
    Muito instigante e perturbador, quero ler sim, com certeza!!
    bjos

    ResponderExcluir
  14. A história apaixonante vai revelar em cada capítulo segredos inesperados, interligando a vida de outros personagens.Sob Julgamento certamente será um dos livros preferidos do leitor. Aquele que se faz questão de deixar à mostra na prateleira.

    ResponderExcluir
  15. o Werne não e normal casar com a cunhada só por ser parecida com a esposa morta já e indicativo de que ele não e normal e toda este drama na vida dele pra completar tudo e misterioso e cheio de suspense muito empolgante e interessante este livro a escritora gosta de dramas psicológicos intensos parabéns bom livro.

    ResponderExcluir
  16. Olá,essa trama promete mesmo!
    É cercada de mistérios e segredos. E adoro isso!
    Só em ler a resenha fiquei cheia de pena da personagem Valéria. E espero que ela consiga sair dessa enrascada...
    Bem,achei a história envolvente e pretendo ler. :)

    ResponderExcluir
  17. Hello!
    Gosto mto dos livros da editora Pandorga e nao conhecia o livro Sob Julgamento.
    Nossa, fiquei surpresa com o livro, olhando a capa imaginei q se tratava de uma fantasia e ao ler a resenha vi que nao é nada disso.
    Fiquei curiosa para conhecer a trama e esse final que deu ate medo e com suspense psicológico. Werner é um personagem q eu nao vejo mto nos livros e fiquei interessada em sua histoRIA.
    Gostei da dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Nossa amei a resenha, meu nível de curiosidade subiu ao máximo aqui, gosto muitos desses tramas que deixam um suspense e que ao decorrer da leitura agente vai descobrindo coisas que nem imaginava ... e fica aquela vontade de chegar ao final e saber a verdade de tudo e quando vc percebe leu o livro a noite toda... nossa preciso ler esse livro ja estou envolvida

    ResponderExcluir
  19. A trama parece ser bem elaborada e envolvente. Gostei do que vi aqui na sua resenha. Fiquei empolgada ao ler sua resenha. Vou tentar ler também. Preciso saber como vai terminar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Amei a Resenha q fez. Confesso q fiquei bem interessada em ler o livro. Parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
  21. Amei a Resenha q fez. Confesso q fiquei bem interessada em ler o livro. Parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
  22. Se esse livro for realmente tão bom quanto parece ser tenho que adquiri-lo para ontem, pois a história parece prender o leitor do começo ao fim, com uma escrita estonteante. Adorei, parabéns pela resenha maravilhosa, e com certeza esse livro entrou para minha lista.

    ResponderExcluir
  23. Oie, ótima resenha! Eu consegui sentir um pouco da tensão que o livro passa. Pena que não tenho coragem para ler livros que lidam com o psicológico dos personagens de forma tão pesada, pois parece ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  24. Nossa, quanta tensão. Imagino o quanto seja tenso o enredo e o como o leitor passa a torcer pela Vanda. Esse é um daqueles livros de terror psicológico que deve tirar o fôlego.
    Amei. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  25. Fico feliz em saber que temos autores nacionais investindo em bons enredos policiais e de suspense. Porque nem tudo se resume a romances e fantasia na literatura.
    Gosto de livros tensos, do tipo que mexem tanto com a gente se você não sabe se larga ou termina de uma vez. Esse parece ser um exemplar assim e que te envolve com o desenrolar dos acontecimentos.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi