22 setembro, 2015

Resenha - Festim das 12 Cadeiras

Título: Festim das 12 Cadeiras
Autor: Elvis Delbagno
Editora:Schoba
Páginas: 164
Ano: 2015
Gênero: Sátira

Sinopse: Ao comprar um conjunto de 12 cadeiras russas para o jantar anual, um casal homossexual descobre um tesouro embaixo do estofado de uma delas. Com as contas bancárias transbordando, os milionários resolvem manter o tesouro na cadeira e doá-lo ao primeiro convidado que se sentar nela. No entanto, eles percebem que isso será um problema quando um dos convidados não comparece ao jantar.
Estruturando-se nas comédias de costumes, nos deparamos com uma crítica social de um humor ácido extravasante dos diálogos preconceituosos dos personagens mais bizarros que poderiam surgir numa sociedade cheia de interesses.
Narrado de forma corrida como um roteiro cinematográfico e com diversas referências à cultura popular, o autor traça uma paródia ao clássico conto russo 12 cadeiras, de Ilf and Petrov, e ao filme Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock.
Laerte é milionário, bonito, um homem que chama a atenção das mulheres, mas é gay. Vive em uma mansão na zona leste de São Paulo junto com o seu companheiro Carlão. Eles estão oferecendo um jantar para 12 convidados, para esse jantar Laerte comprou 12 cadeiras novas que vieram diretamente da Rússia, cadeiras no estilo rococó. Ao sentar em uma das cadeiras Laerte percebe algo estranho no acento e os dois deduzem que ali há um tesouro escondido. Eles descobrem o tesouro e resolvem coloca-lo de volta na cadeira, assim quem chegar e sentar na cadeira premiada ganha o tesouro.
Laerte não gosta muito da convidada Dolores, ele faz de tudo para se mostrar importante para ela e torce para que ela não descubra o tesouro.

A confusão toda começa quando eles descobrem que um dos convidados não poderá estar presente, eles precisam convidar outra pessoa de última hora para que os 12 lugares sejam ocupados.
Conforme a história vai se desenvolvendo o leitor vai conhecendo os personagens e algumas histórias relacionadas a eles, imprevistos irão surgir e eles precisarão contorna-los, alguns imprevistos são hilários e conseguem arrancar algumas risadas do leitor. Os convidados são bem diferentes, dá para perceber  que não são todos ricos como Laerte e Carlão, cada um tem sua particularidade e quando se juntam tudo pode acontecer.


Os pensamentos  impróprios de Laerte quando vê que o anão que está entregando suas cadeiras é bem dotado, deixam até o leitor ruborizado rsrsrs.
Os personagens Laerte e Carlão não tem uma personalidade forte que faça o leitor se ver envolvido por eles, eles não chamaram a minha atenção, os achei um tanto superficiais demais.
A leitura não me envolveu muito, eu imaginei que o livro seria mais um suspense, mas acabou se tornando uma leitura de um humor ácido que em alguns momentos eu me perguntava se foi aquilo mesmo que eu li. No início da leitura fiquei achando a linguagem usada um tanto esquisita e principalmente porque o autor usa umas palavras que fazem a leitura se tornar bem trash, em alguns momentos eu tentava imaginar as cenas em preto e branco e somente alguns detalhes com cor. O autor faz várias ligações entre algumas histórias e filmes, a história toda acaba se torando uma paródia que em muitos momentos é impossível não rir das situações.

Embora a leitura não tenha sido tão envolvente e diferente de tudo o que eu imaginava, gostei de ter tido a oportunidade de conhecer um pouco da escrita do autor, e deu para dar boas risadas com as situações criadas.


14 comentários

  1. Li, me senti muito dividida!!!! hahahaha
    Achei a ideia dessa história incrível e dei risada só com a sinopse, mas ao ler vc falando que não se envolveu muito fiquei em dúvida.
    Mesmo assim, tô curiosa, acho que vou me arriscar! Gosto de rir com livros!!! Valeu a Dica!!!

    www.vidacomplicada.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que gostaria desse livro, adorei Festim diabólico do Hitch, amo os filmes dele, e como na sinopse deu a entender que seria parecido, acho que gostaria, msmo sabendo que a linguagem seja meio estranha o que me dá agonia!

    ResponderExcluir
  3. Lizi!
    Pela sinopse também achei que seria mais um livro de mistério com ação...
    Mesmo que seja um livro de humor ácido e com uma linguagem trash, acredito que é um livro bem diferente do que estou acostumada a ler.
    “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.”(Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  4. Não sei o porque dessa confusão, é só ter me chamado e me convidado para sentar na cadeira premiada que estaria tudo resolvido. Certo?? kkk
    Por sua resenha a história parece ser bem divertida, já posso imaginar a confusão que teve. Pena que a leitura acabou também sendo superficial, mas em um livro vale tudo, não é mesmo?
    Gostei sim, e quero adicioná-lo em minhas leituras assim que tiver a oportunidade.
    Abçs Liz!!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia o livro antes de ler a resenha.
    Achei a história bem diferente, porque não sei de nenhum livro que trate do mesmo assunto.
    Pelo início da resenha também achei que a história seria de suspense.
    Mesmo com os aspectos positivos, não me interessei pelo livro.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lizi!!!
    Estou confuso em relação a se ler ou não esse livro...
    Gostei muito da sinopse e achei bem interessante o tesouro em uma das cadeiras e com certeza quero muito conhecer os convidados e descobrir porque deu errado, mas você disse que não se envolveu então nem sei mais nada kkk
    Mas acho que vou dar uma chance pois a curiosidade tá matando..
    Beijo.

    Joseph Luis
    http://planetliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. já tinha visto esse livro em um outro blog mas não parei para ler a resenha, achei bem interessante já que é um livro de humor e que apesar de ser engraçado eu não costumo ler, mas gostei desse, tio curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  8. Oiee!
    É uma pena a leitura não ter sido tão boa pra você.
    Vi quando esse livro foi lançado e já de cara me apaixonei pela capa, mas acabei deixando de lado. Agora que li sua resenha (a primeira que leio sobre ele), confesso que gostei, fiquei bem curiosa pelo fato de ter esses personagens "diferentes" e ter humor na leitura.
    Fiquei com muita vontade de ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lizi! Tudo bem? Realmente, o livro assustou muitos leitores. hehe. Mas fico feliz que o livro tenha arrancado algumas risadas. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi! Agora acabei não gostando, tinha tudo para ser um suspense e mistério envolvido com as 12 cadeiras e o tesouro, mas acabou virando apenas um livro de humor, acabei decepcionada. Também não gosto de personagens superficiais, gosto quando eles tem suas personalidades bem-feitas.

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Só por ser uma leitura diferenciada já vale dar uma oportunidade ao livro mesmo que a história não seja tão bem desenvolvida.Eu gostei da idéia de enredo agora é ver como vai ser com o desenrolar dos acontecimentos.E eu achava que os personagens principais iam ter personalidades marcantes mas pelo jeito isso não acontece mas mesmo assim quero o ler.E essa capa está linda.

    ResponderExcluir
  12. O bom de ler livros assim é que apesar da gente não gostar tanto da história acabamos conhecendo uma história diferente né? Assim, eu não compraria esse livro pois sinceramente, nem a sinopse me interessou, no entanto, se ganhasse ele ficaria contente em conhecer mais sobre esse humor ácido dos personagens.

    bju

    ResponderExcluir
  13. Nossa Lizi, eu também imaginava que o livro era de suspense, esta foi a 1ª resenha lida, fiquei bem surpresa com toda historia e curiosa. Não espera por sua frase de Laerte em relação ao anão, só sabia rir kkkkk.
    Amei suas indagações, sera que as minhas serão as mesmas??? Veremos.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Eu li uma resenha desse livro, que achei supersinistro!!!! Bem doido!
    Perdi totalmente a vontade de lê-lo.
    Só que agora com a sua resenha, fiquei na dúvida, pois gostei muito dela, e parece ser um livros engraçado, descontraído.
    A premissa não me chamou tanto a atenção, mas amei a capa.
    Então se tiver a oportunidade, lerei.
    bjos

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi