14 julho, 2015

Resenha - Enfeitiçadas

Título: Enfeitiçadas - Trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas #1
Autora: Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano: 2014
Gênero: Fantasia/YA

Sinopse: Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?
Enfeitiçadas é o primeiro livro da trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas.
Tess tem 12 anos e já demonstra habilidade com os feitiços, é outono e ela vê uma trepadeira morrendo, logo ela faz o tempo virar e é verão, ela faz isso mesmo a irmã a repreendendo.
Cate precisa cuidar das irmãs, Tess e Maura, elas não podem usar a magia fora do roseiral, que é onde Cate ensina Tess, ali ninguém da casa pode vê-las.
Logo Cate precisara escolher seu futuro, formar uma família ou juntar-se a irmandade. Ela precisa decidir o que vai fazer, se aceita o convite de casamento de Paul, que é seu amigo desde a infância ou segue o seu coração, já que está apaixonada por Finn.
Nem mesmo o pai sabe que elas são bruxas, elas precisam se esconder sempre. Cate pode fazer um tipo de magia que é considerada rara e tida como obscura. Cate sabe muito bem quais as punições para as bruxas, ela não acha certo as meninas se exporem demais, elas não costumam visitar ninguém e nem recebem visitas, Maura se sente vigiada e sufocada com as atitudes da irmã. Cate não quer ser bruxa, ela gostaria de ser normal e não precisar se preocupar com as irmãs, se dependesse dela, ela pararia de usar sua magia.

Cate recebe uma carta de uma pessoa que se diz amiga de sua mãe e revela que ela e suas irmãs estão correndo grande perigo, agora Cate precisa encontrar o diário de sua mãe para obter respostas. Ela encontra o diário e descobre algo sobre uma profecia e acredita que é por isso que ela e suas irmãs correm perigo.

As bruxas já foram governantes antes, mas agora o tempo mudou, e elas vivem se escondendo e se são descobertas sofrem as consequências, todos vivem sobre as leis dos irmãos e as mulheres precisavam se casar cedo, não podem ser fortes, ter negócios e nem muito estudo. O estudo sempre fica em segundo plano, elas devem saber cuidar do marido e procriar. Isso me lembrou do filme “O sorriso de Mona Lisa”, em que as meninas muitas vezes largavam a escola para casar e cuidar da casa.

Elas precisam conviver mais com as outras mulheres e para isso a governanta Elena leva elas para fazer vestidos novos, Cate não dá a menor importância para isso, mas já que elas vão começar a frequentar os chás oferecidos pelas outras mulheres, elas tem que estarem apresentáveis.
As bruxas capturadas eram levadas para o hospício Harwood e algumas simplesmente desapareciam. Brenna faz previsões e já esteve presa no hospício. Brenna é uma personagem intrigante e espero que ela apareça mais nos próximos livros, acho que ela pode ser importante na trama.
Cate fica sabendo que há outras bruxas, a filha do chefe do conselho é bruxa e Cate não sabe o que fazer. As meninas brincam com a magia e Cate acha isso divertido, ela nunca teve coragem de fazer algo assim.

Cate treina Tess com os feitiços. Tess parece ser bem esperta para a sua idade.
Maura está sempre lendo e as pessoas falam sobre ela fazer isso, ela tem personalidade forte, é ruiva, esquentada, irritada, impetuosa, intratável, ela é mais impulsiva e inconsequente com o uso da magia. Já Tess é esperta e inteligente e Cate é mais mandona, mas ela sente o peso da sua promessa feita antes de sua mãe morrer, ela prometeu que cuidaria de suas irmãs, ela está preocupada, pois além de manter as irmãs longe de encrencas ela precisa decidir o que vai fazer com o seu futuro, tudo que ela mais quer é poder ficar com o garoto que ela ama, mas talvez isso não seja possível no momento e ela fez sua escolha e precisará conviver com as consequências.

A autora descreve bem os detalhes, faz o leitor mergulhar em uma trama envolvente, inteligente que vai crescendo até culminar na revelação de alguns segredos. A leitura fluiu de modo rápido e me vi envolvida completamente a cada capítulo que lia. As personagens são muito marcantes, cada uma com uma personalidade forte.
Eu acho a capa linda demais e a diagramação é perfeita.

Um livro mais do que indicado para quem gosta de fantasia, principalmente as que envolvem bruxas, magia, profecia e escolhas difíceis.


15 comentários

  1. Oii Lizi, tudo bom?
    Eu amo esse tipo de leitura, fantasia e bruxaria moram em meu coração <3
    Sua resenha me cativou, fiquei bem curiosa com esse livro!!
    Um beijo,
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  2. Adoro bruxas e fantasia, acredito que vou gostar bastante do livro :3

    Beijos
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lizi!!!
    Amo livros com bruxas, magos e feiticeiros haha realmente fiquei interessado nessa trilogia.
    Já tinha visto mas não li nenhuma resenha, só agora estou lendo a sua.
    Fiquei bastante curioso pra conhecer as três irmãs e o que cada uma faz mais detalhadamente.
    Já vi fotos da diagramação e realmente é perfeita.
    Espero conseguir ler logo, bem que eu tenha que comprar kkk
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha! Faz algum tempo que a trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas está em minha lista de leitura, mas não tinha lido nenhuma resenha ainda, adicionei pela sinopse e pela capa linda dos livros, mas lendo essa resenha só fiquei mais ansiosa para ler os livros, adoro o tema de bruxas e fantasia, e ainda mais que contém romance, pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  5. Lizi!
    As tramas detalhadas chamam muito minha atenção, porque acredito que são os detalhes que nos fazem perceber todos os acontecimentos e sutilezas de um livro.
    E amo o tema bruxas...Aqui elas estão em uma fase que tem de se esconder, o que dá o tom de toda a trama, muito bom!
    “É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  6. Já li algumas resenhas e comentários sobre esse livro e a cada vez que leio mais aumenta a minha curiosidade. e não poderia ser diferente agora. Adorei sua resenha e pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lizie, esta é uma série que eu estou bem interessada, mas que não comecei a leitura ainda. Concordo contigo, a capa é muito bonita.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Sou completa e perdidamente apaixonada por essa série! A autora fez um ótimo trabalho com os personagens na minha opinião, nenhum detalhe de seus temperamentos é deixado de lado, e isso influencia muito na hora de uma bela leitura. A trama em si não é exatamente a mais original, mas o que me encanta é o fato de a autora conseguir fazer algo diferente com elementos já tão conhecidos do leitor. A capa é linda, e a série é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  9. Adoro bruxas, fantasia, magia e escolha difíceis, então acho mesmo que o livro tem tudo para me agradar. E concordo contigo quando você disse que a capa é linda, porque desperta logo interesse. Já faz tempo que não leio alguma coisa assim, então foi para a minha lista e espero gostar bastante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Amo tudo que envolve magia. Fazia tempo que eu tava querendo saber mais sobre essa série, sua resenha veio na hora certa. Me deixou com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  11. Gosto deste tipo de estória, que envolvem bruxas e gostei deste livro porque envolve romance e superação... principalmente porque tb tem um romance
    Fiquei curiosa para saber qual será a escolha feita: casamento, irmandade ou o amor?
    Quero ler...

    Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Lizi, eu sou suspeita para escrever alguma coisa; sou muitoooo apaixonada por Herry Potter, e "Enfeitiçadas" tem bastante do mundo dele, então com certeza darei chance para a serie.

    BJsss

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Que eu me lembro nunca tinha lido livro de bruxas :). Mais esse a história me chamou bastante atenção, contando como era vida e os desafios delas sendo bruxa, onde ninguém podia saber a sua real identidade.

    ResponderExcluir
  14. Outra trilogia que sou louca e to ansiosa para ler!!!
    Amoooo essas capas, e por ter família + magia deve ser ótima!!
    Livros com bruxos, feiticeiros e tal, são sempre legais e divertidos, essa trilogia tem jeito de bem escrito.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu acho todo começo de livro paradinho, hehe...
    é q a gente ainda está tentando entender as coisas, o ambiente, aí nao tem aquela emoção doida de ler sem para ainda, hehhe..
    Essa trilogia eu to querendo mtooo ler, as capas sao tao lindas, sempre me encanto pela capa e fico querendo ler o livro.
    E bruxinhas assim me deixam com vontade de ser bruxa tb, hahaha!!! Apesar de nao ter mta magia, ainda quero ler, tb acho q as coisas podem ficar mais magicas nos proximos, hehe.
    Amei a resenha, aprensentou pra gente mto bem os personagens e quero ler!

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi