17 junho, 2015

Resenha - O Medo de Virgília

Título: O Medo de Virgília
Autora: Rosa Mattos
Editora: Selo Jovem
Páginas: 200
Ano: 2014
Gênero: Romance policial/Suspense psicológico/Literatura nacional

Sinopse: Cercada por pessoas desajustadas (psicopatas, neuróticas, depressivas, insanas, obsessivas, fóbicas e inescrupulosas), Virgília luta para manter sua sanidade mental.
Dividida entre cuidar da própria vida e ajudar seus familiares que precisam dela financeiramente, muda-se de Cristal (pequena cidade gaúcha) e vai morar sozinha em Porto Alegre, num apartamento herdado pela mãe. Assim, poderá ficar mais perto de Marília, sua irmã mais nova, internada numa clínica depois de tentar matá-la, após sofrer um surto psicótico.
Virgília começa a trabalhar como gerente de uma joalheria. Lá, ela conhece Alex, o entregador de joias e os dois se apaixonam. Em pouco tempo, serão envolvidos por um laço de amor que os manterá unidos, contra todas as adversidades.
Além de ser um homem apaixonante, Alex possui um dom incomum, que o torna capaz de tirar vidas, ou salvá-las. E este seu dom, terá um papel importante para os rumos desta história.
Uma trama onde o grande mistério é descobrir como Virgília conseguirá lidar com tantas situações difíceis que a cercam, sem enlouquecer. 
Virgília nasceu em uma cidade pequena do RS chamada Cristal, morou um tempo em Pelotas enquanto fazia a sua faculdade e agora mora em Porto Alegre. Ela está se apresentando para um novo emprego, em uma joalheria de um shopping de luxo, mas logo fica sabendo que a pessoa que deveria atendê-la não está, e descobre que ele sofreu um sequestro relâmpago, os assaltantes acreditavam que ele estava com as chaves da loja e do cofre, mas o que não sabiam é que ele já havia se demitido do cargo de gerente, cargo esse que Virgília se candidatou. Agora ela resolve que precisa pensar um pouco mais se vai aceitar o emprego.

Ela aceita ser gerente da joalheria e é a partir daí que vamos começar a acompanhar o dia a dia dela, conhecer seus medos, seus receios e seus segredos.

Quando ela já estava na rotina de seu novo emprego e tudo estava indo bem, seu irmão chega a casa dela com a família, para ficar um tempo, pois eles estão na pior. Seu irmão trabalhava em um banco, mas foi demitido depois de ser descoberto que ele desviava dinheiro para uma conta pessoal. Eles viviam uma vida de luxo, gastaram tudo o que tinham e agora precisaram vender a casa e o carro, pois seu irmão estava atolado em dívidas.

A irmã de Virgília está internada em uma clinica psiquiátrica, Marília sempre se sentiu inferior, sempre teve inveja de Vigília por todos a tratarem como a mais inteligente e mais bonita. Os pais de Vigília dificilmente vão visitar sua irmã, ela é a única que demonstra grande amor pela irmã, mas Marília não aceita seu amor.

Conforme Vigília segue o seu dia a dia vamos ver ela se envolver cada vez mais com Alex, a cada capítulo vamos conhecer outros personagens que fazem parte de sua vida, entre esses personagens estão dois assassinos que não se importam nem um pouco com a vida humana, vamos conhecer pessoas mesquinhas e outras que se tornam vitimas de pessoas inescrupulosas.

A história que mais me marcou foi da personagem Dora, que é vizinha da Vigília. Dora já foi uma mulher esbelta, mas agora luta para tentar perder peso, faz dietas malucas, toma remédios que a fazem perder o sono e não o apetite. Por conta de uma aposta o seu marido a fez engordar 100 kg em 6 meses. Se ele ganhasse a aposta ficaria com a camionete do seu amigo. Após ganhar a aposta o marido foi embora dizendo que não sentia mais desejo por ela estar gorda demais.

A família de Vigília é completamente desestruturada e seu maior medo é de ficar assim, seu pai gasta todo o dinheiro e eles nunca sabem como, mas Virgília sabe o segredo de seu pai, mas não conta nada para não ver o casamento de seus pais acabar. Ela tem medo da loucura, medo da solidão, medo por seu emprego ser perigoso.

A autora criou uma mistura de suspense com romance muito envolvente, a escrita da Rosa Mattos é direta e ela detalha os ambientes na medida certa nada muito exagerado, mas que consegue situar o leitor em cada ambiente. Os capítulos são curtos e narrados pelo personagem. Durante a leitura é impossível não ficar pensando em seus medos. Do que realmente temos medo? Sentir medo é normal?

Um thriller psicológico que tenho certeza que vai agradar a todos os leitores.


18 comentários

  1. Lizi, conheço a escrita da autora e gostei muito dela quando li Paredes Vivas – conhece? Enfim, esse romance já estava entre os meus desejados desde que soube do seu lançamento, apenas por ser da Rosa. Infelizmente, ainda não pude adquiri-lo, mas acho que vou gostar da leitura. Pela sua resenha, percebo que a autora aborda do dia a dia da personagem, mas mesmo assim o envolvimento do leitor não é cansativo. Saber que é um suspense psicológico me deixou ainda mais animada… Espero ter em breve a chance de ler essa obra.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada dessa escritora e pela sua resenha a história é muito boa e com uma escrita melhor ainda ^^ Fiquei com vontade de ler esse livro mas não foi pra minha lista de prioridade de leitura mas vou coloca-lo na lista de ler ainda esse ano, já que já tenho esse livro. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa linda, chamativa com esse vermelho forte, mas os problemas com os quais a personagem tem de lidar são tantos que pra mim a história se tornou pesada. Não é um tema que me agrade.

    ResponderExcluir
  4. Lizi!
    Adoro os thrillers psicológicos, principalmente quando abordam o assunto em núcleo familiar.
    Acredito que todos temos medo de alguma coisa e isso é que torna tudo bem sinistro, teos de aprender a identificar e controlar nossos medos.
    Adorei o mote do livro.
    “Quando defendemos os nossos amigos, justificamos a nossa amizade.”(Marquês de Maricá)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  5. hum bem interessante, livro nacional é tudo, gostei da resenha que por sinal é a primeira que eu leio do livro, a capa é bem bonita.

    ResponderExcluir
  6. Eu achei super interessante, mas não sei se o colocaria na listinha para ler. Pelo menos por enquanto.

    ResponderExcluir
  7. eu adoro thriller psicológicos, mas sempre intercalo com outros tipos.
    eu tinha visto o lançamento do livro, mas é a primeira resenha que leio, nem sabia do que se tratava
    essa ideia de refletir os medos a cada cap é legal, mas as vezes fica uma leitura muito pesada. tanto que eu ainda estou pensando na história da Dora, só pela resenha já estou angustiada por ela. acho que se eu for ler vai ser daqueles q eu passo duas semanas tentando me recuperar

    ResponderExcluir
  8. Uau!
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas realmente! Que família desestruturada hahahaha
    Até imagino o que esse pai anda aprontando... :@
    E coitada da Dora! Já odeio o marido dela
    Parece um livro bem interessante, Lizi

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  9. Gente coitadaaaaaaa da Dora, ela deve ter sofrido muito quando o marido foi embora. :( Sobre a Virginia, que familia ela tem hein? E que emprego!!!! Kkk Acho que ela deve viver grandes momentos. Enfim, o livro parece ter uma história eletrizante. Super gostei!!!!

    bju
    http://ventoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoro suspense, então me encantei por esse livro assim que vi a primeira resenha sobre ele, á um tempinho. Parece ser ótimo, porque mistura elementos que gosto muito numa leitura. Tá entre os meus desejados, e adoro essa capa!

    ResponderExcluir
  11. Nome diferente para uma moça, Virgília. Achei a personagem forte, ter em volta tanta gente desajustadas, ela se manter sã é difícil demais.
    Gostei que ela pensa na família e apesar da irmã ter tentado mata-la ela ainda pensa em continuar ajudando.
    Mas o mocinho me deixou assustada, como assim ele pode tirar e dar vidas?! Relação perigosa essa, e amo romance com suspense!
    Vou tentar ler viu?!

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante da história, fiquei com mta pena da vizinha, coitada! Acho que ficaria com vontade de matar a família dela se eles fosse reais! Um livro bem interessante, e bem intrigante principalmente o mocinho!

    ResponderExcluir
  13. Uau, quanta coisa envolvida nesse livro!
    Adoro thriller mas tenho que confessar que esse não chamou tanto assim minha atenção, senti um toque muito puxado pro drama :s

    ResponderExcluir
  14. Tragédias e vários acontecimentos ruins em uma família desestruturada, todos os complementos de O Medo de Vigília . Mais ainda pretendo ler este livro.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nada da autora, mas tive uma bela surpresa ao ler sua resenha...realmente parece ser um livro que prende a atenção do leitor, pois já na resenha não consegui parar de ler, queria saber mais e mais rs. A trama parece bem forte e complexa, com certeza entrará na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  16. Gente do céu!!! Que vida esse mulher tem!! Quantas coisas acontecendo, é de se revoltar!!
    Olha vou marcar aqui , e se tiver a oportunidade (isto é, dinheiro para comprar o livro kkkkkkkk) vou ler sim!!
    Quero saber do final, será que Virgília será feliz, hien??!
    bjoos

    ResponderExcluir
  17. Oiiii
    Nunca li nada sobre essa autora,mas me interressei muito por esse livro,depois de ler a resenha quero muito saber como sera o final.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia a autora, nunca li nada dela, mas fiquei interessada nesse livro, mesmo o Alex tendo esse dom (não gosto de livros com pegada sobrenatural), mas como gosto muito de thrillers psicológicos, acabei me interessando por ele.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi