01 abril, 2015

Projeto de Leitura José Saramago #1 - Ensaio sobre a Cegueira

Título: Ensaio Sobre a Cegueira
Autor: José Saramago
Editora: Caminho
Páginas: 423
Ano: 1995
Gênero: Romance/Drama

Sinopse: Uma cidade é devastada por uma epidemia instantânea de "cegueira branca". Face a este surto misterioso, os primeiros indivíduos a serem infectados são colocados pelas autoridades governamentais em quarentena, num hospital abandonado. Cada dia que passa aparecem mais pacientes, e esta recém-criada "sociedade de cegos" entra em colapso. Tudo piora quando um grupo de criminosos, mais poderoso fisicamente, se sobrepõe aos fracos, racionando-lhes a comida e cometendo actos horríveis. Há, porém, uma testemunha ocular a este pesadelo: uma mulher, cuja visão não foi afectada por esta praga, que acompanha o seu marido cego para o asilo. Ali, mantendo o seu segredo, ela guia sete desconhecidos que se tornam, na sua essência, numa família. Ela leva-os para fora da quarentena em direcção às ruas deprimentes da cidade, que viram todos os vestígios de uma civilização entrar em colapso. A viagem destes é plena de perigos, mas a mulher guia-os numa luta contra os piores desejos e fraquezas da raça humana, abrindo-lhes a porta para um novo mundo de esperança, onde a sua sobrevivência e redenção final reflectem a tenacidade do espírito humano.
Quando a Joana me convidou para participar do Projeto de leitura eu aceitei de cara, mas vou confessar que fiquei com certo medo de não gostar dos livros que escolhemos para ler, jamais imaginei que gostaria tanto da leitura, quando parava de ler não conseguia parar de pensar no que tinha lido e no que iria acontecer dali para frente, comecei a me sentir ansiosa para terminar o livro e assistir o filme.

Tudo começa quando um homem de 38 anos que esta em seu carro esperando o semáforo trocar de sinal quando de repente se dá conta de que está completamente cego e entra em desespero. Um homem o ajuda a ir para sua casa e rouba seu carro, ele e sua mulher vão ao oftalmologista que fica intrigado com a cegueira do homem, pois ele não tem nenhum problema e o principal ele diz que se sente nadando em um mar de leite, tudo é muito branco e isso é diferente da cegueira normal que as pessoas dizem ser uma escuridão só. O médico percebe que também está cego e logo imagina que pode ser contagioso e precisa avisar o governo para fazer algo a respeito, pois ele teme por uma epidemia. Outras pessoas começam a ter o mesmo sintoma e todas elas estiveram no consultório do médico no mesmo dia que o primeiro cego. O governo decide que o melhor a fazer é isolar os cegos e as pessoas que tiveram contato com eles e assim todos são mandados para um sanatório abandonado.
Quanto mais eu lia mais eu ficava indignada com o que o ser humano é capaz de fazer, eles são literalmente jogados em um local sem estrutura e sem ninguém para ajuda-los, a mulher do médico que foi junto com ele, mesmo não estando cega até tenta ajudar os primeiros que estão ali, mas ela tem medo de que descubram que ela consegue enxergar.

O exercito fica no portão vigiando para que ninguém tente fugir, eles se mostram bastante insensíveis e dizem que só estão ali cumprindo ordens do governo, o que pareceu para mim foi que eles prefeririam que todos morressem, mas não seriam eles que fariam esse serviço, os cegos foram colocados em um local em que logo aconteceriam intrigas e problemas de convivência e assim um acabaria com a vida do outro.
Tudo fica cada vez mais difícil, não existe nenhuma higiene, nada de organização, eles são obrigados a enterrar os mortos e tudo fica mais complicado quando uma turma resolve pegar toda a comida e agora só vai comer quem pagar, a forma de pagamento primeiro foi com os pertences das pessoas, mas o pior estava por vir, a turma não queria pertences até porque ninguém tinha mais nada e então solicitaram as mulheres, sexo em troca de comida.


Gente não tem como não se sentir humilhada quando as mulheres são obrigadas a se entregarem para poderem comer, dá para perceber que a dignidade naquele momento não valia de nada. O que para mim ficou muito evidente é como os humanos conseguem ser mesquinhos, egoístas, cegos para muitas coisas que estão acontecendo ao seu redor.

A escrita do autor é diferente e demorei um pouco para me acostumar, mas ele passa uma mensagem bem profunda que faz o leitor muitas vezes parar e refletir sobre o que leu. Os personagens principais que são o primeiro cego, o médico, a mulher do médico, a rapariga dos óculos escuros, o menino estrábico, o ladrão e o homem da venda preta, são bem marcantes e todos eles têm uma importância na trama sem tirar o espaço do outro personagem.
Leitura mais do que indicada.

Eu assisti o filme logo depois que terminei a leitura e vou fazer um post falando um pouco mais, aguardem.


15 comentários

  1. Oii Liziane!
    Pela resenha senti que a leitura fosse nos dar dó de garganta, por ser um tema bem diferente sobre um assunto polemico, é ruim ver que uma pessoa não pode ver a beleza do mundo, ficou ótima sua resenha :D
    Beijos - http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Nem o filme eu vi... Ainda porque tenho curiosidade e o gostei da resenha do livro ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Liziane, tudo bem? Tenho vontade de ler esse livro, parece ser bem interessante essa sociedade, e mostra o lado mais mesquinho do ser humano. Realmente deve ser degradante ler sobre as mulheres que tem que entregar o corpo para ter o que comer. Que bom que mesmo sendo uma leitura diferente, foi uma boa surpresa!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é ótimo! Li quando ainda estava no colégio porque a professora mandou a gente fazer isso para realizar um trabalho. Logo em seguida assistir o filme. A maior dificuldade que tive foi para me adaptar a escrita do Saramago, mas depois disso, passei a admirá-lo muito. Que bom que gostou da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que livro com um tema pesado... Não é o tipo de leitura para a qual eu estou preparada, não sou forte para ler coisas assim, é algo que mexe demais comigo. No entanto gostei de saber mais sobre o enredo e sobre o que é, confesso que fiquei curiosa pelo final e me senti, não sei nem explicar, ao ver o que as mulheres tem que se submeter e a frieza dos outros em volta. Não lerei em breve porque não tenho emocional para isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Acredita que não li esse livro ainda? Pois é...
    Ouvi muitos elogios e quero mudar isso. Com a resenha percebi que gostaria da leitura. Vou adicionar a minha "pequena" lista e espero gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Que livro diferente né? A leitura parece realmente interessante, acho que é muito comum hoje em dia livros falando sobre epidemias e virus que podem destruir ou fazer mal ao nosso mundo atual, mas esse é bastante diferente, sendo que as pessoas apenas ficam cegas, não morrem!
    Fiquei muito curiosa com o motivo dessa cegueira, quero conhecer a obra!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  8. eu acho que os livros do Saramago são realmente livros que nós faz pensar como vc disse" como os humanos são mesquinhos...." apesar de não ter tido coragem para ler os livros dele todo, mas já tive oportunidade de ver um pouco da escrita dele e concordo contigo qd vc diz que é uma escrita que demora um pouco a se acostumar..
    esperando pelo comentário do filme (que por um acaso eu nem conhecia)

    ResponderExcluir
  9. A temática é bem pesada mesmo. Apesar de - infelizmente - ter consciência das atrocidades que o ser humano é capaz, sempre é meio chocante ver/falar/ler algo sobre isso. De início achei que a cegueira deles fosse algo mais reflexivo, que as pessoas se davam conta de que estavam cegas em relação a algo em suas vidas, mas agora já acho que não é rçrç Fiquei muito curiosa para saber o motivo da cegueira deles.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou DOIDA para ler esse livro.
    Nunca li nada do Saramago, mas quando o fizer, com certeza será esse.
    Me parece uma leitura cheia de reflexões, afinal já estamos cegos para muitas coisas a nosso redor, de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  11. Já faz um tempo que li o livro, mas algumas partes ficaram bem marcadas na minha memória como essa parte das mulheres que tem que se entregar para que possam obter comida. Realmente é muito chocante e mostra o quanto o ser humano consegue ser mesquinho. A escrita do Saramago ´bem diferente mesmo, mas vale a pena insistir e ir até o final do livro.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Ao fazer um trabalho acadêmico um Resumo/contexto da obra literária do livro fiquei extremamente estarrecida ,e sempre guardo a mensagem que José Saramago traz aos olhos da leitura desse livro "Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo." eu fiquei meio chocada porém uma das experiências mais fantásticas no trabalho que fiz inclusive assisti o filme,e refleti à respeito que na verdade a cegueira é o ódio, que vai contaminando gradativamente através do pensamento as pessoas e somente quem ama é que não fica doente.provavelmente possa ter tido um pensamento equivocado, mais achei bem isso.. (ótimo post,Projeto de Leitura)

    *____*

    ResponderExcluir
  13. Sempre tive vontade de ler esse livro, assisti ao filme, mas faz muito tempo e nem lembro mais da história. Sempre quis ler algo do autor, quando eu conseguir ler espero que a escrita não atrapalhe tanto

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha um interesse imenso por esse livro, mas ler esta resenha me deu uma vontade imensa, quase uma necessidade! Preciso ler. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Eu não conhecia esse livro mas achei incrível a história.Fiquei curiosa pra saber o por que dessa cegueira repentina e como eles vão fazer para sobreviver já que praticamente foram jogados num buraco pra morrer.Também vou dar uma procurada no filme pois nem sabia que existia.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi