25 fevereiro, 2015

Resenha - Abhacky

Título: Abhacky
Autor: Mário P. Paiva
Editora: Cia do eBook
Páginas: 254
Ano: 2014
Gênero: Fantasia Medieval/Aventura/Literatura Nacional

Sinopse: Nessa história contagiante, Valentim e Senty, dois irmãos loucos por aventuras, seguem secretamente uma expedição em busca de Thorn, o irmão desaparecido do mais novo rei de Abhacky. Após serem descobertos, passarão por muitas situações de perigo, mas também de alegria, junto com os elfos, Alshaim e Lesath, e outros viajantes, até descobrirem o que de fato aconteceu. Momentos de muita tensão estão por vir no reino de Abhacky.




O livro Abhacky faz o leitor viajar em uma aventura junto com os irmãos Valentim e Senty e vai agradar e muito os leitores que gostam de livros no gênero que lembram Senhor dos Anéis.


A história do livro se passa na era dos homens e elfos, depois de muitas guerras os humanos e os elfos vivem em harmonia. Abhacky é uma cidade grande e triangular, cercada por muros e em cada ponta tem uma torre de observação. A cidade é governada por três reis, um humano (Thorn) e dois elfos (Algeba e Alterf), mas o Rei Thorn está morto e é chegado o momento de saber qual dos seus dois filhos irá ocupar o lugar do pai. Aulus foi nomeado o novo rei e claro que seu irmão Thorn II não ficou satisfeito.
Enquanto Aulus tinha tempo para fazer amigos e arrumar uma esposa, Thorn II só tinha pensamentos para o estudo, ele leu todos os livros de história, sabia tudo sobre elfos, monstros, dragões, táticas de guerra, economia e etc.
Os irmãos Valentim e Senty são filhos do ferreiro e eles seguem a profissão do pai, Valentim queria ser um cavaleiro, mas seu pai não pode pagar pelo treinamento, já Senty era feliz em ser ferreiro. Fisicamente os irmãos são bem diferentes, Senty é diferente de todos da família e isso já havia causado alguns boatos. Valentim é aventureiro, impulsivo está sempre se metendo em alguma encrenca, Senty é mais maduro e sensato, mas acaba sempre acompanhando o seu irmão nas aventuras. Eles entram escondidos no castelo e foram até a biblioteca, quando eles enxergam um homem e o reconhecem como sendo o irmão do rei, Thorn II tentou colocar fogo na biblioteca e fugiu, Valentim e Senty ajudaram a apagar o incêndio, como reconhecimento pelo que os meninos fizeram sua família um convite para o baile no castelo.

Mellen é filha do rei Aulus e já tem idade para procurar pretendentes para se casar, mas ela não gosta de nenhum dos meninos que tem a sua idade e seu maior medo era que seus pais a fizessem casar com alguém bem mais velho que ela. Mel gosta muito do seu tio e vai a procura dele, quando percebe que ele sumiu ela acredita que isso ocorreu por causa de ele não ter sido escolhido para ser o rei, mas ela fala com seu pai e diz que ele pode ter sido levado por alguém. Pela janela do seu quarto ela sempre observa os filhos do ferreiro treinando com suas espadas, ela queria muito ter mais liberdade e quando fica sabendo que os garotos estarão no baile ela fica eufórica com a oportunidade de conhecer os dois jovens. Mellen é ativa e bastante inteligente e vai participar das reuniões juntamente com o conselho e suas opiniões serão levadas a sério assim como as dos outros conselheiros.

No baile Mellen e Valentim dançam juntos e ele a leva para uma varanda onde podem conversar. Ela conta que terá que escolher um dos garotos que estão no baile como seu pretendente, mas ela não gosta de nenhum dos três garotos e diz que está preocupada também com o sumiço de seu tio. Valentim pede para ela esperar ele se tornar um cavaleiro para ela poder escolhê-lo e ela diz que para ele se tornar um cavaleiro precisará de um feito muito grande e então ele promete a ela que vai encontrar seu tio.

Gente preciso parar por aqui se não vou contar tudo, mas só posso dizer que depois dessa promessa de Valentim, ele e seu irmão vão encarar a maior aventura de suas vidas junto com a elfa Alshain, o elfo Lesath, o general dos exércitos humanos Delfus e outros companheiros. Juntos vão enfrentar Orcs, bárbaros, conhecer uma floresta mágica e principalmente superar a perda de alguns amigos.
O que há de tão especial nesses rapazes? - ela não se conteve e esbravejou. - Eles são a chave para a salvação - respondeu o velho que começou a se afastar -, um será o grande vencedor da grande guerra que está por vir e o outro - ele fez uma pausa dramática -, o outro será o maior guerreiro que essa Ilha já viu.
O autor criou uma aventura bem elaborada que envolve o leitor, na cena do sepultamento do rei Thorn, ele descreve detalhadamente todo o ritual e isso me fez sentir como se estivesse ali assistindo a tudo. A leitura fluiu de uma maneira lenta, mas credito que foi principalmente porque não tenho o costume de ler esse gênero, em muitos momentos lembrei-me dos filmes de O senhor dos anéis. Os capítulos são alternados entre os personagens, isso é legal, pois podemos ver a visão de cada personagem em determinadas passagens do livro e assim conhecer melhor a personalidade de cada um.

Achei a capa escura demais, acho que por se tratar de um livro de fantasia e aventura a capa poderia ser mais clara e leve, essa capa escura dá um toque pesado demais para o livro. Encontrei alguns erros que podem ser facilmente corrigidos com uma revisão mais detalhada.

Galera que gosta do gênero fantasia medieval esse livro vai agradar muitos leitores.



11 comentários

  1. Quanto Spoiler hahaha Confesso que dei uma pulada na resenha quando vi que tinha muito spoiler. Em alguns aspectos a história me pareceu bastante com Senhor dos Anéis, mas bom, não vou julgar antes de ler... Gosto bastante de Senhor dos Anéis, talvez eu goste deste.
    Também não curti a capa, viu? rçrç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anelise espero que você tenha a oportunidade de ler, assim vai perceber que tudo o que postei não é nem 20% de toda a trama, precisei colocar alguns detalhes para os leitores poderem entender sobre o que se trata o livro.

      Excluir
  2. A capa não é muito atrativa. Parece até de livro de terror. Parece ser bom, mas não me atraiu tanto assim. Talvez numa outra oportunidade eu dê uma chance a ele. Nunca se sabe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eita... Spoiler!
    Eu até gosto do gênero, mas essa história não me cativou. Acho que gosto quando a história é um pouco mais "pesada", mais violenta, sei lá, rs. Também não gostei da capa... Bem sem graça.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. A história parece ser muito interessante, mas pelo que eu vi é publicado apenar em e-book. E sim, ainda sou um dos psicóticos leitores que não conseguem trocar o livro físico pela mídia digital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, sou o autor de Abhacky. Ele já tem sim em versão impressa, estou publicando por conta própria, é meio difícil começar. Se quiser adquirir o livro pode me falar por email.
      marioppneto@gmail.com

      Excluir
  5. O povo reclamando de spoiler aí, não vi nada demais na resenha '-' enfim. A história em si olhando assim não parece com O Senhor dos Anéis, mas os personagens sim, essa mistura de Orcs, Elfos, Humanos.Meio difícil não usar esses personagens mas ok né. A história parece ser interessante sim. A capa não faz jus ao livro mesmo.

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie
    O livro parece ser bom ainda mais porque gosto muito de fantasia, mas concordo com você e acho que a capa poderia ser mais colorida. Só olhando a capa eu jurava que era terror.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Depois de ver a capa pensei que a história fosse de terror, mas acabei me enganando.
    Como gosto de Senhor dos Aneis, com certeza irei amar esse livro, estou doida para me aventurar nessa história fantástica.

    ResponderExcluir
  8. Pra quem quiser saber mais sobre Abhacky:
    marioppaiva.blogspot.com.br
    Leiam o Prologo e irão se apaixonar pela aventura!

    ResponderExcluir
  9. Gente, que spoiler? Eu hein...
    Enfim, o livro parece ser legal, muito parecido com O senhor dos Anéis, mas eu não curti muto não. Não gosto muito de livros desse gênero. Mas para que gosta, conheço uma amiga que é fanática, com certeza é um prato cheio!

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi