01 dezembro, 2014

Resenha - Quem é você, Alasca?

Título: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: Martins Fontes
Páginas:229
Ano: 2010
Gênero: Juvenil

Sinopse: “...se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão.” Miles Helter é um adolescente fissurado por célebres ultimas palavras- e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais , quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao “Grande Talvez”.
Entrei na livraria a procura de algo diferente e uma leitura inusitada, então quando vi o nome JOHN GREEN vi que não tinha como me decepcionar. Quando vi a capa não conseguia imaginar o quanto ia me envolver com este livro e o quanto as três frases iniciais iam fazer tanto sentido – O primeiro amigo A primeira garota As últimas palavras A historia conta a vida do garoto Miles “Gordo” Helter, colecionador de ultimas palavras de celebridades que vai para um colégio interno onde seu pai estudou, em busca de viver grandes aventuras, garotas e amigos. Chegando na escola ele encontra Chip o “Coronel” seu colega de quarto, que apresenta a ele Takumi, Lara e ALASCA (a garota mais linda, imprevisível e bipolar da escola) A história no inicio parece parada e previsível, porém ela vai fazendo a contagem regressiva dos dias que antecedem a divisão da história em duas partes, “antes” e “depois” onde são divididos por um fato surpreendente e que nossa... muda todo o rumo e leva a história para um lado que nunca imaginei, só pelo fato de ter essa contagem já da um frio na barriga, e quando vem o dia 0, preparem os lenços para a choradeira! Miles se transforma durante a história saindo da sua zona de comodidade e a partir do fato que marca as duas partes, se mostra um garoto muito sagaz e inteligente, desvendando os mistérios que deixam a história ainda mais envolvente! Este foi o primeiro livro de John Green, um dos mais vendidos, uma leitura gostosa, cheia de surpresas e emocionante!





19 comentários

  1. Super achei que a Alasca seria a mais "passiva" da história, mas me vi enganada por isso. Nunca li nada do John, não sei o porque, nunca me interessei muito, mas queria ler algum dia.
    Não gostei muito da Alasca, deu muito trono pra ela, por este ser o primeiro livro dele, deve ter muito mais da sua primeira essência de escrita.
    Beijinhos Mirella, eu quero ler mais pra frente.
    ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o livro da bastante destaque a ela sim, e a personagem é muito interessante e misteriosa! Beijinhos flor e continue comentando sempre que possível para trocarmos uma ideia!

      Excluir
  2. Só li um livro do autora até o momento e quero muito ler esse livro, simplesmente amei a escrita dele, fluida e com toques filosóficos, penso que esse pode ser um pouco assim também. E ele ama tirar seus personagens da zona de conforto e trazer algo novo para vida deles, e isso é muito bom na leitura. Pelo visto isso ocorre ai, e creio que vou amar esse livro também, quando o ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem assim mesmo, cheio de "toque filosóficos"! As mudanças da história que fazem tudo ficar harmonioso!

      Excluir
  3. Uau, que quote é essa? Acho que tão intensa quanto o livro deve ser. Infelizmente, ainda não li este livro, apesar de só ouvir elogios a respeito dele. Na verdade, o único livro do autor que li foi "A Culpa é das Estrelas" e, apesar de ter gostado bastante, não achei nada demais. Estou curiosa a respeito dessa história e espero me surpreender quando realizar a leitura \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, o texto é cheio desses pensamentos como o do quote. Vale a pena ler, prefiro ele do que A Culpa é das Estrelas! Boa leitura! Beijos

      Excluir
  4. Mirella!
    Bom quando compramos um livro por impulso e não nos decepcionamos com a leitura.
    E como falou, com John Green não tem como não se decepcionar.
    Não li ainda esse dele, mas quero muito.
    Valeu a indicação.
    Desejo uma semaninha de muita alegria!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, que bom que você também gosta do John. É realmente um bom livro. Beijos e boa semana para você também!

      Excluir
  5. Fiquei com mais vontade de ler, e está na lista dos próximos. Um livro do John Green pelo qual me apaixonei foi " Cidades de Papel', me perdi lendo esse livro. Os livros dele tem desfeches imagináveis, e surpreendedores. Ano que vem vai sair a adaptação de ''Cidades de Papel'' nos cinemas, e estou ansiosa.
    Mirella, fico agradecida pela resenha. Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tu gostou! Ainda não li "Cidade de Papel" mas já ouvi muitos elogios, vou comprar ele para ler nas férias! Beijos e obrigada pela dica

      Excluir
  6. Esse foi o primeiro livro que eu li dele e simplesmente amei..! No início eu tenho que confessar que não gostava da Alasca, por ela ser o centro das atenções e pelo jeito dela, mas depois que terminei, eu simplesmente entendi ela. Ela só estava um pouco perdida, nem sempre o que passamos para as pessoas, é o que nós somos ou estamos sentindo.
    Enfim, é um livro sensacional! (:
    Meu próximo dele vai ser Will e Will. Estou louca pra ler, mas ta faltando tempo haha.

    ResponderExcluir
  7. Eu li ACEDE e (me matem) não curti muito.
    Quem é você, Alasca? me surpreendeu, gostei muuuuuito mais.
    Até chorei hahaha
    Beijo!

    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  8. Olá, Mirella. Li A Culpa é das Estrelas e gostei, mas não achei tudo o que disseram. Mas não me fechei para os livros do autor e acho que leria sim esse livro,
    Já fiquei curioso quanto ao que vai acontecer no tal dia 0. Para mudar o livro assim, deve ser algo impactante.
    Adorei a sua resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada do John Green, e nunca me interessei taaaanto assim também. Quem é você Alasca me chama mais ou menos a atenção, sei lá, mas fiquei curiosa quanto ao dia 0. O quote que você colocou é muito bom, bem reflexivo.

    ResponderExcluir
  10. Já li ACEDE, e não gostei tanto assim. Este livro está na minha lista, e espero não me decepcionar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Posso confessar que nunca li um livro do autor? Mas ganhei 3 para ler e um deles é "quem é você Alasca?"... Eu super me interessei pela história e ja sei o que acontece quando a contagem regressiva acaba D:

    Mas ainda vou ler, realmente me parece ser um livro super inteligente e uma boa leitura. Adorei o quote.

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    Já li dois livros do John e não achei tudo aquilo que falaram, mais os livros do Green são muito bons. Estava doida para comprar esse livro.
    Eu acho que os livros do autor são extraordinarios, porém fica algumas pontas soltas envolvidas nas histórias. E isso é muito chato.

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada do John Green... Na verdade, estou começando a ler A Culpa é das Estrelas agora, depois de todo o burburinho do livro e do filme e até agora estou gostando muito. Espero continuar lendo os livros dele pois gostei muito de sua resenha e do livro, em geral. Parece ser uma historia muito interessante e com personagens surpreendentes... Sem falar que essa capa é realmente um espetáculo... Quero muito!

    ResponderExcluir
  14. Minha prima me emprestou para ler e eu achei sensacional! O melhor trabalho do John Green. Estou bem curiosa a respeito da adaptação do livro para o cinema.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi