02 dezembro, 2014

Resenha - Garoto Encontra Garoto

Título: Garoto Encontra Garoto
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 240
Ano: 2014
Gênero: Jovem Adulto

Sinopse: Nesta mais que uma comédia romântica, Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola... E, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah!
O valor da amizade, o primeiro flerte e a primeira separação, o bullying sofrido e as agressões verbais.
Um encontro + um sorriso + um até = felicidade
Para que haja coragem é preciso haver o medo.

Garoto encontra garoto é o primeiro livro que leio com tema sobre homossexualismo. Gostei muito da leitura, no decorrer da história vamos conhecendo um pouco mais sobre cada um dos jovens que formam um grupo de diversidade muito interessante e vão demonstrar que quando um amigo precisa de ajuda eles estão sempre prontos a ajudar. Paul é o personagem central da trama, ele desde muito novo já sabe que é gay, quando encontra Noah ele sente algo muito forte, uma amizade e um relacionamento é iniciado, mas Paul estraga tudo de bom que está acontecendo quando se confunde com algumas informações. Para Paul reconquistar Noah todos os amigos vão ajudar e é aí que fica bem claro a amizade entre eles e que opção sexual não trás nenhum empecilho em demonstrar carinho pelo amigo.

O autor criou uma história que trata de um tema que ainda é polêmico, de uma maneira leve, divertida e muito envolvente. A leitura fluiu rapidamente e é impossível não se envolver com os personagens. Eles têm uma personalidade muito marcante. Cada um tem o seu jeito de lidar com as diferenças.

O que achei muito legal foi a maneira como o autor colocou como Paul vê essa questão do homossexualismo, para ele sempre foi algo normal, ele acredita que como os meninos passam muito tempo juntos é comum crescer um sentimento mais profundo entre eles, Paul tem uma vida normal não se sente excluído por sua opção. Tony também é homossexual, mas não expõe tanto a sua opção por causa dos pais, filho de pais extremamente religiosos Tony sofre bastante, mas vamos o ver enfrentar os pais e demonstrar que essa opção sexual não vai fazer com que ele seja condenado ou perca sua alma, que é o que os pais acreditam que vá acontecer. Daryl joga no time de futebol americano, mas quando não está em campo ele é Infinite Darlene uma Drag queen que adora chamar a atenção. Kyle é o ex-namorado de Paul, ele é o personagem que ainda não está totalmente à vontade por ser gay, ele não sabe se sua opção sexual é algo certo, vamos ver ele se descobrir e mudar durante a leitura.

Gostei muito da abordagem da amizade entre Paul e Tony, que embora tenham a mesma opção sexual, eles são amigos, eles demonstram carinho um pelo outro sem uma conotação sexual e isso é muito marcante, pois as pessoas acham que não pode ter essa amizade, é que nem as meninas que tem amizade com meninos, muitas vezes todos comentam e acham que algo mais está rolando, só quem tem uma amizade verdadeira daquelas que você pode se abrir e falar sobre os seus sentimentos e medos entende isso.
Há um tom infeliz na voz de Tony, e não preciso pensar muito para saber o motivo. Tony nunca teve namorado. Nunca se apaixonou. Não sei exatamente por quê. Ele é bonito, inteligente e divertido, um pouco melancólico... só qualidades atraentes. Mas ainda não encontrou o que procura. Nem sei se sabe o que procura. Na maior parte das vezes, ele congela. Tem uma paixonite silenciosa, ou sai com alguém que tem potencial para namorado, e então, antes mesmo de começar, acaba.
Com um final esperado, mas não menos empolgante, o livro mostra as descobertas de jovens que são tão normais quanto qualquer outro.
Gostei bastante da capa, principalmente das cores, com uma diagramação simples e uma revisão muito bem feita. Indico a leitura para todos os leitores.


17 comentários

  1. Eu estou louca por esse livro, não vejo a hora de comprá-lo!!! Adorei a resenha,beijos!
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vi que o livro retrata de um amor que é considerado contra as "normas", e só por essa tema já amei.
    Achei bem fofo Noah e Paul, os dois parecem ser envolvente na leitura. Os pais na maioria das vezes são contras, mas vi que os dois lutam para acabar com esse preconceito da família também.
    Quero há muito tempo ler o livro, quase comprei na BlackF, mas nem percebi que não tinha ido pro carrinho :\
    Só em janeiro agora, e parece que dia 7/01 é dia do livro ( se não me engano), talvez eles façam promoções.
    Beijos Liziane,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  3. Só uma correção, querida: utilize "homossexualidade", pois o sufixo "ismo" designa doença.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ainda não conhecia essa obra, mas adorei a ideia. Me lembrou muito o ambiente da série Faking It. Vou aproveitar pra ler nas férias.

    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acredita que acabei de pegar esse livro pra ler? Estou bastante empolgada, ainda mais depois dessa resenha.
    Já li um livro do autor que amei muito (Todo Dia) então minhas expectativas estão altíssimas com esse ;D

    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho que nunca li um livro com essa temática, e me parece que o autor retratou de maneira bastante singela e delicada. Estou curiosa para ler \o Já li "Todo Dia", do David Levithan e gostei bastante da escrita do autor. Acho que vou gostar desse também. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Com certeza ele já está na minha lista! haha
    Um livro com uma temática parecida é o Will e Will, já disse em outro comentário, que também está na minha lista.. Ainda não li livros com esse tema, espero que com o final do ano (férias u.u) eu consiga me atualizar! haha

    ResponderExcluir
  8. Que tema interessante!
    Nunca li nada nesse estilo, dá pra acreditar?
    Shame on me.
    Parece lindo ♥

    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  9. Que bom que você tenha gostado do livro, é bom quando se lê algo e satisfaz. David Levithan possui uma escrita maravilhosa, ele sabe prender um leitor, mas não fui muito feliz com um livro dele, o final não foi aquilo que esperei, na verdade nem um final teve. Então, quando tenho decepção com um autor, prefiro ficar um longo tempo sem ler nada dele.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Lilica. Imaginava um enredo diferente para o livro, mas gostei bastante do que você falou na resenha e eu fiquei com vontade de ler a obra. Parece interessante. E, claro, adorei a proposta do autor de quebrar esse tabu que é falar sobre o homossexualidade.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  11. Lizi!
    Um livro que retrata um relacionamento homossexual, a meu ver ´, já é um livro carregado de polêmicas.
    E por isso mesmo deve ser interessante e dizem que David é um dos percursores no gênero e gosta de levantar a bandeira contra a homossexualidade. É só isso já é passível de leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Oi Lizi!
    Nunca li um livro com o tema homossexualidade e tenho vontade de ler. O autor parece que abordou todas as faces de um menino gay, o que é de boa quanto a isso, o que ta indeciso, o que tem medo de se revelar. Achei isso bem interessante.

    ResponderExcluir
  13. Oi lilica!!
    Já li muita resenha deste livro, e perdi a vontade de ler. Não por tratar de homossexualismo, porque já li vários, e sim por ser muito teen. Pelo o que eu li, a estória se passa no colegial, cheio de lideres de torcidas, jogadores de futebol americano e essas coisas. Não curto muito.

    Beijos, Vic.
    Blog Minha Velha Estante

    ResponderExcluir
  14. Tem um tempo já que quero ler algo deste autor.. Sempre vejo comentários bons de seus livros.
    Não tenho nada contra ao assunto abordado no livro, mas não sei se entraria para a minha listinha de cara. Mas como gosto de sempre entrar em tas diferentes acho q com o tempo eu leria.
    Gostei da resenha, parece que o autor soube transmitir a mensagem e também mostrar como é o lado das pessoas que tem outra opção sexual.

    Xoxo

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    Sou completamente louca para comprar os livros Wil e Wil e esse, porém sempre que vou na livraria comprar acabo comprando outro. É a vida kk.
    Sou fã dos livros do David, acho ele um autor extremamente maravilhoso e criativo. 8)

    ResponderExcluir
  16. Não que seja meu gênero favorito, mas eu gostaria de ler por causa do talento do autor que escreve maravilhosamente bem.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi