14 novembro, 2014

Resenha - O misterioso Lar Cavendish

Título: O misterioso Lar Cavendish
Autora: Claire Legrand
Editora: Gutenberg
Páginas: 264
Ano: 2014
Gênero: Juvenil/Suspense

Sinopse: Victoria é sempre impecável. Seus cabelos e unhas brilham, seu quarto não tem nada fora do lugar, sua rotina é precisa. Se há algo que ela pode considerar como um defeito em sua vida é Lawrence, que parece seu oposto: é preguiçoso, desorganizado, anda com a roupa desgrenhada e vive sonhando no mundo da música. Ela nem entende como eles vieram a se tornar amigos. Mas, exceto por isso, sua vida é perfeita na cidade de Belleville. Até que Lawrence desaparece. Ela começa a investigar, e percebe que ele não é o único a sumir na pequena cidade. Por trás de suas ruas tranquilas, há segredos sombrios e assustadores, e as pistas que Victoria encontra parecem apontar para um lugar em especial: o Lar Cavendish. As pessoas entram lá mas saem diferentes. Ou então não saem. Ignorada pelos adultos, ela se vê como a única capaz de tentar resolver o mistério e trazer seu amigo de volta. Mas, para isso, terá de abrir mão de sua vida perfeita.

Um livro juvenil recheado de segredos, mistério e suspense. 
Uma história que mostra a importância de uma grande amizade.

Victoria e Lawrence se tornaram amigos quando ambos estavam com 9 anos, no dia em que Lawrence completou 12 anos ele sumiu e a sua amiga não acredita que as pessoas simplesmente ignoram o fato e não saem em busca do menino. Victoria não vai sossegar até descobrir o que aconteceu e onde está Lawrence. Antes do seu aniversário Lawrence percebe que seus pais estão estranhos e não entende o que está acontecendo, Victoria também percebe algo estranho na escola, principalmente quando uma das colegas resolve infernizá-la por causa da sua nota baixa em música e lhe faz ameaças. Quando Victoria chega à casa de Lawrence e seus pais dizem que ele foi visitar seus avós ela fica desconfiada e percebe que outro garoto da escola também não está presente na aula. Ela acredita que tudo de estranho que está acontecendo tem ligação com o Lar Cavendish, que é a maior casa da cidade e fica no final da sua rua e resolve ir até lá para resolver isso, mas quando chega lá acaba esquecendo o que foi fazer. A única instrução que ela recebe de todo mundo é que ela deve se comportar e que tudo vai voltar ao normal. Victoria percebeu que sempre tinha insetos por perto e foi quando viu seu professor sumir em meio a uma nuvem deles que percebeu que esses insetos tinham alguma ligação com o que estava acontecendo. Victoria sabe que Lawrence e as outras crianças estão no Lar Cavendish e vai fazer de tudo para salvar o seu amigo.

A autora criou uma trama muito intrigante, cheia de suspense, que vai agradar os jovens e muitos adultos também. A leitura é surpreendentemente envolvente, a cada capítulo que lia queria ir mais adiante para saber o que realmente estava acontecendo e como Victoria conseguiria salvar seu amigo das garras da Senhora Cavendish.

Logo no início da para ver que a personalidade dos amigos é bem diferente. Lawrence não se preocupa com a aparência, já Victoria está sempre tentando fazer ele se ligar nisso, colocar a camisa para dentro da calça, pentear o cabelo. O menino adora música e toca piano, ele nunca se preocupou em fazer amizades e na escola todos o chamam de gambá por causa de seu cabelo escuro com mechas brancas. Victoria é extremamente perfeccionista, no seu quarto tudo é muito limpo e organizado, nunca tirou uma nota baixa e entra em desespero quando recebe seu boletim com um ‘B’ em música. 
Lawrence adorava o prédio 5. Sempre dizia que se sentia mais em casa lá do que na própria casa.
Victoria sempre pensou que era uma coisa idiota de se dizer, mas agora parecia estranhamente terna. O rosto de Lawrence apareceu em sua mente - seus olhos preguiçosos, seu cabelo bagunçado, seu sorriso torto. Ela sentia saudades das musiquinhas dele.
A casa é assustadora, em alguns momentos ela parece ganhar vida e os serviçais são seres bem estranhos, ela funciona como um centro de treinamento para as crianças que não são perfeccionistas, muitas das crianças não voltam para seus lares e as que conseguem voltar estão diferentes e não lembram o que realmente aconteceu e se lembram de algo tem medo de falar.
Victoria quase bateu o pé. "Mas para o quê ela os quer?"
"Você não está ouvindo?", disse o sr. Tibbalt, a boca ficando torcida como uma fruta seca. "Ela quer corrigi-los. Um lugar como Belleville não gosta de crianças estranhas, feias ou crianças que não fazem o que é normal. É quando ela entra."
Podemos perceber certa semelhança entre a senhora Cavendish e Victoria, ambas se importam com a perfeição, roupa impecável, cabelo bem penteado, tudo limpo e organizado. Victoria só se aproximou de Lawrence porque queria tornar ele perfeito, e vivia pegando no seu pé, mas a amizade entre eles se tornou algo muito maior.


A capa é bem infanto-juvenil e já dá o clima de suspense e a diagramação é bastante elaborada e perfeita. Indico o livro para os leitores de todas as idades.


12 comentários

  1. Olá!!
    Desde o lançamento fiquei muito curiosa com esse livro, na primeira vez que vi me pareceu ser um livro cheio de mistérios, a capa me passa isso e o nome claro. O livro parece ter uma pegada bem juvenil, mas que é bom para todas as idades, como você mesma disse.
    Quando tiver a oportunidade lerei ele com toda certeza, parece ser uma leitura bem gostosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vou colocar esse livro em meus desejados, parece muito bom, ainda tem esse suspense. E gosto muito de livros juvenis. Curiosa por esse mundo criado e essas duas criaturas de pessoas tão parecidas e perfeccionistas assim.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei bem curiosa pra saber mais detalhes do Lar Cavendish e de tudo o que acontece lá dentro. Eu que sou uma pessoa até que meio relaxada achei um horror treinarem as crianças pra serem perfeccionistas kkk

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lilica. Tudo bem?
    Eu já li esse livro e concordo com você em todos os pontos da resenha. O livro realmente é indicado para todas as idades. E a amizade deles é algo bem legal e hilária, principalmente por causa das diferenças entre os dois.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  5. Awnn, adorei as ilustrações! Esse livro parece muuuuuito legal, e a capa é lindíssima! *-*

    ResponderExcluir
  6. Que capa fofa!!
    Nunca tinha ouvido falar deste livro.
    Fiquei muito curiosa sobre o Lar Cavendish.
    Parece ser um suspense bem legal...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Fiquei curiosa depois da sua resenha, muito bom esse livro...Bjos!!
    www.batomnacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gosto de livros assim, e não me importo que seja voltado para o público juvenil. Vou querer ler também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Lilica!
    Gosto dos livros infanto juvenis justamente por serem carregados de ação, aventura e mistério.
    E quando vem com gravuras para melhorar o entendimento, ainda melhor.
    Um final de semana carregadinho de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Livro parece ser tão diferente, esta ilustraçoes faz ele ser ainda
    mais especial! Sinceramente não tem como não amar!
    Fiquei curiosa em conhece mais sobre o livro apos ler a sua resenha!

    ResponderExcluir
  11. Oi lilica!!!

    Achei o livro bem diferente e as ilustrações bonitas.
    Porem não me despertou interesse de adquirir, pelo menos não agora.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Achei bem fofa a Vitória, por ela ser bem onganizadinha, coisa que não sou..ç.ç Nunca ouvi sobre Lar Cavendish, mas adorei também as ilustrações, o livro parece ser mais juvenil, mas parece que todos podem ler. Não me interessei tanto pelo livro, apesar de amar ilustrações, quem sabe eu leia um dia por ai.
    Beijos Liziane, ThayQ.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi