04 setembro, 2014

Duelo de Titãs - Jogos Folclóricos Vorazes

As três provas do Duelo de Titãs desse mês são sobre Folclore e agora apresento a segunda prova para vocês.


Desafio 03
Primeira prova: fazer um post falando sobre o folclore da sua região, podem conferir o post aqui.
Segunda prova: criar e adaptar uma estória conhecida e acrescentar personalidades do folclore brasileiro.

A história foi escrita pelo Adriano e como ele é louco por Jogos Vorazes logo teve a ideia de escrever "Jogos Folclóricos Vorazes".

DO TRATADO DA TRAIÇÃO:
COMO PENITÊNCIA PELA REVOLTA, CADA DISTRITO DEVERÁ OFERECER UM MENINO E UMA MENINA, SEJA ELE HUMANO LITERÁRIO OU FOLCLÓRICO, ENTRE 12 E 18 ANOS NUMA "COLHEITA" PÚBLICA.
OS TRIBUTOS SERÃO ENTREGUES À CUSTÓDIA DA CAPITAL. E DEPOIS TRANSFERIDOSA UMA ARENA PÚBLICA, ONDE IRÃO LUTAR ATÉ A MORTE, RESTANDO APENAS UM VENCEDOR.
DE AGORA E PARA SEMPRE ESTA CERIMÔNIA SERÁ CONHECIDA COMO:
JOGOS VORAZES

Estou apreensiva. Voluntariei-me nos Jogos Vorazes. Fiz isso pela Prim, minha doce e meiga Prim. Agora, estou acomodada num trem luxuoso com o filho do padeiro chorando ao meu lado. Estamos indo para a suntuosa Capital. Estrelaremos um espetáculo de honra e sacrifício, porém eu não consigo entender como mortes de crianças podem ser consideradas um lazer.
Espero que Gale cuide de Prim. Ela tem muitos pesadelos por conta da família de lobisomens do distrito 11. Em todas as noites de lua cheia, eles são liberados para se transformarem na floresta que circunda nosso distrito. Seus uivos estridentes são ouvidos por todo lado e no outro dia, vejo os rastros da violência deixados por eles.
Já assisti várias edições dos jogos e aquele espetáculo sanguinário sempre acabava com vitória de algum carreirista. Nem os seres sobrenaturais e folclóricos que habitam Panem conseguem vencê-los. Treinados para matar e exterminar com todos os tributos, os Carreiristas acumulam prestígio e fama em toda Capital. Desprezíveis.
Effie com seu cabelo esverdeado e um vestido cheio de folhas de pau-brasil, cheirando a bosque, entra no vagão-restaurante me trazendo uma lista na mão.
- Katniss, querida, aqui está a lista com os 24 tributos da 74ª Edição dos Jogos Vorazes. – Recuo sem saber o que fazer diante daquele produto da capital. Não consigo tirar da minha cabeça sua voz estridente soando feliz: “Feliz Jogos Vorazes. "E que a sorte esteja sempre a seu favor." – Pegue querida, não tenho o dia todo. Meu massagista me aguarda. E tire esse pé sujo da mesinha. Isso é mogno.
Aceito a lista e dou um olhar intimidador para ela. Quem ela pensa que é para me mandar tirar o pé? Será que minha morte já não basta para eles? Ainda querem me moldar a seus costumes morais? Recuso-me a ser como eles.
Analiso a lista e penso: qual desses irá me matar? Será que vai doer? Corro meus olhos e reflito: 24 jovens entrarão naquela arena, mas apenas um sairá vivo dela. Quem será? Aquele papel dividia os tributos de acordo os distritos.

Distrito 01 - Luxo - * Christian Grey e Yara
Distrito 02 - Maçonaria - * Bicho Papão e Amy (garota exemplar)
Distrito 03 - Tecnologia - * Saci Pererê e Hermione Granger
Distrito 04 - Pesca - * Boto cor-de-rosa fêmea e Percy Jackson
Distrito 05 - Energia - * Mula sem cabeça e Edward Cullen
Distrito 06 - Transporte - * Quibungo e Katherine Pierce
Distrito 07 - Madeira - * Curupira e Lord Voldemort
Distrito 08 - Têxtil - * Mampiguari e Stefan Salvatore
Distrito 09 - Grãos - * Negrinho do pastoreio e Capitu
Distrito 10 - Pecuária - * boitatá e Hazel Grace
Distrito 11 - Agricultura - * Lobisomem e Beatrice Trior
Distrito 12 - Mineração - * Peeta e Katniss

Termino de ler e cutuco o filho do padeiro para entregar a ele. O chorão cochilou em meio as lágrimas e acordou assustado e envergonhado. Leu atentamente e devolveu-me com um sorriso triste e pesaroso.
Chegamos a capital e fomos instalados num hotel incrivelmente gigantesco. Realocaram-nos no 12º andar devido o número do nosso distrito. Effie nos acompanha insistentemente e Haymitch surge no café da manhã, nos diz para temermos os carreiristas e faz companhia ao álcool no restante do dia.
Já nos treinos busquei observar meus rivais, tentando captar seus pontos fracos e coisas que os deixam sensíveis. O calcanhar de Aquiles de Iara é ficar longe d’água. Ela se hidrata o tempo todo. Se a arena for um ambiente desértico ela será a primeira a definhar. Já o lobisomem do distrito 11 não tocou nas flechas de prata; vejo que a lenda é verdadeira. Lobisomens são vencidos com prata. A boto cor-de-rosa do 4 brinca docilmente com Percy Jackson. Ela deve ter se esquecido que todos somos rivais e o outro tributo do nosso distrito não é amigo.
O saci pererê não consegue se manter equilibrado se o cachimbo não estiver dependurado em sua boca. Imagino que aquele será seu ponto fraco. Ficar sem fumar. Bicho Papão fica assustando todos, nos confrontando com nossos medos. Espero ficar bem longe dele na arena.
Ao entrar no aerodeslizador, os organizadores colocaram uns localizadores em nós. Chegamos numa base subterrânea e fomos lançados numa floresta tropical, com um grande lago a direita e montanhas circundantes. A cornucópia reflete sua autoridade e a ouvir o sinal sonoro indicando o início dos jogos, só busquei me esconder na mata.
Trombei com o Curupira e o fiz perder o equilíbrio em seus pés invertidos. Escutei gritos e lamúrias, mostrando que alguns desafortunados já haviam morrido. Passados umas duas horas, me escondi numa árvore frondosa e escutei 13 batidas de canhão. Já haviam morrido: Bicho Papão e Amy do D2, Hermione Granger do D3, Boto cor-de-rosa fêmea e Percy Jackson do D4, Mula sem cabeça do D5, Quibungo e Katherine Pierce do D6, Mampiguari e Stefan Salvatore do D8, Capitu do D9, Boitatá do D10 e Beatrice Trior do D11.
Passei esse primeiro dia tranquilamente e sem me encontrar com nenhum outro tributo.
No segundo dia de confinamento, me deparei com um ponto brilhante e ofuscando a visão. Ele brilhava conforme se locomovia ao sol e com isso chamava a atenção a longas distâncias. Escutei uma lança cortar o ar e acertá-lo no coração. Seu corpo sem vida tomba ao chão. Edward Cullen do D5 estava morto.
Após o almoço fui descoberta pelo Lobisomem, enquanto coletava algumas amoras cadeados. Tivemos uma discussão e quando ele tentou me atacar disparei uma flecha entalada em prata. Seu corpo deu uns espasmos e repousou sofregamente. Escuto o canhão. Havia matado um lobisomem. Não sabia seu nome e nem se tinha família. Matei o amigo de alguém e todo o país me assistiu nesse momento. Senti-me enojada e vomitei.
Vi o filho do padeiro se esconder numa caverna e evitei correr atrás dele. Preferi me esconder a atacar. Mais tarde ouvi o soar característico do canhão, indicando mais uma morte. Yara, a mãe d’água, havia matado Christian Grey. Seu canto sedutor o fez entrar no lago e assim morrer afogado pelo canto da sereia.
Hazel Grace não foi seduzida pelo canto da sereia por ser uma mulher, mas aproveitou para matar Yara com uma batida violenta de seu tanque de oxigênio contra a cabeça da jovem sereia. Que teve sua cabeça rachada após a terceira pancada.
Após o segundo dia na arena, sinto-me desidratada e relembro que há apenas 7 de nós: Saci Pererê, Curupira, Lord Voldemort, Negrinho do Pastoreio, Hazel Grace Peeta e eu. Acordo ainda durante a noite e escuto o canhão. Vejo a foto da garota Hazel do D10 e me pergunto se o oxigênio havia acabado.
Ao amanhecer recebo um paraquedas do Haymitch, pedindo para encontrar e cuidar do Peeta. Não entendo o porquê. Tudo que quero é sair desse lugar viva. Deixo minha mochila numa árvore e vou procurar uma galinha. Pouco tempo depois escuto o ribombar do canhão: mais um morto. Quem será? Volto para minha bagagem e vejo o Negrinho do Pastoreio morto. Em sua mão, vi as amoras cadeado.
Almoço um frango assado e decido me encontrar com Peeta, na caverna onde o vi se escondendo. Antes de chegar lá escuto sons de luta. Primeiro ouço o estrondo do canhão e vejo o Curupira morto e as mãos ensanguentadas do Saci, que pega uma katana e enfia em seu peito. Escuto o segundo disparo. Os dois estavam mortos. Mas por que ele se matou? Fico pensando nisso e logo vejo, sua abstinência ao tabaco fez com que ele tomasse medidas desesperadas e irracionais.
Encontro Peeta um tempo depois e este me recebe receoso. Certo de que eu estava ali para matá-lo, evita baixar guarda perto de mim. Sinto-me mal e mais uma vez, me lembro do olhar abatido do lobisomem pelas minhas mãos.
- Peeta, está tudo bem. Não quero matá-lo. Vamos até a Cornucópia e juntos enfrentaremos o Lord Voldemort. Lutaremos e venceremos. Sairemos daqui vivos, Peeta. Eu te prometo.
Ele me encara descrente de que isso será concretizado. Na verdade, nem eu acreditava em minhas palavras. Mas eu precisava tentar. Recolhi mais amoras cadeado e fomos.
Chegamos na Cornucópia e nem sinal do Voldemort. Ficamos pensativos e temerosos já que estávamos desprotegidos naquela área. Escutamos um rugido valente e vários bestantes começaram a correr em nossa direção. Subimos em cima da Cornucópia com certa dificuldade. Lá, encontramos o tributo do D7 com um machado. Ele parte para cima de nós e eu desvio, mas ele pega Peeta e o faz de refém e escudo, impedindo que eu dispare alguma flecha.
Mantenho uma flecha em riste apontando para a cabeça de Voldemort. Seu braço ao redor de Peeta me impede de disparar.
- Vamos, atire. Nós dois caímos, e você ganha. Vamos, estou morto de qualquer jeito. Eu sempre estive. Só percebi agora. Mais uma morte. É a única coisa que eu sei fazer. Levar orgulho ao meu Distrito. – Voldemort pronuncia tais frases com um choro embargado. Vejo Peeta apontando para a mão do seu opressor. Entendo o que ele quer e disparo. Voldemort o solta e cai rumo aos bestantes famintos. Rumo à morte.
Descemos na Cornucópia e temos nosso abraço interrompido por uma voz fria que dizia:
- Atenção, tributos. Houve uma pequena mudança nas regras. A regra anterior, que permitia dois vencedores do mesmo Distrito, foi revogada. Deve haver apenas um vitorioso. Boa sorte. E que a sorte esteja sempre a seu favor.
Peeta me olha tristemente e eu entendo. Eles não precisam de um vencedor. Eu não serei fantoche para esse espetáculo. Estendo as amoras cadeado para Peeta. Ele recua, mas eu o repreendo. Ele toma as frutas na mão e entende o que estaremos prestes a fazer.
- Juntos?
- Juntos!
Contamos, - UM –
- DOIS –
... e –TRÊS.
Antes de completarmos o suicídio, aquela voz fria impera novamente:
- Parem! Parem! Senhoras e senhores, apresento-lhes os vencedores da 74° edição dos Jogos Vorazes!
FIM

Quero saber o que vocês acharam do texto.

A última prova que falta mostrar é o caça-palavras, que a equipe achou bastante difícil, pois tínhamos que encontrar 10 seres folclóricos, mas não recebemos nenhuma pista de quais procurar, acabamos encontrando 9.


Beijão a todos!!

17 comentários

  1. KKKKKKKKKKK, brincadeira bacana viu Lizi. Dei risadas aqui. Bem criativa!

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito criativo... adorei... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    realmente Christian Grey é um luxo... OMG...kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Ri demais kkkk adorei o boto-cor-de-rosa, muito criativo asijoaisj

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkk amei ... muito criativo e divertido.
    Posso divulgar na minha fan page, achei o máximo :)

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!!
      Pode divulgar sim. Que bom que gostou :D
      Beijão

      Excluir
  5. Amei esse kkkkkk muito criativo e engraçado principalmente a parte dos tributos! kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela criatividade. Adorei e me diverti muito lendo.

    ResponderExcluir
  7. Adorei kkkk criatividade mil, sério mesmo. Nunca li Jogos Vorazes mas isso não me impediu de gostar muito do texto, os personagens que você colocou ficaram hilários. Parabéns. beijos

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKKKKKKKKK.

    Adorei!!! Parabéns por esse desafio, saiu de forma maravilhosa!!!
    E parabéns pela criatividade, historia esplendida!
    Ri bastante e amei a forma que você colocou o folclore e seus personagens.
    Os tributos ficaram otimos. E a roupa de pau-brasil? kkkkkkkk amei, amei e amei.
    Parabéns, espero ler mais historias assim.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Lilica!
    Texto muito bem escrito pelo Adriano.
    Imagino o quanto o duelo está difícil.
    Desejo sucesso aos participantes.
    Bom domingo!
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Ficou muito bom, amei a Hazel Grace matando a yara com o seu tanque! Ri muito. O texto ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  12. Não faltou criatividade ao texto, isso eu posso garantir! O caça palavras esta mesmo difícil.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. muito bom.... sempre legal ver os desafios.... dessa vez me divertir muito lendo o texto... principalmente com a Hazel matando a Yara com o tanque.... imaginei a cena.

    ResponderExcluir

  14. HAHAHHA Adooooreiii o duelo!
    Boa sorte equipes

    B-maluco.tk
    Instagram: @Blog_maluco (http://instagram.com/blog_maluco)

    ResponderExcluir
  15. Oie...
    Gostei bastante da estória criada com base em Jogos Vorazes!! Ficou muito legal!!! Que criatividade hein rsrsrs
    E o caça palavras parece que foi bem difícil!! Parabéns às equipes!

    ResponderExcluir
  16. Esse conto está bom demais, adorei a mistura. Haja criatividade, vocês arrasaram. Espero até que tenham mais contos. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi