02 julho, 2014

Resenha - O Teste

Título: O Teste - Trilogia O Teste #1
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 320
Ano: 2014
Gênero: Distopia/YA

Sinopse: No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?
Eu me considero uma iniciante nesse gênero de distopia e confesso que não me chamava muito à atenção, essa é a segunda trilogia de distopia que começo a ler e estou apaixonada, o livro é muito intenso e me deixou ligada do início ao fim.
Em O Teste vamos conhecer Malencia (Cia) uma jovem que deseja muito entrar para a universidade e para isso ela terá que não só ser escolhida para participar do teste, como também terá que superar provas que chegam a ser cruéis.
Malencia vive com seus pais e quatro irmãos na colônia Cinco Lagos que é uma colônia bem pequena, mas indica ser bem desenvolvida, pois as pessoas que ali estão não passam mais fome. O pai de Cia participou do teste, concluiu a universidade e trabalha com Modificação Genética de Plantas (ainnn isso é muito legal, eu trabalho com isso gente, me identifiquei de cara). Logo depois de sua formatura ela começa a pensar o que vai fazer, ela não quer trabalhar com o pai e nem ficar reparando máquinas em outras fazendas, embora faça isso muito bem. Quando Cia imaginou que não teria mais chances de ser selecionada, ela recebe um recado e com isso a notícia de que ela e mais três formandos foram selecionados para o teste. Imagine se você fosse selecionado e não quisesse fazer o teste, você seria tratado como um traidor e sofreria uma punição, a morte.
Cia está feliz por ter a chance de realizar algo que sempre desejou, mas ao mesmo tempo ela está triste por deixar Daileen sua melhor amiga, ela é uma menina que lida com muitos sentimentos, pois perdeu a mãe e seu pai não é muito presente, Cia se preocupa muito com a amiga, já que ela não se formou ainda e não quer que ela se veja sozinha no seu último ano escolar.
O pai de Cia não fica tão feliz, na verdade ele gostaria que a filha não fosse selecionada, ele conversa com ela e conta que não se lembra de nada sobre o teste, somente de momentos antes e depois, ele diz que a memória dos candidatos é apagada e que algo está acontecendo com ele e outros candidatos que ele conhece, eles estão tendo vários pesadelos e acreditam que isso tem ligação com o processo de eliminar a memória. A única coisa que o pai diz a ela é para não confiar em ninguém, tomar cuidado com os outros candidatos, alguém pode tentar envenená-la somente para ela não participar e assim seria um candidato a menos para ter que superar nos testes.
Tomas é outro candidato e ele e Cia estão bastante próximos e ela resolve ignorar o conselho do pai e conta tudo que sabe para ele, inclusive o porquê de a colônia Cinco Lagos não ter representantes no teste a um bom tempo.
Agora não tem volta, os candidatos estão em Tosu City, eles serão avaliados com exames teóricos, suas habilidades, como é seu trabalho em equipe, habilidade de decisão e liderança e por último avaliação pessoal e psicológica. Agora que tudo começa acontecer, os mais fracos acabam tirando sua própria vida, outros fazem escolhas erradas e acabam pagando com a morte, eles são testados de uma maneira cruel. A última etapa é praticamente uma prova de sobrevivência, eles são deixados em uma área completamente desolada e precisam voltar para Tosu City, nessa etapa vale tudo é matar ou morrer e Cia e Tomas ficam juntos durante toda a prova, um ajuda e protege o outro e é aqui que eles vão protagonizar algumas cenas de romance.
Será que eles conseguirão voltar? E se voltarem ela sabe que vai ter a memória apagada, será que vai lembrar-se de Tomas? Vocês terão que ler para saber o que vai acontecer com esses dois protagonistas

A autora construiu uma trama muito envolvente e que com certeza vai agradar e muito todos os leitores apaixonados por distopia, a maneira que ela descreve as colônias, o que aconteceu e como eles conseguiram fazer aquele lugar se tornar habitável novamente é surpreendente. A questão dos testes é muito bem formulada e a ligação que ela faz com os personagens é impressionante.
Com uma linguagem simples, a leitura flui de uma maneira rápida, envolvente que deixa o leitor louco para saber o que vai acontecer na etapa seguinte.
A personalidade dos personagens está bem definida, claro que os que mais chamaram a minha atenção foram Cia e Tomas, a maneira que eles se envolvem um com o outro e também com os outros personagens é muito legal. Cia é esperta, lutadora, ela não se entrega em momento nenhum, ela demonstra ser forte quando diz que não vai morrer sem lutar e que se precisar matar para se manter viva assim ela fará.
A capa é perfeita e tem ligação com a história, a diagramação é simples, mas remete ao contexto do livro. Genteee os direitos dos livros foram adquiridos para cinema pela Paramount, agora é esperar para ver isso tudo nas telas do cinema.
Esse livro está na minha lista de favoritos e agora já posso dizer que sou uma amante das distopias.
Raiva e indignação se sobrepõem ao meu medo. Quem quer que seja essa pessoa, ela não está confiando na própria inteligência para passar no teste. Michal disse que matar alguém não é contra as regras, mas na minha mente é uma forma de trapacear. Deus me livre de ser uma vencedora trapaceando.
Não planejo sobreviver a esse teste matando os outros. Contudo, isso não significa que vou cair sem lutar. Dou mais três tiros na cidade e me abaixo atrás da parede, escutando sons do meu agressor. O som de pés sobre rochas me faz segurar o fôlego.


19 comentários

  1. Oi Lilica :)

    Distopia é um gênero muito legal, mas que dificilmente me agrada. Estou querendo ler esse livro, pois as resenhas sobre ele estão bastante positivas. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lizi.
    Eu gosto de distopias e "O teste" está na minha lista logo abaixo de "The 100".
    Fico feliz de saber que o livro é fundamento e que os personagens são bem apresentados, né. Nada como uma distopia coerente!
    KKK Sempre que essas perguntinhas misteriosas aparecem: "Será que eles conseguirão voltar? E se voltarem, será que vai lembrar-se de Tomas?" eu fico morrendo de curiosidade kkk que raiva.
    Adorei a resenha, Lizi!
    Beijos <3

    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que legal, você mexe com genética de plantas, agora não sei se fiquei maravilhada com o livro ou pelo que você faz na vida real. Esse livro parece ser muito bom e pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. OOOOOOOOI, Lilica! Tuuuudo bem, lindinha? Espero que sim, haha! ♥ Puuuuxa, eu estou me interessando cada vez mais por O Teste! Muitos blogs estão falando deste livro, tanto é que estão lançando o segundo, né? Ei, quando fui ler a sua resenha, juro que li Melancia! Uauashuashauhuahs, eu ri aqui :3 Já vi muitas resenhas deste livro, mas a sua foi a melhor! Sem brincadeiras, hahaha! ♥ Não fora entediante, sabe? Gostei! :3

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa! Eu adoooooooorei os quotes, viu? De verdade, deixou a resenha mais autêntica! ♥

      Excluir

  5. Estou gostando muito das resenhas desse livro, gosto de distopias então já é um prato cheio pra mim, gostei demais da sua resenha está ótima, fiquei mais curiosa do que já estava.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente os livros desse autor nao chama minha atenção, o por que nem eu mesma sei. Mas boa leitura pra quem gostou e otima resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lilica!! Quero muito ler esse livro! E fiquei mais feliz ainda em saber que terá o filme! Tenho que ler logo!!
    Ainda não li nenhuma distopia, seria muito legal começar com esse!! rsrs

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  8. Eu sou um pouco por fora de distopias.... mas por falta de oportunidade mesmo.... Quero ler bastante algumas das distopias que rolam por ai e "o teste" é definitivamente um dos que to na fissura de ler....

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não tenho nenhuma expectativas com esse livro, na verdade não consigo ter! Nunca li uma distopia, mesmo conhecendo algumas, nenhuma me interessou e justamente esse livro veio me agradar. Também pela características da personagem principal, ao meus olhos, a vejo como forte e determinada, posso está enganada, mas aí só iriei saber lendo! rsrs

    ResponderExcluir
  10. Eu já sou fã de distopias, mas este eu ainda não li, o que é uma pena, pois tenho interesse nele desde que soube de seu lançamento.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Eu me encantei com a personagem Cia assim como por toda a história,o livro por ter um qué de Jogos Vorazes e Divergente me conquistou.distopias são meu forte!
    Já estou doida para o lançamento do segundo livro da série.

    ResponderExcluir
  12. Lizi! To com tanta, tanta, tanta vontade de ler esse livro! Distopia é meu gênero favorito e às vezes eu fico até com medo da multiplicidade desses cenários que há na literatura, faz-me pensar em quantos mas podem se consolidar, mesmo no mundo real se não formos cautelosos - soa até como paranoia, né? Mas é verdade.

    Eu sempre leio Melancia em vez de Malencia. :p Louca eu né? Adorei a resenha e a capa realmente é linda, a capa do vol 2 também ficou muito bacana!

    Beijo!
    Dani
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha visto esse livro, mas você fez com que eu ficasse com vontade de ler. Partiu procurar ele por ai ;)
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Lizzi!
    Esse livro me encantou logo no lançamento dele.
    Todos têm falado muito bem e que é uma ótima distopia.
    Já saiu o segundo, Estudo Independente, e eu tô atrasada!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  15. Oi Lizi,
    Não sou amante de distopias e acho que por isso o livro não me chamou atenção, mas quem sabe agora que irá virar filme eu não me interesse né?
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  16. Já tinha lido outras resenhas do livro e fiquei mega curiosa para saber o que acontece no teste e as sequelas deste... memória apagada? como assim?
    Já torço pelos personagens e nem li, hehe...
    Adoro distopias e creio que está veio superar muitas...
    O bolinho na nota dá vontade de devorar o livro é pra já!!!

    ResponderExcluir
  17. Devo confessar que tbm acho esse genero muito atraente,já vi poucas pessoas falando desse livro mas apos saber de tudo isso com certeza vou tentar ler.Esse é exatamente o tipo de livro que me prende.

    ResponderExcluir
  18. Sou apaixonada por distopias, e desde que li a primeira resenha fiquei muito curiosa, agora então, estou morrendo kkk. Preciso desse livro logo, adoro quando os personagens são bem definidos e a protagonista luta pelo que acredita, pela sua vida, nada de ficar chorando pelos cantos (pelo menos foi isso que passou).

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi